16.11.11

KÄRCHER


O que você faz para um mundo mais limpo? Nesse quesito a alemã KÄRCHER não mede esforços para remover sujeira onde quer que ela esteja impregnada. Quer seja no vidro, chão, paredes ou até mesmo em locais de difícil remoção, a marca alemã oferece produtos que combatem a sujeira em qualquer lugar. Por isso, se transformou em líder mundial no desenvolvimento e comercialização de soluções completas para limpeza de residências, jardins, indústrias e grandes áreas, como praças, vias públicas e monumentos. 

A história 
A empresa surgiu exatamente no dia 2 de janeiro de 1935 na pequena cidade alemã de Bad Cannstatt, próxima a Stuttgart, fruto do pioneirismo e arrojo do engenheiro mecânico Alfred Kärcher. Inicialmente jovem a empresa, que contava apenas com 40 empregados, fabricava aparelhos para o aquecimento de motores de aviões e instalações de aquecimento para cabines, além de fornos para oficinas de galvanização. O sucesso foi tão grande que rapidamente Alfred, pensando no futuro, adquiriu terrenos de uma fábrica desativada na área industrial da cidade vizinha de Winneden, para onde a empresa se mudou em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa se envolveu cada vez mais na indústria de armamentos e, durante esse período, fabricou aquecedores de cabine, além de dispositivos para descongelamento de asas e caudas, para a Força Aérea Alemã.
   

O fim do conflito mundial provocou desordem e caos, e significou para o determinado e criativo Alfred uma grande oportunidade de inovar: com o rigoroso frio do inverno alemão, e milhares de pessoas precisando de aquecimento, a empresa passou a produzir estufas e sistemas de aquecimentos. Além disso, a empresa voltou sua atenção aos produtos para o dia-a-dia, como modelo redondos de fogões, fogões pequenos, carrinhos de mão e até reboques para tratores. Posteriormente, para a reconstrução das cidades destruídas, cofragens de concreto aquecido e aquecedores de ar para secar a construção, tendas e estábulos, também passaram a ser produzidos. Desta forma criativa ele vislumbrou o futuro e um novo começo depois dos tempos difíceis da guerra.
   

Um grande marco da empresa que se tornaria líder mundial em soluções de limpeza aconteceu em 1950, com a invenção da primeira lavadora de alta pressão de água quente da Europa (jato a vapor DS 350), produto que orientaria os rumos da KÄRCHER no futuro. Com o falecimento de Alfred no dia 17 de setembro de 1959, vítima de um ataque cardíaco, sua esposa Irene assumiu a gestão e dirigiu a empresa pelas três próximas décadas. As primeiras subsidiárias internacionais da empresa foram instaladas em 1962 na França, e pouco depois na Suíça e Áustria. A partir da década de 1970, a KÄRCHER mudou radicalmente seu foco de atuação, passando a desenvolver e produzir eficazes sistemas de limpeza, que incluíam lavadoras de pressão para os mais variados usos, entre outros itens. A qualidade e tecnologia utilizada nas etapas de desenvolvimento dos produtos permitiram que a KÄRCHER incorporasse modernas tendências de design, ergonomia e facilidade no manuseio de seus equipamentos. Essa preocupação resultou em mais de 70 prêmios internacionais recebidos pela empresa somente nos últimos anos.
   

Foi somente em 1974 que seus equipamentos, antes azuis, adotaram a cor amarela, que se tornaria um ícone de reconhecimento da marca no mundo. Nesta década a internacionalização da empresa continuou em ritmo acelerado. E isto resultou em 1975, na abertura de uma fábrica no Brasil. Em 1980, a empresa expandiu a sua linha de produtos para cobrir as necessidades básicas de limpeza, inicialmente nas áreas de transporte e construção. Passo a passo, a linha foi ampliada com a adição de aspiradores de pó de sólidos e líquidos, aspiradores, varredeiras e limpadoras-secadoras Scrubber, baias de lavagem de veículos, lavadora a vapor, agentes de limpeza e sistemas tratamento de águas residuais e água potável.
   

A década de 1980 também foi marcada pelo lançamento, em 1984, da lavadora de pressão portátil, responsável por abrir o mercado doméstico para a empresa alemã. O lema “Limpeza de alta pressão, como um profissional” convenceu 5.000 clientes a comprarem o produto no primeiro ano. Com mais de 300.000 máquinas vendidas, a inovadora lavadora de alta pressão HD 555 constituiu a pedra angular de um negócio de sucesso no segmento de varejo. Além disso, pela primeira vez, um produto KÄRCHER podia ser encontrado em lojas de ferragens e bricolagem. Em 1986, a empresa lançou a tecnologia pioneira de escovas rotativa para a limpadora-secadora de piso da linha Professional. Essa inovadora tecnologia de escova de rolo é utilizada hoje em mais de 50% de todas as máquinas do mercado global.
   

Durante a década de 1990 a KÄRCHER foi comandada pelos filhos do fundador, que trataram de solidificar sua presença em todas as partes do mundo, além de expandirem a empresa para outros segmentos, como por exemplo, equipamentos para limpeza interna de ambientes, entre os quais aspiradores, enceradeiras e polidoras. Ainda nesta década, em 1995, graças ao desenvolvimento de um novo bico giratório (desintegrador de sujeira), o efeito de limpeza da lavadora de alta pressão da marca foi duplicado. Em 1996, a empresa ingressou no segmento de equipamentos para manutenção e limpeza de áreas públicas com o lançamento do primeiro varredor de vias públicas, seguido por veículos municipais utilizados para serviços de inverno, manutenção de áreas verdes ou limpeza úmida de sujeira. Em 2001, a KÄRCHER superou a marca de €1 bilhão de faturamento global, atendendo a todos os segmentos de mercado, desde o doméstico até o profissional. Pouco depois, em 2003, lançou o RoboCleaner RC 3000, sendo o primeiro aspirador de pó robótico totalmente automático do mundo.
   

Em 2007, a KÄRCHER ingressou no segmento de jardinagem, inicialmente com bombas para irrigação e remoção de água, e posteriormente com uma extensa linha que incluía motosserras, podadoras, aparadoras, roçadeiras e cortadores de grama. Nos anos seguintes, a inovação se tornou cada vez mais um fator determinante para o contínuo crescimento da empresa, que somente em 2009 apresentou ao mercado 100 novos produtos para atender as mais diferenciadas necessidades de limpeza e manutenção. Um dos grandes sucessos da empresa nessa época era o limpador para vidros WV 50 (apresentado ao público em 2008), que auxiliava na remoção da água ou vapor usado para a limpeza do vidro sem deixar manchas, mesmo com utilização de sabão.
   

Em 2011, a KÄRCHER inaugurou as duas primeiras lojas conceitos no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e Indaiatuba, no interior de SP, reunindo soluções e inovações na área, além de serviços de assistência técnica, em um espaço diferenciado, especialmente desenvolvido para estimular a interatividade entre os visitantes com o que há de mais avançado em soluções para limpeza. Ainda esse ano, lançou seus primeiros produtos ecológicos, que usam menos energia e água, feitos com material reciclado. No ano seguinte, as subsidiárias internacionais já geravam 85% de suas vendas. Durante a pandemia de COVID-19, a KÄRCHER soube tirar proveito da enorme procura por produtos nas áreas de higienização e limpeza, como por exemplo, limpadores a vapor para aplicações de desinfecção em diversos ambientes. Além disso, na linha Profissional, a demanda por soluções de higiene disparou, especialmente os dispositivos móveis de desinfecção por spray com desinfetantes apropriados. As vendas de produtos movidos a bateria para jardins e manutenção de áreas externas também aumentaram.
   

As soluções de limpeza da KÄRCHER combinam funcionalidade, facilidade de utilização e design sofisticado. Além do excelente desempenho, os produtos da marca alemã são desenvolvidos para proporcionar outras grandes vantagens, como economia de água e energia, eficiência nas aplicações, conforto e proteção ao usuário e o melhor custo x benefício. As mais de 1.300 patentes são uma prova da engenhosidade e destreza inovadora da empresa alemã. E por isso, em alguns países como Alemanha, França, Polônia, Rússia, México e Estados Unidos, o termo “Kärcher” é coloquialmente usado como sinônimo de lavadora de alta pressão, utilizada para limpar carros, equipamentos externos, etc.
  

A Kärcher limpa o mundo 
Desde a década de 1980, o projeto internacional chamado “Limpeza de Monumentos”, apoiado e patrocinado pela KÄRCHER, demonstra ao público uma verdadeira evidência do que seus equipamentos são capazes e a preocupação com a conservação de monumentos históricos mundiais. Desde a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, passando pelas 284 colunas da Praça de São Pedro na Itália (1998), o Obelisco Espacial em Seattle, até o Portão de Brandemburgo em Berlim, a empresa alemã literalmente ajuda a limpar (e em alguns casos restaurar) o mundo. Com isso, não somente a KÄRCHER consegue demonstrar e provar toda sua experiência nessa área, como também ajuda a manter viva, e limpa, a história da humanidade.
   

Um dos mais desafiadores e difíceis projetos realizados pela empresa foi a limpeza do Monte Rushmore, localizado em Rapid City no estado de Dakota do Sul, concluído em agosto de 2005. As cabeças gigantes dos presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, entalhadas entre 1927 e 1941 por Gutzon Borglum, foram completamente limpas (a meta era remover algas, musgos e outras manchas orgânicas) com equipamentos da KÄRCHER. Nos últimos anos a empresa deu apoio para limpar o Monumento Nacional em Jacarta (2014) e a London Eye em Londres (2013). Mesmo com a pandemia de COVID-19, em 2020 a KÄRCHER realizou vários projetos, incluindo a restauração da torre sul da Catedral de Berlim e da maior estátua de Bismarck do mundo, localizada em Hamburgo. Os especialistas em limpeza da empresa também removeram cuidadosamente os depósitos da escadaria em forma de ferradura do Palácio de Fontainebleau, ao sul de Paris, local considerado patrimônio mundial pela UNESCO. Desde que foi criado, esse programa já apoiou mais de 140 projetos para limpar e restaurar edifícios de destaque internacional em várias partes do mundo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca alemã passou por uma única remodelação acentuada ao longo de sua história. Isto aconteceu em 2015, quando o símbolo do lado esquerdo foi eliminado e uma nova tipografia de letra adotada.
  

Os slogans 
Bring back the WOW. (2020) 
Makes a difference. (2010) 
For a cleaner world.
  

Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 2 de janeiro de 1935 
● Fundador: Alfred Kärcher 
● Sede mundial: Winnenden, Alemanha 
● Proprietário da marca: Alfred Kärcher SE & Co. KG 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Hartmut Jenner 
● Faturamento: €2.72 bilhões (2020) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 13.500 
● Segmento: Equipamentos de limpeza e manutenção 
● Principais produtos: Lavadoras, secadoras, aspiradores, limpadoras e higienizadores 
● Concorrentes diretos: Black & Decker, Nilfisk, Hako, Tennat, Dyson, Greenworks, Electrolux e Wap 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Bring back the WOW. 
● Website: www.karcher.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a KÄRCHER, líder mundial em sistemas de limpeza, que oferece modelos de lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquido, lavadoras e secadoras de piso, extratores, limpadoras a vapor e equipamentos para jardinagem (motosserras, podadoras, aparadoras, roçadeiras, irrigadores, cortadores de grama, sopradores e esguichos) comercializa seus produtos em 190 países ao redor do mundo. Esse completo portfólio atende todas as necessidades em termos de tecnologia e aplicação, com unidades de água quente e fria, com motores elétricos ou de combustão, móbiles ou estacionárias. A empresa, que faturou €2.72 bilhões em 2020 e vendeu mais de 13 milhões de equipamentos, possui mais de 50.000 pontos de assistência técnica no mundo, que oferecem manutenção completa, peças de reposição e acessórios, garantindo assim aos clientes um suporte técnico ágil e eficaz de todas as linhas de seus produtos. A empresa também possui uma divisão especializada em sistemas móveis para fornecimento seguro de alimentação e água potável, tanto em situações de emergência, quanto para eventos que exijam mobilidade do serviço. 

Você sabia? 
Em 2013, a marca passou a utilizar a cor cinza para seus equipamentos profissionais, em detrimento do icônico amarelo. A explicação: a cor cinza se mistura discretamente com o meio ambiente e é menos suscetível à sujeira. 
Como uma empresa ambientalmente responsável e preocupando-se sempre com economia, a KÄRCHER procura incrementar o desenvolvimento e a produção com equipamentos que consumam um mínimo de água e energia e ainda são capazes de reciclar a água. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/11/2021 

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