29.6.16

PROTEX®


Sinônimo de saúde e proteção, a marca PROTEX® se preocupa em oferecer cuidados diários para toda família, desenvolvendo produtos clinicamente comprovados, que criam uma barreira de proteção para ajudar a prevenir a proliferação de bactérias. Com isso, as mães podem ficar despreocupadas em deixar as crianças serem super-heróis, explorando o mundo sem medo, pois estarão mais protegidas com os produtos PROTEX®. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1980 quando a empresa Colgate-Palmolive, que já possuía, através da marca Palmolive (conheça essa outra história aqui), um vasto conhecimento e enorme aceitação popular por seus sabonetes feito à base de óleos de oliva e palma desde 1864, resolveu ingressar em um novo segmento de mercado que parecia ser extremamente promissor: o de sabonetes antibacterianos. Após intensas pesquisas, em 1985 foi lançada oficialmente no mercado americano a marca PROTEX®, inicialmente como um sabonete em barra antibacteriano. Pouco depois o produto foi lançado no Canadá e também no Brasil. Nesta época, a preocupação com as bactérias não era tão grande ou pelo menos não para a maior parte da população mundial. Por isso PROTEX® ficou meio escondido no enorme portfólio de produtos da Colgate-Palmolive.
   

Mas a partir do final da década de 1990, com o crescimento das economias mundiais, o acesso à informação e a ampliação das metrópoles, o que tornou cada vez mais difícil se evitar aglomerações de indivíduos em lugares fechados, aumentando assim a probabilidade de contaminação de doenças diversas e consequentemente a preocupação com a prevenção, a marca PROTEX® soube aproveitar esse novo cenário para conquistar cada vez mais participação de mercado, principalmente em nações não muito desenvolvidas, como na América do Sul, Ásia e África. E isto resultou no lançamento de novas variações do sabonete (como por exemplo, a versão líquida para o corpo) e novos perfumes e ingredientes, que além de possuírem a ação antibacteriana, hidratavam a pele. Um exemplo dessa inovação ocorreu em 2002, quando a marca lançou o PROTEX® HERBAL, o primeiro sabonete para a saúde da pele que continha extratos naturais.
  

Já no Brasil, a marca iniciou uma tímida diversificação de sua linha de produtos em 2005 com o lançamento de PROTEX® SUNCARE LÍQUIDO (uma opção contra o ressecamento da pele causado pelo sol) e PROTEX® AVEIA (que combina a proteção antibacteriana com os benefícios naturais da aveia). E nos anos seguintes literalmente inundou o mercado com inúmeras novidades, como por exemplo, versão a que combinava a proteção antibacteriana prolongada com a Vitamina E, um conhecido ingrediente essencial para a pele; com Aloe Vera, que limpa e remove suavemente as impurezas deixando a pele saudável, macia e protegida; ou com Própolis, que limpa a pele delicadamente e continua a protegê-la das bactérias mesmo horas após o banho.
   

Outras novidades foram PROTEX® FRESH (uma fragrância refrescante com a proteção antibacteriana prolongada, proporcionando uma incrível sensação de frescor e saúde à pele), PROTEX® BALANCE (oferece um perfeito equilíbrio entre proteção antibacteriana e ingredientes umectantes e suavizantes), PROTEX® CREAM (exclusiva fórmula com agentes umectantes que deixam a pele macia e saudável), PROTEX® ULTRA (especialmente desenvolvido para pessoas que necessitam de uma maior proteção antibacteriana e de ação desodorante, para evitar o mau odor do suor provocado pela ação das bactérias) e PROTEX® SUAVE (especialmente desenvolvido para pessoas com pele delicada).
    

Até 2010, a marca PROTEX® reinou absoluta no segmento de sabonetes antibacterianos no mercado brasileiro. Mas com o advento da gripe H1N1, outras importantes marcas mundiais ingressaram no mercado brasileiro, como por exemplo, Lifebuoy (conheça essa outra história aqui) e Dettol. E PROTEX® reagiu rápido diante da pesada concorrência com a ampliação de sua linha de produtos, como por exemplo, o lançamento do PROTEX® erva-doce. Além disso, como o lançamento de PROTEX® for Men em 2012 foi muito bem sucedido no mercado brasileiro, iniciando assim sua presença no segmento masculino, a marca lançou em 2013 os sabonetes em barra e líquido PROTEX® for Men Power, variante que possui notas amadeiradas, e que chegou para completar a linha que já contava com as versões Energy e Sports, que oferecem 10 vezes mais proteção contra odores e eliminam 99.9% das bactérias. Os novos produtos ofereciam benefício 2 em 1 e podiam ser usados tanto para o corpo quanto para os cabelos, proporcionando ainda mais praticidade e comodidade para os homens. Ainda em 2013, a marca inovou mais uma vez ao lançar o primeiro e único sabonete antibacteriano com óleo de Ômega 3, um produto inovador que tinha como objetivo proporcionar uma pele suave e protegida.
   

Em 2015, a marca voltou seu foco para o público feminino e lançou o PROTEX® Cuidado Íntimo, ingressando assim na categoria de sabonetes íntimos femininos. Para desenvolver o produto, a marca realizou pesquisas com médicos, especialistas e seu público-alvo, as mulheres. O novo sabonete carregava a tecnologia Protex® System, que possuía em sua composição o ácido lático, ingrediente que mantém o pH equilibrado e fortalece a barreira natural da área íntima, ajudando a prevenir a proliferação de bactérias que podem causar infecções. O novo produto chegou ao mercado em duas versões: Delicate Care (com uma fragrância floral e um toque de lavanda) e Fresh Equilibrium (com notas florais mais cítricas), que ofereciam uma sensação prolongada de frescor além de ser testados ginecologicamente.
   

Outra grande novidade foi o novo sabonete antibacteriano PROTEX® COMPLETE 12®, que além de eliminar 99.9% das bactérias, possuía fórmula exclusiva com Pro-12 System, que oferece 12 vezes mais proteção e pele protegida por até 12 horas. Esse novo produto foi resultado de estudos com consumidores, nos quais a marca percebeu que eficiência e proteção prolongada são benefícios relevantes e aspiracionais para pessoas que buscam uma pele saudável e protegida. Já em 2016, a linha foi mais uma vez ampliada com o PROTEX® Pro-Hidrata, que além de eliminar 99.9% das bactérias, também deixava uma sensação de hidratação na pele, devido ao óleo de macadâmia e ingredientes hidratantes.
  

Nos últimos anos, PROTEX® vem investindo na segmentação de sua linha, desenvolvendo produtos específicos para determinadas necessidades. Como por exemplo, em 2019, quando lançou a linha PROTEX® FACIAL, ingressando assim em um novo segmento de mercado, oferecendo uma rotina para o cuidado diário da pele do rosto com sabonetes faciais em formato barra e líquido, esfoliante facial e gel hidratante facial, para proteção contra bactérias causadoras de cravos e espinhas, limpar profundamente e remover excesso de oleosidade e impurezas da pele ou promover hidratação. Além disso, apresentou o PROTEX® MEN 3x1, um sabonete desenvolvido para corpo, cabelo e barba.
  

Em 2021, a marca lançou sua linha de cuidados exclusivos para a pele sensível de bebês (PROTEX® BABY), composta por sabonete líquido e em barra, loção hidratante e lenços umedecidos, e desenvolvida por especialistas com exclusiva tecnologia que mantém a proteção natural da pele, cuja formulação é à base de glicerina hipoalergênica, anti lacrimal, livre de álcool, conservantes e parabenos. Esse ano também contou com outra novidade: uma linha de produtos para skincare (cuidados com a pele), batizada de PROTEX® CITY DETOX, composta por produtos como Gel de Limpeza, Barra de Limpeza, Esfoliante, Água Micelar, Lenços Umedecidos e Hidratante Facial com FPS 15. 
     

A PROTEX® também inovou mais uma vez e reformulou toda a sua linha de sabonetes com alta tecnologia, que contribui ainda mais para a proteção da pele, agora de maneira natural. A nova fórmula era enriquecida com óleo de semente de linhaça, ingrediente que reforça as defesas naturais da sua pele para protegê-la de dentro para fora por 12 horas. Assim, elimina 99,9% das bactérias naturalmente. E também lançou a linha PROTEX® DUO PROTECT, sabonetes que, segundo a marca, eliminam 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19. A novidade também contava com três versões de higienizadores: Protex® Duo Protect Spray para as mãos, Protex® Duo Protect Spray Antibacteriano Corporal e Álcool Gel para as mãos.
  

Em 2022, a marca lançou a linha PROTEX® PRO, focada em melhorar a saúde da pele, que utiliza tecnologia inovadora e combina a proteína do leite + óleo de linhaça, que ajudam a estimular o processo de recuperação natural da pele, ao mesmo tempo em que eliminam 99,9% das bactérias para uma pele mais saudável e protegida. Outra grande novidade dessa linha é a barra massageadora nos sabonetes em barra, que contém pequenas esferas que fazem uma leve massagem quando usados contra a pele, proporcionando uma experiência de banho muito mais prazerosa. Aida este a marca ano apresentou a linha PROTEX® CARVÃO DETOX, com fórmula de carvão e óleo de linhaça, que ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Mais recentemente, em 2023, a marca introduziu o PROTEX® PRO TATTOO, primeiro sabonete antibacteriano desenvolvido para proteger peles tatuadas, com óleo de linhaça e niacinamida em sua composição.
  

Durante quase quatro décadas, o marketing realizado pela marca foi atuante, pois soube aproveitar a preocupação das pessoas com contaminações e criou diversos produtos antibacterianos para atender essas necessidades. Foram criados então novas fragrâncias, novas formulações, além de novos produtos como álcool em gel, sabonetes íntimos femininos, linha de cuidados faciais e até mesmo produtos para bebês, que fortaleceram a marca e contribuíram para ganhar ainda mais relevância em importantes mercado mundiais.
   

Marketing social 
Mais do que investir em publicidade e marketing, a marca PROTEX® acredita na educação. Por isso, realiza diversas ações e eventos em escolas, que ensinam crianças à importância da higiene pessoal e na distribuição de novos produtos em áreas de grande circulação, gerando assim contato direto com seu público alvo. O resultado foi o desenvolvimento do programa “Lave suas Mãos”, para ensinar a população sobre a importância de lavar as mãos corretamente e ter uma boa saúde. Afinal, milhões de bactérias habitam as suas mãos e podem causar doenças como diarréia, pneumonia, gripes, infecções em feridas, problemas de pele, entre outras. Já para as crianças criou ações específicas através de jogos e downloads com a turma do polvinho Manolo, mascote da marca, que ensina hábitos saudáveis de uma forma divertida.
  

Todos os anos, a comunicação de PROTEX® também apoia o Dia Mundial de Lavagem das Mãos para lembrar que o cuidado com a saúde está nas suas mãos. Através de campanhas educativas, a marca relembra: lave sempre e de forma completa as suas mãos, nas unhas, entre os dedos, na palma, nas costas, com cuidado e atenção. Esse dia (15 de outubro) foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura mundial de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância do ato e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios. Vale destacar, que globalmente, três em cada dez pessoas - ou 2,3 bilhões - não têm acesso a instalações básicas de lavagem das mãos com água e sabão em casa, incluindo 670 milhões de pessoas sem qualquer instalação.
  

Com a pandemia de COVID-19 a marca intensificou sua comunicação educativa e, em 2021, criou a campanha #PoderDasMãos, que reforçava a importância da higiene das mãos, e relembrava o poder das mesmas no nosso dia a dia. A ideia da ação era estimular que as pessoas entendam o poder que têm em suas mãos e reforçar que lavem as mãos, mesmo que em casa. A iniciativa contou com celebridades e influenciadores digitais como  Thelma Assis e Lázaro Ramos para conscientizar o máximo de pessoas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente identificado pelo X estendido com traços coloridos, o logotipo da marca foi sendo simplificado e adotou tipografias de letras mais arredondada e moderna. O atual logotipo foi adotado em 2020, e além de apresentar uma nova tipografia de letra, o traço passou a ser verde.
  

Os slogans 
Protex®. Para a boa saúde da sua pele. (2022, Brasil) 
Proteção é Protex®. (2012, Brasil) 
Protex®. Para uma pele saudável e protegida. (2006, Brasil) 
Para la buena salud de la piel. (espanhol) 
Everyday protection for the whole family. 
With invisible antibacterial barrier. (2014) 
For The Good Health Of Your Skin. (1993)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1985 
● Criador: Colgate-Palmolive 
● Sede mundial: New York City, Nova York, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Noel Wallace 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais  
● Principais produtos: Sabonetes, hidratantes e gel antibacterianos 
● Concorrentes diretos: Lifebuoy, Dettol, Safeguard, Dial, Softsoap, Securex, Dove, Nivea, Lux e Rexona 
● Slogan: Protex®. Para a boa saúde da sua pele. 
● Website: www.protex-soap.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente PROTEX®, líder no segmento de sabonetes antibacterianos na América do Sul e na Ásia, comercializa sua ampla linha de produtos (que inclui sabonetes na versão barra e líquida, além de gel antibacteriano, loções hidrantes e lenços umedecidos) em mais de 60 países ao redor do mundo. Somente no mercado brasileiro, onde a marca esta presente em 1/3 dos lares, PROTEX® oferece aproximadamente 50 variações de seus tradicionais sabonetes em quatro linhas (Família, Bebê, Homem e Mulher). 
 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 29/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite. Uso à vários anos o sabonete lifebuoy mas ultimamente não tenho conseguido encontrar em loja nenhuma. Será que saiu do mercado? Moro em Lisboa podem indicar algum sitio onde possa comprar? Obrigada