20.5.13

Mr. PRETZELS


Mais macio do que pão. Mais gostoso do que biscoito. E mais irresistível do que doce, mas também tem salgado. Delicioso, quentinho, fresquinho e irresistível os pretzels conquistaram milhões de gulosos fãs ao redor do mundo. E a rede Mr. Pretzels é uma irresistível parada obrigatória, induzindo consumidores pelo delicioso cheirinho que espalha no ambiente, para saborear pretzels sempre fresquinhos e saborosos. 

A história 
Para entender essa história é preciso voltar no tempo. Há muitas décadas, teria surgido na Holanda uma massa deliciosa que não era biscoito, nem pão, mas reunia o melhor de ambos em uma receita muito especial, que rapidamente seduziu a todos pela sua combinação de aroma agradável com sabor irresistível. A origem exata do pretzel é desconhecida. Uma das versões mais interessantes é de que esta guloseima tenha sido inventada por um monge italiano, no ano de 610, como recompensa para crianças que memorizavam com exatidão orações e passagens bíblicas. Ele teria moldado pequenos pedaços de massa de modo que as tiras representassem braços dobrados em oração, e o alimento teria recebido dos monges o nome de pretiola, que significa “pequena recompensa”, em latim. O pretzel ao longo dos anos se tornou popular no sul da Alemanha e regiões vizinhas, bem como em algumas áreas da França, Itália e Estados Unidos, especialmente no estado da Pensilvânia, onde se concentravam muitos holandeses.


Sua receita, que já nasceu deliciosa, passou por muitos anos de aperfeiçoamento até se tornar famosa para agradar aos mais exigentes paladares, especialmente no estado americano da Pensilvânia, onde se tornou crocante por fora e macio por dentro. Com isso o pretzel se tornou extremamente popular nos Estados Unidos. Foi quando, no início dos anos de 1990, o empreendedor Luiz Alberto Penna, nascido na cidade de Bauru, interior de São Paulo, formado em administração pela Universidade da Carolina do Sul e um ex-jogador juvenil de tênis no Brasil e Estados Unidos, depois de adquirir vasta experiência em administração e marketing ocupando cargos importantes em empresas como Johnson & Johnson, Philip Morris, Frito Lay e PepsiCo, resolveu montar seu próprio negócio. Aprofundou estudos e pesquisou sobre o segmento de snacks e chegou à conclusão que poderia fazer sucesso vendendo deliciosos pretzels.


Utilizando como base a receita tradicional do estado da Pensilvânia, ele conseguiu aperfeiçoar esta massa trançada para ser comercializada ao público e, finalmente, em 1994, instalou o primeiro quiosque da Mr. Pretzels na cidade de San Juan, em Porto Rico, considerado um estado americano. Feito de massa de trigo com baixo teor de gordura e combinado com ingredientes da mais alta qualidade, os pretzels eram incrivelmente versáteis, permitindo mesclar-los perfeitamente às mais variadas coberturas e absorver o melhor de cada sabor. Sempre quentinhos, preparados na hora, assados no forno e mergulhados em vários tipos de coberturas, como açúcar, canela, chocolate e até pequenos grânulos de sal, os pretzels se tornaram um sucesso em Porto Rico. A clássica e deliciosa mistura de açúcar e canela que cobria o pretzel, deixando-o com um gosto irresistível, foi a que mais agradou, e logo, outros pontos de venda foram inaugurados. Em pouco tempo a rede, por um processo de expansão lógico, inaugurou quiosques em movimentados shopping centers de algumas cidades americanas. Servido sempre quentinho, essas delícias pareciam derreter na boca, agradando em cheio aos comilões americanos.


Além disso, o cardápio da rede foi ampliado com o acréscimo de cafés; outras coberturas doces (como chocolate, açúcar, canela, nozes e glacê, entre outros ingredientes) e até sementes (gergelim, erva-doce, papoula, girassol); pretzels salgados (queijo parmesão, tomate e orégano, queijo e bacon); e o famoso pretzel hot-dog (salsicha enrolada na deliciosa massa de pretzel e com várias opções de cobertura, como salsa, queijo ralado, requeijão ou cheddar). A partir de 2006 a rede iniciou o desenvolvimento das franquias em mercados internacionais. Com isso, instalou quiosques da Mr. Pretzels em vários países, como por exemplo, Brasil (onde ganhou novas coberturas, como por exemplo, doce de leite, banana com açúcar, Ovomaltine com chocolate, coco e até Nutella), Venezuela, Reino Unido, Rússia e até nas Bahamas. O sucesso no Brasil foi tanto que em poucos anos inúmeros outros quiosques foram inaugurados por diversas cidades de estados de norte a sul.


Os slogans 
A tasty dough on the rise. 
100% artesanal. (Brasil) 
É comer pra crer. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Porto Rico 
● Fundação: 1994 
● Fundador: Luiz Alberto Penna 
● Sede mundial: San Juan, Porto Rico 
● Proprietário da marca: Mr. Pretzels Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luiz Alberto Penna 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 300 
● Presença global: 21 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 150 (excluindo os franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pretzels, salgados e doces 
● Concorrentes diretos: Pretzelmaker, Auntie Anne’s e Wetzel’s Pretzels 
● Ícones: O agradável cheiro que os quiosques espalham no ambiente 
● Slogan: 100% artesanal. 
● Website: www.mrpretzels.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede possui mais de 300 quiosques ou lojas instalados (quase em sua totalidade em shopping centers e centros comerciais) em mais de 20 países como Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Brasil, Chile, Reino Unido, Bahamas, Arábia Saudita, Equador, Bolívia, Rússia, Malta, Peru e México. Somente no Brasil são 95 quiosques em funcionamento em 17 estados. 

Você sabia? 
O pretzel coberto com açúcar e canela é o sabor mais clássico e o mais vendido pela rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/5/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da sua matéria, fiquei surpresa em saber que o fundador do Mr. Pretzel é brasileiro nascido aqui pertinho da minha cidade, acabei de fazer aqui na minha casa e ficaram deliciosos fiz com açúcar e canela e com cobertura de requeijão, adorei. Um abraço!