17.2.11

YPÊ


Louças sempre limpas, roupas macias com cheirinho agradável, banheiros desinfetados, móveis lustrosos e protegidos, cozinhas desengorduradas, chão sempre brilhando e mãos livres de bactérias. Assim é a marca Ypê. Um jeito brasileiro de cuidar da sua casa, de você e de toda sua família, sempre oferecendo opções cada vez mais modernas e eficientes para higiene e limpeza através de produtos práticos, eficientes e sustentáveis.  

A história  
Tudo começou exatamente no dia 6 de novembro de 1950 quando Waldyr Beira com a ajuda de seu irmão, João, fundou a Química Amparo, que iniciou modestamente suas atividades em Amparo, uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo. Nessa comunidade, localizada no caminho do “Circuito das Águas” paulista, a nova empresa começou a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. O nome da nova marca foi inspirado no Ipê, árvore-símbolo do Brasil por estar presente em todas as regiões, expressando assim o desejo de ser uma empresa capaz de trazer beleza e frescor para o dia-a-dia, trabalhando com a simplicidade e a diversidade, características do jeito brasileiro de ser. A empresa foi pioneira no planejamento de produtos com foco na sustentabilidade. Seu primeiro produto, o sabão em barra, era biodegradável e de origem natural. Não demorou muito para o sabão conquistar a confiança dos consumidores da pequena cidade e região.
   

Em 1964, inovou mais uma vez ao lançar o Sabão Extrusado Semitranslúcido Glicerinado. Durante três décadas o sabão em barra Ypê conquistaria milhões de consumidoras em todos os cantos do país. Já na década de 1980, outro marco colocou a empresa entre as indústrias mais inovadoras do segmento com o lançamento do lava-louças líquido Ypê Neutro. A década de 1990 foi marcada pela consolidação de sua linha de produtos com o lançamento de novas versões e fragrâncias, do primeiro lava-louça totalmente transparente do mercado nacional, além de lava-roupas e amaciantes, ingressando assim em novas categorias de mercado.
  

Para incrementar a fabricação da linha de detergentes em pó, a empresa incorporou em maio de 2001 a antiga fábrica da Tecnicron, situada na cidade de Salto, também no interior de São Paulo. Após um processo de reestruturação e adequação às exigências de qualidade, o parque industrial foi reinaugurado com o relançamento das marcas Tixan Ypê e YES. No ano seguinte foi a vez da cidade de Simões Filho na Bahia ter uma unidade produtiva da empresa, ampliando assim sua presença na região nordeste do país para atender mais rapidamente aqueles consumidores. A partir deste momento, a máquina de lançamentos e o laboratório de pesquisas e desenvolvimento aceleraram ainda mais o ritmo com a introdução de inúmeros produtos sob a marca Ypê, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2005, a marca se preocupou também com a “roupagem” de seus produtos relançando a linha de amaciantes em nova e moderna embalagem. A empresa considerou essa estratégia de renovação de imagem fundamental para a conquista da liderança neste segmento.
  

Nos anos seguintes a empresa passou a adotar práticas das grandes companhias, como por exemplo, a unificação dos diferentes rótulos de seus produtos sob o guarda-chuva da marca Ypê. Além disso, impulsionada pela busca permanente da qualidade e atenta à evolução tecnológica, imprimiu valor à marca Ypê, que conquistou o reconhecimento de milhões de consumidores brasileiros, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade. E as novidades não pararam: a marca ingressou no segmento de cuidados pessoais. Em 2011, a empresa adquiriu duas das mais tradicionais marcas no segmento de limpeza: Perfex (famosa por seus panos multiuso de limpeza) e Assolan (conheça essa outra história aqui), popularmente conhecida por suas palhas de aço. A transação teve valor estimado em R$ 130 milhões.
  

Quando a pandemia de COVID-19 chegou ao Brasil em 2020, a Ypê resolveu investir na produção de álcool gel - produto essencial naquele período tão sombrio e incerto - inicialmente para doação e conseguiu disponibilizar as primeiras unidades em apenas 72 horas já com a aprovação da Anvisa. Em poucos meses, já havia doado milhões de litros de álcool gel, que pouco depois passaria a fazer parte de sua linha de produtos. E mesmo naquele ano difícil, a Ypê, comemorou, em junho, o alcance de 98% de embalagens recicláveis disponibilizadas no mercado brasileiro. Além disso, na pandemia a empresa notou mudanças de comportamento no consumidor, o que levou ao lançamento de novas linhas de produtos, como por exemplo, Ypê Antibac, que elimina germes e bactérias; e a ampliação da oferta de itens voltados aos cuidados pessoais, como sabonetes.
  

