7.12.12

UNIDAS


O propósito da Unidas é simplificar a vida de seus milhares de clientes com soluções completas, inovação em aluguel de veículos e serviços confiáveis. Se você estiver viajando por grandes cidades brasileiras, quer seja de férias ou a negócios, e precisar alugar um veículo, a Unidas oferece uma moderna frota capaz de atender todas as necessidades durante a estadia, se adequando a cada cliente e finalidade. Por isso, seja qual for o seu destino, vai de Unidas. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 27 de fevereiro de 1985, quando cinco empresas de locação de carros e dois investidores se uniram na cidade de São Paulo criando a Empresas Unidas Veículos e Serviços Ltda., uma locadora que iniciou suas atividades com sete filiais e aproximadamente 500 veículos. A nova empresa, em complementação às suas atividades de locação de carros, e como forma de aumentar a capilaridade e ritmo de expansão de sua rede em todo o Brasil, adotou, desde o início de suas operações, um modelo de franquias como estratégia de crescimento nesse mercado. O licenciamento da primeira franquia aconteceu na cidade de Manaus, no Amazonas. Nos anos seguintes, a Unidas cresceu e estabeleceu-se no mercado, não somente por sua expansão física, mas também por prestar serviços de alta qualidade e oferecer opções de aluguel que atendessem as necessidades dos clientes, quer fossem eles turistas ou viajantes a negócios.
  

Em 1995, a empresa expandiu seus serviços ao iniciar as atividades no segmento de terceirização de frotas, que compreende a locação de longo prazo (mínimo de 12 meses) de veículos para clientes corporativos e atividades associadas à utilização dos mesmos, tais como, consultoria na escolha da frota, manutenção, contratação de seguros junto às companhias seguradoras, assistência emergencial 24 horas em todo o Brasil e veículo de substituição. Nos anos seguintes, como indicador do desempenho e qualidade de seus serviços neste setor, a Unidas conseguiu atingir um índice de renovação de contratos de aproximadamente 80%. Em 2001, após passar por vários proprietários, a Unidas foi adquirida pelo grupo português SAG.
  

No ano de 2005, a Unidas lançou o modelo Franquia Chave na Mão, em que o franqueado recebia uma loja pronta para operar, com no mínimo 25 carros disponíveis para locação, o que permitiu uma aceleração do ritmo de expansão de seus pontos de locação pelas principais cidades do país. Além disso, como atividade complementar às suas operações, a Unidas, de forma a permitir a constante renovação da sua frota em todos os segmentos, iniciou a realização da venda de seus veículos previamente utilizados nos negócios de terceirização de frotas e locação de carros. Adicionalmente, a Unidas se tornou fornecedora de companhias de seguros e montadoras para veículo reserva no caso de sinistro ou uso da garantia, respectivamente.
  

Em 2012, a Unidas concluiu os procedimentos para tornar-se a Franqueada Master exclusiva da empresa americana Enterprise Holdings, com o intuito de operar as marcas Alamo Rent a Car (conheça essa outra história aqui) e National Car Rental (saiba mais aqui) no Brasil. Com esta parceria operacional, os clientes da empresa americana que viajarem ao Brasil eram atendidos pela rede de lojas da Unidas, por meio das bandeiras Alamo e National, e da mesma forma, os clientes da empresa brasileira que viajavam ao exterior eram atendidos pelas redes americanas. Esta parceria permitiu a expansão de suas atividades na América Latina e representou a possibilidade de reconhecimento internacional, ampliando a capacidade de atração do turista estrangeiro em suas viagens a lazer ou negócios, bem como de empresas que se relacionam com tais marcas.
  

No final de 2017, a empresa e a Companhia de Locação das Américas (Locamerica), assinaram um acordo de fusão, combinando seus produtos e serviços em um portfólio de soluções de mobilidade para pessoas e empresas sob a marca Unidas. Com isso, em 2018 a Unidas apresentou uma nova identidade visual e novos serviços, como por exemplo, o Unidas Livre (aluguel por assinatura) e o TCO (Total Coast of Ownership), conjunto de serviços agregados que envolve a gestão completa do veículo como pedágios, combustíveis e estacionamento para o cliente de terceirização de frota. Além disso, a empresa lançou o Unidas Sempre, programa de fidelidade para aluguel de veículos. Em 2019, a Unidas se consolidou como a empresa líder em locação de frotas no mercado brasileiro, com mais de 90 lojas de veículos seminovos e a segunda maior locadora de veículos do país, com mais de 230 pontos de locação e frota de 150 mil veículos a serviço dos seus clientes.
  

Pouco depois, em 2020, a Localiza (conheça essa outra história aqui) surpreendeu ao anunciar uma fusão com a Unidas. A fusão foi aprovada com restrições em dezembro de 2021 pelo CADE (Conselho Administrativo de defesa Econômica) e oficializada em julho de 2022. Como parte das restrições ativos de aluguel de carros e seminovos da Unidas (49 mil carros, mais de 200 lojas e 20 pontos de vendas de seminovos) foram repassados à Ouro Verde - empresa de gestão e terceirização de frota de automóveis, caminhões, máquinas e equipamentos - subsidiária da gestora de ativos canadense Brookfield, que pagou R$ 3.6 bilhões, incluindo a marca Unidas. Com isso, a marca Unidas foi relançada no mercado em outubro de 2022 com mais de 90 mil veículos e 180 lojas por todo o país.
   

Com uma frota diversificada e constantemente renovada, a Unidas tem um grupo de soluções completas para qualquer tipo de necessidade, como o aluguel eventual para reservas de curtos períodos, o Unidas Mensal Mais (lançado em 2019), ideal para locações com duração mínima de um mês, e o Unidas Driver, específico para motoristas de aplicativo. A empresa oferece também a Diária Turbinada 27h, que proporciona até 3 horas adicionais no dia da devolução do veículo, sendo uma ótima opção para quem deseja mais tempo com o carro, e o Unidas Pass, que disponibiliza em seus veículos um adesivo para pagamento de pedágios e estacionamentos, permitindo assim passar por pontos de cobrança automática de maneira fácil e com muito mais agilidade. Além disso, a Unidas dá descontos no pagamento antecipado e para reservas feitas pelo aplicativo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Por exemplo, em 2005, em comemoração aos 20 anos de atividades da empresa, o logotipo adotou uma imagem mais dinâmica e moderna, que apesar de manter as cores azul e amarelo, apresentou uma nova tipografia de letra. O logotipo também passou a ostentar a frase “Aluguel de Carros”. Em 2018, após a fusão com a Locamerica, a Unidas (que prevaleceu como marca) lançou sua nova identidade visual, que adotou a tipografia de letra e o símbolo (círculo) da antiga marca da Locamerica. O novo logotipo também apresentou uma nova tonalidade de azul.
  

Os slogans 
Seja qual for o seu destino, vai de Unidas! 
A gente entrega muito mais que um carro. (2017) 
É como tem que ser. (2013) 
Os Melhores Quilômetros da Sua Vida. (2005)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 27 de fevereiro de 1985 
● Fundador: Cinco empresas de locação de carros e dois investidores 
● Sede nacional: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Unidas Locadora S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Claudio Zattar  
● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 220 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.600 
● Segmento: Locação 
● Principais produtos: Aluguel de veículos, terceirização de frota e carro por assinatura 
● Concorrentes diretos: Localiza, Foco, Movida, Hertz, Enterprise, National, Referência Rent a Car, Alugue Brasil e Fleet Solutions 
● Slogan: Seja qual for o seu destino, vai de Unidas! 
● Website: www.unidas.com.br 

A marca no Brasil 
Com mais de 220 lojas distribuídas pelo Brasil, a Unidas é uma das maiores locadoras do país, com o propósito de simplificar a vida dos clientes e oferecer serviços que entreguem praticidade. A empresa conta com uma frota de mais de 49 mil veículos de diversas marcas para atender mais de 360 mil clientes em todo o país. Considerando todas as atividades, a Unidas possui uma frota de aproximadamente 100.000 veículos (incluindo carros, caminhões, máquinas e equipamentos pesados). Ainda, como atividade complementar, a empresa atua no segmento de revenda dos carros anteriormente utilizados em sua frota. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é dinheiro, Época Negócios, InfoMoney e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/12/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Verizon Connect disse...

No caso de grandes frotas como esta, que dão serviço a um público muito grande, a melhor escolha em termos de gestão é um software especializado.

Anônimo disse...

Unidas e uma franquia pois gostaria de saber onde e a matriz