21.1.13

THE CONTAINER STORE


A varejista americana THE CONTAINER STORE tem verdadeira obsessão por organização e armazenamento, oferecendo aos seus consumidores uma infinidade de produtos que tornem suas vidas e ambientes muitos mais organizados e arrumados. Quer seja no ambiente doméstico, no trabalho ou até mesmo na hora de viajar, a rede cumpre muito bem sua principal filosofia de facilitar e organizar milhões de vidas. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 1 de julho de 1978 na cidade de Dallas, estado do Texas, quando Kip Tindell e Garrett Boone, que haviam trabalhado juntos no departamento de tintas da empresa Montgomery Ward, mais o arquiteto John Mullen, decidiram se tornarem empreendedores ao abrir uma pequena loja de apenas 150 , que oferecia um mix de produtos para que as pessoas simplificassem e organizassem os ambientes onde viviam. Batizada de THE CONTAINER STORE, a nova empresa além de criar um novo segmento no varejo americano, oferecia itens como cabides, prateleiras, pastas, cestos e uma infinidade de porta-coisa. A loja foi um sucesso instantâneo, conquistando rapidamente muitos consumidores. Os anos de 1980 foram marcados pela expansão da rede dentro do estado do Texas com a inauguração de mais sete novas lojas.


Após crescer dentro do estado do Texas, a rede inaugurou em abril de 1991 sua primeira loja na cidade de Atlanta na Geórgia. Nesta época suas unidades já possuíam um layout interno moderno, divisão por setores (como cozinha, lavanderia, banheiro, quarto, escritório, sala, garagem, viagem e até pets e presentes), que facilitava a identificação dos produtos, além de alguém sempre pronto para ajudar aos clientes. Nos anos seguintes a THE CONTAINER STORE ampliou sua linha de produtos, inaugurou lojas enormes, montou equipes de atendimento muito bem treinadas sempre prontas para auxiliar o consumidor com as melhores soluções para organização e ingressou em novos mercados pelo país, encerrando o ano de 1998 com 18 unidades em funcionamento.


Em 1999 a empresa adquiriu um de seus principais fornecedores, a sueca Elfa International, especializada em produtos para organização como prateleiras, gavetas, estantes, além de soluções para o closet, como caixas para sapatos, meias, malhas, gravatas, bijuterias, etc. Nesse mesmo ano a rede varejista inaugurou sua primeira loja no estado da Flórida, localizada na ensolarada Miami. O novo milênio começou com a inauguração, no mês de outubro, da primeira loja da rede na região metropolitana de Nova York. Nos anos seguintes a varejista inaugurou unidades em grandes cidades americanas, ingressando assim em importantes mercados consumidores, como por exemplo, em outubro de 2006, quando a primeira loja da rede foi aberta na cidade de Los Angeles. Além disso, expandiu sua linha de produtos para outras categorias, oferecendo papel de embrulho, caixas, fitas e cartões de presente. Com isso aumentou significativamente suas vendas no final de ano em virtude do Natal. Em 2019, a principal varejista do mercado americano de produtos e soluções de armazenamento e organização, continuou cumprindo seu compromisso de expandir seus negócios de closet personalizado com a inauguração de sua primeira loja específica para esse fim. A nova unidade (batizada de THE CONTAINER STORE CUSTOM CLOSETS), localizada na cidade de Los Angeles, no renomado Farmers Market, seguiu estrategicamente o lançamento da quarta linha de guarda-roupas da marca, que foi adicionada ao portfólio de armários personalizados.


Até hoje a THE CONTAINER STORE mantém seu conceito e filosofia originais: oferecer tudo aquilo que for necessário para guardar ou organizar a vida de seus clientes - seja em casa, no escritório ou até na hora de viajar. São produtos para organizar a cozinha, banheiros, salas, quartos, área de serviço e até a garagem, que vão desde simples caixas (para se guardar quase tudo), etiquetas e cabides (nas mais variadas cores e formatos) a prateleiras, ganchos, divisórias, cestos e gaveteiros. Oferece ainda inúmeros itens para organizar o ambiente de trabalho, como por exemplo, pastas, arquivo e organizadores. E algumas soluções interessantes para quem viaja como porta perfumes, organizadores de malas, caixas, sacos para calçados, etc.


Além disso, dentro das lojas da rede existem ambientes montados que demonstram bem como arrumar e organizar as coisas em um closet, em um armário de cozinha, na lavanderia, na sala de TV, escritórios ou em banheiros. E tem mais: a marca se esforça para criar um “Air of Excitement®” em cada uma de suas lojas. Cada cliente pode experimentar essa filosofia através dos rostos sorridentes de seus funcionários, seu interesse personalizado nos projetos organizacionais de cada um, nas prateleiras limpas e bem organizadas, uma música ambiente otimista, e na brilhante exibição visual de produtos e soluções inteligentes e úteis.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas alterações, mas sempre manteve a tradicional cor azul. Em determinadas épocas do ano o logotipo assume temporariamente (em sua comunicação) outras cores, como por exemplo, no Natal quando se torna vermelho.


Os slogans 
Where Space Comes From. (2018) 
The Original Storage and Organization Store.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de julho de 1978 
● Fundador: Kip Tindell, Garrett Boone e John Mullen 
● Sede mundial: Coppell, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Container Store Group Inc. 
● Capital aberto: Sim (2013) 
● CEO: Melissa Reiff 
● Faturamento: US$ 895 milhões (2018) 
● Lucro: US$ 21.6 milhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 226.9 milhões (agosto/2019) 
● Lojas: 93 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 5.100 
● Segmento: Varejo (utilidades) 
● Principais produtos: Caixas, arquivos, organizadores, prateleiras, cabides e porta-coisa 
● Concorrentes diretos: Storables, Bed Bath & Beyond, ClosetMaid, Ikea, The Home Depot, Crate & Barrel e Target 
● Slogan: Where Space Comes From. 
● Website: www.containerstore.com 

A marca no mundo 
Atualmente a THE CONTAINER STORE possui mais de 90 lojas distribuídas por 33 estados americanos, que oferecem mais de 10.000 itens para organização doméstica, profissional e até para quem viaja. Os estados que mais contém lojas da rede são a Califórnia e o Texas. Com mais de 5.100 empregados, a empresa tem faturamento estimado superior a US$ 895 milhões por ano (dados de 2018). Além disso, a rede varejista possui um comércio eletrônico que entrega também no Canadá. 

Você sabia? 
Aproximadamente 85% dos clientes da rede são mulheres, que vão desde estudantes universitárias a jovens mães e aposentadas. Suas lojas tentam ter um apelo mais feminino, incluindo corredores mais largos para facilitar a circulação de carrinhos de criança, chão acarpetado e itens populares sempre ao nível dos olhos da altura média das mulheres. 
Nos últimos 16 anos, a empresa esteve no ranking “100 Best Companies to Work For” (“100 melhores empresa para se trabalhar na América”) da revista Fortune


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/8/2019

Nenhum comentário: