20.6.06

HEAD


As raquetes da marca HEAD podem ser vistas nas mãos talentosas dos maiores tenistas do mundo. Seus esquis e botas estão nos pés de esquiadores consagrados e vitoriosos. Seus produtos são desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar alto desempenho, e são utilizados por alguns dos melhores atletas do mundo, que buscam constantemente quebrar recordes e romper limites. 

A história 
A história da marca HEAD tem suas origens em 1947 quando o engenheiro aeronáutico Howard Head desenvolveu e criou o primeiro esqui do mundo feito de metal laminado, depois de estar desapontado com a qualidade dos pesados esquis, feitos em madeira, na época. Três anos mais tarde, em 1950, ele próprio fundou a HEAD SKI COMPANY na cidade de Timonium, estado americano de Maryland, e lançou no mercado o “HEAD STANDARD SKI”, feito de tiras de alumínio com extremidades de metal e revestimento de plástico. Este robusto esqui iria revolucionar a fabricação e durabilidade do produto no mundo inteiro. Já no ano de 1955, apenas cinco anos depois de sua criação, a marca era líder em vendas de esquis nos Estados Unidos e na Europa. Na década de 1960, a HEAD criou uma divisão para a produção de equipamentos para a prática do tênis, especialmente raquetes feitas em alumínio, que se tornariam sua marca registrada e impulsionariam a empresa para um sucesso global. Essa raquete foi introduzida oficialmente no ano de 1969 durante o tradicional torneio do US Open, e rapidamente essa novidade ganhou espaço nas principais quadras de tênis ao redor do mundo. Nesta época, a empresa contratou o campeão olímpico de esqui Jean-Claude Killy para endossar seu novo esqui fabricado com um novo metal e fibra de vidro.


Em 1971 a empresa, tornou-se pioneira ao utilizar tecnologia de ponta no desenvolvimento e produção de seus produtos. O tenista negro americano Arthur Ashe venceu o tradicional torneio de Winbledon em 1975 utilizando raquetes HEAD, derrotando o favorito Jimmy Connors. Era a publicidade que a marca precisava para se tornar reconhecida no segmento das raquetes. Durante esta década, a empresa adquiriu a Mares (fabricante italiana de equipamentos para mergulho desde 1949) e a Tyrolia (uma fabricante austríaca de acessórios de esqui fundada em 1847). No ano de 1987 a HEAD resolveu diversificar seus produtos na área do tênis com o lançamento de uma linha de calçados para a prática do esporte. No ano seguinte, inaugurou uma fábrica para a produção de raquetes na Áustria.


Até meados da década de 1990, a HEAD patrocinaria tenistas e esquiadores que levariam a marca a se tornar ainda mais popular no mundo, como nas Olimpíadas de 1992 quando o tenista Marc Rosset e o esquiador Patrik Ortlieb conquistaram medalhas de ouro utilizando equipamentos da HEAD. Pouco depois, em 1994, o tenista americano Andre Agassi venceu o torneio US Open jogando com raquetes HEAD. Em 1995, depois de passar por vários proprietários, Johan Eliasch adquiriu a empresa. Dois anos mais tarde, a empresa mais uma vez de forma pioneira introduziu no mercado as primeiras raquetes feitas de titanium e grafite, materiais extremamente resistentes e leves. O sucesso dos novos produtos foi tanto, que em 1998, as raquetes da série Titanium se tornaram as mais vendidas do mundo. No ano de 1999 comprou a empresa fabricante de bolas Penn, líder de mercado nos Estados Unidos. No início do novo milênio a marca conseguiu grandes feitos: Gustavo Kuerten ganhou o tradicional torneio de Roland Garros em 2001 e Goran Ivanisevic conquistou Wimbledon, ambos utilizando raquetes da marca.


Nos anos seguintes a HEAD revolucionou o segmento de raquetes de tênis com a criação e lançamento de tecnologias inéditas como a Liquidmetal (estrutura atômica líquida, que evita a deformação da raquete no impacto, transmitindo inteiramente a energia para a batida e proporcionando uma devolução com mais energia e potência) introduzida em 2003; a Ellbow Protection (onde por meio de um microchip acoplado na raquete, a energia mecânica do impacto da bola é ativamente transformada em energia elétrica, gerando uma contra-vibração neutralizante, inibindo assim os efeitos do “tênis elbow”, mais conhecido como epicondilite lateral do cotovelo) introduzida em 2004; e a Flexpoint (com dois orifícios de controle precisamente desenvolvidos e posicionados nas laterais da cabeça da raquete, que atuam juntos para oferecer potência sob controle, dando à raquete um novo e revolucionário ponto de flexibilidade) introduzida em 2005.


Outra novidade desta época foi o lançamento, em 2006, de bolas de tênis com a marca HEAD. No ano seguinte, a HEAD iniciou a fabricação de raquetes e acessórios para a prática de badminton. Outra atitude pioneira foi a introdução dos primeiros esquis e das primeiras raquetes controladas por microchip. Foi nesta época que a marca ganhou um novo visual, adotando a cor laranja, o que lhe conferiu uma imagem mais moderna e arrojada. Mais recentemente a marca introduziu em sua linha de raquetes a tecnologia Innegra, que permite que as vibrações sejam reduzidas em até 17% contra o impacto da bola, minimizando assim os riscos de lesões. E também a tecnologia Graphene, material mais resistente e leve do mundo, que consiste em átomos de carbono densamente compactados em duas dimensões, o que gera um material 200 vezes mais resistente que o aço, ideal para a construção das novas raquetes da marca.


Entre os tenistas que utilizaram equipamentos da marca ao longo de sua história, especialmente suas raquetes, estão o americano Andre Agassi (ganhador de oito títulos de Grand Slam), Björn Borg (sueco vencedor de 56 torneios em 10 anos de carreira), o russo Marat Safin (considerado um dos tenistas mais habilidosos de sua geração), Gustavo Kuerten (considerado o maior tenista profissional brasileiro que promoveu a marca HEAD durante a maior parte de sua carreira), a suíça Patty Schnyder e Amélie Mauresmo (primeira tenista francesa a alcançar a posição de número 1). Entre os atuais tenistas que continuam divulgando a marca pelas quadras ao utilizar suas modernas e avançadas raquetes estão o sérvio Novak Djokovic (atual número 1 do mundo), o britânico Andy Murray (único tenista masculino a ganhar uma medalha de ouro olímpica e o Grand Slam do US Open no mesmo ano, em 2012), o suíço Stanislas Wawrinka (considerado o segundo melhor tenista de seu país, atrás somente de Roger Federer), o francês Richard Gasquet (um dos melhores tenista de seu país na atualidade), o checo Tomáš Berdych (talvez o melhor tenista de seu país), a russa Svetlana Kuznetsova, Victoria Azarenka (que se tornou a primeira bielorussa a atingir a posição de número 1 e a conquistar um Grand Slam) e a bela russa Maria Sharapova (uma das tenistas mais habilidosas dos últimos anos). Um verdadeiro time de campeões.


A evolução visual 
Em 2007, a marca apresentou sua nova identidade visual, que ganhou a cor laranja, adquirindo uma imagem muito mais moderna e vibrante. O tradicional símbolo de identificação da marca, agora estilizado, continua sendo utilizado como ícone de reconhecimento da HEAD em seus produtos e campanhas publicitárias. Atualmente este logotipo também pode ser aplicado também em preto.


Os slogans 
The Power of you. 
Superior Performance Through Superior Technology.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1950 
● Fundador: Howard Head 
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda e Kennelbach, Áustria 
● Proprietário da marca: Head N.V. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Johan Eliasch 
● Faturamento: €375.4 milhões (2014) 
● Lucro: €2.8 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €100.5 milhões (março/2015) 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Europa, Estados Unidos e Japão 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Equipamentos e roupas para esqui, tênis e mergulho 
● Concorrentes diretos: Wilson, Dunlop, Prince, Babolat, Yonex, Slazenger, Rossignol, Nordica e Salomon 
● Ícones: As raquetes de tênis 
● Slogan: The Power of you. 
● Website: www.head.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa produz equipamentos para esqui e snowbording (com a marca TYROLIA), tênis, badminton e squash (sob as marcas HEAD e PENN) e mergulho (sob as marcas MARES e SSI), tendo presença em mais de 90 países ao redor do mundo. A HEAD também tem forte atuação no segmento de licenciamento e possui fábricas na Áustria, República Checa, Itália, Bulgária e China. Os produtos da marca podem ser encontrados em mais de 35.000 pontos de venda no mundo todo. Os equipamentos para esporte de inverno representam 47% do faturamento da empresa, seguido pelos produtos voltados para a prática do tênis com 36%. 

Você sabia? 
● Atualmente 30% dos 100 maiores tenistas do mundo utilizam raquetes da marca. 
A marca mantém em mais de 40 países o TEAM HEAD JUNIORS, um programa global de patrocínio para revelar jovens valores do tênis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/3/2015

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