18.12.08

GALLO


Fruto de uma árvore milenar, o azeite é uma das mais antigas dádivas para a saúde e boa gastronomia de que há conhecimento. Puro, delicado, fragrante, o azeite pode ser consumido cru ou de todas as formas culinárias, dando sempre um toque distinto e inconfundível a qualquer prato. A marca portuguesa Gallo conhece a riqueza e versatilidade do azeite e justamente por essa razão que, passado mais de um século, desde que se extraiu pela primeira vez o suco da azeitona nos lagares da empresa, ainda consegue surpreender. São anos e anos de total dedicação a boa gastronomia e a saúde que fazem do azeite Gallo uma marca líder em seu segmento. Afinal, Gallo é sinônimo da tradição e da alma portuguesa. 


A história 
Por trás da marca Gallo estão duas gerações de administradores visionários, Victor Guedes, pai e filho, que viram no azeite não apenas um produto de consumo doméstico, mas também um dos símbolos da identidade cultural de um povo. A família era proprietária de uma pequena atividade comercial que se dedicava à exportação de produtos portugueses (entre os quais azeites, azeitonas em conserva, vinhos, castanhas e frutos secos) para as comunidades emigradas, tendo como mercados preferenciais o Brasil e a Venezuela. Reza a lenda que, em uma determinada manhã, Victor Guedes decidiu batizar o seu azeite de Gallo quando, depois de acordar e abrir as janelas do seu quarto ouviu um galo cantar. Como era de origem espanhola, registrou a marca com duas letras “L”. O nome foi preservado até hoje pela sua graça e originalidade. Embora a marca de azeite Gallo tenha sido registrada oficialmente em 1919, foi principalmente nas décadas seguintes que ela literalmente cresceu.
   

À medida que a empresa familiar crescia o armazém do Poço do Bispo, em Lisboa, que centralizava a atividade de armazenamento e embalagem e de onde eram expedidos os produtos para fora do país, tornou-se pequeno para a dimensão que o negócio começava a ter. Com isso, em 1938, a família Guedes resolveu adquirir as instalações da União Industrial Ltda., empresa fundada em 1860 na cidade de Abrantes. A aquisição trouxe armazéns de azeite, um lagar (oficina onde são espremidas as azeitonas), uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia, além de uma saboaria. A empresa Victor Guedes & Cia começou, então, a preparar ali os lotes de azeite que seriam transportados a granel para um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde seriam embalados em latas para exportação. Nesta época, Brasil e Venezuela eram os principais destinos dos azeites da marca, pois possuíam grandes comunidades portuguesas.
   

Com isso, o mercado doméstico passou a ser encarado como secundário pela empresa, onde vendia apenas azeite extra virgem e, quando era permitido, o “lotado corrente” (lote de azeite virgem), além de sabões correntes e azeitonas em conserva. O principal destino das vendas da empresa era o mercado externo, através das marcas de azeite Gallo e Borboleta, sendo esta última uma marca de segunda linha. O Brasil sempre foi um dos mercados mais importantes para a marca Gallo, importância essa que tem sido reforçada desde 1938 quando o tradicional azeite português tornou-se uma tradição, passada de geração para geração e presente nos momentos especiais de milhões de famílias brasileiras. Acredita-se que a diminuição da exportação de azeite espanhol para a América Latina, em consequência da Guerra Civil Espanhola, abriu as portas do mercado para a empresa, permitindo expandir e fortalecer seus negócios na América Latina, em especial no Brasil. Aliás, foi no Brasil que Victor Guedes (filho) nasceu.
  

