27.7.06

COQUEIRO


Adicione inspiração e recrie com sardinha a tradicional moqueca da família. Adicione imaginação e crie pratos variados com atum, até aquela lasanha que é sucesso na mesa. Adicione atum e sardinha e traga possibilidades mais saudáveis para o seu dia a dia, com tudo o que a proteína do peixe tem de bom e saudável. Por isso, para milhões de brasileiros, a marca COQUEIRO tornou mais prática à elaboração de sanduíches, tortas, saladas e outros pratos variados, com um sabor novo, surpreendente e com toda a nutrição e os benefícios do atum e da sardinha. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 2 de dezembro de 1937 na região de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, quando o gaúcho José Emílio Tarragó fundou a Tarragó, Martinez e Cia Ltda., que inicialmente comercializava tamarindo, uma frutinha com sabor azedo, da qual também eram produzidos sucos e licores. Porém, pouco tempo depois, a empresa mudou seu ramo de atuação passando a comercializar conservas de pescado, especialmente sardinha. Neste momento a empresa adotou o nome de Indústria de Conservas de Peixe Coqueiro. Nos anos seguintes a marca COQUEIRO se tornou sinônimo de peixe enlatado conquistando a confiança e o paladar de milhões de brasileiros pela alta qualidade de seus produtos. A conquista da marca não foi somente no mercado interno, a COQUEIRO passou a exportar para vários outros países.
   

Em 1973, a Quaker Oats (conheça essa outra história aqui) adquiriu a empresa, incorporando ao seu portfólio sardinhas enlatadas. Desse momento em diante, a tradicional COQUEIRO, que tinha como principal produto sardinhas em conservas e farinha de peixe começou sua expansão e crescimento, posteriormente, no ano de 1982, passando a produzir atum, e logo depois, filé de sardinha sem pele e sem espinha. Sob uma nova administração, a marca COQUEIRO ampliou ainda mais sua tradicional liderança no mercado e passou a ser presença constante em milhões de cozinhas do país. A partir deste momento, em Itajaí (Santa Catarina), passou a funcionar um entreposto de recepção, congelamento e armazenamento de pescado para a linha COQUEIRO, aumentando assim sua capacidade de produção.
   

Dentro da linha de ATUM COQUEIRO, em 1997 foi lançado CHEF COQUEIRO, em duas versões: Salada de Atum com Vegetais em Óleo Comestível e Salada de Atum com Vegetais ao Molho Maionese. No ano seguinte, foi lançado o SALMÃO ao Natural, que não ficou muito tempo no mercado. A marca que estava sempre antecipando tendências no setor de pescados para atender a diferentes necessidades de seus consumidores ampliou sua linha de produtos no início do novo milênio introduzindo versões de sardinha com legumes, com molho de tomate e até com salada de vegetais. Em 2004, a marca inovou mais uma vez com o lançamento do patê de atum em embalagem flexível (além de ser fácil de abrir e que ficava em pé, permitia levar para o consumidor o produto pronto).
   

Nos anos seguintes, a marca até aventurou-se pelo segmento infantil ao lançar a linha COQUEIRO KIDS: molhos de atum para macarrão nos sabores pizza, catchup e strogonoff. Além disso, introduziu a linha de atum COQUEIRO FACÍLIMO, com um novo conceito de embalagem conhecida como stand-up pouch, que mantinha todas as características naturais do atum, garantindo pedaços suculentos, pois conservavam uma textura úmida e macia. Poucos anos mais tarde, em 2008, a marca trouxe mais uma inovação para ampliar sua participação no mercado de pescados: COQUEIRO CAVALINHA (um peixe com sabor mais suave que a sardinha), em edição especial, com a versatilidade e a nutrição já reconhecida da marca. Ainda neste ano introduziu o Atum Ralado Light Sabor Limão (primeiro atum ralado do mercado a trazer um diferencial de sabor combinado com o suave aroma de limão) e o Atum Ralado Sabor Defumado (trazia todo o gostinho do peixe preparado na grelha, mas com a praticidade de já vir pronto para o consumo).
   

A partir de 2010, as embalagens do atum da marca COQUEIRO passaram a destacar ainda mais o Selo Dolphin Free, comprovando que a empresa não utiliza redes que podem capturar, ferir ou matar golfinhos durante a atividade de pesca. No final de 2011, após meses de negociação, a COQUEIRO foi adquirida pela Camil Alimentos, empresa fundada no ano de 1963 como uma Cooperativa Agrícola Mista e mais conhecida por comercializar arroz e feijão, sendo também proprietária de marcas famosas como a União (conheça essa outra história aqui). Em 2012, ano em que comemorou 75 anos, a marca lançou cinco novos produtos: uma linha composta por Salmão com Molho de Limão e Pimenta do Reino, Salmão com Tomate Seco e Manjericão e Salmão com Molho de Tomate e Cebola, Salmão em Tiras com Shoyu e Gengibre e Salmão em Tiras com Azeite de Oliva.
  

Nos anos seguintes, a marca COQUEIRO passou por um importante rejuvenescimento com atualização de seu logotipo, novas embalagens e reformulação de sua comunicação, que passou a contar com grandes garotas-propagandas, como a cantora Naiara Azevedo e mais recentemente a atriz Juliana Paes. Isto incluiu também novas embalagens, como por exemplo, a lata com tecnologia abre-fácil, apresentada em 2014. Em relação à sua linha de produtos, em 2015 lançou um novo sabor de sardinha, temperada com limão.
   

Em 2018, com a maior busca dos consumidores por alimentos leves e saudáveis para o dia a dia, a COQUEIRO apresentou quatro novas variedades de pescados: filé de sardinha com azeite, filé de sardinha com azeitonas verdes, filé de atum em azeite extra virgem, e filé de atum em azeite com alcaparras. Com produção artesanal essa linha apostava no azeite para enriquecer ainda mais o sabor dos filés, e trazia inovação ao mercado com as versões de alcaparras (filé de atum) e azeitonas verdes (filé de sardinha). Ricos em ômega 3, vitamina D e fonte de proteínas, os filés de sardinha não possuíam pele nem espinhas e os de atum vinham de um corte especial do lombo. Com um posicionamento inovador para a categoria, COQUEIRO segue se destacando entre os consumidores brasileiros ao ressaltar os benefícios e o bem-estar de uma alimentação rica nos nutrientes presentes nos produtos da marca.
    

Atualmente, com a variedade de temperos e complementos, a COQUEIRO oferece em todo território nacional mais de 20 versões diferentes de sardinha e atum em conserva, incluindo também patês e filés. Além disso, todos os pescados utilizados pela marca (sardinha, filé de sardinha e atum) são pré-cozidos e apresentados em embalagens hermeticamente fechadas a vácuo e esterilizadas em altas temperaturas, o que dispensa a adição de qualquer tipo de conservantes e elimina a possibilidade de contaminação por microrganismos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações radicais ao longo dos anos. O logotipo inicialmente representado por um coqueiro, a partir de 1958 incorporou também como símbolo uma sardinha cujos traços eram formados por um triângulo e um losango alongado. Esse logotipo se tornou extremamente popular entre os consumidores brasileiros. No ano de 2000 a marca remodelou radicalmente sua identidade visual ao apresentar um logotipo que continha uma sardinha estilizada (e colorida) como símbolo e o nome da marca dentro. Esse logotipo passou por uma modernização em 2014, quando adotou um novo design para a tradicional sardinha, com detalhes que inspiram movimento.
   

Desde o início as tradicionais latas de aço das sardinhas em conserva tinham a imagem de um coqueiro, para reforçar a marca. Em 1958, o artista concretista Alexandre Wollner aplicou princípios construtivistas nas embalagens: a nova logomarca apresentava folhas do coqueiro feitas com uma sequência de círculos secionados e a sardinha era desenhada a partir de um triângulo e de um losango alongado que se encontram pelos vértices. As embalagens ficaram no mercado até 2000, quando o ícone do coqueiro desapareceu e cedeu lugar à uma nova identidade da marca, representada por uma sardinha estilizada e disforme. Em 2014, a lata ganhou um novo design, mais moderno e impactante. A atual lata de COQUEIRO foi adotada em 2016, já apresentando o sistema abre-fácil.
  

Os slogans 
Rende mais possibilidades na sua mesa. (2021) 
Coloque Coqueiro na mesa. (2017) 
Alimente sua beleza. (2017)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2 de dezembro de 1937 
● Fundador: José Emílio Tarragó 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Camil Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luciano Maggi Quartiero 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.600 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Atuns e sardinhas em conserva 
● Concorrentes diretos: Gomes da Costa, Pescador, Nautique, Palmeira, Beira-Alta, Robinson Crusoe, Bom Petisco e Ramirez 
● Slogan: Rende mais possibilidades na sua mesa. 
● Website: www.coqueiro.com.br 

A marca no Brasil 
A marca COQUEIRO tem hoje, em volume, uma fatia de mercado de aproximadamente 40%, sendo líder desse segmento no Brasil, comercializando seus produtos (que incluem sardinha e atum em conserva até molhos e patês de atum) em mais de 220.000 pontos de venda em todo território nacional. As sardinhas representam mais de 70% do faturamento anual da marca, que possui duas fábricas, localizadas em São Gonçalo (RJ) e Itajaí (SC). 

