27.4.07

CERRUTI 1881


Duas gerações da família italiana Cerruti marcaram a história da moda, com uma grife que começou como uma pequena fábrica têxtil, depois virou casa de moda em Paris e conquistou o mundo do cinema. Cultivando o estilo italiano, tecidos finos, artesanato meticuloso e design sofisticado, a CERRUTI 1881 abraçou a inovação e a criatividade para se tornar uma marca de moda masculina contemporânea por excelência. 

A história 
O envolvimento do clã Cerruti com o mundo da moda começou no século 19, quando o patriarca Antonio Cerruti, juntamente com seus irmãos Stefano e Quintino, fundou em 1881 uma pequena fábrica têxtil chamada Lanifício Fratelli Cerruti na pequena cidade de Biella, localizada norte da Itália e uma das mais tradicionais regiões têxteis do mundo. Fabricando roupas de lã da mais alta qualidade e tecidos de luxo, a reputação dos irmãos Cerruti cresceu ao longo dos anos. A criação de moda propriamente dita deu-se com o neto de seu Antonio. Antonio “Nino” Cerruti (imagem abaixo), com apenas 20 anos de idade teve que abandonar a faculdade de filosofia para assumir em 1951 o comando dos negócios de sua família, uma tecelagem especializada em lãs de alta qualidade que funcionava em torno de uma velha fábrica. Como um autêntico visionário e homem de estilo, mas sem deixar o marketing de lado, ainda nos anos de 1950, como meio de promoção, encomendou quatro peças teatrais para as quais criou os figurinos.


Em 1957, Nino fundou a HITMAN, na cidade de Milão, com o conceito inovador de “luxury ready-to-wear” (do inglês, traduzido ao pé da letra, algo como “pronta entrega de luxo”), reunindo a rapidez das roupas de pronta entrega masculinas com o acabamento e a alta qualidade de alfaiataria italiana. Em pouco tempo, com uma equipe de 350 funcionários, a Hitman produzia 120.000 peças por ano. Em 1963 Nino lançou uma linha de malhas. Ao contratar um jovem assistente, em 1964, Nino Cerruti não poderia prever que aquele era o início de uma das carreiras mais brilhantes do mundo da moda. O também italiano Giorgio Armani trabalharia por seis anos na empresa. Sempre com o objetivo de alcançar mais, em 1967 Nino Cerruti abriu seu próprio estúdio na Rue Royale em Paris para lançar sua primeira coleção focada no público masculino. Surgia assim a marca CERRUTI 1881 (nome dado ao ano de fundação da empresa de sua família), que rapidamente se tornou requisitada por importantes homens do mundo devido aos seus impecáveis ternos. No final deste mesmo ano, em novembro, a marca inaugurou sua primeira butique na badalada Place de la Madeleine, também em Paris. Seriam precisos, porém, ainda mais nove anos até que ele se aventurasse pela moda feminina, com o lançamento de sua primeira coleção. Nesta época, suas coleções eram marcadas pelas roupas de corte clássico, elaboradas com tecidos de alta qualidade.


A década de 1970 também foi marcada pela primeira fase de expansão internacional da marca, especialmente para os Estados Unidos e o Japão. E também pelo lançamento da primeira fragrância masculina da marca, NINO CERRUTI em 1978. Pouco depois, em 1980, a marca se aventurou pelo seguimento esportivo com o lançamento da CERRUTI 1881 SPORT, uma linha com roupas esportivas para a prática do tênis, esqui e corridas de automóveis. Nos anos seguintes a marca CERRUTI 1881 inaugurou lojas nas principais metrópoles do mundo, além de lançar no mercado jeans, acessórios de couro, óculos, relógios, instrumentos de escrita, entre outros itens. Neste período, inúmeros astros e estrelas se renderam ao enorme talento de Nino Cerruti, como por exemplo, Jean-Paul Belmondo, Orson Welles, Sharon Stone, Tom Cruise e Harrison Ford - esse último, por sinal, tornou-se cliente fiel, depois de vestir ternos e óculos da marca no filme Força Aérea Um, em 1997. Em 2001, aos 70 anos, Nino Cerruti, o mestre dos cortes clássicos, anunciou sua aposentadoria, despedindo-se emocionado das passarelas durante seu último desfile na semana da moda de Milão. Nos anos seguintes, o lugar de diretor criativo da marca foi assumido por novos nomes pouco conhecidos, mas com bagagem e talento para surpreender a cada nova coleção.


Em 2006, a marca foi adquirida pelo fundo de investimento americano MatlinPatterson. No mês de abril de 2011, a CERRUTI 1881 foi vendida ao grupo Trinity Limited, com sede em Hong Kong e especializado em moda masculina de alto nível. Com isso, a marca se retirou do mercado de moda feminino, centrando seus esforços nas coleções para o público masculino. O americano Jason Basmajian foi nomeado diretor de criação da marca em outubro de 2015. Em 2018, a Designer Parfums, com sede no Reino Unido, adquiriu a licença da linha de fragrância da CERRUTI 1881. Nos acessórios, assim como nas roupas, a tônica de todas as coleções da marca é a elegância, mesmo em modelos que arriscam formas e cores mais modernas. São peças que literalmente “caem como uma luva” para homens discretos e que não abrem mão da personalidade e sofisticação.


A linha do tempo 
1985 
Lançamento do perfume masculino FAIR PLAY
1987 
Lançamento do perfume feminino NINO CERRUTI
1990 
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881
1994 
Lançamento dos primeiros instrumentos de escrita. 
1995 
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881
1998 
Lançamento do perfume feminino CERRUTI IMAGE
2002 
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881 AMBER
2003 
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881 EAU D’ETE
2004 
Lançamento do perfume masculino CerrutiSí
2006 
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881 BLACK
Lançamento do perfume feminino CERRUTI 1881 BLANC
2008 
Lançamento do perfume masculino L’EESSENCE de CERRUTI
2017 
Lançamento do perfume masculino CERRUTI 1881 SIGNATURE
2018 
Lançamento do perfume masculino CERUTTI 1881 ESSENTIEL.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais sofisticada e luxuosa.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Antonio “Nino” Cerruti 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Cerruti 1881 S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Trinity International Brands Limited) 
● Presidente: Paul David Haouzi 
● Diretor criativo: Jason Basmajian 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 116 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, relógios e perfumes 
● Ícones: O perfume Cerruti 1881 
● Website: www.cerruti.com 

A marca no mundo 
Os produtos da marca CERRUTI, totalmente voltados ao público masculino, são comercializados através de uma seleta rede de 116 lojas próprias em 58 cidades de 80 países, além de serem encontrados nas mais badaladas lojas de departamento do mundo. A marca é extremamente forte no segmento de perfumes e já criou mais de 20 fragrâncias de sucesso em quarenta anos. 

Você sabia? 
Nino Cerruti manteve uma relação estreita com a sétima arte. Seu nome aparece nos créditos de figurinos de inúmeros sucessos de bilheteria - ao todo, são mais de 150 filmes - entre eles “As Bruxas de Eastwick”, “Uma Linda Mulher” e “Instinto Selvagem”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/12/2018

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