9.6.06

SADIA


A SADIA se orgulha em oferecer produtos que reúnem qualidade, sabor, conveniência e nutrição para milhões de consumidores no Brasil e no mundo. A qualidade de produtos como presuntos, pizzas, almôndegas, hambúrgueres, quibes, salsichas, frango, peru e linguiças, fez da SADIA a marca mais respeitada no setor alimentício no mercado brasileiro. O frango veloz, a salsicha em forma de “S” na frigideira, o comercial do peru com termômetro que apita e o menino de olhos vendados experimentando diversos presuntos com o dedo até adivinhar o seu preferido são algumas das campanhas memoráveis que também foram importantes para tornar a marca conhecida e famosa. 

A história 
A empresa foi fundada por Attilio Francisco Xavier Fontana no dia 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um pequeno frigorífico em dificuldades na cidade de Concórdia, localizada no oeste do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. Foi um início modesto. Tudo o que se tinha para começar o novo negócio era um moinho de baixa capacidade e um frigorífico inacabado. A oferta de mão-de-obra era boa, com a migração de colonos gaúchos, a maioria descendente de imigrantes italianos, mas os trabalhadores precisavam ser treinados, além de alojados em uma precária vila operária. A matéria-prima era abundante, mas de pouca qualidade. Não existia fornecimento de água e o de energia elétrica era insuficiente e irregular. Não havia telefone e o único telégrafo era o da ferrovia. As estradas eram inviáveis. Os 80 quilômetros até Joaçaba podiam consumir um dia inteiro de viagem e os 40 km até a estação ferroviária mais próxima, de Volta Grande, exigiam algumas horas, se tudo corresse bem e não chovesse muito.


Apesar do cenário desfavorável a empresa iniciou suas atividades. Os produtos iniciais foram a farinha e o farelo de trigo. O abatedouro só começou a funcionar em 20 de novembro com um pequeno abate de 30 suínos. O quadro de funcionários não passava de 60. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico, que, já em 1946, abatia mais de 100 suínos por dia. Com a matéria-prima resultante, outros itens como banha, toucinho, carnes salgadas, pernil, presunto, salame, lombo e linguiça entraram para a lista dos produtos comercializados pela empresa.


Em 1947, a empresa então chamada S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada com o nome de SADIA. O nome foi composto a partir das iniciais SA (abreviação de Sociedade Anônima) e das três últimas letras da palavra “ConcórDIA”. A partir deste momento SADIA se tornou uma marca registrada.


Um dos principais problemas enfrentados inicialmente para o crescimento da produção era o transporte aos principais centros consumidores, em especial da região sudeste. Sendo seus produtos perecíveis e não existindo a tecnologia dos caminhões refrigerados, que garantiam a conservação dos alimentos até a chegada ao destino final, o transporte era um grande principal empecilho. A solução encontrada, em 1952, foi arrendar um avião modelo DC3 da companhia aérea Panair do Brasil para levar produtos frescos e perecíveis da fábrica para a capital paulista e Rio de Janeiro, impulsionando assim as vendas da empresa. Não tardou para que fosse criada, em 1955, a Sadia Transportes Aéreos, que além de seus produtos oferecia a opção de transportar passageiros em suas aeronaves, se tornando uma empresa aérea independente em 1972, quando adotou o nome de Transbrasil. Foi a época do slogan “Pelo ar, para seu lar”, que popularizou os produtos da marca SADIA nos anos de 1950. Esta década também foi marcada pelo lançamento das tradicionais salsichas, um dos produtos que se tornariam ícone da SADIA.


Até meados da década de 1960, uma diversificada linha de produtos composta por salsichas, hambúrgueres, almôndegas, quibes, pôde ser produzida em São Paulo, propiciando assim o ingresso no segmento de alimentos semi-prontos congelados. Esta década foi marcada por crescimento, avanço tecnológico, pesquisas em genética animal, lançamentos inéditos, distribuição capilar dos produtos, imagem de marca de qualidade e ainda pelas primeiras produções e abates experimentais de perus em Concórdia, além dos primeiros contratos de exportação, em 1967, envolvendo carnes, bovina e suína, in natura congeladas. Já no ano seguinte a SADIA lançou sua primeira campanha publicitária na televisão.