Em 2023, a Ypê comemorou 73 anos como uma empresa com sólidos valores, que segue constantemente desenvolvendo produtos com alto desempenho a preços acessíveis, democratizando a qualidade e sempre comprometida com o meio-ambiente  Com constantes lançamentos, como a linha vegana, a linha de produtos bactericidas ou os amaciantes concentrados com tecnologia powercaps, que oferece até 90 dias de perfumação, a Ypê busca surpreender seus consumidores com produtos diversos nas categorias de cuidado pessoal, com a roupa e a casa.
  

Em mais de sete décadas de atuação, a Ypê tem se destacado pela formulação de produtos que não agridem o meio-ambiente, como o lava-roupas em pó que, por ser livre de fosfato, ajuda a preservar a vida aquática; pela inovação constante e pelas iniciativas sócio-ambientais, como o projeto Florestas Ypê e o tratamento de afluentes, captação de chuva para uso industrial e reuso de água nos processos internos, como jardinagem e limpeza, em todas as plantas industriais. Por tanto, colocar o consumidor no centro das decisões, investir em inovação, ter a sustentabilidade como um dogma, são fatores que impulsionaram a Ypê ao sucesso.
  

A linha do tempo  
1993  
 Lançamento do Ypê Clear, primeiro lava-louças líquido totalmente transparente do mercado brasileiro.  
 Lançamento de novas versões do lava-louças líquido com fragrâncias de maçã, limão e coco.  
1994  
 Lançamento do primeiro lava-roupas líquido.  
1998  
 Lançamento do sabão Ypê Multi Ativo nas versões floral suave e limão.  
 Lançamento do amaciante Fleur D’ Ypê com proteína natural de seda.  
● Lançamento do lava-roupa em pó YES com tecnologia europeia.  
1999  
 Lançamento do desinfetante Pinho Ypê em quatro versões: tradição, lavanda, limão e active.  
2002  
 Lançamento da linha de lava-roupas em pó Tixan Ypê.  
2003  
 Lançamento do limpador multiuso Ypê Fácil em duas versões (Fresh e Citrus).  
2004  
 Lançamento do sabonete Fleur de Ypê em quatro versões exclusivas: leite hidratante com amêndoas, leite hidratante com aveia, hidratante de Ceramidas e Aloe Vera hidratante.  
 Relançamento e extensão da linha de detergente em pó Tixan Ypê, em mais duas versões (Fresh e Maciez).  
2005  
 Lançamento da linha de sabonetes Fleur de Ypê Premium nas fragrâncias Classic e Glamour.  
 Lançamento do novo amaciante de roupas Ypê nas versões aconchego, carinho e ternura.  
 Lançamento do detergente em pó Tixan Ypê Ação Máxima, com fórmula multi-ativa e sabão de coco, indicado para todos os tipos de roupa, que preservava as fibras dos tecidos.  
 Extensão da linha de lava-louça líquido com o lançamento de duas novas versões: citrus e guaraná.  
 Lançamento do lava-roupas líquido Tixan Ypê em duas versões: Roupas Finas e Delicadas (protegia as fibras dos tecidos) e Roupas Escuras e Pretas (valorizava e realçava as cores dos tecidos).  
2006  
 Extensão da linha de lava-louças líquido nas versões Aloe Vera e Fruty.  
 Lançamento da esponja de lã de aço Brilho Ypê.  
 Lançamento da linha de desinfetantes leitosos Bak Ypê.  
 Lançamento da linha de lustra-móveis Lustral Ypê, nas versões Bouquet de Jasmim, Flores de Lavanda e Cera de Abelhas. Os produtos possuíam o exclusivo Brilho Reflex, que deixava uma fina película nos móveis, proporcionando um brilho intenso e protegendo contra a umidade e a poeira.  
 Lançamento de mais duas novas versões do tradicional sabão em barra Ypê: Flores e Frutas (perfume floral e frutado para uma limpeza perfumada com estilo) e Aloe Vera (limpeza com toque especial para qualquer tipo de sujeira).  
2008  
 Lançamento do lava-roupas Ypê Premium, um produto ecológico com fórmula livre de fosfato que ajudava a preservar a vida aquática. Embora essa substância química ajude no processo de limpeza, quando chega aos rios, após ter sido utilizada, estimula a proliferação das algas. Elas consomem muito oxigênio e, com isso, todo o ecossistema fica comprometido.  
2009  
 Lançamento do amaciante Ypê Amor.  
 Lançamento do amaciante Ypê Intenso, com exclusiva tecnologia cápsulas mágicas, que se depositavam nas fibras dos tecidos durante a lavagem e só se rompiam, liberando o perfume, durante o uso das roupas.  
 Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Suave com glicerina.  
 Lançamento da nova linha de sabonetes Flor de Ypê Luxo com colágeno.  
2010  
 Lançamento da água sanitária e alvejante Ypê.  
 Lançamento da linha de sabonetes antibacterianos Ypê Action, que oferecia um equilíbrio perfeito entre a ação protetora antibacteriana e a glicerina hidratante. Sua fórmula diferenciada, além de proteger, cuidava e hidratava a pele deixando-a mais saudável e macia.  
 Lançamento do Ypê Cloro Ativo Limpa Limo, um limpador para banheiro a base de cloro que desinfetava, tirava o limo, eliminava bactérias e deixava um perfume refrescante.  
 Lançamento do limpador multiuso com álcool, ideal para limpeza de vidros e superfícies de inox, pois dava brilho sem embaçar.  
 Lançamento do lava-louças com ação bactericida Ypê Antibac, desenvolvido para auxiliar na limpeza e higienização de utensílios do dia-a-dia que merecem um cuidado extra e que precisam de especial atenção na eliminação de germes, como por exemplo, talheres, copos, mamadeiras, etc.  
2012  
● Lançamento de uma nova versão do sabão em barra Ypê com Coco e Toque de Aveia.  
 Lançamento na linha de limpadores multiuso na versão antibacteriana.  
 Lançamento da primeira água sanitária do mercado com prazo de validade estendido de 1 ano.  
2013  
 Renovação da linha de lustra-móveis, que apresentava nova fórmula para proporcionar ainda mais, brilho e proteção. 
2016 
Lançamento do Tixan Ypê Tira Manchas, que chegou as gôndolas disponível em quatro versões para auxiliar na remoção de manchas de roupas brancas e coloridas. 
Lançamento do Lava-louças Ypê Ultra Gel Concentrado, que possuía fórmula com uma concentração ainda maior de ativos que, com uma pequena dosagem do produto, removia as gorduras mais difíceis. 
2019 
Lançamento dos Saponáceos em Pó Assolan, únicos do mercado brasileiro com bicarbonato e detergente, grandes aliados da limpeza doméstica, que vieram para facilitar a remoção das sujeiras mais difíceis. 
2020 
Lançamento do Lava-louças em Pó para Máquina Ypê, ingressando assim em um novo segmento de mercado. 
Lançamento do Amaciante Concentrado Ypê Essencial (translúcido, livre de corantes, hipoalergênico e 99% biodegradável) e do Sabão Ypê Natural (100% vegetal, sem corantes e perfume). 
2021 
Lançamento do Lava-roupas Ypê Power Act, produto de alta performance que garante eficiência e perfumação em uma única lavagem. 
2022 
Lançamento da nova linha Ypê Antibac, a mais completa de produtos bactericidas do mercado com soluções para toda a casa e roupas, que eliminam 99,9% dos germes e bactérias e, alguns deles, a COVID-19. Fazem parte do portfólio nove itens, entre lava-roupas (versões pó e líquido), amaciante, lava-louças (tradicional e concentrado), multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço desinfetante e esponja. 
Lançamento da linha Ypê Green, composta por produtos veganos e embalagens recicláveis, incluindo lava-louças (tradicional ou gel concentrado), lava roupas em pó, sabão em barra e amaciante concentrado. Os produtos foram feitos com fontes renováveis, biodegradáveis ou de origem biológica, tendo sido desenvolvidos pensando na redução do uso de sintéticos e petroquímicos. 
Lançamento de novos produtos das marcas Flor de Ypê e Action Ypê, incluindo Sabonetes Vegetais (com óleos de origem vegetal e sem adição de ingredientes de origem animal), Sabonetes Líquidos (para corpo e mãos, com fragrâncias com óleos essenciais, glicerina e fórmula com emolientes que ajudam no cuidado e proteção da pele) e novos itens que oferecem proteção e cuidado ao consumidor. 
Relançamento do Álcool Gel Antisséptico para mãos, nas versões Neutro, Care e Fresh, que além de proteger e hidratar, possuí rápida absorção. 
2023 
Lançamento do lava-roupas em pó Tixan com a tecnologia de bioenzimas, que garante a remoção de manchas, e com pó ultrafino, que não deixa resíduos nas roupas e na máquina.


