3.9.06

BED BATH & BEYOND


Toalhas de banho em uma infinidade de cores e tamanho. Almofadas nas mais variadas e diferentes estampas. Lençóis, travesseiros, colchas, edredons, luminárias, estantes, cadeiras, mesas, tapetes e o que mais se possa imaginar para decorar uma casa. Aspiradores, batedeiras, liquidificadores e qualquer equipamento elétrico que uma cozinha moderna possa merecer. E o melhor: tudo debaixo de um mesmo teto, com ambiente amplo e arejado. Assim é o modelo de sucesso da BED BATH & BEYOND, maior rede de lojas especializada em produto para casa e soluções para o lar do mercado americano. 

A história 
Tudo começou em 1971 quando Warren Eisenberg e Leornard Feinstein, dois ex-empregados da loja de descontos Arlan’s, tiveram a ideia de criar uma rede de especializada somente em artigos para casa. A crescente importância que o design assumia na sociedade iria acabar por ter expressão no segmento dos artigos para casa, imaginavam eles. Essa era a grande aposta da dupla que iniciou o novo negócio com duas pequenas lojas, cada uma com aproximadamente 660m², localizadas no subúrbio da cidade de Nova York e Nova Jersey. As duas lojas, chamadas inicialmente de Bed ‘n Bath, comercializavam produtos têxteis para casa e acessórios para banheiro como toalhas de banho.


O negócio começou devagar, mas ao longo dos anos foi crescendo, até que em 1985, já contando com 17 lojas em funcionamento, a rede expandiu-se para os estados da Califórnia e Connecticut adotando o formato de superstores: grandes lojas com 6.600m² de área de venda que ofereciam uma linha completa de têxteis para casa e pequenos utensílios, como louça de cozinha, além de acessórios para banheiro; mais de 300 mil itens diferentes; inúmeras opções de cores, estilos, estampas e tamanho de cada produto; grandes estoques e preços baixos e competitivos. Foi o momento certo, já que a maioria das grandes redes de hipermercados estava reduzindo suas linhas de artigos para casa apostando em outras áreas. Dois anos mais tarde, alterou o seu nome oficialmente para BED BATH & BEYOND de forma a refletir a nova estratégia da empresa: sob um mesmo teto vender produtos para decoração abrangendo todas as áreas de uma residência.


Em 1991 a empresa inaugurou sete novas lojas no formato superstores nos estados de Nova Jersey, Califórnia, Virginia, Illinois, Maryland e Flórida, e as vendas atingiram os US$ 134 milhões. A expansão era inevitável, a dimensão das lojas quadruplicou entre 1992 (ano em que abriu uma mega-loja em Manhattan com enorme cobertura da mídia) e 1996. Em 1993, ocorreu a instalação do sistema integrado de computadores em todas as suas lojas, além do lançamento do serviço de listas de casamentos, que hoje responde por aproximadamente 15% de seu faturamento anual. Em 1994 a rede iniciou a expansão de sua linha de produtos com a venda de pequenos eletrodomésticos como batedeiras, liquidificadores, aspiradores, máquinas de café, secadores de cabelo e torradeiras, além de itens como relógios e lâmpadas.


Nos anos seguintes, o ritmo de abertura de novas lojas foi alucinante: em 1997 inaugurou 28 lojas, em 1998 foram 33 e, em 1999, 45 novas lojas estavam à disposição do ávido consumidor americano, refletindo no crescimento de seu faturamento, que excedeu US$ 1 bilhão. Nesta época, eram mais de 300 lojas localizadas em 43 estados americanos. Outro fator importante para sua expansão foi o lançamento de seu comércio eletrônico, colocando a disposição do consumidor mais um canal de venda. A internacionalização da rede começou em 2007 quando inaugurou sua primeira loja no Canadá, localizada em Ontário. Alguns anos depois, em 2012, a rede inaugurou três lojas no México.


Mas o sucesso da BED BATH & BEYOND não se deve única e exclusivamente pelo formato de suas lojas e grande variedades de produtos. O tratamento ao cliente é de vital importância, e neste sentido a empresa foi inovadora ao colocar inúmeras caixas registradoras em suas lojas para reduzir as filas e o tempo de espera dos consumidores; e principalmente ao adotar políticas como: se o cliente não encontrasse o produto desejado em uma de suas lojas, a empresa mandaria entregá-lo depois em sua residência sem cobrar nenhuma taxa. Além disso, dentro das lojas o marketing olfativo é um ponto alto: explora de forma brilhante os espaços internos, com aproveitamento para a exposição dos produtos (organizados em cores/harmonia na exposição dos produtos); amplos corredores, proporcionando mais conforto ao cliente; e auto-atendimento assistido.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1987, quando a rede adotou oficialmente o nome de BED BATH & BEYOND. Em 1991 o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a cor azul.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Warren Eisenberg e Leonard Feinstein 
● Sede mundial: Union, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Bed Bath & Beyond Inc. 
● Capital aberto: Sim (1992) 
● Chairman: Warren Eisenberg e Leonard Feinstein 
● CEO: Steven Temares 
● Presidente: Arthur Stark 
● Faturamento: US$ 11.8 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 957.5 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (junho/2015) 
● Lojas: 1.025 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 60.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Cama, mesa e banho, eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de cozinha, presentes e utilidades domésticas 
● Concorrentes diretos: Walmart, Target, Crate & Barrel, Linens ‘n Things, Ikea, Pier 1 Imports e Willians Sonoma 
● Slogan: Beyond any store of its kind. 
● Website: www.bedbathandbeyond.com 

A marca no mundo 
A BED BATH & BEYOND, maior varejista especializada no segmento de cama, mesa e banho dos Estados Unidos, possui mais de 1.020 lojas espalhadas por 50 estados americanos, Porto Rico, México e Canadá, vendendo artigos de cama, mesa, banho, além de eletrodomésticos, móveis e utensílios para casa. A empresa, que faturou US$ 11.8 bilhões em 2014, ainda é proprietária das redes Cost Plus World Market (decoração), Christmas Tree Shops, and That! (produtos de natal), Harmon (beleza e cuidado pessoal) e buybuy BABY (produtos para bebês e crianças). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/6/2015

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