Você sabia? 
A fábrica da COQUEIRO localizada em São Gonçalo é hoje a maior unidade isolada de enlatamento de peixes do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), revistas (Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/3/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

27 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de mandar um curriculum para essa empresa, como devo fazer?

Anônimo disse...

Para enviar um curriculum à empresa fabricante do Atum Coqueiro, a Pepsico do Brasil Ltda, você deve entrar no site da empresa que é www.pepsico.com.br e cadastrá-lo

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria do e-mail do setor de compras promocionais para apresentação de nossos produtos.
Confeccionamos bonés, camisetas, jalecos , aventais e outros brindes.
Obrigada
Roseane

*Manekolopp disse...

Prezados Amigos.
Resido em Niterói e de dico´me à pesquisa da história e da memória da indústria do estado do Rio de Janeiro em colaboração com a FIRJAN.
Gostaria de contar com o vooso apoio financeiro para a edição e publicação de livro sobre a história da Indústria da sardinha no Estado do Rio de Janeiro, inserir a vossa marca "COQUEIRO" como um dos patrocinadores e contar com a possível colaboração no fornecimento de matéria e fotos à respeito da mesma.
Sugiro que visitem meu site e confiram alguns fragmentos desta importante história do nosso Estado:

http://www.euseitudo.com.br/Sardinha1.html

Anônimo disse...

Gostaria de saber algum meio de comunicação com a COQUEIRO. Email, telefone..
Obrigada

Unknown disse...

Oi, gostaria de saber como posso enviar um curriculo para a fábrica de sardinha de São Gonçalo.
meu e-mail: roberta_izabel@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!
Meu nome � Rachelli, moro no Rio de Janeiro e junto com outros pesquisadores, a Rehuna e o Primal Health; e com o apoio do Minist�rio da Sa�de, estamos nos dedicando a uma pesquisa e gostar�amos do apoio de voc�s como patrocinadores e na poss�vel doa�o de sardinhas em lata para a realiza�o da pesquisa.
Caso seja poss�vel entraremos em contato por algum email de voc�s para maiores informa�es sobre nosso trabalho!
Obrigada, Rachelli.

Anônimo disse...

Oi gostaria de mandar um curriculo para esta empresa, como eu devo fazer?

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber um meio de me comunicar com esta empresa. Tenho uma área muito grande bem próxima à fábrica de São Gonçalo e gostaria de saber se existe algum interesse por parte da empresa em comprá-la. POde ser um e-mail, telefone, emfim, uma forma de contactar o setor responsável. Obrigada

Unknown disse...

bom dia! gostaria do tel do setor de vendas
obrigada
p_sfranco@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, TENHO UM TRABALHO DA FACULDADE SOBRE A INDÚSTRIA PESQUEIRA E GOSTARIA DE SABER COMO É O PROCESSO DE ENLATAR O ATUM OU A SARDINHA ??? COMO ELE CHEGA À INDÚSTRIA E COMO SAI....

meu email é MAIRATERRA@YAHOO.COM.BR

Anônimo disse...

BOA NOITE,

Sou representante da fabrica de EXPOSITORES E DISPLAYS para pontos de vendas, gostaria de saber tel. e pessoa responsavel pelo setor de compras desta empresa. Temos tecnologia avançada, excelente qualidade e preço.
Meu email: casadosaramados@uol.com.br
21 2607-9525/3715-6041
CONTATO SILVANIA OLIVEIRA

Anônimo disse...

Gostaria de enviar um curriculum para trabalhar com vcs, como faço?
Obrigado,
Meu email: jorgerogerio1@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, eu gostaria de saber como faço para enviar o meu curriculo?
Meu email:elanirmesquita@bol.com.br

Claudia disse...

BOA TARDE, gostaria de enviar um CV para trabalhar junto a fábrica de Sardinhas Coqueiro como devo fazer?
E tambem gostaria de saber como consigo entrar em contato com o Sr. CELESTINO. Desde já agradeço a atenção.

romualdo disse...

gostaria de saber se vcs tem um email para eu mandar um curriculum para a empresa . obrigado

Unknown disse...

gostaria de saber se a sardinha em molho de muqueca era de vc ou da concorrente pois eu comprava muinto na minha cidade e nao vejo mais nos supermecados aqui em Brasilia se tem me endique o local . grato Julio Cesar.

Anônimo disse...

gostaria de saber o nome da pessoa responsável pelo RH pra uma parceria de emprestimos consignado para os funcionários desta empresa.?
Grato, Xavier.

TERUO YOKOYAMA MANUTENÇÃO NAVAL E INDUSTRIAL LTDA. disse...

Prezados Senhores,
A Empresa Teruo Yokoyama Manutenção Naval e Industrial Ltda. está no mercado na prestação de serviços desde 2004, atendendo as necessidades e expectativas de nossos clientes através da eficácia dos processos em parcerias; estando capacitada a assumir contratos de manutenção em nossa área de trabalho e prestando serviços em compressores, bombas, válvulas, usinagens de peças e usinagem de campo, caldeiraria leve, automação, enrolamento de motores elétricos, etc.
Endereço: Rua Professora Emilce, 116 (Antiga – Rua Capitão Evangelista de Oliveira) – Ponto Cem Réis – Niterói – Rio de Janeiro – CEP: 24.060-030
Tel.: +55 (21) 3607-0106 - Fax: +55 (21) 3604-8508 – Cels.: +55 (21) 9467-2147 / 9467-7190 / 9388-9175.
E-mail: teruoyokoyama@hotmail.com

Anônimo disse...

prezados senhores gosto muito dos produtos da coqueiro como tambem vendo.mas tenho muita reclamaçoes por que ela nao abre facil gostaria muito se vc avaliase minha menssagem.pois e um produto de qualidade e mereçe ser renovado....

Anônimo disse...

adoro toda a linha coqueiro! gostaria muito que tivesse atum em latas maiores! Obrigada

Anônimo disse...

Sou um consumidor da sardinha coqueiro de muitos anos.E otima,nao existe melhor.
Gostaria de fazer uma pergunta? Porque vem nas latas sardinhas com escamas e outras nao? novo processo?


Se for atendido Agradeço.
email edsonriberto@bol.com.br
d
Um Abraço
Edson dos Reis

Dalbem disse...

Nossa agora me veio lembranças antigas! lembro-me de quando eu e meu saudoso avô Adorico, íamos visitar as terras que ele comprara as margens do Rio Branco em 1970, na região de Salto do Céu-MT; parávamos sempre na beira de um riacho para comermos a sardinha coqueiro que ele trazia sempre acompanhado de farinha. Velhos e bons tempos! saudades imensas...

Wellington Pimentel disse...

Tive o prazer e a honra de trabalhar na Coqueiro, no período de 1967 a 1972. Convivi com o sr. Emílio Tarragó (também com seu cunhado Vinícius Vargas, que era diretor da empresa). Testemunhei o pesadelo da morte do sr. Emílio, que trouxe, por consequência da venda da empresa. Guardo ótimas recordações dessa época, e fico muito feliz que a Coqueiro tenha superado a administração dos "Almeida Magalhães, que a compraram somente para ter lucro na revenda, para se tornar uma empresa da qual o sr. Emílio se orgulharia. Parabéns à Pepsico.

Unknown disse...

Hoje 18 de Dezembro de 2016 fico muito contente que essa marca ainda existe vivo na ESPANHA 30 anos e nunca mais voltei no Brasil quando eu vivia aí era uma menina muito pobre passei muita fome.E me lembro que muitas vezes eu comia sardinhas COQUEIROS e esse dia era um dia muito especial,mais muito especial mesmo infelizmente do Brasil não tenho boas lembranças,mais esa SIM eu lembro com alegria.O meu desejo é que esa marca duré muitos,muitos anos mais.obrigado

Emeli Leal Prado disse...

Da onde veio o nome de coqueiro para algo que vende atum?

Anônimo disse...

A Coqueiro
Srs. sempre compro os produtos Coqueiro o problema todo e abrir a lata,
O dispositivo de abertura geralmente não se consegue abrir
A lata retangular ainda consegue quando o anel de abertura se rompe a solução e abrir com ponta de faca ou abridor a redonda e mais difícil.
O material usado e lata, sendo que o Brasil e dos maiores produtor de alumino. Vejam a diferença da lata de sardinha portuguesa que nem tem alumínio e a lata tem outra qualidade fácil de abrir.
Pensem nisso a qualidade também bem fez parte.