14.10.11

SHERIDAN'S


A garrafa tem formato moderno e peculiar. A aparência e o sabor são únicos. Uma verdadeira mistura de cor e sabor: metade creme de baunilha, metade café com notas de chocolate. E uma forma ímpar de servi-lo. Foi com essas características que o licor SHERIDAN’S se tornou uma das marcas ícones da Irlanda no mundo. 

A história 
Tudo começou na cidade de Dublin na Irlanda quando a modesta destilaria Thomas Sheridan & Sons, cuja proprietária era o Gilbey’s Group, produtor do famoso licor cremoso Baileys, resolveu criar um licor até então sem similar no mercado, utilizando os melhores ingredientes e a mais avançada tecnologia disponível na época. A ideia foi originalmente concebida por Pat Rigby, então diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Batizado de SHERIDAN’S ORIGINAL DOUBLE LIQUOR, o novo licor foi lançado, inicialmente no mercado irlandês, em 1994. E o novo licor era realmente diferente. Começando por sua garrafa especial, com duas seções separadas por vidro (como não conseguiu encontrar uma empresa irlandesa que pudesse fabricar as garrafas de vidro de design único, as garrafas originais foram fabricadas na Itália). Em uma das seções, encontrava-se um licor preto, feito com café e uísque, com notas finais de chocolate e amêndoas. Na outra, encontrava-se um licor branco de chocolate branco ao leite. Ao rodar-se a tampa até se soltar, revelavam-se dois orifícios, um para a seção clara, outro para a seção escura. Ao servir, o licor branco deveria ser colocado delicadamente sobre o licor preto, devendo o copo que recebesse a bebida cremosa ser inclinado, durante esta operação.


Quando misturados os dois sabores, proporcionavam um paladar excelente, elegante e equilibrado. O novo licor não foi um sucesso imediato, muito provavelmente por sua aparência e forma de servir diferente do tradicional. Porém, com o decorrer dos anos, SHERIDAN’S começou aos poucos a conquistar os mais exigentes consumidores no Reino Unido. Além disso, sua presença maciça nas lojas de Duty Free dos principais aeroportos do Reino Unido transformou o licor em uma lembrança única e diferente para os turistas que visitavam a “Terra da Rainha”, espalhando assim, aos poucos, sua fama por outros países.


Mas foi somente a partir de 1997, quando a marca passou a fazer parte da empresa Diageo, que o licor SHERIDAN’S iniciou sua escalada global sendo introduzido em outros mercados mundiais. Foi então que o único licor “duplo” do mercado mundial alcançou o sucesso, devido à sua originalidade, seu sabor único e personalidade cativante. A partir de 2008, o famoso licor foi introduzido oficialmente no mercado americano, antes ele poderia ser adquirido somente nos navios de cruzeiros e lojas de Duty Free. Mais recentemente a marca lançou uma edição limitada, batizada de SHERDIAN’S BERRIES LAYERED FRIUT LIQUEUR, feito com frutas vermelhas. Deve-se servir o SHERIDAN’S como indicado na embalagem, para que os licores caiam na proporção certa, compondo uma bebida inigualável, certa vez descrita como um “tiramisù líquido”.


Dados corporativos 
● Origem: Irlanda 
● Lançamento: 1994 
● Criador: Thomas Sheridan & Sons 
● Sede mundial: Dublin, Irlanda 
● Proprietário da marca: Diageo plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores 
● Concorrentes diretos: Kahlúa, Tia Maria, Amarula, Carolans, Mozart, Merrys e Godiva Chocolate Cream 
● Ícones: O design da garrafa 
● Slogan: From darkness to light, the taste is revealed. 
● Website: www.diageo.com 

A marca no mundo 
Atualmente o SHERIDAN’S COFFEE LAYERED LIQUEUR, licor nº 1 em compras por impulso em todo mundo, é comercializado em mais de 70 países, especialmente através das lojas de Duty Free nos principais aeroportos de grandes cidades. O maior mercado da marca é o Reino Unido. 

Você sabia? 
O SHERIDAN’S deve ser servido a uma temperatura não superior a 5° e não inferior a -25°. 
Atualmente, as garrafas do licor SHERIDAN’S são fabricadas na França e na Inglaterra. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/6/2018

Nenhum comentário: