17.8.12

ISSA LONDON


Imagine uma marca de moda que nasceu na aristocrática Inglaterra com alma totalmente brasileira, que caiu nas graças da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, considerada por muitos como sinônimo de elegância e sofisticação, e conquistou uma clientela estrelada que inclui personalidades como Kate Moss, Paris Hilton, Scarlett Johansson, Jennifer Lopez e Madonna. Essa é a ISSA LONDON, nova estrela da moda mundial, capaz de arregimentar um exército feminino endinheirado sedento por consumir suas roupas simples, alegres e criativas.

A história
A história começou com a carioca Daniella Helayel, que ainda jovem, aos 17 anos, foi estudar no renomado FIT (Fashion Institute Technology) em Nova York. Após o término do curso a jovem foi trabalhar na seção de maquiagens da badalada loja de departamento Saks 5th Avenue. Sempre inquieta, em 1999 ela resolveu ir para Londres carregando uma mala recheada de vestidos vintages americanos, garimpados em brechós, para visitar umas amigas, que eram do quilate de Jade Jagger (filha de Mick Jagger) e das irmãs Simon (das lojas Accessorize). Com 100% da aprovação da descoladas e ricas amiguinhas, Daniella decidiu que criaria uma linha somente de vestidos com “cara de antigos”, pois percebeu que a moda inglesa estava monocromática e pouco feminina. Inicialmente a jovem e talentosa estilista começou a fazer vestidos para ela e as amigas. “Eu queria um vestido que me fizesse sentir confortável e chique ao mesmo tempo, um que pudesse me levar a qualquer lugar, do trabalho ao lazer, do quarto a sala de reuniões”, costuma dizer a estilista sobre sua inspiração.


Em 2001, criou sua primeira coleção, que rapidamente foi vendida pela Daslu, em São Paulo. Na sequência, Daniella começou a vender suas peças em aclamadas lojas de Londres, Nova York e Paris, como a Maria Luisa e a Barney’s. Pouco depois ela resolveu se tornar empresária e fundou a sua própria grife, batizada de ISSA LONDON. Uma curiosidade marcou a escolha do nome da nova marca. Por sugestão de um amigo, a palavra ISSA foi adotada, sendo inspirada no grito dos surfistas após pegarem um tubo perfeito na onda: “IIIISSSAAAA”. Finalmente em fevereiro de 2003 Daniella apresentou sua primeira coleção na badalada London Fashion Week. A nova grife trouxe para a moda um estilo chique, prático, sensual e feminino, que logo seduziu celebridades com seus vestidos simples, como a cantora Madonna e a atriz Scarlett Johanson, e principalmente a sempre crítica mídia fashion. A fórmula de sucesso dos vestidos da marca foi uma combinação de dois fatores: estampas exageradas e vivacidade das cores, que viram fetiche instantâneo; e modelagem fantástica, que faz com que eles caiam bem em corpos “reais”. Nos anos seguintes, seus vestidos atemporais, com caimento perfeito, que abraçam o corpo da mulher garantindo elegância, conquistaram um lugar de destaque entre as araras e prateleiras das mais sofisticadas lojas de departamentos e multimarcas em vários países.


Um acontecimento iria marcar novamente a história da ISSA LONDON. Foi no réveillon de 2008, em uma das paradisíacas praias da Tailândia, onde Daniella estava passando as festas de final de ano. Uma amiga em comum apareceu em seu quarto do hotel com ninguém menos que a estonteante Kate Moss. A modelo inglesa havia se encantado com o vestido da amiga e queria outro igual. Como a estilista estava de férias, ofereceu os seus próprios vestidos para a modelo, que saiu vibrando com os novos modelos e dali em diante tornou-se amiga e cliente, divulgando a marca como ninguém.


A marca ganhou ainda mais visibilidade mundial graças ao vestido de jérsei azul usado pela Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, no dia do anúncio do noivado com o Príncipe William, em novembro de 2010. Assinado por Daniella o vestido foi clicado por milhares de vez e virou notícia no mundo inteiro. Em um piscar de olhos milhões de ávidas consumidoras se voltaram para a marca ISSA LONDON e sua história. O resultado: os vestidos parecidos com o que Kate utilizou esgotaram quase instantaneamente nas lojas. O episódio foi importante para atrair investidores. E foi o que aconteceu em 2011, quando Camilla Al-Fayed, filha do bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed e irmã de Dodi, conhecido por seu caso de amor com a princesa Diana, se tornou sócia majoritária da ISSA LONDON, garantindo maior visibilidade à marca, enquanto Daniella passou a atuar somente na direção criativa. O resultado dessa nova parceria foi a nomeação de uma nova CEO, o planejamento para ingressar no comércio eletrônico e a intensifica dos planos de internacionalização da marca, incluindo a inauguração das primeiras lojas próprias (Londres e São Paulo).


Além disso, a marca expandiu seu portfólio com o lançamento da ISSA BABY (coleção dedicada aos bebês e crianças, de 2 a 12 anos), composta por roupas cheias de estampas de poás, listras, flores e corações, além de peças de banho, pijamas, vestidos (para as meninas) e shorts (para os meninos). Seguindo a tendências das cores, assimetria, renda e o jogo sensual de mostra e esconde, com saias longas e tops curtos, ISSA LONDON lançou sua nova coleção verão 2012 com grande sucesso. No Brasil, a ISSA LONDON se tornou um sucesso absoluto como em muitos outros países, com seus vestidos sendo vendidos por aproximadamente R$ 3 mil.


Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 2001
● Fundador: Daniella Helayel
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Issa London Limited
● Capital aberto: Não
● Chairman: Camilla Al Fayed
● CEO: Angelina Ypma
● Estilista: Daniella Helayel
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: Inauguração para o final de 2012
● Presença global: 35 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 100
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: Christopher Kane e Erdem
● Ícones: Os vestidos de jérsei
● Website: www.issalondon.com

A marca no mundo
Atualmente a ISSA LONDON tem seus produtos comercializados em mais de 35 países ao redor do mundo, através de aproximadamente 250 pontos de vendas selecionados, como lojas multimarcas e sofisticadas lojas de departamento. As coleções desenhadas na cobertura de um pequeno prédio de três andares em Londres ganham forma em confecções chinesas e do leste europeu antes de chegar aos closets das fashionistas e consumidoras no mundo todo. A marca lança quatro coleções por ano, e atualmente são vendidas aproximadamente 35 mil peças (entre os clássicos vestidos clássicos de jérsei, túnicas longas, vestidos coquetel e modelos de festa) todos os anos.

Você sabia?
Apesar de todas as celebridades que usam sua marca, Daniella sonha em vestir ninguém menos que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Segundo a estilista, “a rainha não é somente um ícone de estilo, mas um ícone em todos os sentidos da palavra”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites de moda (PureTrends), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 17/8/2012

Nenhum comentário: