5.6.06

ROSSIGNOL


A francesa ROSSIGNOL tem mais de 110 anos de história, de paixão, de montanha, de esqui, de inovação. Ícone do passado, símbolo do presente, a tradicional marca francesa, inspirada em suas raízes e herança histórica, desenvolveu um autêntico “Mountain Life Style” (em tradução literal “estilo de vida da montanha”). 

A história 
A marca ROSSIGNOL surgiu no ano de 1907 quando o carpinteiro Abel Rossignol instalou uma modesta fábrica em Voiron, localizada na região francesa de Isére, para produzir equipamentos para a indústria têxtil, como por exemplo, bobinas e peças de madeira. Utilizando suas habilidades e conhecimentos de carpinteiro, ele também desenvolveu seu primeiro par de esquis feito em madeira maciça, passando a vendê-los para poucos amigos que praticavam o esporte. O esqui de Abel, um grande admirador do esporte, conquistou em 1909 o primeiro lugar em uma competição organizada pelo Touring Club de France. Pouco depois, em 1911, o enorme sucesso de seu esqui levou o carpinteiro a focar parcialmente seu negócio na produção de esquis e trenós, instalando na fábrica uma linha de produção. Nesta época, graças ao sucesso de seus produtos e motivação pessoal para melhorar a produção ele viajou pela primeira vez para a Noruega, o berço mundial do esqui, para aprender com artesãos locais os segredos do tratamento da madeira. Com tecnologia e conhecimento, seus esquis rapidamente começaram a ser utilizados por muitos atletas em várias competições, como por exemplo, em 1924 nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Chamonix, na França.


A ROSSIGNOL se tornou muito conhecida quando, em 1937, Émile Allais conquistou três medalhas no mundial de esqui na neve (nas modalidades descida, slalom e combinado) utilizando equipamentos da marca. O esquiador já trabalhava para a ROSSIGNOL desenvolvendo novos modelos de esqui. A primeira medalha de ouro veio em 1948 com o francês Henri Oreiller (um amigo pessoal de Abel) na modalidade downhill nos Jogos Olímpicos de Inverno em St. Moritz, na Suíça, utilizando o primeiro modelo de esqui laminado chamado Olympique 41, criado sete anos antes. Neste momento a ROSSIGNOL era, não somente sinônimo de equipamentos de qualidade, como também estava associada aos grandes campeões do esporte. Em 1956, o empresário Laurent Boix-Vives comprou a ROSSIGNOL, que passava por dificuldades financeiras, por meros US$ 50 mil e direcionou todos os esforços somente para a fabricação de equipamentos para esqui, além de iniciar de forma tímida as vendas internacionais.


Na próxima década a empresa se desenvolveu e progressivamente aumentou a produção com o auxílio de novas tecnologias, introduzindo no mercado o esqui de plástico. Isto começou em 1960 com o Allais 60, um esqui feito inteiramente de metal que foi utilizado por Jean Vuarnet (sim o criador da tradicional marca Vuarnet) nos Jogos Olímpicos de Inverno em Squaw Valley, no estado da Califórnia, para conquistar a medalha de ouro; e prosseguiu depois, em 1965, com o lançamento do Ski Strato, feito inteiramente em fibra de vidro, um dos grandes inventos da história do esporte. Este último fez tanto sucesso nos pés de diversões campeões que se tornou o primeiro modelo de esqui a vender mais de um milhão de pares. Foi neste mesmo ano que a empresa começou suas atividades internacionais, comercializando seus produtos em outros países do continente europeu.


Já em 1968 a empresa se tornou a maior produtora de esqui de plástico do mundo. Foi nesta época que inaugurou uma segunda fábrica, localizada na Espanha, ampliando assim sua capacidade produtiva, atingindo 500 mil pares de esqui por ano. Na década de 1970 a empresa, que se tornou a maior produtora de esqui no mundo, começou a vender seus produtos nos Estados Unidos. O aumento das vendas devido em grande parte ao ingresso no voraz mercado americano pode ser comprovado em 1976, quando a ROSSIGNOL vendeu mais de 1 milhão de pares de esqui no mundo todo. Foi também nesta época, em 1978, que a empresa introduziu no mercado os primeiros esquis nórdicos (Nordic Ski) e para prática de cross-country. Ainda neste ano a marca francesa ingressou no segmento do tênis ao lançar a raquete F-200, que marcou uma era. Com este modelo, feito de fibra de vidro e carbono, o sueco Mats Wilander iria se tornar o número um do mundo uma década depois.