A Ypê e a Sustentabilidade 
Desde a fundação, a Ypê tem o forte desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, materializado em diversas iniciativas, como redução do consumo e reuso da água, aquisição da certificação I-REC (Internacional REC Standard) para compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) provenientes de todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição, uso de 50% de resina PET reciclada em substituição ao PET virgem nas embalagens. E todas essas iniciativas resultaram em prêmios, como por exemplo, em 2022, quando a Ypê ficou em terceiro lugar no ranking das marcas mais reconhecidas pelo ESG (governança ambiental, social e corporativa) no Brasil, em um estudo realizado pelo Walk The Talk. Mais recentemente, a Ypê foi reconhecida mais uma vez como a marca mais lembrada na categoria Preservação do Meio Ambiente, no Folha Top of Mind 2023. Essa foi a 16ª vez que a marca leva o prêmio Preservação do Meio Ambiente.
  

Além disso, sempre atenta, a Ypê identificou anos atrás que os consumidores estavam exigentes na hora de efetuar suas compras, verificando se as empresas apoiavam projetos sócio-ambientais e também se os produtos não agrediam tanto a natureza. Em virtude disso, a empresa iniciou projetos de responsabilidade sócio-ambiental e de marketing social. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2007, quando em retribuição pela confiança de seus consumidores, a Ypê assumiu o compromisso de plantar milhares de mudas de árvores através do projeto Floresta Ypê, que em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica já promoveu o plantio de mais de 1.2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em 20 municípios de São Paulo. A Ypê também monitora a qualidade da água de 250 rios em 17 estados em que há cobertura de Mata Atlântica com o projeto Observando os Rios. E mais. A empresa apoia o Mãos Pro Futuro, programa gerido pela ABIHPEC, que fomenta a circularidade de embalagens, envolvendo mais de 188 cooperativas de reciclagem localizadas em 26 estados brasileiros, impactando cerca de 6 mil cooperados.
  

A Ypê também conta com uma área de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, embalagens e sustentabilidade, que atendam às necessidades da sociedade e não agridam o planeta. Foi assim que nasceu a linha Ypê Green, criada depois de muita pesquisa para atender a crescente busca por produtos de limpeza que provocam menor impacto ao meio-ambiente. Além disso, a Ypê trabalha duro para reduzir cada vez mais o uso de plásticos nas embalagens. E graças à área de Inovação e Sustentabilidade, foi possível diminuir consideravelmente a quantidade de insumos usados em seus produtos. Além da busca constante pela redução do uso de plástico, a empresa aumenta cada vez mais o uso de matérias-primas já recicladas nas embalagens. Afinal há mais de 20 anos, a Ypê utiliza resina PET reciclada na fabricação de suas embalagens embalagens. Já as caixas de papelão que transportam seus produtos também são fabricadas, em média, com 30% de material reciclado de outras embalagens.
  

A comunicação 
De alguns anos pra cá, a comunicação da Ypê tem apostado fortemente para divulgar e popularizar seus produtos através de celebridades de forte apelo popular para ganhar visibilidade nacional, como por exemplo, as atrizes Luiza Tomé (2001) e Suzana Vieira (2005), a cantora Daniela Mercury (2007), o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart (2008), as atrizes Lília Cabral (2012) e Regina Casé (2014), o apresentador Luciano Huck (2015), a jornalista Patrícia Poeta (2015), a atriz Fernanda Souza (2015), Grazi Massafera (2021), Rodrigo Hilbert (2021) e o apresentador Tiago Leifert (2022).
  

Em outubro de 2023 a Ypê lançou sua maior campanha publicitária para a linha de produtos Casa, incluindo Água Sanitária, seis versões do Multiuso, Desinfetante Multissuperfície Antibac, Desinfetantes Ypê Pinho e Desinfetantes Ypê Bak. Para sustentar a campanha contra as sujeiras mais assustadoras, a Ypê convocou como protagonista a Mãozinha, um dos personagens mais icônicos do cinema e do filme “A Família Addams”. O filme comercial, desenvolvido pela agência DPZ, envolveu aproximadamente 200 pessoas em uma megaprodução, com set de filmagem em São Paulo em diferentes ambientes, três atores para interpretar o personagem, câmera especial utilizada em grandes produções cinematográficas e diversas próteses da Mãozinha maquiadas nos dias de gravação.
  

No filme (assista abaixo) o personagem dos filmes de terror cômico está cansado de viver em um ambiente com sujeiras horripilantes e difíceis de serem removidas. E a ajuda chega por meio de uma caixa de produtos Ypê que revolucionam o ambiente e, com praticidade, permitem deixar os cômodos limpos, cheirosos e impecáveis.


A evolução visual  
O tradicional logotipo oval vermelho da marca Ypê surgiu somente em 1981 e passou por três reformulações até 2005. Em 2007, a Ypê reformulou radicalmente sua identidade visual, que passou a ter um visual mais moderno e compatível com seu segmento de atuação. A nova identidade visual foi cuidadosamente criada levando-se em conta conceitos extremamente atuais, como a preocupação com o meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável. A ideia inspiradora da representação do logotipo era a água, fonte de vida, grande veículo e parceiro dos produtos da marca. O azul, além de representar a água, é a cor da limpeza, do infinito e da pureza do mundo natural. Esse logotipo, cujo formato representa uma gota d’água, passou uma modernização em 2010 e depois assumiu um visual mais chapado.
  

Dependendo do ambiente, o logotipo da Ypê também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Qualidade que se vê, certeza é Ypê. (2023) 
A Vida pede Ypê. (2020) 
Você sente e vê quando a casa tem Ypê. (2019) 
Ypê. Vale Mais Cuidar. (2015) 
Cuidando bem da nossa casa. (2008)  
Produtos de qualidade. (2003)  
Nossa melhor propaganda é a qualidade. (1964)
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Fundação: 6 de novembro de 1950  
● Fundador: Waldyr Beira  
● Sede mundial: Amparo, São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: Química Amparo Ltda.  
● Capital aberto: Não  
● Chairman: Jorge Eduardo Beira 
● Presidente: Waldir Beira Júnior  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 20 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Funcionários: 7.100  
● Segmento: Higiene e Limpeza  
● Principais produtos: Detergentes, águas sanitárias, amaciantes, desinfetantes, sabão em barra e sabonetes  
● Concorrentes diretos: Bombril, Minuano, UnileverP&G, SC Johnson, Colgate-Palmolive e Reckitt 
● Slogan: Qualidade que se vê, certeza é Ypê.   
● Website: www.ype.ind.br  

A marca no mundo  
Atualmente a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de limpeza no mercado brasileiro, como por exemplo, lava-louças líquido (detergente) e sabão em barra. Presente em 95% dos lares brasileiros (de acordo com o ranking Brand Footprint Brasil 2022 da Kantar), a Ypê oferece um completo portfólio composto por mais de 450 produtos em 23 categorias no segmento de limpeza, cuidados com a roupa e higiene pessoal. A Ypê ainda exporta seus produtos para mais de 20 países da América Latina, Ásia e África. A empresa, que emprega mais de 7 mil colaboradores, possui seis unidades fabris localizadas em Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO) e Itapissuma (PE). A empresa mantém o Centro de Pesquisas Ypê, que preza por aprimorar a qualidade, facilitando o dia-a-dia das pessoas com a utilização de produtos inovadores, de forma a minimizar os impactos ao meio-ambiente.  

Você sabia?  
 O detergente líquido Ypê foi o primeiro na categoria a usar embalagem transparente.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 10/3/2024 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

3 comentários:

Clipping das Mellhores disse...

Puts que blog bom, adorei! Parabéns, estou te seguindo, comecei um blog agora...

Alexandra disse...

Em Portugal, onde podemos encontrar produtos da ype?

Alex disse...

En Bolivia tiene representación para poder adquirir su producto