5.5.06

ABSOLUT VODKA


Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está inscrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a ABSOLUT VODKA. Uma marca que se tornou cult no mundo inteiro e presença onipresente nos ambientes mais descolados. 

A história 
Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, popularmente conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes, ao invés de três a quatro destilações como era o comum. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feita na destilaria de Smith, localizada na minúscula ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.
  

O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, onde a vodca, batizada de ABSOLUT VODKA, estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano a marca vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.
  

Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante ideia de facilitar as coisas para os vários bares especializados em Bloody Mary que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Então lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. A ideia de preparar Bloody Mary rápidos logo foi abraçada não só por bartenders, mas por todos os fãs do clássico drinque. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com outros sabores, uma grande novidade para a época. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pera, framboesa e mais recentemente alguns que misturam sabores exóticos como açaí, romã, pitaia e até hibisco (uma flor). Em 2004 foi produzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.
  

A partir de 2007 a marca começou a lançar edições limitadas de suas vodcas homenageando cidades americanas, como por exemplo, Nova Orleans, Los Angeles e Boston. Cada uma delas continha pitadas de sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão. Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tinha uma iniciativa de caridade, com a marca doando quantias em dinheiro para projetos sociais locais. Além disso, criou edições especiais para serem comercializadas somente dentro das lojas do Duty Free nos principais aeroportos do mundo.
   

No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard (conheça essa história aqui) por US$ 8.7 bilhões. Pouco depois a empresa francesa criou a subsidiária THE ABSOLUT COMPANY, responsável pela produção da vodca e pelo marketing global de marcas como ABSOLUT, Malibu (saiba mais sobre este popular rum do caribe) e Kahlúa. Com a experiência e poder financeiro do grupo francês, nos anos seguintes a marca consolidou sua presença em países asiáticos, na América Latina e nas antigas repúblicas soviéticas.
   

Em 2011, a marca inovou ao lançar no mercado, inicialmente australiano, a ABSOLUT TUNE, uma incrível mistura de vodca (60%) com espumante (40%) feito à partir de uvas sauvignon blanc da Nova Zelândia. A garrafa da exótica bebida era um espetáculo: de vidro incolor de 750 mililitros, com o mesmo formato das garrafas de champanhe, era decorada com um rótulo termoencolhível preto com desenhos de flores em dourado. Uma “capa” branca, de papel, mostrava o design gráfico da garrafa quando era removida, através de um picote.
  

Nos últimos anos a marca continuou ampliando seu portfólio com lançamentos inovadores como: ABSOLUT MIXT (2017); uma nova linha no segmento de drinques ready-to-drink (prontos para beber) em garrafas e latas, que misturam a tradicional vodca com sabores de frutas como blueberry & limão, guaraná & abacaxi, cloudberry & maçã e amora alpina & pera, especialmente desenvolvidos para o verão; e ABSOLUT EXTRAKT (2018), vodca produzida a partir do extrato de cardamomo verde e um elemento secreto, responsáveis pelo sabor indefinido da bebida.
  

A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. A ABSOLUT é feita exclusivamente com ingredientes naturais e, ao contrário de outras vodcas, ela não contém açúcar. É a vodca em sua total pureza. Mesmo assim, essa pureza tem um sabor característico: saboroso, encorpado e complexo, mas mantendo a suavidade e leveza da presença marcante dos grãos, com nuances de frutas secas. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura e protegida de impurezas é proveniente de poços profundos do Sul da Suécia, abastecidos pelo degelo natural.
  

A linha do tempo 
1986 
ABSOLUT PEPPAR. Primeira vodca ABSOLUT com sabor e também a primeira com sabor no mundo. É aromática, complexa e picante. O sabor da pimenta é uma combinação de componentes picantes da família da pimenta “capsicum” e o frescor da pimenta verde jalapeño. 
1988 
ABSOLUT CITRON. Vodca feita de frutas cítricas. Embora o sabor do limão seja dominante, outras frutas cítricas foram adicionadas para proporcionar um sabor mais rico. O sucesso desta vodca foi tanto que se tornou ingrediente principal do famoso drinque Cosmopolitan. 
1992 
ABSOLUT KURANT. Vodca feita de cassis, uma fruta típica da Suécia. É uma frutinha que cresce em arbustos de mais de 2 metros de altura. Esta vodca tem um caráter distinto do cassis, com notas frutadas e adocicadas. 
1999 
ABSOLUT MANDRIN. Vodca com sabor dominante de laranja e tangerina que garantem um toque adocicado, apesar de conter outros sabores cítricos adicionados na mistura. 
2003 
ABSOLUT VANILIA. Vodca com sabor de baunilha natural. Para refletir integralmente o sabor, todas as partes da vagem são utilizadas. A vodca tem um sabor rico, robusto e complexo, com notas amanteigadas e de chocolate amargo. 
2004 
ABSOLUT RASPBERRI. Vodca com sabor intenso de framboesa silvestre, uma fruta frequentemente encontrada nas encostas suecas. 
2005 
ABSOLUT APEACH. Vodca com sabor de pêssego. Produto sofisticado, aroma fresco com distinto caráter do pêssego e frutas tropicais. Sabor complexo, suave e encorpado. 
2006 
ABSOLUT RUBY RED. Vodca versátil, de sabor delicado e frutado, que combina o grapefruit vermelho (também conhecido como toranja) com a criteriosa destilação de trigo. 
2007 
ABSOLUT PEARS. Vodca com sabor acentuado de pera. 
ABSOLUT 100. Resultado de um ajuste no processo de fabricação, com o objetivo de produzir uma vodca mais forte que a tradicional, porém de sabor extremamente suave. Lançada em garrafas de 1 litro, esta vodca super premium chega a ser 50% mais forte que a ABSOLUT normal. A intenção era atrair o público masculino mais exigente, com a tradicional garrafa preta. 
ABSOLUT NEW ORLEANS. Edição limitada da vodca em homenagem a cidade de Nova Orleans. A vodca continha pitadas de manga e pimenta preta. 
2008 
ABSOLUT MANGO. Vodca com sabor de manga. Esse foi o primeiro sabor da tradicional vodca lançado mundialmente ao mesmo tempo. 
ABSOLUT LOS ANGELES. Edição limitada em homenagem à cidade californiana de Los Angeles. A vodca continha pitadas de açaí, romã, acerola e blueberry. 
2009 
ABSOLUT BOSTON. Edição limitada em homenagem à cidade de Boston. A vodca continha pitadas de chá preto e Elderflower (flor bastante comum nos Estados Unidos). 
ABSOLUT POP UP. Edição limitada cuja vodca era comercializada em uma exclusiva caixa branca, estampada com o formato da garrafa. Quando a caixa era aberta se transformava em um criativo e charmoso minibar, com espaços para acomodar frutas e outros ingredientes para a criação de drinques em qualquer lugar, possibilitando comemorações inusitadas e inesquecíveis. 
2010 
ABSOLUT FLAVOR OF THE TROPICS. Edição limitada exclusivamente comercializada nas lojas do Duty free, com o rótulo da garrafa criado pelo designer Williams Murray Hamm. A vodca possui um exótico sabor de uma mistura de frutas tropicais como laranja, manga, abacaxi, melão e até lichia. 
ABSOLUT BERRI AÇAÍ. Essa versão trazia alguns dos sabores mais exóticos do mundo em uma única vodca: açaí, romã e mirtilo. Essa mistura criava um aroma inusitado e moderno de frutas vermelhas concentrado, elegante, puro e vivo, além de um gosto levemente picante/suculento e um final macio e fresco. 
ABSOLUT BROOKLYN. Edição limitada cujo rótulo foi criado pelo diretor Spike Lee em homenagem ao famoso bairro de Nova York. O sabor continha pitadas de maçã e gengibre. 
ABSOLUT ELYX. Nova vodca premium da marca, produzida manualmente em quantidade limitada, apenas 40.000 garrafas ao ano, e através de um processo semelhante ao que é utilizado na vodca ABSOLUT. Porém, durante todo o processo de destilação desta vodca, ela passa por colunas, bombas e tubos de cobre, o que faz com que ela tenha uma textura mais sedosa, característica principal da destilação em cobre. É possível perceber também algumas notas florais, baunilha e limão. Outro destaque dessa vodca é sua garrafa: tampa de cobre e a forma levemente quadrada, lembrando um frasco de elixir. 
2011 
ABSOLUT WATKINS. Edição especial somente comercializada nas lojas de Duty Free. A vodca tem leve sabor de café, amêndoa, caramelo e chilli. Já a garrafa foi criada pela ilustradora de moda sueca Lisolette Watkins. 
ABSOLUT ORIENT APPLE. Uma vodca cujo sabor tem como base maçãs vermelhas maduras e gengibre. 
ABSOLUT WILD TEA. Vodca harmonizada com chá preto chinês e flor de sabugueiro escandinavo, resultando em um aroma fresco com notas de chá preto, maçã vermelhas e cítricas, e um sabor frutado, doce e suave. 
ABSOLUT GRÄPEVINE. Uma combinação entre uva verde, pitaia e mamão torna essa vodca tão multidimensional que é possível preparar um drinque sofisticado acrescentando apenas um ingrediente. 
2012 
ABSOLUT CHERRYKRAN. Vodca cujo delicioso sabor combina cranberry branco fresco, cerejas e ameixa doce. 
2013 
ABSOLUT HIBISKUS. Vodca que oferece o sabor levemente ácido e silvestre do hibisco, enfatizado pelas doces notas da romã. 
ABSOLUT CILANTRO. Vodca enriquecida com o aromático coentro e a vibrante lima. 
ABSOLUT AMBER. Primeira vodca envelhecida pela marca que adiciona a personalidade rica e complexa do carvalho delicadamente queimado. Essa vodca tem um envelhecimento de no mínimo seis meses em barris de carvalho americano usados para envelhecer Bourbon e carvalho sueco, além de uma utilização de chips de madeira americano e francês, que concede a nova bebida um toque levemente defumado. 
2017 
ABSOLUT LIME, a tradicional vodca com sabor de lima, sendo um ingrediente chave quando o assunto é drinques clássicos com um toque refrescante. 
2018 
ABSOLUT GRAPEFRUIT, vodca com sabor acentuada de toranja.


A famosa garrafa 
É impossível pensar no sucesso de ABSOLUT se não fosse sua icônica garrafa, um dos símbolos de design mais cultuados do mundo. A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um frasco de remédio sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman em um pequeno antiquário na cidade de Estocolmo, que juntamente com Hans Brindfors criou um verdadeiro ícone do design. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a ideia inicial era de ser apenas uma rolha. O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia: 

“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka”.


Em 2015 a marca resolveu apresentar um novo design para seu ícone (imagem abaixo à direita). E para atualizar o que já era visto como uma garrafa perfeita, a marca sueca reuniu um grupo de criativos incluindo um mestre ilustrador e um mestre calígrafo, cada um adicionando sua marca à nova garrafa por meio de sua própria busca pela perfeição. Uma das atualizações mais marcantes foi adicionar um significante da marca no verso da garrafa (a letra com um ponto “A.”), criando uma nova abreviação ousada. O texto também foi simplificado e diz: “One source. One community. One superb vodka. Crafted in the village of Åhus, Sweden. Absolut since 1879”.
    

A forma icônica da garrafa foi reforçada para apresentar ombros mais claramente definidos, gargalo e corpo retos e um fundo achatado, ao mesmo tempo em que usa um peso de vidro reduzido para minimizar o impacto ambiental. Além disso, para eternizar o fundador Lars Olsson Smith, o selo redondo com sua imagem, posicionado no final do gargalo, foi atualizado. A nova garrafa manteve tudo o que é ABSOLUT - ousado, original e criativo, preparando-a para enfrentar o futuro.
  

Já em meados de 2013, a linha de vodcas com sabores da marca apresentou um novo design gráfico para suas garrafas. Apesar de manter o característico formato, seus rótulos ganharam um novo design, muito mais limpo e moderno, perdendo o excesso de tipografia manuscrita para ganhar uma cara mais artística e intensa. Como é sua tradição, a marca decidiu quebrar os padrões, apresentando uma identidade visual que apela ao simbolismo para criar uma imagem conceitual e artística para cada fruto e seu respectivo sabor. O vidro transparente também foi adotado como padrão, já que alguns sabores utilizavam um vidro fosco.
  

As edições limitadas de um ícone 
A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2003, quando foi introduzida uma versão com rótulo criado pelo renomado artista plástico brasileiro Romero Britto. Em 2004, para comemoração das festas de final de ano, foi lançada uma garrafa chamada ABSOLUT SECOND SKIN (também conhecida como SnowFlake), que vinha com uma capa branca ornamentada com flocos de neve. Em 2006 estreou a ABSOLUT BLING BLING. Essa edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à ideia de ouro e joia. O consumidor da marca adorou a ideia e mais de 1.6 milhões de garrafas foram vendidas. No ano seguinte foi vez da ABSOLUT DISCO, uma embalagem toda espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Novamente um sucesso absoluto com 2.9 milhões de garrafas vendidas.
  

Para 2008 foi lançada uma nova versão ainda mais envolvente, chamada ABSOLUT MASQUERADE, envolta em uma capa mole de lantejoulas vermelhas (com exatos 3.238 mil pequenos paetês vermelhos, que aderem perfeitamente ao famoso contorno da garrafa). A garrafa foi introduzida com o tema: Every Night is a Masquerade. Em 2009, para homenagear o rock-and-roll, foi lançada a ABSOLUT ROCK, uma garrafa de edição limitada embalada para presente em couro e com rebites. Outra versão, lançada em 2010, foi batizada de ABSOLUT GLIMMER, na qual pela primeira a garrafa teve sua superfície alterada, pois foi desenhada no padrão de corte de cristais. Essa versão contou com 4.8 milhões de garrafas disponíveis. No ano seguinte a marca apresentou ABSOLUT MODE, envolta por uma faixa de cetim com o logotipo bordado em forma de etiqueta, a garrafa tinha um formato formado por 12 facetas, que captava luz e fazia uma alusão a tiras de espelho, um ícone no mundo fashion.
   

A partir de 2012 as edições limitadas da vodca começaram a ter um diferencial: nenhuma garrafa era igual. Começou com a ABSOLUT UNIQUE, onde cada garrafa tinha uma ilustração única. Para isso, as ilustrações foram feitas a partir de 38 cores e 51 padrões que foram criados através de uma arma de paint-ball. Com isso, foi possível garantir que cada arte seria diferente. Em 2013 a marca apresentou mais uma edição limitada (apenas 4 milhões de garrafas) batizada de ABSOLUT ORIGINALITY, onde não existia nenhum exemplar igual. Isto porque foi adicionada ao vidro da garrafa uma faixa em azul cobalto (tom que remete a cor usada no rótulo). O processo de desenvolvimento da garrafa ocorria a 1.100ºC. Nesta temperatura, o cobalto, ainda invisível, formava um sofisticado e único contraste no vidro cristalizado. Cada garrafa possuía uma gota de azul cobalto infundida no vidro adicionado exatamente no momento em que era fundido. Assim, a gota de cobalto azul escorria para dentro do vidro, criando um risco azul único. Pouco depois, em 2015, surgiu a ABSOLUT ELECTRIK, apresentada em duas versões: azul cobalto e prata, ambas com revestimento semitransparente. Além do design artsy das garrafas, quando combinadas as cores refletem uma na outra criando uma estética de uma festa com luzes e batidas de música.
  

Nos últimos anos as edições limitadas das garrafas se tornaram cada vez mais importantes, atuando como uma ferramenta de marketing e comunicação social da marca sueca, que acredita na construção de um mundo mais aberto, usando a criatividade para promover mudanças positivas através do design de suas garrafas, como por exemplo, ABSOLUT DROP OF LOVE (2018), cuja tinta utilizada na confecção dos rótulos foi retirada de cartazes com mensagens de ódio (anti-LGBTs e racistas), recolhidos em manifestações pelos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Bulgária; ABSOLUT RECYCLED (2019), cujas garrafas são feitas com ao menos 41% de vidro reciclado; e ABSOLUT MOVEMENT (2020), cujo design, inspirado pela união de diferentes estilos de vida, é representado por 16 espirais se encontrando no meio da garrafa, mostrando que todos, em qualquer lugar, podem desfrutar de momentos emocionantes.
  

Marketing único 
O sucesso da marca pode ser explicado por uma série de razões, mas sem dúvida a principal foi a propaganda e o marketing. A empresa criou a mais contagiosa, esteticamente sofisticada e inteligente campanha de mídia impressa da publicidade mundial. ABSOLUT PERFECTION, feita pelo fotógrafo Steven Bronstein, foi a peça que deu origem a uma das campanhas mais longevas da história da propaganda mundial, criada pela agência TBWA/Chiat/Day de Nova York em 1980. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. Sua comunicação começou em Manhattan com outdoors em caminhonetes que circulavam pela cidade. Depois, ocupou as revistas cult, de moda e comportamento. Com uma concisão rara, em que a garrafa e a marca são o centro de tudo e a razão de ser das sacadas publicitárias, a campanha era universal, podendo ser adaptada para qualquer mercado, país ou tema.
  

Nessas propagandas o herói era a garrafa e seu design distinto. A garrafa era a estrela. A campanha, que durou até 2007, contou mais de 1.500 anúncios. O conceito era forte e seu grande segredo era a capacidade de ser reinventado, relido, reformulado dentro de uma estrutura perene. Elementos básicos sempre presentes, como diagramação, fonte e uma economia vocabular facilitavam a percepção imediata da mensagem. Outro ponto forte para a consolidação de sua comunicação foi o surgimento de parcerias e projetos culturais interessantes como: ABSOLUT ART (interpretações da garrafa de ABSOLUT pintadas por artistas renomados), que teve início em 1985, com o artista pop americano Andy Warhol pintando uma garrafa da vodca para um comercial. A campanha foi um verdadeiro sucesso e cerca de 350 artistas pintaram seus trabalhos nas garrafas da vodca, entre os quais o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise.
  

Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988 e onde coleções de famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. Em 2003, a marca decidiu se aproximar ainda mais do mundo fashion e incentivar jovens talentos a partir da criação de seu próprio projeto de moda: ABSOLUT LABEL. Alguns dos mais destacados novos estilistas foram convidados a criar um visual inspirado em uma palavra da garrafa de ABSOLUT, e assim surgiram as coleções ABSOLUT LABEL em edições limitadas. Cada coleção tinha um tema que era sempre uma única palavra retirada da garrafa de ABSOLUT VODKA. Por exemplo, em 2005 a palavra escolhida foi “Famous” e as peças foram bolsas. Para representar o Brasil, a estilista revelação foi Raquel Uendi. Já no ano anterior, 2004, a coleção de camisetas foi inteiramente inspirada na palavra “Country”, com destaque para a brasileira Karla Girotto. Atualmente ABSOLUT LABEL já pode ser considerado um projeto inteiramente ligado à moda mundial, com uma interatividade e incentivo a conexões criativas muito à frente de seu tempo.
  

Fotógrafos de celebridades como Herb Ritts e Annie Liebowitz também participaram de ações para a marca. Em outras ações foram incorporadas capas de álbuns de David Bowie, Miles Davis e do Velvet Underground aos anúncios. Outro projeto interessante, que surgiu em 2003, foi ABSOLUT TRACKS, onde uma canção exclusiva do cantor Lenny Kravitz, chamada “Breathe”, foi feita especialmente para a marca e baseada na experiência de se tomar uma vodca ABSOLUT. Dez outros artistas, de vários locais do mundo, remixaram a canção garantindo versões exclusivas que podiam ser baixadas grátis na internet.
  

Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que há mais de três décadas recebem atenção especial da marca em eventos e na comunicação, como por exemplo, em 2008 quando foi lançada a edição especial ABSOLUT COLORS, em homenagem ao símbolo do movimento LGBTs, a bandeira do arco-íris, que completava 30 anos. A edição limitada vinha dentro de uma caixa especial com as cores do arco íris e um encarte com texto a respeito da diversidade sexual e apoio a comunidade. Este é o estilo da ABSOLUT VODKA. Uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa.
  

Em 2011, a marca sueca voltou a chamar a atenção com um projeto denominado ABSOLUT BLANK, onde dezoito novos artistas promissores de diferentes lugares do mundo foram chamados para dar sua contribuição criativa nas embalagens, eventos e campanhas publicitárias realizadas pela marca. Chamava atenção a instalação de luzes, criada pelo grupo inglês United Visual Art, os recortes de imagens criado por Mario Wagner e a pintura colorida de Dave Kinsey. Aliás, era impossível chegar a uma resposta unânime quanto à melhor obra – os dezoito artistas escolhidos mostraram que tem talento sobrando para surpreender o público.
   

Em 2018 a marca ousou e surpreendeu novamente com a campanha “The Vodka With Nothing To Hide” (em português “A vodka que não esconde nada”). A atrevida campanha era baseada em argumentos fortes e verdadeiros: a ABSOLUT é feita somente com ingredientes 100% naturais como o trigo e a água. Fazer as coisas de maneira natural inclui também não emitir CO2 para evitar o aquecimento global; não poluir o ambiente; reciclar tudo; sempre dar preferência ao transporte de baixo impacto ambiental, como bicicletas; tratar todos os fornecedores pelo primeiro nome; e trabalhar somente com moradores da região.
   

A marca então criou um filme (assista abaixo) para chamar a atenção para o processo de produção “transparente”, a destilação neutra de CO2 até a dedicação à sustentabilidade. E levou o conceito “A vodka que não esconde nada” ao pé da letra com aproximadamente 40 funcionários e fornecedores completamente nus, não escondendo nada, apenas com as partes íntimas borradas. O filme funciona como uma paródia, orientando sobre o processo que ocorre desde a semente até a garrafa de vodca ABSOLUT. As pessoas nuas são um detalhe, comportando-se livremente entre um setor e outro, enquanto o narrador explica como a ABSOLUT consegue chegar à qualidade única da bebida. O tom de humor do filme é uma forma de chamar a atenção do público, enquanto o verdadeiro discurso é inserido no roteiro. Uma maneira inusitada de comunicar que é uma marca totalmente transparente.
  

O posicionamento de apostar em arte e incentivar a criatividade é fundamental para o título de “lovebrand” que a marca recebeu nos últimos anos. Dessa maneira, todos saem ganhando: os consumidores, que têm a chance de entrar em contato com bons trabalhos, os novos e talentosos artistas, que têm chance de expô-los e, é claro, a própria ABSOLUT, que conquista cada vez mais fãs pelo mundo.
  

O mundo de ABSOLUT 
Em 2008 a marca lançou uma campanha global intitulada “In a ABSOLUT World”. A campanha, que custou US$ 35 milhões, tinha como ponto central a veiculação do filme “Moon”, que pontuou uma importante mudança na comunicação da marca, que há 25 anos utilizava com sucesso o mesmo conceito de campanha, baseada no premiado design de sua garrafa tornando-a um ícone mundial. O novo conceito reforçou a criatividade como peça principal. Através da campanha o consumidor era convidado de uma forma divertida e surpreendente a ingressar em um mundo inspirador e absoluto. A campanha ia além ao propor uma reflexão do que é um mundo ABSOLUT para cada um.
  

O roteiro do filme, criado pela agência TBWA\Chiat\Day, começa com pessoas que se preparam para um grande acontecimento. Os personagens esvaziam estabelecimentos, caminham pelas ruas e sobem em topos de edifícios, escadas, muros e telhados em busca dos pontos mais altos da cidade. Enquanto todos aguardam ansiosos, olhando atentos para o céu, imagens mostram astronautas atarefados trabalhando no espaço. Quando o sol se põe, ouve-se uma contagem regressiva e um grande globo espelhado surge como se fosse a Lua. A cidade transforma-se então em uma grande festa, com muita música e dança. A imagem dá lugar a uma tela preta com o conceito “In an Absolut World” e, logo na sequência, uma garrafa de ABSOLUT. A ideia é que no mundo de ABSOLUT a Lua não apenas ilumina a noite, mas também transforma tudo em uma verdadeira festa assim que surge no céu. Clique abaixo para assistir ao filme.
   

Já em outra fase da campanha, o foco estava nas dicas e sugestões de fantásticos drinques que levam em sua composição a vodca ABSOLUT, com a frase “In an Absolut Drink” (”Em uma bebida Absoluta”).
  

Uma ação gelada 
Vodca está intimamente associada ao gelo e ao frio. Foi então, que em 1994, em mais uma atitude ousada e inovadora, a marca lançou uma fantástica ação de marketing quando inaugurou, em parceria com os fundadores do IceHotel, o ABSOLUT ICEBAR, primeiro bar feito totalmente de gelo. Localizado no coração de Jukkasjärvi, a parte interna desse bar estava sempre -5° C. No preço da entrada, já estava incluído o aluguel da roupa especial, necessária para enfrentar o gélido ambiente desse exótico estabelecimento. A maior parte dos utensílios utilizados no bar era feito com o gelo proveniente do rio Torne (ao norte da Suécia), incluindo mesas, assentos, balcão e até os copos usados para servir as bebidas. O sucesso foi tanto que outras unidades foram inauguradas em Estocolmo, Londres, Tóquio, Milão, Copenhagen e Chaweng. Outra característica que diferenciava os bares de gelo era a decoração. A ABSOLUT adotou para seus bares uma política contra o tédio: de três a seis meses eles sofriam uma intensa reforma, comandada por artistas e escultores renomeados, que transformavam completamente o ambiente.
  

A evolução visual 
O logotipo original da marca, adotado em 1979 quando a vodca começou a ser exportada para os Estados Unidos, utilizava fontes não serifadas (Futura Extra Condensed Bold) para a escrita dos elementos “ABSOLUT” e “VODKA”, o que proporcionava uma leitura simples e rápida. Entre estes dois elementos havia o texto “Country of Sweden”, que ressaltava a origem do produto. No início de 2014 a marca apresentou sua nova identidade visual. As expressões “Country of Sweden” e “Vodka” foram retiradas, deixando apenas ABSOLUT (como a marca sempre foi conhecida) seguido de um ponto final. A tipografia sofreu pequenas mudanças para ganhar um pouco mais de diferenciação. A nova identidade visual também ganhou um tom de azul mais forte e vivo (também pode ser aplicado na cor preta). E isso somente foi possível porque a marca se tornou tão icônica que já não precisava do logotipo de três linhas para ser reconhecida. Basta apenas a palavra ABSOLUT.
  

Os slogans 
It’s in Our Spirit. (2020) 
The Vodka With Nothing To Hide. (2018)
Create A Better Tomorrow, Tonight. (2017)
Transform today. (2014) 
In An Absolut World. (2008) 
Abslout ________. (1981) 
The Absolut Bottle. (1981) 
Absolut Perfection. (1980) 
Our Devotion to Perfection is Absolut. 
Swedish Tradition Since 1879.
  

Dados corporativos 
● Origem: Suécia 
● Fundação: 1879 
● Fundador: Lars Olsson Smith 
● Sede mundial: Estocolmo, Suécia 
● Proprietário da marca: The Absolut Company AB 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernod Ricard S.A.) 
● CEO: Stéphanie Durroux 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Duty Free, Canadá e Alemanha e Reino Unido e México 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Vodcas tradicionais e com sabores 
● Concorrentes diretos: Grey Goose, Cîroc, Ketel One, Skyy Vodka, Stolichnaya, Belvedere, Finlandia Vodka e Smirnoff 
● Ícones: A garrafa 
● Slogan: It’s in Our Spirit. 
● Website: www.absolut.com.b

A marca no mundo 
Pertencente ao grupo francês Pernod Ricard, ABSOLUT VODKA é vendida em 150 países, sendo a 2ª marca de vodca mais consumida do mundo, além de ser a 5ª maior marca internacional de bebidas destiladas do planeta, atrás de nomes como Bacardi, Smirnoff e Johnnie Walker. Anualmente são consumidos mais de 100 milhões de litros da vodca ABSOLUT, cujo faturamento estimado é de US$ 2 bilhões. Cerca de 40% das vodcas importadas pelos americanos são da marca ABSOLUT. É a vodca mais vendida dentro dos aeroportos mundiais. Seus maiores mercados são Estados Unidos, lojas Duty Free nos aeroportos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, México, Espanha e Brasil. Os diferentes sabores representam aproximadamente 25% de suas vendas. 

Você sabia? 
Curiosamente, nos dias de hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida no pequeno povoado de Åhus (sul da Suécia) que, com pouco mais de 10 mil habitantes não apenas produz, mas também embala e distribui os milhões de litros da vodca consumidos anualmente em todo mundo. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente. 
O trigo de inverno utilizado na fabricação de ABSOLUT é semeado, cultivado, colhido e entregue pela comunidade de aproximadamente 400 fazendas no sul da Suécia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/1/2021

16 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o nome da nova marca de vodka lançada para um novo público, lançada atualmente.

Aloisio Salvador.

Anônimo disse...

Atraído pela descrição da Lacoste comecei a ler o site por Absolut e estou gostando muito! Parabéns!

Anônimo disse...

Beleza de post, heim... Parabéns!

Unknown disse...

Estou fazendo um estudo de caso sobre a vodka Absolut e gostaria de saber, com mais detalhes, sobre a sua origem, os maiores problemas enfrentados até a chegada ao sucesso, as estratégias de como ela se tornou a número UM em vodka no mundo, a apresentação do mercado e dos players no mercado global, enfim, tudo pra q possamos conhecê-la mais profundamente. Agradeço desde já pela atenção!

Anabela Santos disse...

Estou a estudar e tenho de realizar um trabalho de publicidade e escolhi a marca Absolut vodka, mas queria saber mais detalhes para conhecer profundamente a nr 1 no Mundo, o seu posicionamento, que estratégias usa para promover e publicitar a marca. desde já obrigada pela atenção dispensada. Anabela Santos

Leila disse...

Eu queria comprar garrafas comemorativas. É muito díficil de achar, alguém conhece algum distribuidor?

Bruno Azevedo disse...

Namoral , arrebentaram nesse Blog aqui . Parabéns .

logomarca disse...

Nossa, que matéria incrível!

Unknown disse...

Realmente incrível a marca fazendo sempre lançamentos de novas garrafas, festas a tanto tempo e nao fugindo do conceito incial.
muito bom!

vinicius oliveira disse...

muito bom esse blog. Interessante, divertido e fantástico!!!
Estão de PARABÉNS...E essa matéria da absolut foi sensacional

Anônimo disse...

Excelente blog com informações bem detalhadas. No caso específico dessa matéria da Absolut, faltou falar da Absolut Level que é a versão premium da Absolut tradicional.

Anônimo disse...

Muito bom o blog. Parabéns ao autor!!!

BalacA Buffet de Líquidos disse...

muito bom saber como as marcar se comportam ao longo do tempo e se confirmam junto da sociedade. adoro o espaço de vocês, parabéns

Rejane Jampolsky Grynszpan disse...

meu nome é Rejane e sou colecionadora de miniaturas de bebidas. Tenho vários sabores de Absolut. Gostaria de completar minha coleção das a
Absolut. Onde posso encontrar todas as miniaturas das absoluta no Brasil ou vcs poderiam me enviar algum endereço eletrônico?coloco-me à disposição,
Obrigada,
Reganhe

Rejane Jampolsky Grynszpan disse...

Boa noite sou colecionadora de miniaturas de bebidas e também temos um clube de colecionadores de miniaturas de bebidas.
gostaria de saber onde poderia comprar mais exemplares e assim completar a minha coleção das absolut?
Grata ,
Rejane Jampolsky Grynszpan

Anônimo disse...

Muito bom e de carácter explicativo altura da qualidade da vodka que para mim sem dúvida é a melhor...