Em 1975, a SADIA iniciou as exportações de frango congelado para o Oriente Médio e assumiu a liderança entre os exportadores nacionais. Em 1982, ocorreram dois marcos institucionais históricos: a criação do SIC (Serviço de Informação ao Consumidor Sadia), pioneiro na indústria alimentícia como primeiro canal direto de diálogo com os consumidores; e a distinção da SADIA pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como Marca Notória. Presunto tipo Parma, diversificação nas linhas de hambúrgueres e de almôndegas, nuggets, steak de frango empanado, linhas de empanados de frango semi-prontos congelados e frios fatiados em embalagens individuais a vácuo foram alguns dos lançamentos que marcaram as inovações em produtos na década de 1980. A empresa finalizou a década exportando para 40 países e se posicionou entre os maiores exportadores brasileiros.


A década de 1990 foi o período em que ocorreu uma expressiva quantidade de novos lançamentos, a maioria deles nas categorias dos alimentos semi-prontos, prontos congelados e de conveniência, além de uma diversidade jamais antes realizada, com produtos à base de peixe, vegetais, massas e doces. Como parte de sua internacionalização, entre 1991 e 1992, a empresa implantou filiais comerciais em Tóquio, Milão e Buenos Aires. No mês de setembro de 1993, em parceria com a Granja Tres Arroyos, a SADIA ingressou oficialmente no mercado argentino. Consolidada pela excelência no segmento agroindustrial, a SADIA se tornou uma especialista na produção e distribuição de alimentos industrializados congelados e resfriados de diversas matérias-primas. Uma infinidade de produtos começou a aparecer nos supermercados: massas, pizzas, sobremesas, margarinas e alimentos à base de peixe e vegetais.


Em 1999, duas novas aquisições: a compra da empresa Miss Daisy, que permitiu à SADIA ingressar no ramo de sobremesas prontas congeladas, através de deliciosos doces com sabor de receitas caseiras que atende aos mais exigentes paladares, unindo qualidade e praticidade; e da Granja Rezende, em Uberlândia (MG), centro de excelência em genética e produção avícola e suinícola, permitindo à empresa posicionar um polo industrial em região geográfica estratégica do país. Com a chegada do novo milênio, a SADIA se especializou, cada vez mais, na produção e distribuição de alimentos industrializados congelados e resfriados diferenciados. Uma das preocupações da empresa era investir em pesquisas e desenvolver, constantemente, novos produtos para atender a demanda dos consumidores. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2002 e 2006, a média de lançamentos foi de 57 novos produtos por ano. Em 2007, inaugurou uma enorme fábrica na cidade russa de Kaliningrado, localizada a 1.500 km da capital Moscou.


No dia 19 de maio de 2009, quando a empresa enfrentava graves problemas financeiros devido às perdas com derivativos, foi anunciada a fusão entre a SADIA e a Perdigão, formando assim a Brasil Foods (atual BRF), uma empresa com receita anual gigantesca e portfólio de mais de 3.000 produtos, líder nos segmentos de massas congeladas, carnes congeladas, pizzas congeladas, margarinas e carnes industrializadas. A partir deste momento a SADIA deixava de ser uma empresa para se tornar uma marca.


Conhecida por sua característica inovadora, a SADIA foi responsável por apresentar em primeira mão ao mercado brasileiro produtos como: lasanha, nuggets, pizza congelada e a linha HOT POCKET® (lanches prontos). Diversas vezes premiada como uma das marcas mais lembradas pelo consumidor e uma das mais valiosas do setor de alimentos do mercado brasileiro, a SADIA deve esse sucesso, principalmente, à constante preocupação com a qualidade e ao empenho em desenvolver sempre novos produtos. Afinal, durante mais de sete décadas a SADIA criou sua própria receita de como deixar as outras receitas mais gostosas, oferecendo aos seus consumidores e clientes produtos inovadores e de qualidade.


A linha do tempo 
1949 
Lançamento do presunto SADIA, se tornando pioneira na produção em escala industrial. 
1967 
Lançamento do famoso hambúrguer SADIA
1971 
Lançamento da linha de produtos congelados (semi-prontos), que aliavam praticidade e sabor diferenciado, derrubando o mito de que comida congelada era sem gosto. 
1973 
Início do abate e comercialização de perus. Era o surgimento do tradicional e famoso PERU SADIA
1974 
Lançamento do PERU TEMPERADO SADIA, um dos produtos de maior sucesso na história da empresa. No ano seguinte, ele ganhou um termômetro para facilitar o preparo do jantar de Natal. 
1975 
Lançamento da almôndega bovina. 
1976 
Lançamento dos famosos quibes. 
1983 
Lançamento do hambúrguer de frango. 
1984 
Lançamento do steak e almôndega de frango. 
1987 
Lançamento dos nuggets de frango. 
Lançamento dos frios embalados a vácuo, inaugurando a linha com dois tipos de salame e copa. 
1991 
● Ingressou no mercado de margarinas com o lançamento da marca QUALY. Ao longo dos anos, a marca ganhou as opções cremosa, light e aerada, além das edições limitadas de fibras, mel, peito de peru, queijo suíço e oliva. 
1993 
Lançamento da linha de pratos prontos, trazendo mais uma vez inovação, rapidez, praticidade e conveniência, que agradavam a diferentes gostos. Hoje a linha é composta por mais de 50 itens com opções de massas, carnes, peixes, tortas, quiches e sopas. 
1995 
Lançamento das almôndegas ao sugo. Lançamento de forma pioneira da lasanha bolonhesa. O sucesso foi tamanho, que desde então, chegaram às gôndolas os sabores Peito de Peru (2009), Funghi (2010) e Frango ao Sugo (2012) e o tamanho de 350 gramas. As versões com massa integral, Peito de Peru e Brócolis, Creme de Espinafre e Marguerita (elaborada com molho de tomate e manjericão), foram apresentadas ao consumidor em agosto de 2012. Já a versão Familiar (1 kg) foi lançada em 2013. 
1997 
Lançamento da linha CLUBINHO SADIA, composta por alimentos direcionados ao público infantil como salsicha e mini salsicha de frango, hambúrguer de frango e nuggets. A linha adotou o Lequetreque como personagem oficial para aproximar a linha do público infantil. A mascote sempre estava presente na comunicação visual das embalagens e em ações que envolviam a linha infantil, como degustação dos produtos nos pontos de vendas, recreação e patrocínio de espetáculos para crianças. 
Lançamento dos EMPANADOS NUGGETS® nos sabores crocante, presunto, queijo e legumes. 
1998 
Lançamento da linha de massas refrigeradas e pizzas prontas congeladas. 
2000 
Lançamento de suas primeiras embalagens com inscrições em braile, permitindo ao deficiente visual o reconhecimento imediato de seus produtos. 
Lançamento dos pães de queijo congelados. 
2001 
Lançamento da linha SADIA LIGHT, elaborada à base de ingredientes com baixas calorias que oferecem ao consumidor alimentos mais leves, sem abrir mão do sabor. Com muita praticidade, os produtos atendem às necessidades de quem se preocupa em manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais light. Em 2009, a linha ganhou dois novos produtos: o Peito de Frango Defumado, primeiro produto dessa linha feito com carne de frango; e o Blanquet® Suíno, primeiro frio light à base de carne suína do mercado. 
2002 
Lançamento da ACQUA SADIA, uma linha de águas minerais com e sem gás. 
2003 
Lançamento do CREME VEGETAL SADIA VITA, elaborado com óleos poliinsaturados que ajudam a controlar os níveis de colesterol. 
2005 
Lançamento do primeiro produto da linha HOT POCKET®, um lanche à base de massa fina e macia, com bastante recheio e que já vinha pronto para comer. A inovação do produto fez com que fosse eleito “O Melhor do Brasil” pelo júri da SIAL (realizada em Paris), umas das maiores e mais importantes feiras de alimentos do mundo. A chegada da linha Hot Pocket® ao mercado inaugurou a categoria de lanches prontos, até então inexistente no Brasil. Voltada ao público jovem e morador dos grandes centros urbanos, a linha se tornou sinônimo de praticidade e rapidez. 
Lançamento da linha SADIA VITA SOJA, ingressando no segmento de produtos à base de proteína vegetal, cujos produtos apresentam sabor similar ao produto tradicional. 
Ao inaugurar o Serviço de Informação ao Deficiente Auditivo, passou de forma pioneira a atendê-los com um sistema específico e atendentes altamente treinados. 
Lançamento da mortadela defumada. 
2007 
Lançamento da pizza na versão para microondas, com massa macia e crocante, levando aproximadamente de 5 a 6 minutos para ficar pronta. 
Lançamento do NUGGETS® CHICKEN BALL. Produzido à base de frango e em formato de bolinha, o produto é ideal para lanche, petisco e refeições diárias. 
2008 
Lançamento da salsicha recheada com pedaços de queijo, produto único no mercado. A SADIA conta com a participação superior a 50% no segmento de salsichas, o que reforça sua imagem de ícone desde os anos de 1950, década em que lançou suas primeiras salsichas. 
Lançamento do Mini Pão Francês congelado. Saborosos e fresquinhos, os pãezinhos, nas versões normal e integral, oferecem praticidade a um dos itens mais consumidos pelo brasileiro. 
Lançamento do Bolinho de Aipim, com recheio de carne deliciosamente temperada e casquinha crocante e dourada. 
2009 
Lançamento da HOT POCKET® PIZZA, com massa crocante e muito recheio, características muito valorizadas pelos amantes de pizza. A novidade é um pedaço de pizza (disponível nos sabores calabresa e frango com requeijão) que fica pronto em apenas 1 minuto e 15 segundos no forno microondas. Com este lançamento, a linha passou a oferecer, no total, 11 opções. 
Lançamento dos EMPANADOS NUGGETS PIPOCA na versão tradicional (apenas com frango) e sabor queijo. Com formato de bolinha, os empanados de frango levam farinha especial, que os deixam mais crocantes, sequinhos e saborosos. As embalagens, de 250 gramas, têm formato de cubo e podem ser usadas como recipiente do produto após o preparo. 
Lançamento do REQUEIJÃO SADIA TRADICIONAL através da K&S Alimentos, joint-venture formada pela Kraft Foods Brasil e Sadia. No ano seguinte foi introduzida a versão light do produto, SPECIALE LIGHT, com menos calorias. 
2010 
Lançamento do ESCONDIDINHO SADIA, disponível em duas versões: carne moída com purê de batata e frango com purê de batata. A linha foi ampliada em 2012 com as versões calabresa ou carne seca com purê de mandioquinha. 
Lançamento da linha de frios especiais PREZATO, composta por Presunto tipo Parma, Presunto Royale, Presunto Defumado, Pastrami, Lombo Defumado, Lombo Canadense, Copa, e Salame Tipo Italiano com Borda de Pimenta. 
2011 
Lançamento de uma linha de queijos, entre as variedades clássicas de prato e mussarela. No ano seguinte lançou a embalagem de 400 gramas para os queijos, que dispensa tesouras e facas para abrir e mantém o conteúdo protegido por mais tempo. 
Lançamento dos perus Sabor Manteiga e Ervas e Desossado Recheado com Farofa, além do Lombo e do Pernil Assado. 
2013 
Lançamento da linha de pratos congelados ARROZ E MAIS, que combina deliciosos ingredientes (peito de peru e ervilhas ao molho branco, calabresa e tomate seco ao molho de queijo e frango com creme de milho) com um arroz soltinho e macio. 
Lançamento da linha de congelados SADIA SABOR & EQUILÍBRIO, que oferece opções com menos de 400 calorias feitas com proteínas, vegetais, carboidratos, baixo teor de gordura e de colesterol. São cinco pratos prontos que remetem a saúde, sabor e praticidade. Penne Caprese, Penne Oriental, Risoto de Quatro Vegetais com Carne, Risoto Primavera com Frango e Risoto Multi-Grãos com Frango e Vegetais ficam prontos em sete minutos. 
2014 
Lançamento da linha FRANGO FÁCIL, disponível nas versões frango inteiro, sobrecoxas e coxas. Trata-se de um frango assado congelado que já vem temperado (alho, cebola e ervas) em um saco especial para assar, o que possibilita tirar do freezer e colocar direto no forno. 
Com alto teor de proteína e 25% menos sódio, foi lançado o novo PEITO DE PERU SADIA, único do mercado produzido com o peito íntegro da ave, fato que o deixa mais saudável e saboroso. 
Lançamento do aperitivo CHICKEN BITES, feito de frango e empanado com uma farinha especial, em duas versões: “tradicional ao molho barbecue” e “crocante ao molho brasileiro”. A embalagem tem formato cônico e pode ser utilizada para servir o produto após seu preparo, que pode ser assado ou frito. 
Lançamento da linha SOLTÍSSIMO, frios (presunto, peito de peru, mortadela, queijo prato e mussarela) fatiados e fresquinhos como se tivessem sido cortados na hora. Para essa nova linha a marca também trouxe uma nova tecnologia para embalagens de frios, a S-Fresh, que substitui o tradicional isopor por uma embalagem mais resistente e prática, que dispensa o uso de potes ou porta-frios, pois possui o sistema abre-e-fecha com uma cola especial que permite abertura fácil até 8 vezes. 
2015 
Lançamento da linha FRANGO NA MEDIDA, que oferece a possibilidade de descongelar os produtos em pequenas porções e guardar o restante para consumir depois. Isto porque as partes (coxinhas, meios de asa, coxas e sobrecoxas, filé de coxa e sobrecoxa desossada) são congeladas separadamente, assim é possível usar somente o que precisar e guardar o restante na prática embalagem abre e fecha.


A mascote 
A simpática e desajeitada mascote da marca, um frango veloz chamado Lequetreque, foi criada em 1971 pelo publicitário Francesc Petit da agência de publicidade paulista DPZ. Como parte de uma campanha publicitária para a introdução do frango defumado, que já vinha temperado e, por isso, podia ir direto ao forno reduzindo o tempo de preparo (foi aí que surgiu a ideia de usar a ave como mascote), o comercial de estreia na televisão utilizava o slogan “O frango mais veloz do mundo” com a sua famosa mascote, que mais tarde se tornou o porta-voz oficial da SADIA. Em animação a traço, ainda na TV preto e branco, o primeiro filme mostrou o carismático franguinho socorrendo uma dona de casa em apuros com o jantar. A empatia com o público foi imediata e o frango defumado SADIA virou um sucesso de vendas.


Anos depois, em 1985, o nome do personagem, que usa capacete e óculos de motoqueiro, foi escolhido em um concurso aberto aos consumidores. O nome “Lequetreque” inventado por uma consumidora serviu como uma luva para sua personalidade terna e ao mesmo tempo espevitada. A partir desse momento, a imagem de qualidade e pureza da marca SADIA passava a ter um mensageiro inesquecível. Com o passar do tempo, o personagem se transformou em um ídolo com forte carisma, presente em grande parte das campanhas publicitárias da marca. E graças à sua popularidade, às vezes chegava até ser confundido com personagens dos desenhos animados. Sua personalidade ágil está vinculada com os produtos da linha instantânea e com a tecnologia que a empresa desenvolveu para o peru de Natal: um pino vermelho que, por meio de um termostato, salta quando a ave está no ponto ideal, evitando que se perca tempo e que a refeição fique excessivamente assada. Ao longo dos anos, as linhas básicas do desenho foram ganhando contornos mais rebuscados, proporcionando ao personagem um corpo mais definido, penas de aspecto mais sedoso, capacete com design moderno, além de outros detalhes, como a mudança, em 2005, das cores das faixas (antes vermelho e amarelo) de seu capacete para verde e amarelo, remetendo a bandeira do Brasil.


No primeiro semestre de 2007, a SADIA lançou uma de suas maiores campanhas e apresentou a nova versão da mascote SADIA em 3D (três dimensões), para acompanhar a evolução dos novos tempos. Com o slogan “Para uma Vida Mais Gostosa Sadia”, a campanha refletia os principais valores atribuídos à marca pelo consumidor e tudo o que ela representa no dia à dia de cada um. A mascote foi produzida pela DPZ em parceria com a Laruccia Animações e Efeitos, empresa de animação especializada no desenvolvimento de personagens, responsável também pelas ilustrações das antigas versões da mascote, utilizando alta tecnologia de computação gráfica. O personagem em formato 3D demorou praticamente um ano para ficar pronto devido à riqueza de detalhes dos traços do desenho. De visual novo, passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando ainda mais a marca e consolidando-se dentro do novo momento do mercado. Há mais de quatro décadas o personagem encanta gerações e gerações de consumidores com sua simpatia, vivacidade e jeito estabanado.


Campanhas que fizeram história 
A SADIA é reconhecida por ter lançado campanhas publicitárias memoráveis que até hoje são lembradas pelos consumidores brasileiros. Por exemplo, na década de 1980, o filme “Menino Vendado” para divulgar o Presunto Sadia, que ficou no ar por muitos anos e é considerado até hoje um dos filmes de maior recall da marca. A Salsicha que vira um S e o presunto sadia com o slogan “Nem a pau, Juvenal! Presunto, só o melhor. Só Sadia!” são outros exemplos de campanhas que caíram no gosto do consumidor. Outra campanha da marca que ficou amplamente conhecida pelos consumidores priorizava a relação da empresa com o Brasil e a brasilidade. Criada pela agência DPZ e lançada no final de 1998, ela tinha como assinatura “SADIA, o S do nosso Brasil”. A campanha mostrava na televisão e no cinema imagens maravilhosas de norte a sul do país, resgatando na letra da música, especialmente criada para os comerciais, vários símbolos do Brasil que continham a letra S, como seringueira, samambaia, saci, sabiá e samba.


Outra campanha inesquecível foi lançada em janeiro de 2004, quando a SADIA iniciou a comemoração dos 60 anos de sua fundação com uma grande campanha publicitária, intitulada “Sadia 60 anos. Uma história de Amor”. A campanha tinha como objetivo mostrar a relação, de intensa confiança dos consumidores com os produtos da marca, apontada em pesquisas.


A evolução visual 
A “Holandesinha” e o “Brasão” foram os dois primeiros logotipos dos produtos SADIA. O tradicional logotipo com a letra S proeminente surgiria somente na década de 1940 e passaria por atualizações até adquirir o visual atual.


Os slogans 
A vida com S é mais gostosa. (2009) 
Para uma vida mais gostosa. (2007) 
S de saudável, S de Sadia. 
É saudável. É SADIA. 
Com amor a vida é mais Sadia. 
Pelo seu ar, para seu lar. (1952) 
Mais que perto, juntos. (Sadia Food Services)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 7 de junho de 1944 
● Fundador: Attilio Fontana 
● Sede mundial: Concórdia, Santa Catarina, Brasil 
● Proprietário da marca: BRF S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Pedro Faria 
● Faturamento: R$ 18 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Segmento: Indústria alimentícia 
● Principais produtos: Alimentos congelados, presunto, pizzas, salsichas, linguiças e corte de carnes 
● Concorrentes diretos: Seara, Aurora, Perdigão, Swift, Tirolez e Ceratti 
● Mascote: Lequetreque 
● Slogan: A vida com S é mais gostosa. 
● Website: www.sadia.com.br 

A marca no mundo 
A SADIA, que atua em diversos segmentos alimentícios como derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, pratos prontos, além de massas, sobremesas e margarinas, exporta para mais de 100 países ao redor do mundo centenas de produtos (comercializados em 20 idiomas). Além da liderança em vários segmentos no mercado brasileiro, a SADIA tem forte presença na América Latina (Argentina, Chile e Uruguai), Europa (segundo maior mercado estrangeiro da marca), Ásia (terceiro maior mercado estrangeiro da marca), Oriente Médio (maior mercado estrangeiro da marca e onde a marca chega a ter mais domínio do que no Brasil) e África. Essa internacionalização da marca contempla ainda um portfólio criado exclusivamente para alguns desses países, com produtos adaptados ao paladar e aos costumes dos consumidores locais. No mercado brasileiro oferece mais de 300 itens, que são distribuídos para mais de 200 mil pontos de venda espalhados pelo país. A marca possui equilíbrio entre mercado interno (54%) e mercado externo (46%), em linha com sua estratégia.  
Você sabia? 
A SADIA é uma das marcas brasileiras mais exportadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 16/6/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliana Carillo - São Paulo-SP.

Quero saber por que não estou encontrando nos supermercados a margarida Vita da Sadia, pois eu a comprava porque não contém lactose.
Gostaria de obter a resposta em meu e-mail:
eli_indigo@hotmail.com
Obrigada.