23.7.12

SCREWPULL


A maneira mais fácil e prática de se extrair a rolha de uma garrafa atende por um nome: SCREWPULL. A marca americana, mais conhecida por sua tradicional linha de saca-rolha, considerada a melhor do mundo, oferece uma completa gama de produtos resistentes, elegantes, práticos e extremamente fáceis de serem usados que englobam todo o processo de servir um vinho como determina o ritual.

A história
Os saca-rolhas SCREWPULL foram desenvolvidos por Herbert Allen, um engenheiro e grande inventor, que fez fortuna no estado do Texas desenvolvendo máquinas e aparelhos para indústria do petróleo e para empresas do setor espacial. A ideia de inventar um saca-rolha que abrisse com facilidade uma garrafa veio de sua esposa, depois de várias tentativas frustradas com diferentes saca-rolhas, que além de dificultarem a abertura da garrafa, ainda danificavam as rolhas. Ele começou a trabalhar no projeto em 1975 e em 1979 lançou no mercado o primeiro saca-rolha SCREWPULL Modelo Mesa. O novo produto foi baseado na simples premissa de que uma rolha deveria ser removida da garrafa sem esforço, dano ou empecilho. Seus conhecimentos em tecnologia espacial resultaram na espiral revestida em Teflon®, que deslizava ao penetrar na rolha, sem danificá-la, removendo-a intacta. Corriqueiramente falando, pode-se dizer que a espiral revestida em Teflon® foi o maior avanço em saca-rolhas do século XX.


O saca-rolha foi um sucesso instantâneo, facilitando a abertura de uma garrafa de vinho por leigos. Pouco depois, Allen desenvolveu os modelos Bolso (prático e simples de usar foi imortalizado por experientes garçons e são considerados os melhores do mundo) e o Lever Model Profissional (voltado para profissionais possui sistema de alavanca). Em 1991, a Le Creuset, empresa francesa fabricante das famosas panelas de ferro fundido e esmaltadas, comprou a empresa HALLEN COMPANY, fabricante dos saca-rolhas SCREWPULL. Já sob o comando dos novos proprietários, em 1993, ocorreu a ampliação da linha de saca-rolhas com o lançamento de novos modelos.


No ano seguinte, além da inauguração de uma subsidiária na Alemanha, ocorreu o lançamento do cooler para vinho. O ano de 1996 foi marcado por uma grande novidade: o lançamento da linha SCREWPULL IN VINO. Até o final da década a linha SCREWPULL de saca-rolhas e acessórios para vinho sofreu uma grande expansão com a adição de novos produtos. O novo milênio tem início com o lançamento do stopper de metal (rolha). Nos anos seguintes a marca americana não parou de inovar, apresentando um novo design para seus saca-rolhas clássicos, além do lançamento de diversas novidades, como por exemplo, o top de linha Lever Model LM-400 (com um design diferente e um novo e exclusivo sistema de alavanca, que se acomoda melhor ao gargalo, proporcionando mais firmeza), o modelo LM-350 (que torna mais fácil a abertura de qualquer tipo de garrafa de vinho) e a linha para bar “Club” de aço inox 18/10. Mais recentemente a marca lançou uma linha voltada especialmente para enófilas e apreciadoras de vinhos e espumantes: a “So Rose”. A linha apresenta três peças de policarbonato, todas na cor rosa: saca-rolha clássico de mesa; saca-rolha The Champ (para garrafas de espumante) e corta-lacres. Além disso, apresentou o novo modelo 3 em 1, que além de um saca-rolhas do tipo bolso, traz ainda um corta-cápsula e um abridor de garrafas.


Os saca-rolhas SCREWPULL são feitos em policarbonato e têm a espiral revestida em Teflon®, que perfura a rolha, sem danificá-la. Eles se ajustam a todos os tipos de gargalo e têm grande durabilidade. Abrem garrafas de vinho com o mínimo esforço e muita rapidez. Além de possuírem garantia de até 10 anos.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve a tradicional tipologia de letra tão associada à SCREWPULL.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1979
● Criador: Herbert Allen
● Sede mundial: Early Branch, South Carolina
● Proprietário da marca: Le Creuset S.A.S.
● Capital aberto: Não
● CEO: Faye Gooding
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Utensílios domésticos
● Principais produtos: Saca-rolhas, baldes de gelo e coqueteleiras
● Concorrentes diretos: Ghidini e Silit
● Ícones: O saca-rolha clássico
● Slogan: Enjoy Living.
● Website: www.screwpull.com.br

A marca no mundo
Atualmente a SCREWPULL, uma das mais famosas marcas de saca-rolhas do mundo, comercializa sua vasta linha de produtos em mais de 80 países ao redor do mundo. Além dos diversos modelos de saca-rolhas, a linha de produtos da marca é composta por corta-gotas, corta-lacres, coqueteleiras, pinças de gelo, espremedores, dosadores, baldes de gelo, além de acessórios e elegantes estojos para presente, ideais para qualquer ocasião.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 23/7/2012


Um comentário:

Vitor Tubino disse...

Parabéns pelo Blog! Consegue reunir uma grande quantidade de informações referente as marcas que se propõe, funcionando como uma boa base, uma introdução para a pesquisa.