21.5.06

BAILEYS


BAILEYS, um dos verdadeiros ícones da Irlanda, é uma bebida que faz companhia em momentos de descontração e até mesmo introspecção. Seu sabor, uma deliciosa mistura de chocolate, leite e o mais tradicional uísque irlandês, é realmente único e totalmente inconfundível. Uma bebida delicada e doce que pode ser combinada com uma infinidade de outros ingredientes para criar algo saboroso e apreciativo que aguça todos os sentidos. 

A história 
A história de um dos maiores e mais fortes ícones da cultura irlandesa começou no início da década de 1970, quando a empresa Gilbeys of Ireland, tradicional produtora de vinhos, estava à procura de um produto diferenciado para lançar no mercado mundial. Uma pesquisa revelou que os consumidores desejavam uma bebida única com baixo teor alcoólico, gosto marcante e que possuísse em sua composição ingredientes naturais. Foi então, que um grupo de visionários, entre os quais David Gluckman, Tom Jago, Steve Wilson e MacMcPherson, e liderados por David I. Dand, resolveu unir o que a Irlanda tinha de melhor: o leite e o uísque. Em 1971 iniciaram pesquisas para desenvolver uma bebida que unisse esses dois ingredientes, tão ligados ao dia a dia da população irlandesa. A primeira versão da receita foi criada com um misturador de cozinha comum. E após três anos de testes, o resultado foi um licor cremoso elaborado através de um processo de produção que unia o mais puro creme de leite irlandês ao mais nobre uísque do país. Após serem acrescentados aromas de baunilha e chocolate, estava criada uma bebida de sabor único e com um teor alcoólico de apenas 17%.


O produto, batizado com o nome BAILEYS ORIGINAL IRISH CREAM foi lançado no mercado na cidade de Dublin, exatamente no dia 26 de novembro de 1974 pela empresa Gilbeys of Ireland. Com seu gosto distinto e cremosidade sem igual, o licor conquistou não somente os irlandeses como os consumidores mundiais. Seu lançamento foi um grande acontecimento, com muitos jornalistas presentes ao evento. O sabor do licor era tão único, que um jornalista disse: “We tasted it, we liked it. We took a bottle home, but we did not know quite what to make of it” (em tradução livre, “Nós experimentamos, nós gostamos. Levamos uma garrafa para casa, mas não sabemos o que fazer com ele”). Dias depois, o licor foi introduzido na Inglaterra e Holanda. No primeiro ano de comercialização foram vendidas 72.000 garrafas.


Pouco tempo depois o produto já podia ser encontrado em alguns outros países ao redor do mundo (como por exemplo, Dinamarca e Austrália), transformando-se em presença obrigatória nos mais badalados bares das principais cidades cosmopolitas. Em 1979 a marca superou a barreira de 1 milhão de garrafas comercializadas no mundo inteiro. Na década de 1980, depois de uma enorme campanha, batizada de “Baileys over Ice”, para incentivar o consumo do cremoso licor com gelo e atrair um público mais jovem, os consumidores começaram a consumi-lo desta forma, ou até mesmo misturado com outros ingredientes, também utilizado para dar um toque especial em doces e cafés. Houve então uma explosão nas vendas e o licor cremoso passou a ser consumido em qualquer ocasião, e não somente depois das refeições. Foi também nesta década que BAILEYS foi introduzido no enorme mercado americano.


Em 2002, a empresa resolveu dar mais uma opção de embalagem ao consumidor com o lançamento do BAILEYS MINIS, uma garrafinha contendo apenas 70 ml (equivalente a uma dose) do tradicional licor cremoso. Durante quase três décadas a marca teve apenas um único produto, mas, em 2003, acreditou que era o momento ideal para diversificar sua linha com o lançamento do BAILEYS GLIDE, um licor com os mesmos ingredientes do original, porém com teor alcoólico de apenas 4%. O produto não fez o sucesso esperado e sua produção foi descontinuada três anos depois. O fracasso do produto não desencorajou a marca em continuar pesquisando novas opções e oportunidades de mercado. O resultado foi uma onda sucessiva de lançamentos em parcerias com outras empresas, estendendo a marca BAILEYS para outras categorias de produtos: os famosos copinhos com 35 ml de chocolate belga (BAILEYS CHOCLATE CUPS) para serem consumidos com o licor; chocolates em barra (especialmente no mercado europeu); e o sorvete Häagen Dazs feito com o tradicional licor.


Mas o lançamento de novos produtos que causou enorme impacto para a marca aconteceria em 2005, quando foram introduzidos dois novos sabores: BAILEYS CARAMEL (caramelo) e BAILEYS MINT CHOCOLATE (chocolate e menta). Inicialmente os dois novos sabores foram lançados apenas nas lojas de Duty Free dos aeroportos ingleses, e pouco depois, em 2006, nos mercados locais da Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Em 2008, o licor com sabor de café (BAILEYS WITH A HINT OF COFFEE FLAVOUR) foi introduzido em alguns países em fase de teste, e se tornou um enorme sucesso passando a fazer parte da linha de produtos da marca.


Além disso, como forma de atingir um público mais jovem, a marca resolveu apostar em três versões de drinques refrescantes feitos a base de BAILEYS: Baileys On the Rocks (uma dose do tradicional licor cremoso com três pedrinhas de gelo servida em um copo baixo), Baileys Shake (mistura de 50 ml do licor cremoso com gelo em uma coqueteleira e servido em um copo de Martini, decorado com raspas de chocolate) e o Baileys Frapê (resultado de uma dose do licor batida com gelo no liquidificador até formar um líquido homogêneo, servido em copo longo). As novas formas de consumo iniciaram o processo de modernização da marca, antes consumida apenas em taça de licor.


Nos anos seguintes, BAILEYS adotou e intensificou a estratégia de rejuvenescer a marca para o público jovem criando novos sabores do produto. Como por exemplo, em 2010, quando a marca lançou mais uma variante: BAILEYS HAZELNUT (avelã), introduzido primeiramente no Reino Unido. No verão de 2011, a marca lançou em edição limitada mais uma novidade: BAILEYS MUDSLIDE, a tradicional batida (licor BAILEYS + vodca + licor de café + leite) pronta para beber. Além disso, apresentou a versão BAILEYS BISCOTTI, um licor cremoso com um leve aroma dos tradicionais biscoitos italianos. Em 2012, mais uma edição limitada, que se tornaria parte de sua linha de produtos: BAILEYS ORANGE TRUFFLE, licor cremoso com um toque cítrico (laranja). Um dos maiores sucesso da marca, apresentado em 2013, atende pelo nome de BAILEYS CHOCOLAT LUXE: uma bebida na qual, pela primeira vez, o mais puro e autêntico chocolate belga foi combinado com álcool, se tornando o ingrediente principal. Ao todo, foram 839 tentativas frustradas antes de encontrar a textura e sabor ideais que cumprisse o ousado objetivo de reproduzir a sensação de beber o melhor chocolate derretido. A receita do novo produto da marca BAILEYS leva trinta gramas de chocolate belga a cada 500 mililitros.


Em 2016, a marca lançou, exclusivamente nos Duty Free, o BAILEYS XC que combina creme, conhaque e bebida destilada de alta qualidade, e cujo nome deriva do licor “Exceptional Cream” apresentado nessa mistura de luxo. As últimas novidades da marca são BAILEYS PUMPKIN SPICE (2017), uma deliciosa combinação de abóbora, canela, especiarias e notas de baunilha e café; e a edição limitada para o Dia dos Namorados batizada de BAILEYS STRAWBERRIES & CREAM (2018), feita de uma deliciosa mistura de morangos e creme.


O processo de produção 
BAILEYS é produzido exclusivamente na Irlanda, utilizando produtos da mais alta qualidade. O leite é fornecido por mais de 1.500 fazendeiros rigorosamente selecionados pela empresa. Esse leite, proveniente de 40.000 das melhores vacas leiteiras do país (conhecidas carinhosamente como Baileys Ladies), é entregue diariamente na fábrica da empresa, e acondicionado em taques, e depois, apenas 36 horas após ser retirado, é misturado ao uísque, fornecido pela destilaria The Old Midleton Distillery. Depois são adicionados os sabores de chocolate e baunilha, além do açúcar. O uísque preserva o creme de leite garantindo um produto totalmente natural e sem conservantes. O resultado é uma bebida deliciosa e única. Anualmente são utilizados mais de 275 milhões de litros de leite irlandês para a produção de BAILEYS. Esse volume representa 4.3% da produção total de leite da Irlanda.


Uma ação ousada 
Em uma ação ousada, durante dois meses, a partir de 12 de agosto de 2010, a loja da tradicional Cristallo, localizada na Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins em São Paulo, abrigou a Casa Baileys por Cristallo. O projeto transformou a tradicional doceira paulistana em uma loja conceito, onde era possível degustar o licor BAILEYS. Para este projeto, sete personalidades do universo da gastronomia foram convidadas a criar receitas exclusivas tendo o cremoso licor em sua composição. Além das receitas assinadas, o cardápio contava ainda com doces elaborados pela própria equipe da doceira, que trazia delícias como: Bomba Baileys, Bolo Baileys, Bombom Baileys e Tablete de Chocolate Baileys. Na carta de cafés, marcaram presença o Espresso Cristallo Gourmet Baileys, o Hot Chocolate Baileys, o Hot Café Baileys e o Baileys Espresso (café espresso + sorvete de creme + Baileys + chantilly).


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por algumas remodelações, apenas para acompanhar a evolução dos tempos. Em 2013 a identidade visual apresentou uma novidade: a inserção de um B duplo estilizado, como símbolo da marca. Mais recentemente esse logotipo passou por uma pequena atualização.


A tradicional garrafa de BAILEYS também acompanhou a evolução visual da marca ao longo dos anos. Após apresentar um novo rótulo em 2008, no início de 2013, como parte de um realinhamento global de sua identidade visual, a marca apresentou uma nova garrafa: mais elegante com seu formato alongado, cor preta e um novo rótulo. A nova garrafa ganhou ares mais femininos, principal público consumidor da marca.


Os slogans 
Cream with Spirit. (2012) 
Listen to Your Lips. (2008) 
Melt into Baileys and ice. (2008) 
Baileys. Serve Chilled. (2005) 
This summer, Bailey’s sparkles under pressure. (1986) 
To know it, is to love it. (1986) 
The cream is real. The spirits are real. Only the taste is magic. (1981) 
Let your senses guide you. 
The Pleasure Society. 
A drop of the soft stuff. (década de 1970)


Dados corporativos 
● Origem: Irlanda 
● Lançamento: 26 de novembro de 1974 
● Criador: David I. Dand 
● Sede mundial: Dublin, Irlanda 
● Proprietário da marca: R&A Bailey & Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Diageo plc
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: €1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Reino Unido e lojas do Duty Free 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores cremosos 
● Concorrentes diretos: Merrys, Amarula, Carolans, Kahlúa, Sheridan’s, Mozart, Sangster’s e Godiva Chocolate Cream 
● Slogan: Cream with Spirit. 
● Website: www.baileys.com 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca BAILEYS estão presentes em mais de 160 países ao redor do mundo, com vendas anuais superiores a 82 milhões de garrafas. A cada minuto, 2.300 doses de BAILEYS são consumidas no mundo inteiro, transformando a marca na nona mais consumida na categoria de bebidas alcoólicas. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos (onde no período de natal é a bebida alcoólica mais vendida do país), Reino Unido, lojas do Duty Free (onde BAILEYS é um dos produtos mais vendidos), Espanha, Alemanha, Itália, Canadá, Austrália, França e Rússia. 

Você sabia? 
BAILEYS representa 55% das bebidas alcoólicas exportadas pela Irlanda. 
BAILEYS já recebeu mais prêmios que qualquer outro concorrente na “categoria de licor cremoso” do prestigiado prêmio de bebidas de San Francisco e foi o vencedor da medalha de ouro em 2012. 
O nome do licor foi inspirado no tradicional Bailey’s Hotel em Londres. O que explica a empresa e assinatura fictícia que aparece nos rótulos da bebida: R&A Bailey & Co. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/9/2018

5 comentários:

FERDINANDO QUADROS disse...

Em viagens internacionais comecei observar que em vários países no Dutty Free havia o licor BAILEYS. Até que um dia, voltando dos EUA resolvi comprar um exemplar para experimentar. Foi uma descoberta maravilhosa! É simplesmente fantástico. Desde então não fico sem ele em casa. Recomendo a todos que apreciam uma boa bebida para relaxar.
By Ferdinando Quadros

Unknown disse...

Alguém sabe quantos animais existem no rótulo do Baileys ou só eu to vendo kkkkkk

Carla Laranja 🍊 disse...

Baileys é uma bebida suave e maravilhosa. Tem um gosto marcante, inesquecível e prazeroso

Anônimo disse...

Muito bom esse licor p culinária também 😋🍹🍽👏👏👏👏

Anônimo disse...

Olha esse licor é muito bom na culinária também 😋🍹🍽👏👏👏👏