3.8.15

QUILMES


A QUILMES é um verdadeiro símbolo para os argentinos, assim como os alfajores, o doce de leite e o churrasco. A cerveja mais consumida do mercado argentino conseguiu com sua alta qualidade e sabor agradável conquistar, não somente nossos hermanos, como também milhões de consumidores que gostam de uma boa cerveja em outros países. 

A história 
Tudo começou com o imigrante alemão Otto Peter Friedrich Bemberg, nascido na cidade de Colônia, que chegou em solo argentino no ano de 1852. Depois de se casar com a filha de proeminentes fazendeiros locais e criar uma empresa especializada na importação de produtos têxteis e na exportação de cereais locais para o mercado europeu, no dia 27 de setembro de 1888, com a ajuda de seu filho Otto Sebastián, formado como mestre cervejeiro na Universidade Técnica de Munique, ele fundou a Cervecería Argentina e construiu uma fábrica em Quilmes, um subúrbio localizado ao sul da cidade de Buenos Aires. Na época, essa instalação era a maior e mais avançada do país. Mas foi somente em 31 de outubro de 1890 que os primeiros litros de cerveja saíram da fábrica, surgindo assim a marca QUILMES, cujo nome foi inspirado em uma antiga tribo indígena que habitava a região e dá nome a cidade.


Mas a QUILMES não estava sozinha, já que durante muitos anos sofreu a concorrência direta das já inexistentes marcas Palermo e Bieckert. Otto morreu em Paris no ano de 1895 e seu filho, Otto Sebastián, assumiu o comando da empresa. No início da década de 1920 a QUILMES se tornou a cerveja mais popular e consumida da cidade de Buenos Aires. Com o sucesso da QUILMES e devido à sua expansão, a cervejaria trouxe para a cidade grandes avanços. E já em 1925, a empresa possuía filiais instaladas em Buenos Aires, Santa Fé, Entre Rios e Córdoba. Nos anos de 1930, a fábrica da QUILMES era considerada uma verdadeira cidade industrial que se preocupava não apenas com o seu desenvolvimento, mas com o bem estar dos funcionários e da população local.


Após alguns embates com o governo argentino, a partir da década de 1960, a QUILMES adotou um novo posicionamento se voltando para um público jovem, renovando assim sua marca com a ajuda da televisão e da publicidade. Em 1988 a marca introduziu no mercado argentino o conceito de cerveja light (com menos calorias), que estreou com o slogan “Quilmes el sabor del encuentro”, um dos clássicos da publicidade do país. Em 1992, a cervejaria inaugurou uma nova e moderna fábrica em Buenos Aires e se tornou a maior produtora de cerveja na Argentina. Pouco depois, em 1994, a empresa inaugurou a Maltería Tres Arroyos, produzindo assim o próprio malte. E foi durante esta década que a marca argentina iniciou sua expansão internacional com a QUILMES CRISTAL e o slogan “Argentina’s Favorite Beer”. No Brasil, a cerveja desembarcou em 2002 através de uma parceria estratégica com a AmBev, que acabaria comprando o controle da cervejaria argentina e consequentemente da marca QUILMES em 2006.


A rigorosa metodologia possibilitou que, desde 2006, a marca pudesse lançar outras variedades de cervejas, como por exemplo, a vermelha, a escura e até uma versão sem álcool (batizada de QUILMES LIEBER). Em 2011, mais uma inovação com o lançamento da QUILMES BAJO CERO, desenvolvida utilizando um novo processo de filtração a frio, que resulta em uma cerveja extremamente suave, refrescante, leve e com sabor menos intenso. Pouco depois introduziu no mercado a QUILMES NIGHT 6.9, cerveja com graduação alcoólica maior que a tradicional e com rótulo que brilha no escuro, direcionada para um público jovem que frequenta festas e baladas; além da QUILMES 1890, uma cerveja que combina variedades especiais de malte, que resultam em uma típica Bavarian Pilsener Lager. Nos últimos anos, a QUILMES inovou também em suas embalagens que ganharam novo design, rótulos metálicos e o sensor de temperatura. Essas inovações culminaram também com o lançamento da nova garrafa retornável de um litro e muitas embalagens de edições especiais.


Hoje em dia a marca oferece uma completa linha de cervejas que agradam a todos os paladares, incluindo também as versões BOCK (forte e persistente, feita com uma seleção de maltes de cevada que lhe dão sua cor atraentemente escura) e STOUT (de coloração negra e com uma deliciosa espuma cremosa), além é claro do tradicional chope. Já a QUILMES CRISTAL carro-chefe da marca, é uma cerveja equilibrada e refrescante, produzida com alto padrão de qualidade, o que lhe confere um aroma suave de cereais, com malte e lúpulo em equilíbrio. Como uma boa e legítima pilsen, tende a ser mais leve na cor e tem a drinkability como marca registrada.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve suas características originais, como por exemplo, a arquitetura da tipografia de letra, que teve leves alterações.


Os slogans 
Quilmes el sabor del encuentro. (1988) 
Argentina’s favorite beer. (internacional) 
Quilmes, o sabor do encontro. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Lançamento: 1890 
● Criador: Otto Bemberg 
● Sede mundial: Quilmes, Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: Cervecería y Maltaría Quilmes S.A.I.C.A. y G 
● Capital aberto: Não (subsidiária da AB InBev N.V.) 
● Presidente: Carlos Jose Miguens 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Isenbeck, Imperial, Patagonia, Norteña, Patricia, BrahmaBudweiser e Heineken 
● Ícones: As cores branca e azul 
● Slogan: Quilmes el sabor del encuentro. 
● Website: www.quilmes.com.ar 

A marca no mundo 
Atualmente a QUILMES, cerveja líder do mercado argentino com aproximadamente 75% de participação, é comercializada em mais de 25 países ao redor do mundo, com forte presença em alguns mercados sul-americanos, além de Estados Unidos, Japão e Alemanha. 

Você sabia? 
Além de ser a cerveja símbolo do país, QUILMES é patrocinadora de todos os eventos mais populares e simbólicos da Argentina, incluindo futebol, festivais de rock e grandes festas. Desde 2003 a marca patrocina o QUILMES ROCK, maior festival de música da Argentina que reúne artistas locais e grandes nomes internacionais. A marca também é uma das principais patrocinadoras da seleção argentina de futebol, outro grande orgulho do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/8/2015

2 comentários:

Unknown disse...

Na minha opinião, esse é o blog mais útil de todos. A quatro anos atrás useis informações de alguns produtos daqui para fazer e apresentar um trabalho de Marketing na faculdade. http://appdecelular.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Excelente!

Meu site favorito, muito completo e detalhado,as vezes mais completo que o próprio site da marca.