28.7.14

FOURSQUARE


Para usar o FOURSQUARE é necessário ter uma conta no site, um smartphone e gostar de explorar o que está ao seu redor. Com o novo posicionamento da rede social, o FOURSQUARE se transformou em um guia extremamente confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões, dicas e avaliações reais de pessoas que passaram mesmo por lá, quer seja em um parque, um museu, um restaurante ou um hotel. O FOURSQUARE ajuda pessoas a acompanhar e encontrar seus amigos, além de conhecer novos e ótimos lugares. 

A história 
O FOURSQUARE foi criado pela dupla Dennis Crowley e Naveen Selvadurai. Essa rede social foi baseada em um projeto de graduação de Dennis do ano 2000 na Universidade de New York, batizado de Dodgeball. Nele os usuários enviavam sua localização por mensagem de texto e como resposta, as pessoas recebiam informações sobre amigos que estavam por perto. O serviço foi comprado pelo Google no ano de 2005 e posteriormente transformado no Google Latitude. Foi então que Crowley se juntou a Naveen Selvadurai, um desenvolvedor de software, para criar e desenvolver um projeto ousado e completamente inusitado, que unia a estrutura de um jogo (ganhar pontos e prêmios) ao de rede social. A dupla iniciou o desenvolvimento do projeto no outono de 2008, na mesa de cozinha de Dennis, no bairro de East Village, em Nova York. O FOURSQUARE foi oficialmente lançado no dia 11 de março de 2009 no SXSW (South By Southwest), um badalado festival que une música, vídeos e tecnologia, realizado na cidade de Austin, no estado do Texas.


A nova rede social, baseada na geolocalização de aparelhos celulares, unia o divertido conceito de game ao fato do usuário saber por andavam seus amigos e vice-versa. Era possível marcar e compartilhar os lugares por onde passava, escrever críticas e dicas e também comentar os ambientes visitados por seus amigos. Ou seja, cada usuário podia enviar em tempo real o local em que se encontrava para seu perfil do FOURSQUARE. Para isso, bastava fazer o chamado check-in. Ao realizar isso, a localização iria para a rede social, Twitter e até Facebook (se o usuário tivesse adicionado à sua conta) e todos podiam saber exatamente o local em que estava o usuário, com indicação no mapa junto ao endereço e opiniões a respeito. Se o local não existisse ainda, era possível adicioná-lo. Já a parte do game tornava o aplicativo divertido: de restaurantes a parques, quanto mais check-ins fossem feitos, mais pontos e “badges” (prêmios engraçados que se referiam aos lugares visitados) o usuário ganhava. Dependendo dessa quantidade em relação aos outros usuários, era possível ganhar o título de “Mayor” (prefeito) do lugar.


Apesar de demorar cerca de um ano para chegar ao primeiro milhão de usuários, no final de 2010 o FOURSQUARE começou sua escalada rumo ao sucesso ao ultrapassar a barreira dos 3 milhões de utilizadores registrados. Mas também acompanhou concorrentes de peso, como o Facebook, o Google e o Yelp, criarem os seus próprios serviços de check-in. Com a grande popularidade conquistada e a cada vez mais crescente concorrência, a rede social também passou a fornecer ferramentas para que empresas e marcas envolvessem seus clientes e fãs. Isto porque as empresas podem ouvir o que seus clientes estavam falando e usar as ferramentas da rede social para participar da conversa, realizar promoções e outras atividades. Por exemplo, conforme o usuário ganhava pontos por fazer muitos check-ins em determinado local (como um bar ou hotel), essa empresa oferecia brindes, o que acabava sendo um incentivo tanto para usar o aplicativo como a voltar mais vezes no estabelecimento. Uma espécie de programa de fidelidade 2.0. Além disso, o FOURSQUARE foi disponibilizado em vários idiomas, como por exemplo, português, francês, italiano, alemão, espanhol, russo e japonês. Em 2012, ano que alcançou a marca de 20 milhões de usuários e na tentativa de expandir o uso de seus dados de localização, lançou o serviço Explore, que além de exibir a atividade de check-in no mundo inteiro, ajudava aos usuários a encontrar um bom lugar para comer ou tomar uma bebida com os amigos.


No dia 1 de maio de 2014, após mais de 6 bilhões de check-ins, a empresa anunciou um total reposicionamento. Primeiro a rede social foi dividida em duas: Swarm (nome de uma das badges do FOURSQUARE, obtida quando se fazia check-in com mais de 50 pessoas em um mesmo lugar), focada em atividades de check-in e lista de amigos; e o novo FOURSQUARE, que permite ajudar os usuários a terem uma noção do local que não conhecem através de dicas, recomendações e informações de pessoas que já o visitaram. É como se fosse um “guia de lazer”. Quem abrir uma determinada localidade no FOURSQUARE para ver as recomendações terá um atalho direto para o Swarm para fazer check-in, se preferir. A separação também ajuda a controlar melhor a privacidade, pois no Swarm seriam concentrados mais os amigos e quem o usuário conhece e deseja que saiba do seu paradeiro. Com isso, ao focar-se somente nas recomendações, o FOURSQUARE se tornou concorrente de redes de recomendações como o Yelp, TripAdvisor e até mesmo do Facebook.


Neste novo conceito o FOURSQUARE aposta na personalização. A indicação do aplicativo acontece com base nas preferências do usuário. Ele irá destacar, por exemplo, em rosa estabelecimentos e locais próximos que possuam a sua comida favorita. O aplicativo também irá contar com um ranking dos lugares mais populares, auxiliando assim os usuários a conhecerem estabelecimentos que estão na moda. Portanto, esteja você preparando uma viagem ao redor do mundo, combinando uma boa balada com amigos ou tentando escolher o melhor prato em um restaurante local, o FOURSQUARE é a companhia perfeita.


A evolução visual 
Com o novo posicionamento da rede social, que foi dividida em duas, o FOURSQUARE apresentou no mês de julho de 2014 uma nova identidade visual. A letra F da marca se transformou em um pininho indicador de lugar (o famoso pin) na cor rosa acompanhado do nome FOURSQUARE em azul, com uma nova tipografia.


O ícone do aplicativo também seguiu o novo visual da marca e se tornou o F rosa.


Ao dividir a rede social em duas, a Swarm também ganhou uma identidade visual própria, cujo principal símbolo é uma abelha estilizada. O nome da nova marca carrega abaixo a frase “by Foursquare”.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 11 de março de 2009 
● Criador: Dennis Crowley e Naveen Selvadurai 
● Sede mundial: New York City, New York 
● Proprietário da marca: Foursquare Labs, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dennis Crowley 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Usuários: 50 milhões 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 170 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Rede social 
● Concorrentes diretos: Yelp, TripAdvisor e Google Latitude 
● Ícones: Uma letra F rosa 
● Slogan: Unlocking your city. 
● Website: www.foursquare.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia o FOURSQUARE possui mais de 50 milhões de usuários no mundo todo. A rede social tem 18 versões locais, incluindo Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, México e Japão. Os maiores mercados da rede social são Estados Unidos, Indonésia e Brasil. Mais de 1.7 milhões de empresas utilizam o FOURSQUARE para se conectar diretamente ao milhões de usuários da plataforma. A empresa possui mais de 170 funcionários, considerando a matriz em Nova York, o escritório em San Francisco e a adorável filial em Londres. Atualmente, o aplicativo está disponível para Android, BlackBerry, iOS, Symbian, WebOS e Windows Phone. 

Você sabia? 
O FOURSQUARE tem uma API que permite aos desenvolvedores criar as suas ideias para a plataforma. Desenvolvedores já usaram a API para adicionar localização a seus aplicativos, ajudar as pessoas a se conectarem e criar bonitas visualizações de dados. 
Em 2010, fãs do aplicativo, sem nenhuma relação com seus criadores, declaram 16 de abril como o Dia do Foursquare (Foursquare Day). O dia foi escolhido baseado em uma piada infame: os americanos escrevem 16 de abril “04/16” - 16 é o quadrado (square) de quatro (four). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/7/2014

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