Em 1969, já sob o comando do filho do fundador, a empresa assumiu uma mudança de estratégia que iria se refletir fortemente no seu futuro: o novo objetivo a curto e médio prazo era aumentar a penetração no mercado português de azeite, de óleo embalado, de sabão tradicional e de azeitonas em conserva. De imediato se verificou uma fase de expansão industrial, caracterizada por fortes investimentos e modernização das instalações existentes. Datam dessa época vários projetos, como por exemplo, a aposta nas embalagens de vidro para distribuição no mercado local (e o consequente aumento da atividade que era, até este momento, quase que unicamente de exportação). Essa garrafa de vidro, destacava-se em um mercado onde todas as outras era iguais. Era o surgimento de um ícone da marca portuguesa, batizada de “bailarina”, por suas charmosas curvas que evocavam movimento.
  

Em 1975, dando continuidade a estratégia traçada, foi concluída a instalação de uma nova refinaria do tipo descontínuo. No ano seguinte têm início as obras de instalação de uma unidade de extração de óleos de sementes. O lagar contínuo começou a operar em 1978 e, em 1980, foi inaugurada uma unidade de produção de sabão. Ao longo de todo este período se sucedem os investimentos e melhorias em unidades de envasamento tanto de azeite como de óleo. Nesta altura a empresa reforçou também a sua posição no mercado externo, dando ao Brasil um maior enfoque.
  

No dia 10 de novembro de 1989, após um longo processo de negociação, a FIMA, empresa pertencente a Unilever (conheça essa outra história aqui) e a Jerónimo Martins, adquiriu a totalidade das ações da Victor Guedes S.A., iniciando uma nova fase de expansão e modernização da empresa. Uma vez que a FIMA trabalhava essencialmente no mercado de gorduras, nomeadamente as margarinas, a aquisição teve como objetivo diversificar seu portfólio de produtos. As unidades de produção de sabão e extração de óleo de sementes foram desativadas e a atenção se voltou para a seleção, controle de qualidade, loteamento e embalagem do azeite, bem como à refinação e embalagem do óleo de girassol.
   

O início da década de 1990 foi um período marcante para a empresa, já que a operação de envasamento de óleo existente na FIMA, situado na localidade portuguesa de Santa Iria, foi transferida para Abrantes e, em 1991, ocorreu o relançamento da marca Gallo no mercado. O azeite foi apresentado em novas garrafas, com a imagem da marca que conhecemos hoje. No decorrer dos anos seguintes, depois de ampliar a sua gama de produtos com o lançamento de azeites especiais e exclusivos (como o Grande Escolha, o Colheita Tardia e o Colheita ao Luar), vinagres e e até pastas de azeitonas, além de desenvolver um novo segmento de azeites com ervas aromáticas, a marca Gallo tornou-se líder, não somente no mercado português, mas também a principal marca de azeite em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde Gallo se tornou a marca líder de azeite em 2004.
   

A marca também é inovadora no segmento de embalagens. Por exemplo, em 2003, lançou a garrafa PET de 2 litros do tradicional azeite. E, em 2011, Gallo apresentou outra inovação aos consumidores: a garrafa de vidro escuro, para garantir que o azeite não perdesse a qualidade desde o momento em que é engarrafado até ao momento em que é servido. Voltando um pouco, a partir de 2007, a marca iniciou o lançamento de uma gama de vinagres de vinho envelhecido em barris de carvalho. E, em 2017, reforçou ainda mais sua gama de Vinagre Balsâmico com o lançamento de quatro novos produtos - Cidra, Rosé, Gourmet e Envelhecido. O mercado brasileiro é tão importante para a marca que, em 2022, foi lançada uma edição especial e limitada (Azeite Gallo Extra Virgem Especial Brasil) em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil.
  

Tradicional e genuíno, GALLO apela para a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca e no imaginário que evoca o que há de melhor em seu país de origem e na sua cultura. Gallo é sinônimo da alma e da tradição portuguesas, que se renovam ao longo do tempo. Assim, há quatro gerações Gallo está presente nas cozinhas e nas mesas de milhares de consumidores, testemunhando momentos cheios de sabor, partilhados entre família e amigos.
   

A linha do tempo 
1991 
Lançamento do Gallo Azeite Novo, fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio, é engarrafado logo ao seguir da moenda, sendo caracterizado por um paladar com notas amargas, picantes e frutadas. Este azeite agradou tanto que passou a fazer parte da linha de produtos da marca todos os anos, em edição limitada e numerada. 
1999

Lançamento dos azeites Gallo com ervas aromáticas
2001

Gallo surpreende, criando três intensidades de sabor num mesmo valor de acidez 0.7%: os azeites Suave, Clássico e Intenso. 
2002

Lançamento de novos produtos como as Pastas de Azeitona Verde e Azeitona Preta. 
2006

Lançamento do Gallo Frutado, um azeite extra virgem com características muito especiais. O resultado é um azeite único que remete aos aromas da erva fresca e da fruta, com notas de amêndoa e noz. Uma riqueza de sabores que o torna perfeito para dar aos pratos um aroma inconfundível. 
2007

Lançamento de uma gama composta por quatro vinagres de vinho envelhecido em barris de carvalho - vinho branco, vinho tinto, espumante e balsâmico de Modena - e dois frutados - framboesa e sidra - elaborados a partir de uma cuidada seleção de frutas. 
Lançamento de um conceito inovador na categoria de azeite com a introdução do Gallo Grande Escolha, mostrando assim atitude de uma marca líder. Da sabedoria quase centenária da marca e dos melhores frutos das melhores oliveiras, nasce este azeite. Com uma acidez de 0,3%, este é o azeite com menor acidez da gama Gallo. Nobre, dourado, com algumas notas de maçã e erva fresca, trata-se de um azeite extra virgem, extraído a frio. 
Lançamento do Gallo Primeiro Azeite, sendo a primeira marca do segmento a criar uma variedade (com acidez de 0,2% e sabor delicado) especialmente indicada para bebês a partir do 4º mês de idade. O produto é comercializado em uma embalagem de 500 ml, com uma gargantilha informativa que ajuda aos pais, nesta fase tão importante da vida de seus filhos, com informações sobre a composição e benefícios do azeite; uma sugestão de receita para a primeira sopa do bebê; e ainda uma tabela com valores nutricionais do produto. 
2008

Lançamento do Gallo Colheita Tardia Delicado, azeite obtido através de azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação. 
Lançamento do Gallo Colheita ao Luar, um azeite que recuperou o ritual antigo da colheita ao luar. É um azeite extra virgem único, de elevada qualidade, com um sabor fresco, frutado e levemente picante. 
Redução do grau de acidez da linha de azeites Extra Virgem para 0,5%. 
2010

Lançamento do Gallo DIP-IT (também conhecido como Emotions), que juntava em uma mesma embalagem três pequenas garrafas empilháveis de 200 ml, reunindo o melhor que a marca tinha a oferecer: a nobreza dos azeites Grande Escolha, Colheita ao Luar e Colheita Madura. 
Lançamento do Gallo Azeite de Moura DOP, primeiro azeite da marca de Denominação de Origem Protegida, que surgia como reflexo de um trabalho de parceria de longa data entre a marca e os produtores da região de Moura. Este azeite era feito a partir de três tipos de azeitona - verdeal, cordovil e galega -, tinha baixa acidez (0,5º) e aroma e sabor frutado, com ligeiro amargo e picante. 
Lançamento no Brasil de sua linha de azeitonas em conserva. 
2011 
Lançamento, primeiramente no mercado brasileiro, da garrafa com bico dosador, que possuía um sistema retrátil que se recolhia automaticamente assim que a embalagem fosse fechada, deixando o recipiente sempre lacrado, além de impedir que o azeite suje a garrafa quando está sendo despejado, evitando o desperdício.  
2014 
Cada garrafa de azeite Gallo passa a apresentar um símbolo com a intensidade de sabor (desde as mais suaves às mais intensas) para auxiliar os consumidores a escolherem os azeites da marca. 
Lançamento do Gallo Colheita Madura, um azeite obtido de azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação, dando origem a um produto mais equilibrado, doce, aveludado e, acima de tudo, muito delicado. 
2018 
● Lançamento do azeite Gallo na versão orgânica. A novidade chegou ao mercado para atender a demanda dos consumidores de produtos orgânicos. Esse azeite é elaborado com azeitonas cuidadosamente selecionadas de olivais que respeitam o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis que preservam o equilíbrio do ecossistema. O produto chegou ao mercado brasileiro em 2020. 
Lançamento de um novo segmento no mercado de vinagres – Vinagre de Origem Selecionada -, com as versões D.O. Vinagre de Vinho Madeira e Vinagre de Vinho do Porto
Lançamento das azeitonas 100% orgânicas. 
2022 
● Lançamento do Gallo Ancestral, um azeita extra virgem feito com azeitonas de olival tradicional, método milenar de cultivo das oliveiras. Nesse cultivo, o número de oliveiras por hectare é reduzido e as oliveiras ficam com maior exposição solar - o que favorece seu desenvolvimento. Além disso, crescem de acordo com o clima e são regadas apenas por água de chuva. 
Lançamento do Gallo Vinagre Balsâmico de Modena com uma nova textura, mais densa e cremosa, que surge como a opção para apontamentos finais em entradas, pratos como grelhados, pizzas, saladas e, inclusive, sobremesas.


Além dos tradicionais e premiados azeites, a marca Gallo oferece uma completa linha de vinagres disponível em versões como Branco (sabor fresco com o toque do vinho branco), Tinto (cujo processo de envelhecimento torna-o suave e aromático com o passar do tempo), Espumante (sabor suave e fino, de tom amarelo pálido), Balsâmico (produzido em províncias de Itália, envelhecido em barris de carvalho, tem um aroma e sabor agridoce, equilibrado com notas de madeira) e Balsâmico Branco (aroma frutado e sabor equilibrado entre amargo e suave); e uma linha de azeitonas (pretas e verdes), disponíveis nas versões com caroço, sem caroço, fatiadas e temperadas, como por exemplo, com limão Siciliano, com pimenta ou com azeite e orégano. Em 2012, a marca estreou em uma nova categoria de produtos, com o lançamento do molho de pimenta Piri-Piri, que se destacava por ser elaborado a partir do já consagrado azeite Gallo. Em 2019, a marca ampliou essa linha com o lançamento do Molho de Pimenta com Azeite Gallo sabor Extra Forte, mais picante que a versão Original. Já em 2023, apresentou o Molho de Pimenta Gallo Jalapeño, inspirada nas tradicionais pimentas mexicanas.
   

A qualidade e a alma portuguesa 
A marca passou anos estudando mais de 400 espécies de azeitonas. Como se plantam as oliveiras, como se acompanha o crescimento dos frutos, qual o momento ideal para a sua colheita, como se monta um lagar que ajude a maximizar a qualidade do azeite. Tudo isto para que seu azeite tenha a textura, a cor, o aroma e o sabor que só Gallo consegue atingir. Devido a essa longa experiência a marca se orgulha de apresentar uma enorme variedade de azeites. Entre si todos têm em comum a qualidade e a certeza de serem desenvolvidos com o maior rigor. Alguns são mais frutados e outros mais aromáticos, mas todos contribuem para acentuar o sabor dos alimentos, tornando cada refeição um imenso prazer e trazendo à mesa o verdadeiro frescor dos alimentos.
  

Antes de saírem da fábrica, localizada em Abrantes, Portugal, para o mundo, todos os azeites Gallo são submetidos a rigorosos testes de qualidade. Cada azeite é testado, através de análises físico-químicas, pelo próprio laboratório da empresa, certificado pelo Instituto Português de Acreditação e reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional. O azeite é também analisado a nível sensorial, em prova realizada por uma equipe de degustadores, igualmente certificados e internacionalmente reconhecidos. Desta forma, a marca garante que apenas os melhores azeites cheguem até milhões de mesas mundo afora. Todos os anos são provadas aproximadamente 8.000 amostras de azeite, e cerca de 70% são rejeitadas por não cumprirem os rígidos padrões de qualidade da Gallo. A empresa se dedica de corpo e alma para que a qualidade seja máxima em cada azeitona, cada fio de azeite, cada vinagre - em cada um de seus produtos. Devido a todo esse enorme empenho em entregar o melhor produto á milhões de consumidores, hoje, Gallo é a marca portuguesa de azeite mais premiada do mundo. E embora os mais de 600 prêmios conquistados até hoje comprovem essa dedicação, o maior de todos os prêmios é, e sempre será, a preferência dos consumidores.
  
A evolução visual 
A identidade visual da marca portuguesa passou por remodelações ao longo dos anos. A partir da década de 1990 o azeite Gallo foi relançado com nova identidade visual e em novas embalagens, estratégia que a marca repetiu várias vezes ao longo dos anos que se seguiram. Em 2006, Gallo reinventa seu logotipo, tornando-o mais atual, atrativo e próximo de seus consumidores. Uma nova imagem criada com base no ícone da marca - o galo. O novo visual trazia o tradicional galo agora virado para a direita, representando o futuro, e contemplava os famosos ramos de oliveira ao lado, em um design e layout diferenciados. Uma forma distinta e contemporânea de acompanhar as novas tendências do mercado, preservando os valores e o orgulho de uma marca portuguesa. Em 2011, a identidade visual passou por uma atualização, onde o galo ganhou traços mais modernos e postura mais empinada e cujas patas passaram a serem apoiadas na primeira letra L do nome.
  

Além disso, suas embalagens acompanharam a evolução da marca ao longo dos anos, seguindo as últimas tendências em design gráfico como o uso de cores e detalhes diferenciados. Primeiro, em 2006, a garrafa ganhou um novo formato e rótulos extremamente coloridos, com enorme destaque para o galo. A partir de 2011, a marca passou a utilizar vidro escuro em suas embalagens, para proteger a qualidade do azeite até a mesa dos consumidores.
   

Os slogans 
Gallo. O fio que nos une. (2020, Brasil) 
Gallo, momentos memoráveis tem este sabor. (2018, Brasil) 
Uma sinfonia de aromas orquestrada por quem sabe. (2012, global) 
Azeite é Gallo. (2012, Angola) 
O sabor de nossa história. (2006, Brasil) 
Azeite Gallo, o mais português dos azeites. (1993, Brasil) 
A cantar desde 1919. (1989, Portugal) 
Paixão por azeite desde 1919. (Brasil) 
Gallo. O Sabor do Verdadeiro Azeite. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Portugal 
● Lançamento: 1919 
● Criador: Victor Guedes 
● Sede mundial: Lisboa, Portugal 
● Proprietário da marca: Gallo Worldwide 
● Capital aberto: Não 
● CEO: António Casanova 
● Faturamento: €200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 27 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Portugal, Brasil, Venezuela, Angola e China 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Azeites, vinagres e azeitonas 
● Concorrentes diretos: Andorinha, Oliveira da Serra, Borges, Carbonell, Filippo Berio, Bertolli, Colavita, Monini, Olitalia e Cocinero 
● Ícones: O galo 
● Slogan: Gallo, momentos memoráveis tem este sabor. 

A marca no mundo 
Os azeites e produtos da marca Gallo são comercializados em 27 países ao redor do mundo, tendo em Portugal (onde possui quase 50% de participação de mercado), Brasil (que representa 30% do mercado mundial da marca), Venezuela, Angola, China e Espanha seus maiores mercados. A empresa produz mais de 30 mil toneladas de azeite por ano e 70% são destinadas à exportação. Seus azeites são comercializados em várias opções de embalagens: PET (2 litros), garrafas (250 ml, 500 ml e 750 ml) e latas (250 ml e 500 ml). Hoje em dia Gallo é a 3ª marca mais vendida de azeite no mundo, atrás apenas da italiana Bertolli e da espanhola Carbonell (conheça essa outra história aqui). Atualmente a marca pertence à Gallo Worldwide, uma joint-venture entre a Unilever (saiba mais aqui) e a Sociedade Francisco Manuel dos Santos. 

Você sabia? 
Em 2010, pela primeira vez, Gallo conquistou o prêmio internacional Marco Solinas, o mais importante reconhecimento de qualidade e sabor no mundo do Azeite. Gallo ganhou este prêmio em 2011, 2014 e 2015. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca, Época Negócios, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 13/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

16 comentários:

Carlos Henrique Vilela disse...

Parabéns pelo blog. Excelente! Coloquei um link no meu, inclusive.

Passa lá: http://chmkt.blogspot.com/

abs

Anderson disse...

Parabéns pelo blog, pois as informações são sempre ótimas. [Continue sempre sssim]
Abraço.


Ps. Se possivel, não deixe de acessar meu blog para compreender um pouco do meu Fetiche.

Raniere Menezes disse...

Parabéns pelo conteúdo e pela nova proposta! sucesso!
Raniere_designer_gráfico

Anônimo disse...

Eu dou o maior apoio! Realmente um blog (ainda mais no blogspot) já ficou pequeno demais para o Mundo das Marcas.

Boa sorte! Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo. Mesmo!

Abração,
Alex Frachetta

Matheus disse...

o melhor blog que eu já conheci sobre a história das marcas e todas as informações a mais!!!

tem tudo para ser uma puta potencia!!!

parabens!!!

sou fã de carteirinha!!

Matheus

Anônimo disse...

Há mais de um ano que faço visitas semanais ao Mundo das Marcas e a informação tem-me sido muito util, adoro rever imagens do passado e comprender como cada marca cresceu ou apareçeu.
Na vossa nova casinha, votos de muito sucesso e vou continuar a passar para aprender mais e mais sobre as marcas que conheço e passo a conheçer.
FELICIDADES,
Fernanda

Unknown disse...

Muito Bem!
Parabéns pelo trabalho!

Faço pesquisas constantes neste blog, e o acho muito interessante, rico em informações, cheio de conteúdo.
Este blog é a minha enciclopédia das Grandes Marcas.

Sucesso a você!

Cliferson

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog... adoro saber as historeias das marcas, continue com seu bom trabalho.

Sucesso.

Anônimo disse...

Gostaria de ver no site a história da WALITA fundada por um imigrate alemão em São Paulo.

até.

Anônimo disse...

OLá, esse blog realmente é um show, imagina quando virar Portal!!
Eu gostaria de ajudar a construir esse novo portal, se quiser minha ajuda para novas ideias ou afins.
meu e-mail é:
felipe_dias_007@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom. Sempre consulto o blog quando estou desenvolvendo meus trabalho de design de embalagens e marcas.
Dê uma olhada www.mperidesign.com.br

Parabéns,

Marcelo Peri

Nivaldo disse...

parabens pela criação deste blog, magnifico e extremamente útil para uso, conhecimento, desenvolvimento e criação de novas marcas

Anônimo disse...

MUITO BOM SABER-SE MAIS SOBRE UM PRODUTO QUE JÁ UTILIZAMOS E ADMIRAMOS.
RECÉM DESCOBRI O GALLO RESERVA, QUE SE REVELOU UM EXCELENTE PRODUTO. USO-O TODOS OS DIAS E JÁ CONVERTI MINHA IRMÃ E SOBRINHO, QUE VIVEM EM OUTRA CIDADE, EM FAZÊ-LO.
FABULOSO!

Anônimo disse...

Thank you for posting such a great article! I found your website perfect for my needs
extra details

Unknown disse...

Agora só falta patrocinar um time de futebol.No Brasil tem um time com o mesmo símbolo. Aí seriam três galos de nações diferentes: Brasil, França e Portugal.

Unknown disse...

Sensacional a matéria. Parabéns!