27.7.11

ACER


A ACER tem como missão principal partilhar conhecimentos como uma forma de contribuir para a sociedade, empenhando-se ativamente em popularizar a alta tecnologia e promover o uso do computador e notebook na vida cotidiana de milhões de pessoas pelo mundo afora. A marca se diferencia no mercado pelo projeto e realização de produtos para uma utilização intuitiva e simples, além de oferecer alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores. À medida que olha para o futuro, a ACER se concentra em permitir um mundo em que hardwares, softwares e serviços se fundam entre si para abrir novas possibilidades para consumidores e empresas. 

A história 
Tudo começou no dia 1 de agosto de 1976 quando o chinês Stan Shih, um apaixonado por tecnologia que ajudou na produção da primeira calculadora de mesa de seu país, com a ajuda de sua mulher Carolyn Yeh e alguns amigos investidores (entre os quais George Huang), além de mais onze funcionários e apenas US$ 25 mil de capital, fundou a empresa Multitech em Hsinchu City, na ilha de Taiwan, tendo como objetivo quebrar as barreiras entre as pessoas e a tecnologia. Inicialmente a nova empresa atuava como revendedora de componentes eletrônicos e prestava serviços de consultoria a empresas na utilização da tecnologia de microprocessadores. No início da próxima década a empresa começou a produção de seus próprios computadores, inicialmente com o Micro-Professor I (um dispositivo de baixo custo usado pra ensinar processamento e montagem, sendo mais utilizado em treinamentos) e pouco depois com o Micro-Professor II e III, acusados de serem clones do Apple II, com algumas diferenças pra operar melhor no mercado chinês. A partir de 1983, a empresa se tornou uma fabricante de PCs que na verdade eram clones de baixo custo dos modelos da IBM.


Em 1987, a empresa tornou-se oficialmente conhecida como ACER, marcando o início dos esforços para a criação de uma marca forte mundialmente. Vale ressaltar, que a ACER se tornou a primeira empresa taiwanesa a fabricar memórias DRAM, além de ser pioneira em chips. Em setembro de 1990 a empresa adquiriu a Altos Computer Systems, uma das maiores fabricantes de multifuncionais e sistemas de rede UNIX para mercados comerciais. A partir de 1996 a marca se expandiu para o segmento de produtos eletrônicos com o lançamento de videodisc players, projetores, telefones celulares, entre outros. Em fevereiro de 1997 ocorreu mais uma importante aquisição: a compra da divisão de notebooks da americana Texas Instruments®, incluindo as premiadas séries TravelMate e Extensa, fazendo da ACER a quarta fabricante de notebooks do mercado americano. Já em 1998, ela forneceu o primeiro sistema de TI e gerenciamento para um evento esportivo internacional, na décima terceira edição dos Jogos Asiáticos em Bangkok, na Tailândia. Pouco depois, em 1999, a ACER apresentou a linha de computadores Aspire, que seria um estrondoso sucesso de vendas. Durante esta década a ACER cresceu extensivamente e expandiu a sua presença estratégica e geográfica para se tornar um dos maiores fabricantes de computadores do mundo.


A prioridade foi colocada no fornecimento de tecnologia mais moderna e acessível para beneficiar os consumidores de todo mundo. Junto com a chegada do novo milênio a ACER evoluiu de uma potência em fabricação para uma marca de computadores reconhecida mundialmente, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade. Até esta época a ACER tinha uma divisão que fabricava e criava produtos pra outras empresas, pra serem lançados com outros nomes. Só que isso podia causar conflito com os produtos da própria ACER, que separou essa divisão terceirizada. A opção de apoiar a comercialização das suas próprias linhas de produto com atividades de marketing específicas e utilizando do melhor modo possível os canais de distribuição, permitiram que a ACER obtivesse excelentes resultados em todo o mundo. Em 2005, a ACER alcançou um feito louvável: ocupou o primeiro lugar em venda de notebooks em treze países da Europa, entre os quais Itália, Espanha, Áustria, Holanda, Suíça, República Checa, Rússia, Portugal, Bélgica, Dinamarca, Polônia, Hungria e Eslováquia.


O ano de 2007 foi marcante, especialmente pela aquisição da Gateway, então a quarta maior fabricante de computadores dos Estados Unidos, por US$ 710 milhões. Junto com essa aquisição, a empresa também passou a ser proprietária da marca de computadores eMachines (descontinuada alguns anos depois). Ao final deste ano, a empresa já figurava como terceira maior fabricante de computadores do mundo. No ano seguinte, ao adquirir 75% da tradicional Packard Bell e a E-TEN Information Systems, fabricante de celulares e smartphones, por aproximadamente US$ 290 milhões, a ACER deu mais um importante passo para se tornar um gigante no segmento. Com essas importantes aquisições a ACER procurou fortalecer ainda mais o alcance global da sua marca com uma nova estratégia multimarca e com sólidas parcerias. Em 2008, a marca ingressou em um segmento lucrativo com o lançamento da linha de computadores para jogos Acer Aspire Predator, mais tarde renomeada como ACER PREDATOR, que apostava no visual bem diferente e colorido e com várias opções de configurações. Essa linha cresceu muito e agora engloba também notebooks, monitores, projetores, fones de ouvido e outros acessórios focados em alto desempenho. Além disso, lançou no mercado a linha ACER ASPIRE ONE, com netbooks pequenininhos com foco em serem leves e baratos.


O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento da linha de smartphones LIQUID. No ano seguinte a marca lançou no mercado seu primeiro tablet com a linha ICONIA. Já em 2011 lançou tablet ACER ICONIA Tab A500, revestido com um tampa de alumínio escovado e pesando aproximadamente 1.7 quilos, possuía uma tela de 10.1 polegadas, 16 GB de memória, processador Nvidia Tegra Dual-Core, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels, Wi-Fi, saída HDMI e bateria com duração de até 8 horas. Outra grande novidade da marca foi o ACER ICONIA 6120 Dual-Screen, um notebook, ou melhor, um touchbook com duas telas de 14 polegadas sensíveis ao toque. Apesar de não contar com um teclado, como os notebooks convencionais. Ainda em 2011, por US$ 320 milhões, a ACER comprou a iGware Inc., empresa americana focada em computação em nuvem. A operação tinha como objetivo ampliar a infraestrutura de computação em nuvem da empresa, para beneficiar os usuários de seus equipamentos e agregar valor à marca. Pouco depois, em 2012, a empresa anunciou seu serviço de computação em nuvem, o AcerCloud, que utilizava o Acer Always Connect para manter a mídia sempre sincronizada, mesmo quando o aparelho estiver em standby ou hibernando.


Os anos seguintes foram de crescimento acelerado, mas desordenado. A ACER apostou muito em netbooks e perdeu um pouco o rumo em outras categorias, e essas decisões junto com a forte concorrência fez a empresa acumular prejuízos. Com o CEO e o presidente pedindo demissão, o jeito foi chamar a única pessoa que seria capaz de colocar a empresa de volta nos trilhos: o fundador Stan Shih. Nos anos seguintes, a ACER voltou a focar em produtos como PCs. E ainda cresceu bastante no segmento de monitores e projetores, se tornando a terceira maior nesse setor, e até investiu em wearables, como o Liquid Leap (uma pulseira inteligente), em 2014. Além disso, apresentou o ACER BYOC, cuja sigla significa “Build Your Own Cloud” (“Construa Sua Própria Nuvem”), indicando que os usuários do serviço, tanto comuns quanto empresas, podiam construir suas próprias nuvens de maneira relativamente personalizada e atendendo diferentes necessidades. Atualmente esse sistema colabora diretamente com os clientes durante todo o ciclo de vida de cada dispositivo para ativar funcionalidades como a monitorização remota de dispositivos, a cópia de segurança de dados e a recuperação de dados, oferecendo às empresas uma solução econômica e fiável para otimizar a forma como operam os seus negócios. Algumas linhas recentes da marca incluem a Swift de laptops finos a partir de 2016 e os laptops Spin, que tem a dobradiça mais móvel e permitem que o usuário mova a tela em vários ângulos.


Parcerias de sucesso 
Nas últimas décadas a ACER tem sido uma empresa bastante ligada e atuante no segmento esportivo através de inúmeros patrocínios, especificamente no automobilismo, motociclismo e futebol. Esses investimentos foram fundamentais para que a marca se tornasse conhecida globalmente. A partir do ano de 2000 a empresa esteve presente na Fórmula 1, inicialmente com a equipe BAR-Honda e a partir de 2006 como um dos principais patrocinadores da escuderia Ferrari. A parceria com a escuderia resultou em uma moderna linha de produtos licenciados (incluindo 9 laptops, três monitores LCD e dois smartphones), como o notebook Acer Ferrari One, com pintura vermelha reluzente e o tradicional cavalo da marca italiana que denota velocidade, introduzido no mercado em 2009. A marca está presente também na MotoGP. No futebol sua ligação começou em 2003, como patrocinadora oficial de tecnologia da Internazionale de Milão.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1987, quando a empresa mudou seu nome para ACER foi apresentado um novo logotipo com predominância da cor roxa. Em 2001 a marca apresentou uma nova tipografia de letra, com acentuado destaque para o “E”, e adotou uma cor verde-escura. Em 2011 a ACER modificou novamente sua identidade visual. Seu novo logotipo ganhou um tom de verde mais claro e uma nova tipografia de letra. Com essas modificações a marca apostava em uma imagem mais agradável ao olhar, com um aspecto mais moderno e atual.


Os slogans 
Explore beyond limits. (2012) 
Empowering People. (2002) 
Acer. We hear you. (2000) 
A fresh perspective. (1996) 
Everything you aspire to. (1995) 
Fresh ideas. New ways of thinking. (1995) 
The industry source means value. (1995)


Dados corporativos 
● Origem: Taiwan 
● Fundação: 1 de agosto de 1976 
● Fundador: Stan Shih, Carolyn Yeh e George Huang 
● Sede mundial: Xizhi, New Taipei City, Taiwan 
● Proprietário da marca: Acer Inc. 
● Capital aberto: Sim (1988) 
● Chairman: George Huang 
● CEO: Jason Chen 
● Faturamento: US$ 7.91 bilhões (2018) 
● Lucro: US$ 120 milhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 1.63 bilhões (setembro/2019) 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.500 
● Segmento: Tecnologia da informação e eletrônicos 
● Principais produtos: Computadores, notebooks, monitores e tablets 
● Concorrentes diretos: HP, Dell, Lenovo, AOC, Samsung, LG, Microsoft, Toshiba, Asus, Apple e Vaio 
● Slogan: Explore beyond limits. 

A marca no mundo 
Atualmente a ACER é a quinta maior fabricante de computadores pessoais do mundo, oferecendo uma completa e avançada linha de computadores de mesa (desktops), notebooks, monitores, tablets e projetores em mais de 160 países ao redor do mundo, com seus produtos presentes em mais de 100 mil varejistas. A empresa comercializa seus produtos sob três marcas diferentes: ACER, Gateway e Packard Bell, cada uma com enfoque específico. Atualmente, desde tecnologias orientadas a serviços até a chamada “Internet das Coisas” e jogos e realidade virtual, os mais de 7.000 funcionários da ACER se dedicam à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre milhões de pessoas e tecnologia. 

Você sabia? 
A ACER orgulhou-se de ser parceira mundial do Comitê Olímpico Internacional, incluindo os Jogos Olímpicos de Londres 2012, para onde levou aproximadamente 13.500 desktops, 2.900 notebooks, 950 servidores e sistemas de armazenamento, 13.000 monitores e uma grande quantidade de tablets. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites de tecnologia (TecMundo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/9/2019

5 comentários:

Rafael disse...

Acer é Show de Bola,com certeza a melhor Marca de Notebooks .

ricardopelin disse...

Sim, eu tenho um maravilhoso Acer Aspire 4739Z. Posteriormente já tive outros de outras marcas, mas, meu velho Acer não me decepciona nunca.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo...nothe é Acer muito bom

Anônimo disse...

Eu tenho um acer.. e com 10 dias de uso ele deu problema.. eu ligo ele, ponho usiario e senha e a tela fica toda preta.. eu nao sei o que é..

ricardopelin disse...

Provavelmente alguém pode vir a ter mexido em sua Bios que faz o boot dele. Penso que se você ligar o Note e teclar simultaneamente Alt+F10 você deve reparar o note.