22.12.09

HOUSE OF BLUES


Garanta seu lugar na frente do palco onde as lendas surgem e você não conseguirá parar de dançar nesta experiência fantástica que mistura restaurante, loja e entretenimento ao vivo. Aprecie artistas mundialmente famosos, ao vivo e pessoalmente, como também os próximos novos talentos. Pratos saborosos complementam os ritmos ecléticos, que variam do mais alucinante rock & roll ao mais respeitoso gospel, passando por música latina, reggae, hip-hop e, é claro, muito blues e jazz. Foi por oferecer essa experiência única que a rede HOUSE OF BLUES se transformou em um verdadeiro ícone americano do entretenimento. 

A história 
Tudo começou quando Isaac Tigrett, fundador da popular rede Hard Rock Café e um amante do mais puro blues desde sua infância no estado do Tennessee, resolveu reunir alguns investidores, entre os quais o ator canadense e amigo Dan Aykroyd, além de nomes famosos como Paul Shaffer, John Candy, River Phoenix e John Belushi, a banda Aerosmith e até a prestigiosa Universidade de Harvard, para criar uma rede de casas de espetáculos e entretenimento baseada no conceito “Inspiration of music for the soul” (algo como “Inspiração da música para a alma”). A primeira unidade do HOUSE OF BLUES foi inaugurada em pleno dia de Ações de Graça no ano de 1992 em uma reformada casa histórica na cidade de Cambridge, estado americano do Massachusetts. O novo empreendimento era uma mistura de casa de espetáculo (com capacidade para 280 pessoas), restaurante (com mesas que acomodavam 200 pessoas) e loja (que vendia uma infinidade de produtos da cultura sulista, como roupas, acessórios exclusivos e muitas lembranças interessantes).


A decoração era repleta de artefatos e itens com significado histórico da cultura sulista americana. E ainda tinha música ao vivo do sul, como por exemplos, Blues, Rhythm and Blues, Gospel, Jazz e Rock & Roll; e culinária (apimentada) típica da região do Delta do Mississipi (sul dos Estados Unidos) com opções como jambalaya (à base de frango e camarão com diversos temperos e ingredientes típicos da Louisiana), churrasco de carne de porco desfiado, costela e frango frito. Nas bebidas, cervejas artesanais, coquetéis próprios e muitas outras opções refrescantes. O novo estabelecimento abria suas portas para comemorar e celebrar as contribuições artísticas e históricas do sul do país e a contribuição afro-americana na música e cultura.


Dois anos mais tarde, duas outras unidades foram inauguradas: na Sunset Strip, localizada no coração da cidade de West Hollywood, na Califórnia, cuja inauguração contou com um show da banda Aerosmith; e no centro do bairro mundialmente famoso de French Quarter em Nova Orleans, estado da Louisiana. Além disso, nessa época o HOUSE OF BLUES tinha ampliado sua área de atuação com programas de rádio e até uma gravadora. Em 1996 a rede já contava com quatro casas, incluindo a de Chicago (localizada no belo complexo Marina City), inaugurada neste ano. Em 1997 foi inaugurada mais uma unidade, desta vez localizada dentro do complexo da Walt Disney na cidade de Orlando na Flórida. Esta unidade ficou extremamente conhecida pela enorme torre de água em sua fachada e por oferecer todas às noites, muito jazz, música country americana, blues e rock & roll, além de um restaurante com capacidade para 400 pessoas confortavelmente acomodadas.


Ainda em 1997 outra unidade foi inaugurada na ensolarada Myrtle Beach, estado da Flórida. Nos anos seguintes a rede HOUSE OF BLUES continuou sua expansão por cidades com grandes fluxos de turistas inaugurando novas unidades nas cidades de Las Vegas, localizada dentro do luxuoso Mandalay Bay Hotel and Resort; e em Anaheim, no Condado de Orange na Califórnia. Em 2001 a empresa foi comprada por Liam Thornton, um ex-executivo da Disney e Universal Studios, e nos anos seguintes começou uma nova fase de expansão com a inauguração de unidades em Cleveland (2004), Atlantic City (2005) e San Diego (2005).


No dia 5 de julho de 2006 a rede HOUSE OF BLUES foi adquirida por US$ 350 milhões pela Live Nation, maior produtora de shows e concertos ao vivo dos Estados Unidos. Nas mãos dos novos proprietários, três novas e modernas unidades do HOUSE OF BLUES foram inauguradas em Dallas (2007), Houston (2008) e na cidade de Boston (2009). Além disso, novos shows e artistas passaram a tocar constantemente em todas as unidades da rede. A marca também lançou, em algumas de suas unidades, o Foundation Room, que oferece uma experiência de luxo, com acesso prioritário, mesas VIP, serviços personalizados, cardápio premium com os melhores pratos e coquetéis artesanais, eventos pré-shows e encontros com artistas. A rede também se tornou extremamente popular por oferecer o tradicional SUNDAY GOSPEL BRUNCH, realizado todos os domingos antes da hora do almoço com shows de música gospel e um delicioso cardápio.


Desde sua fundação o HOUSE OF BLUES passou por muitas mudanças, mas o que se perpetua até hoje é o tema musical e alguns artistas que fizeram parte desse crescimento, como é o caso dos atores Dan Aykroyd e John Belushi, que até hoje permanecem associados à marca, sendo normal encontrar bonecos em tamanho real dos protagonistas do filme The Blues Brothers (Os Irmãos Cara-de-Pau), interpretado pelos atores. Outro grande feito da rede ao longo de todos esses anos foi hospedar turnês de grandes artistas americanos e internacionais como Justin Timberlake, Aerosmith, Eric Johnson, Avril Lavigne, BB King, Carlos Santana, Jay Z e Brian Mcknight. Por isso, se você procura um ambiente descontraído com show ao vivo de qualidade e autêntica comida americana, coloque o HOUSE OF BLUES em seu itinerário.


Os slogans 
The home of live music. 
It is Live.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 26 de novembro de 1992 
● Fundador: Isaac Tigrett e Dan Aykroyd 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Live Nation Entretainment Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Michael Rapino 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Unidades: 11 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 1.300 
● Segmento: Entretenimento 
● Principais produtos: Shows, alimentação e produtos da marca 
● Concorrentes diretos: Hard Rock Café, Planet Hollywood, Señor Frog’s e Margaritaville 
● Ícones: A caixa de lama do Mississippi guardada embaixo de cada palco 
● Slogan: The home of live music. 
● Website: www.houseofblues.com 

A marca nos Estados Unidos 
Atualmente a rede HOUSE OF BLUES, também conhecida por HoB, possui 11 casas de espetáculos em cidades como Anaheim, Boston, Chicago, Cleveland, Dallas, Houston, Myrtle Beach, Nova Orleans, Las Vegas, Orlando e San Diego. Cada unidade da rede comporta em média 1.300 pessoas e, além de shows, oferece um vasto cardápio da culinária sulista, drinques e lembranças da marca. Além da boa música ao vivo, HOUSE OF BLUES oferece também noites temáticas deliciosas e divertidas, como no Halloween e show burlesco. As unidades com maior capacidade são da cidade de Boston e Orlando, que acomodam até 2.600 pessoas. A rede pertence à Live Nation Entretainment, também proprietária da Ticketmaster

Você sabia? 
Para manter a mais verdadeira e pura tradição da cultura do sul do país, embaixo do palco de cada casa de espetáculo existe uma caixa de metal com lama do Delta do Rio Mississippi, que serve para inspirar as lendas que ali se apresentam. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/7/2020

Nenhum comentário: