31.7.12

ECOLAB


Tornar o mundo um lugar muito mais seguro, limpo e saudável é a principal missão da ECOLAB, empresa que está comprometida em fornecer os mais eficientes programas de higiene, segurança alimentar e de controle de contaminação que existem no mercado.

A história
Tudo começou em 1923 na pequena cidade de St. Paul, estado americano de Minnesota, quando M.J. Osborn previu uma sociedade na qual a prática de comer ou dormir fora de casa iria se proliferar. Sua visão e ousadia resultaram na Economics Laboratory (EL), uma pequena empresa para a fabricação de produtos químicos de limpeza. Os primeiros produtos fabricados e vendidos pela nova empresa foram um eficiente limpador de carpete (vendido para hotéis) e um detergente químico para lava-louça mecanizada (conhecido como Soilax®). Em 1928 a empresa lançou no mercado seu primeiro dosador de produto, preparando o caminho para uma abordagem de “sistemas totais” para limpeza e saneamento, a qual incluía equipamentos tecnologicamente avançados, assim como produtos de alta qualidade.


Durante a próxima década, apesar da forte recessão que devastava o país, a empresa se expandiu para outros estados americanos. No período de pós-guerra, a empresa iniciou uma forte expansão internacional, que começou em 1956 com a inauguração de uma subsidiária na Suécia. No ano seguinte abriu seu capital na Bolsa de Valores e com o dinheiro arrecadado continuou sua expansão, como por exemplo, em 1958 quando ingressou no mercado mexicano. Além disso, a empresa adquiriu, em 1961, a Klenzade, conhecida hoje como “Divisão Food and Beverage”, passando assim a atender os mercados de agronegócio, bebidas e cervejarias, laticínios e fábricas de processamento de alimentos.


Na década de 70, época em que a ECOLAB já atuava em 40 mercados internacionais, sua divisão institucional começou a ampliar seu portfólio com produtos para lavanderia, produtos especiais para lavar louça e a baixa temperatura e prateleiras para lavar, armazenar e manusear copos, pratos e prataria. Nos anos 80 a empresa percebeu que podia oferecer serviços e produtos mais completos e abrangentes a seus clientes, atendendo assim uma gama maior de necessidades de limpeza e saneamento. Essa ideia deu origem à estratégia “Circle the Customer Circle the Globe” e consequentemente ao surgimento de três novas divisões: Pest Elimination (controle de pragas), Textile Care (cuidados com tecidos e roupas) e Janitorial (agora conhecida como Produtos Profissionais). A empresa ainda lançou concentrados sólidos patenteados, os quais ofereciam um padrão sem igual de desempenho, segurança e facilidade de utilização. Originalmente desenvolvida para lavar louça, a tecnologia de sólidos foi posteriormente adotada para outras áreas, incluindo lavanderia, higiene profissional, processamento de alimentos e tratamento de água. Foi nesta década, mais precisamente em 1986, que a empresa passou oficialmente a se chamar ECOLAB (nada mais do que uma junção das iniciais do nome original Economics Laboratory).


No início dos anos 90 a ECOLAB firmou parceria estratégica com a empresa alemã Henkel, o que lhe deu um melhor e mais lucrativo posicionamento no continente europeu. Nos anos seguintes a empresa ingressou em novos segmentos de mercado com a prestação de novos serviços, surgindo assim a necessidade da criação de outras divisões, como por exemplo, a da indústria de alimentação rápida (1994) e a de Tratamento de Água (Water Care Services). Mais recentemente, em 2011, a empresa realizou uma fusão avaliada em US$ 8 bilhões com a Nalco, fundada em 1928 e uma das maiores empresas do mundo na área de tratamento de água.


A ECOLAB é uma empresa preocupada com a sustentabilidade. De fórmulas sólidas e concentradas a embalagens e métodos de dosagem inovadores, seus produtos são desenvolvidos para aumentar a segurança, reduzir o consumo de água e energia e o despejo de resíduos químicos e orgânicos no ambiente. A experiência de seus especialistas combinada ao comprometimento e responsabilidade social permite que a empresa ofereça um valor total à seus clientes e à economia global, promovendo assim um mundo mais sustentável.


Um mundo mais seguro, em todos os sentidos
Atualmente a ECOLAB está dividida em 11 grandes divisões de negócios, entre as quais:
Institucional: produtos, programas e serviços de limpeza e desinfecção para restaurantes, hotéis, hospitais, supermercados, lavanderias, edifícios de escritórios, clínicas e escolas. A divisão oferece o Programa 360º de proteção para a prevenção de contaminações cruzadas que incluem visitas técnicas e treinamento da equipe operacional; programas e produtos de tecnologia avançada para perfeita higienização, durabilidade e beleza de qualquer tipo de piso e superfície; e desodorização de ambientes através de equipamento programável.
Food & Beverag/Water Care Services: sistemas, produtos, equipamentos e serviços de limpeza geral e desinfecção para indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas, cosméticas, de proteína animal, de embalagem, indústrias pesadas e de processamento e laticínios. Essa divisão oferece gerenciamento de água; programas especiais de prevenção à corrosão, incrustação, deposição e controle da população microbiológica; e redução de custos com energia, água e efluentes, aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo a necessidade de manutenção.
Pest Elimination: programas e serviços com as tecnologias mais avançadas em Manejo Integrado de Pragas (MIP®) associado a processos pró-ativos e ambientalmente sustentáveis. A divisão oferece programas elaborados sob medida, treinamentos periódicos, relatórios eletrônicos de auditoria higiênico-estrutural, transmissão eletrônica de dados para a elaboração de relatórios estatísticos, profissionais certificados, produtos e equipamentos inovadores. Somente a ECOLAB possui equipamentos exclusivos e armadilhas mundialmente patenteadas, que protegem o ambiente de forma discreta e eficaz.
Quick Service Restaurant: produtos e programas para limpeza e desinfecção de negócios de refeição rápida, lojas de conveniência, cafés e cinemas. Essa divisão oferece soluções personalizadas para cada negócio, fácil dosagem, visitas técnicas, treinamentos, relatórios e materiais visuais para correta utilização e redução de custo e trabalho.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1923
● Fundador: Merritt J. Osborn
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota
● Proprietário da marca: Ecolab Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Douglas M. Baker Jr.
● Faturamento: US$ 6.79 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 462.5 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 19.1 bilhões (julho/2012)
● Fábricas: 54
● Presença global: + 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 40.200
● Segmento: Higienização
● Principais produtos: Higienização, desinfecção e controle de pragas
● Concorrentes diretos: Zep, Kyzen e Pure Bioscience
● Slogan: Everywhere It Matters.
● Website: www.ecolab.com.br

A marca no mundo
Atualmente a ECOLAB, líder mundial no desenvolvimento de produtos e serviços de limpeza, segurança dos alimentos e de proteção à saúde, é uma empresa que possui aproximadamente 1 milhão de clientes, faturamento anual superior a US$ 6.7 bilhões (dados de 2011), 54 fábricas e 40 mil funcionários, distribuídos por 160 países nos cinco continentes. A empresa oferece produtos e serviços para limpeza, higienização, manutenção e eliminação de pragas para os segmentos de hospitalidade, institucional e industrial. No Brasil, onde a empresa está presente há aproximadamente 40 anos, possui 4 divisões em operação, com uma equipe de aproximadamente 800 colaboradores para atender a mais de 7 mil clientes.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 31/7/2012

Nenhum comentário: