15.4.14

CAPTAIN MORGAN


CAPTAIN MORGAN é uma bebida perfeita para celebrações. Suas garrafas que misturam a lendária combinação do rum com a imagem do pirata do Caribe são presença constante nos mais descolados bares, restaurantes e festa em todos os cantos do mundo. A figura emblemática do Capitão, mascote da marca, representa bem o tom irreverente e divertido da CAPTAIN MORGAN. 

A história 
Tudo começou quando Sam Bronfman, principal executivo da Seagram, uma tradicional companhia de bebidas canadense, chegou ao Caribe no início de 1940 atraído pela enorme oportunidade comercial do chamado Spiced Rum (o rum com especiarias, utilizadas para atenuar o forte sabor da bebida). Rapidamente ele estabeleceu relações e uma rede de distribuição com as destilarias locais, ganhando o apelido de “Rum King of the World”. Após comprar a destilaria Long Pond do governo da Jamaica e adquirir as tradicionais receitas do rum com especiarias de dois farmacêuticos da cidade de Kingston, conhecidos como irmãos Levy, em 1945 ele fundou a Captain Morgan Rum Company. Foi então que a Seagram lançou no mercado o Captain Morgan’s Original Spiced Rum. O rum era produzido respeitando as antigas tradições, sendo envelhecido durante vários anos em antigos barris de carvalho americanos. Estes barris garantiam que suavemente o rum amadurecesse e garantia um sabor final mais suave. A combinação de tipos de levedura empregada na fermentação, método de destilação, condições de envelhecimento e blending (mistura) determinavam o característico sabor do rum.


O novo rum estreou no mercado caribenho carregando uma enorme lenda em torno de seu nome. Em uma grande jogada de marketing, a marca foi inspirada no capitão Henry Morgan (1635-1688), um conhecido pirata galês (na verdade um corsário autorizado pelo governo a atacar os inimigos) nomeado governador da Jamaica em 1680 e ordenado cavaleiro pelo Rei Charles II por defender os interesses britânicos no Caribe. E claro, um grande apreciador de rum. Na década de 1950, aproveitando os baixos impostos oferecidos pelo governo americano, uma nova destilaria foi construída em Porto Rico. Apesar desta destilaria ter sido vendida em 1985, até 2012 ela produzia o rum CAPTAIN MORGAN sob licença.


Depois de conquistar enorme popularidade no Caribe e região, o Captain Morgan Original Spiced Rum foi relançado no mercado em 1983, e no ano seguinte introduzido nos Estados Unidos. E o sucesso entre os americanos teve um componente bem conhecido: o refrigerante de cola. Afinal, o refrigerante de cola é acompanhamento perfeito para o rum Captain Morgan Original Spice, cuja mistura acentua as notas de baunilha. Nos anos seguintes a marca lançou inúmeras variações de runs, como por exemplo, Captain Morgan Parrot Bay (uma linha de runs com sabores de frutas, cujo primeiro sabor - coco - foi lançado em 1995, e seguido por manga, abacaxi, maracujá, limão, morango e laranja), Captain Morgan Private Stock (lançado em 1996, é feito a partir das melhores reservas de runs, misturados com as ricas especiarias caribenhas e envelhecido em barris de carvalho por pelo menos dois anos), Captain Morgan Silver Spiced (uma mistura distinta de rum branco porto-riquenho e especiarias tropicais) e Captain Morgan Tattoo (elaborado a partir de rum porto-riquenho añejo de primeira qualidade e especiarias picantes).


Em 2001, a divisão de bebidas e vinhos da canadense Seagram foi adquirida pela britânica Diageo, que adicionou á seu portfólio o rum jamaicano CAPTAIN MORGAN além de outras bebidas, como o uísque canadense CROWN ROYAL. Sob o comando da poderosa empresa britânica, os runs da CAPTAIN MORGAN foram introduzidos em diversos novos mercados ao redor do mundo. Além de investir milhões de dólares em marketing e propaganda (incluindo a criação das Morganettes, belas mulheres vestidas em roupas sensuais de piratas e companheiras da mascote da marca em diversas ações), lançar novos produtos, a DIAGEO construiu uma moderna destilaria em St. Croix, localizada nas Ilhas Virgens Americanas, no mar do Caribe, onde a produção global foi concentrada. Finalmente em 2011 foi lançado no Brasil o rum CAPTAIN MORGAN, cuja formulação versátil e leve, o sabor refrescante, com aroma de baunilha, permitem combinações variadas de drinques.


As mais recentes inovações da marca são o Captain Morgan 100 Proof Spiced Rum (desenvolvido especialmente para a preparação de drinques e introduzido no mercado em 2008), Captain Morgan Long Island Iced Tea (uma mistura sofisticada de rum, vodca, uísque, gim e licor triple sec, introduzido em 2009), Captain Morgan Sherry Oak Finish Spiced (edição limitada lançada em 2012), Captain Morgan Black Spiced Rum (um rum cuidadosamente envelhecido em barris de carvalho, que além da cor escura tem um rico sabor inconfundível) e Captain Morgan White (lançado em 2014, é um rum desenvolvido especialmente para fazer drinques como mojitos, daiquiris e piña coladas).


A evolução visual 
A marca é reconhecida por sua carismática mascote, o Capitão Morgan (um pirata com a perna apoiada sobre um barril de rum). Esse ícone pouco mudou ao longo dos anos, apenas ganhando atenção especial ao desenho, repleto de detalhes. Já a tipografia de letra da marca passou por algumas discretas e sutis alterações.


Os slogans 
To Life, love, and loot. (2011) 
Got a little Captain in you? (2002) 
Captain Morgan. Enjoy the contradiction. 
The Captain was here.


Dados corporativos 
● Origem: Jamaica 
● Fundação: 1945 
● Fundador: Sam Bronfman 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Diageo plc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Runs 
● Concorrentes diretos: Bacardi, Havana Club, Tanduay, Montilla e Negrita 
● Ícones: O pirata Captain Morgan 
● Slogan: To Life, love, and loot. 
● Website: www.captainmorgan.com 

A marca no mundo 
Atualmente os runs da CAPTAIN MORGAN são comercializados em mais de 75 países, tendo como principais mercados Estados Unidos (onde é a terceira marca de bebidas destiladas mais consumidas), Canadá, Reino Unido, Alemanha e África do Sul. Além disso, os runs da marca, que pertencem à britânica Diageo, tem forte presença nos principais aeroportos internacionais. CAPTAIN MORGAN é a segunda marca de rum do mercado global, vendendo todos os anos 10 milhões de caixas de 9 litros. 

Você sabia? 
A marca, que está entre as dez mais consumidas do mundo no segmento de bebidas alcoólicas, oferece mais de 15 variedades de runs. 
Em 2011, uma expedição patrocinada pela marca recuperou perto da costa do Panamá seis canhões de ferro dos navios naufragados do famoso corsário Capitão Henry Morgan. Como recompensa, a CAPTAIN MORGAN ofereceu para cada membro da expedição um barril de uma mistura individual do seu tradicional rum. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/4/2014

Nenhum comentário: