1.7.10

GELATERIA PARMALAT


A GELATERIA PARMALAT traz aos brasileiros deliciosos sabores de sorvetes e sobremesas geladas, elaborados com ingredientes de altíssima qualidade e que apresentam diferentes combinações em uma mistura de sofisticação, cremosidade e qualidade capaz de cativar os mais exigentes apreciadores das delícias geladas.

A história
O projeto GELATERIA PARMALAT teve início em 1996 quando a matriz italiana resolveu apresentar aos brasileiros o verdadeiro sorvete italiano. Para lançar a novidade no mercado e atrair a atenção do público, a empresa inaugurou em fevereiro deste mesmo ano a primeira loja piloto da GELATERIA PARMALAT na cidade de São Paulo, no bairro da Mooca, dentro de uma das mais badaladas casas noturnas da época. A cremosidade e sabor do legítimo “gelato” italiano (sorvetes artesanais), somado com a tradição e credibilidade da marca PARMALAT, resultou na criação de originais, deliciosos e tentadores sorvetes, feitos com matérias-primas especialmente selecionadas, com vários ingredientes importados, que rapidamente conquistou o paladar dos paulistanos.


O sucesso da loja piloto foi tanto, que a empresa passou a trabalhar o varejo por meio do sistema de franquias em 1998, resultando na inauguração de outras unidades da rede pela cidade. O design das lojas destacava a exposição dos produtos e atraía o público com seu ambiente sofisticado a agradável. O sistema de climatização do ambiente tinha sido projetado para obter a temperatura ideal para a conservação do produto e para que fosse agradável ao consumidor. Além disso, a empresa se preocupou até com a maneira de servir o sorvete e para isso trouxe de Parma na Itália, o “gelatarius” Paride Parma, especialista que orientou funcionários no procedimento prático e estético. Nos anos seguintes a rede se expandiu para outros estados do país, além de aumentar as opções em seu cardápio com o acréscimo de vários tipos de sobremesas como o tradicional Petit Gateau, cheese cake, brownies e a linha light de sorvetes.


Em 2006 foi desenvolvido um novo modelo de negócio, GELADOS PARMALAT, para servir os sorvetes no formato soft ice e milk-shakes em quiosques. Com este novo formato, a rede conseguiu atender a outros tipos de públicos com a mesma qualidade e diferenciais da sorveteria. No mês de agosto do ano seguinte, a rede introduziu no mercado o conceito de Leiteria, quando muitas de suas franquias passaram a oferecer novas alternativas a base de leite PARMALAT, como as bebidas geladas Picchiato (leite com ervas, que variam de cravo da índia à chá verde), D’Invernni (nos sabores chocolate e capuccino com um toque de chantilly) e Café Macadâmia (café gelado, batido com leite e um toque de macadâmia), além dos sorvetes a base de creme de leite que também compunham várias sobremesas do cardápio, atendendo assim a diferentes paladares em todas as estações do ano.


Para o atendimento da grande demanda gerada pelo sistema de franquias, em 2008 a empresa investiu em uma linha de produção exclusiva para os sorvetes. No ano seguinte, a rede deu especial atenção ao café, introduzindo novas opções como o Espresso Parmalat, que combina café expresso com uma pequena bola de sorvete a escolha do cliente; e o Caffé Megale, que mistura calda quente de chocolate, café gelado e sorvete de canela, decorado com chantilly e farofa.


Sorvete e verão é uma combinação mais que perfeita. Pensando nisso, a GELATERIA PARMALAT procura inovar a cada estação e trazer deliciosas novidades em seu cardápio. Para 2010, os lançamentos ficaram por conta das novas opções de sabores: Torta de Limão e Manjericão. O primeiro vem acompanhado de pedaços de biscoito e prima pela leveza e frescor. Enquanto o segundo, apesar de exótico, é delicado e bastante cremoso, agradando a diferentes paladares. Já no inverno, a rede apresenta um cardápio especial: saem as tradicionais pedidas do verão, como os sorbets (espécie de sorvete mais leve, com pouca gordura), os frozen iogurtes e os sabores tropicais; e entram opções mais calóricas com muito chocolate, caramelo e café, de preferência, aquecidos, já que o contraste quente/frio é muito apreciado nesta época do ano.


A rede, que já chegou a ter aproximadamente 60 lojas espalhadas pelo país, passa atualmente por uma reestrutura, que inclui o fechamento de unidades deficitárias, a abertura de novas lojas em um novo conceito de design e a expansão para outras regiões e cidades do país.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1996
● Fundador: Parmalat
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Gelateria Parmalat Ltda.
● Capital aberto: Não
● Gerente comercial: Patrícia Marcitello
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 36
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 500
● Segmento: Sorveterias
● Principais produtos: Sorvetes, sobremesas geladas e cafés
● Concorrentes: Cremeria Nestlé, Freddissimo e La Basque
● Slogan: Momentos deliciosos, sabores inesquecíveis.

A marca no Brasil
Atualmente a rede GELATERIA PARMALAT conta com 36 lojas espalhadas em 21 cidades e 9 estados do país que comercializam, além de sorvetes (mais de 30 opções de sabores), sobremesas geladas, doces e derivados de café. Todas as unidades da rede apresentam rede Wi-Fi, arquitetura moderna e ambientação aconchegante, como verdadeiros convites para os amantes de sorvetes.

Você sabia?
Vendido na casquinha original ou no copinho, o sorvete é trabalhado com espátula para permitir a apresentação característica da textura cremosa do produto. Para os que preferem levar o sorvete para casa, a rede comercializa o produto em embalagens de 500g e 1 kg que mantêm a temperatura e a consistência do produto.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 21/11/2012

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