5.9.06

CHASE


A marca CHASE é considerada uma verdadeira grife do segmento financeiro americano. Secular, forte e influente, seus serviços financeiros sempre foram desenvolvidos para clientes da classe média alta que exigem, acima de tudo, um atendimento diferenciado e a certeza de que seu dinheiro estará sendo bem guardado e investido. 

A história 
A origem de uma das marcas mais tradicionais do segmento financeiro do mercado americano começou exatamente no dia 1 de setembro de 1799 quando o político Aaron Burr fundou a empresa The Manhattan Company na casa de número 40 em Wall Street, centro de Nova York. Inicialmente a empresa era uma portadora de água potável, fazendo o transporte do Rio Bronx para a cidade, em uma época onde a epidemia de febre amarela causava pânico às autoridades sanitárias, matando 45 pessoas diariamente em virtude da água contaminada. Mas, uma rivalidade com o proprietário do Bank of New York, Alexander Hamilton, um fervoroso federalista e que mantinha o monopólio do segmento bancário na cidade, levou o senhor Burr, conduzido por fatores políticos, a mudar os rumos da empresa e transformá-la em um banco, republicano como sua ideologia política, que ficou conhecido como Bank of the Manhattan Company. Os bancos então, se utilizavam de todos os artifícios, incluindo a decomposição do crédito, para conquistar clientes.


Essa rivalidade não se restringiu aos negócios. No dia 11 de julho de 1804 Alexander Hamilton foi morto por Aaron Burr, que tinha enorme fama de bom atirador, em um típico duelo de faroeste em um remoto lugar em Weehawken, Nova Jersey. Nas décadas seguintes o senhor Burr transformou o Bank of Manhattan em uma verdadeira pedra sólida do segmento financeiro nos Estados Unidos. Em 1955 quando o Bank of Manhattan comprou o Chase National Bank, fundado em 1877 por John Thompson e nomeado assim em homenagem ao ex-secretário do tesouro americano Salmon Portland Chase, que nunca possuiu qualquer ligação com a instituição, o nome escolhido para o novo banco foi THE CHASE MANHATTAN BANK.


Liderado pelo magnata americano David Rockefeller, já que sua família exercia forte influência no Chase National Bank, durante as décadas de 1970 e 1980, o banco se tornou um dos maiores e mais prestigiosos do mundo. O famoso slogan “The right relationship is the thing” tornou a marca ainda mais conhecida no mercado. Mas, apesar da tradição secular, o CHASE MANHATTAN, se viu afetado nos anos de 1990 pelo colapso imobiliário ocorrido no mercado americano e acabou sendo adquirido pelo Chemical Bank em 1996. Como a marca CHASE MANHATTAN era extremamente forte e confiável no mercado financeiro, ela foi mantida nos bancos de varejo.


Em uma nova crise, no mês de dezembro de 2000, através de uma transação de troca de ações avaliada em US$ 36 bilhões, o tradicional banco de investimento J.P. Morgan, que há mais de um século abriu os cofres para salvar a Bolsa de Valores americana de um colapso e o Tesouro Nacional da falência, foi comprado pelo CHASE MANHATTAN BANK, passando a se chamar oficialmente JPMorgan Chase & Co. Graças a essa operação, o novo conglomerado financeiro, que possuía ativos de US$ 660 bilhões, se tornou um verdadeiro gigante do segmento no mercado financeiro. A marca CHASE, que a partir deste momento não utilizaria mais a palavra Manhattan, passou a ser utilizada como braço do grupo nos serviços financeiros de varejo em território americano, como agências bancárias, cartões de crédito, seguros e financiamentos.


Em 2004, com a aquisição do Bank One, o CHASE se tornou o maior emissor de cartões de crédito dos Estados Unidos. Pouco depois, em 2006, adquiriu a rede bancária do Bank of New York Company, através da qual obteve acesso a 700 mil novos clientes e 338 agências nos estado de Connecticut, Indiana, Nova Jersey e Nova York. Nos anos seguintes o CHASE continuou sua forte tradição de oferecer serviços de alta qualidade e rentabilidade a clientes exigentes. Nos últimos anos, sempre inovador no setor, uma das novidades foi o lançamento em 2009 do Chase Sapphire, um exclusivo cartão de crédito, que exige uma renda mínima mensal de US$ 120 mil, e combina Rewards (onde a pontuação de bônus nunca expira), benefícios e serviços Premium, além de não haver limite de gastos. Mais recentemente, em 2016, o banco lançou o cartão Chase Sapphire Reserve, feito de metal, com um bônus de inscrição de 50.000 pontos (após gastar US$ 4 mil nos primeiros três meses) e ideal para quem viaja frequentemente, pois oferece benefícios exclusivos como receber três vezes mais pontos sobre gastos com viagens e refeições. O produto fez tanto sucesso entre os consumidores que o banco ficou temporariamente sem o metal para produzir os cartões. Além disso, nos últimos anos o tradicional banco incorporou as mais modernas tecnologias a seus serviços, como por exemplo, um aplicativo onde o cliente pode acessar informações diversas, fazer transferências e adquirir serviços que o CHASE oferece.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por diversas reformulações, principalmente devido às constantes fusões e aquisições ocorridas ao longo dos anos. O tradicional símbolo da marca, uma espécie de octógono com cantos arredondados (colorido), surgiu em 1961, poucos anos depois da constituição oficial do THE CHASE MANHATTAN BANK. Depois de adotar as características cores azul e vermelha (ambas em tons escuros) em 1976 e, a partir de 2000, apenas o nome CHASE, a última modificação ocorreu no ano de 2005, quando a marca apresentou um novo logotipo com novas cores e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
So You Can. (2013) 
Chase What Matters. (2008) 
What matters most. 
Your choice. Your Chase. 
The right relationship is the thing.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de setembro de 1799 
● Fundador: Aaron Burr 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: JPMorgan Chase & Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: James Dimon 
● Faturamento: US$ 71.6 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 14.7 bilhões (2016) 
● Agências bancárias: 5.100 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 250.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Serviços bancários, investimentos, cartões de crédito e seguros 
● Concorrentes diretos: Wells Fargo, Citibank, Bank of America, HSBC, Capital One, PNC e US Bank 
● Slogan: So You Can. 
● Website: www.chase.com 

A marca no mundo 
Atualmente o CHASE, que atua como banco de varejo e comercial do grupo JPMorgan Chase & Co., possui mais de 5.100 agências bancárias e 16.000 caixas automáticos espalhados por vários estados americanos. O CHASE, que está entre os quatro grandes bancos comerciais americanos, possui mais de 150 milhões de cartões de crédito e débito em circulação nos Estados Unidos e Canadá, e oferece ainda serviços financeiros como seguros, planos de aposentadoria, financiamentos e crédito pessoal para milhões de clientes, incluindo pequenos negócios. 

Você sabia? 
A marca CHASE é desde 1982 a principal patrocinadora do milionário torneio de tênis US Open. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/9/2017

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