Em 1980, a empresa, que sempre teve um grande departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, desenvolveu o Vibration Absorbing System (VAS), uma resposta às necessidades dos esquiadores profissionais devido ao fato de as pistas terem padrões de neve mais duros e compactos, reduzindo assim as vibrações. Esta década também foi marcada por mais lançamentos inovadores como o 4S Kevlar (um esqui feito de Kevlar e com um sistema exclusivo de absorção de choque chamado VAB) em 1987; dois anos depois, com o lançamento de um design que determinava o comportamento do esqui, tornando-o mais leve e facilitando sua movimentação; além de inúmeros sucessos de atletas que utilizavam equipamentos de esqui da ROSSIGNOL, como por exemplo, em 1998 nas Olimpíadas de Inverno realizadas em Calgary no Canadá, quando a marca conquistou seis das dez medalhas de ouro nas provas de esqui alpino. Ainda em 1998 a marca introduziu mundialmente uma linha de botas para a prática de esqui alpino com sua própria marca, e nos anos seguintes, além de adquirir uma empresa de equipamentos de golfe americana, diversificou sua linha de produtos com luvas, fixadores/presilhas, óculos e protetores; ingressando também em novos segmentos como snowboard e alpinismo; e culminando com o lançamento de uma linha de roupas (incluindo calças e jaquetas) com a marca ROSSIGNOL em 1999. Foi nesta década que a marca se tornou ainda mais reconhecida através do patrocínio ao esquiador italiano Alberto Tomba, considerado um dos melhores da história do esporte.


Entre 1999 e 2000 a ROSSIGNOL estendeu suas atividades com várias aquisições de outras empresas, como por exemplo, a Lange (botas). As atividades de atuação da empresa compreendiam a produção de equipamentos de esqui (Alpine, Nordic e Snowboard), golfe e uma pequena linha de roupas. Ainda no ano de 2000, a ROSSIGNOL se tornou a primeira marca a desenvolver uma linha de esquis e botas desenhadas especialmente para mulheres. Em 2004, a marca comemorou a marca de 50 milhões de esqui produzidos desde sua fundação.


No ano seguinte a empresa foi comprada pela Quiksilver por US$ 560 milhões, e foi vendida novamente, em 2008, por US$ 147 milhões para o ex-executivo da própria ROSSIGNOL, Bruno Cercley. Nos anos seguintes, celebrando a aliança do esporte e da moda a marca lançou no mercado uma coleção de roupas e acessórios casuais, batizada de ROSSIGNOL 1907, inspirada na década de 1970 e que apresenta uma mistura de design antigo com moderno. Para o lançamento dessa linha a marca ressuscitou o famoso “Rooster” (galo) que durante anos foi associado à ROSSIGNOL. Mais recentemente a marca ingressou no mundo do ciclismo com o lançamento de uma linha de roupas, equipamentos e acessórios para mountain bike. Além disso, acelerou sua estratégia de inauguração de lojas conceito em importantes cidades do mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 2003 com o lançamento do conceito “The Pure Mountain Company” (uma marca puramente voltada para a produção de equipamentos de esportes montanhosos, tanto de inverno como de verão) a ROSSIGNOL também introduziu sua nova identidade visual. O logotipo ganhou ares modernos e passou a contar com a frase “Pure Mountain Company”. Em 2008 ocorreu outra mudança com a adoção de uma nova tipografia e com a tradicional letra “R” voltando ao design original da década de 1960.


Durante anos a marca teve como principal símbolo um galo nas cores da bandeira francesa (batizado de Coq Tricolore). O símbolo se tornou tão famoso que acompanhou a ROSSIGNOL por décadas e se tornou um ícone no universo dos esportes de inverno. Mais recentemente a marca ressuscitou o famoso galo (agora com design extremamente moderno) para ser utilizado no logotipo de sua linha de roupas casuais e esportivas.


Os slogans 
Another Best Day. 
Pure Mountain Company. (2003) 
The name means performance. (década de 1970)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1907 
● Fundador: Abel Rossignol 
● Sede mundial: Saint-Jean de Moirans, França 
● Proprietário da marca: Skis Rossignol SAS 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Bruno Cercley 
● Faturamento: €350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 50 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Esquis, botas, roupas e acessórios para esportes de inverno 
● Concorrentes diretos: Nordica, SalomonHead, Völkl, Atomic, Marmot, The North Face, Patagonia e Le Coq Sportif 
● Ícones: O galo tricolor 
● Slogan: Another Best Day. 
● Website: www.rossignol.com 

A marca no mundo 
A marca comercializa sua extensa linha de produtos para esportes na neve (equipamentos completos e roupas para a prática de todas as modalidades de esqui) e montanha (roupas e equipamentos para mountain bike e outros esportes), além de roupas e acessórios casuais, em mais de 90 países ao redor do mundo. A marca possui uma pequena rede de lojas próprias com 50 unidades e comercializa seus produtos em mais de 7 mil pontos de venda no mundo. Mais de 1.5 milhões de pares de esqui são vendidos todo ano pela ROSSIGNOL, fazendo com que seja marca líder mundial nesse segmento, com aproximadamente 23% de participação de mercado. Os maiores mercados da marca estão na Europa, Japão e Estados Unidos. A ROSSIGNOL ainda é proprietária de marcas como Dynastar (esquis) e Lange (botas). 

Você sabia? 
Rossignol é a palavra francesa para “rouxinol”, uma espécie de pássaro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), programas (Mundo SA), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 9/8/2018

Nenhum comentário: