25.10.16

DOTZ


Fidelizar e gerar vendas. É exatamente isso que a DOTZ faz. É uma marca jovem e dinâmica, que conta com uma equipe apaixonada pela sua causa: ser a moeda que faz a vida render mais – para as pessoas e para as empresas. Tudo para que milhões de pessoas troquem DZ, sua moeda virtual, por produtos, serviços e viagens. A DOTZ é a receita para a fidelidade. 

A história 
Tudo começou quando os irmãos Roberto e Alexandre Chade, com a ajuda de seu pai, Oswaldo, um proeminente advogado paulista, resolveram aproveitar o boom das empresas de internet e enxergaram no mundo virtual uma enorme oportunidade. Foi então que no mês de outubro de 2000 eles fundaram a DOTZ, uma empresa de fidelidade por coalizão. Nascia assim o DOTZ, moeda virtual que podia ser trocada por prêmios. O modelo da nova empresa não era propriamente novo. Foi inspirado nos programas de fidelidade do Canadá, berço desse tipo de negócio. Inicialmente a empresa trabalhava somente com lojas de comércio eletrônico. Mas aí veio o estouro da bolha da internet e os clientes simplesmente desapareceram de repente. Eles não desistiram da ideia e correram atrás de novos clientes. Até 2007, a empresa enfrentou um longo período de desafios. Além da persistência, a DOTZ adotou uma estratégia clara para amealhar clientes e resolveu apostar fora do eixo Rio-São Paulo e, de preferência, em parceria com empresas com presença local e regional. Esses varejistas estavam sedentos por ferramentas que os aproximassem do consumidor. Outra estratégia acertada foi reunir todos os varejistas em torno do nome DOTZ, permitindo o uso da moeda virtual em uma grande rede de parceiros.


Em 2009, a empresa canadense LoyaltyOne, focada no segmento de fidelização por coalizão em redes de varejo, como supermercados, livrarias e postos de gasolina, comprou 31% de participação na DOTZ. Este fato permitiu uma grande mudança. Isto porque até este momento, a DOTZ atuou basicamente na internet. Nesse meio tempo, angariou aproximadamente 1.5 milhões de usuários em seu sistema, que permitia a troca de pontos obtidos na compra de empresas parceiras por produtos e serviços. Às vésperas de completar sua primeira década de existência, a empresa resolveu literalmente cair no mundo real, investindo pesado no varejo físico. A empresa escolheu a cidade de Belo Horizonte, mercado considerado exigente e difícil, como piloto para testar a nova fase. Firmou parceria com 70 empresas, que incluíam nomes como Banco do Brasil, a rede de postos Ale Combustíveis, Bob’s e a rede de supermercados Super Nosso, em um total de 300 pontos de venda, para distribuição de um cartão de coalizão (antigamente denominado programa multifidelidade). A ambição era ousada: transformar a DOTZ na segunda moeda de compra do consumidor brasileiro. Em pouco mais de um ano, aproximadamente 500 mil habitantes da capital mineira – 35% da população – aderiram ao programa de fidelidade. A experiência tão bem-sucedida começou então a ser replicada em outras cidades do país.


Nos anos seguintes sua principal aposta foi a popularização do modelo de coalizão, que, ao contrário dos programas de milhagem tradicionais, baseados principalmente na oferta de passagens aéreas gratuitas, dá aos consumidores um leque maior de alternativas para utilizar os pontos adquiridos. Além disso, ingressou em novos mercados, como por exemplo, o interior do estado de São Paulo e Fortaleza, em 2012. Com isso, a empresa fechou 2013 com 11.5 milhões de consumidores cadastrados e atuação em nove praças, entre as quais o interior de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Paraná, Santa Catarina, por exemplo. Ainda este ano foi lançado o Aplicativo Dotz, permitindo aos clientes a realização de cadastro, consulta de saldos e extratos, localização de parceiros por geolocalização e a troca de DOTZ por produtos, alguns exclusivos pelo canal.


Em 2014, a DOTZ, tradicionalmente voltada ao varejo, avançou sobre os setores de telecomunicações, brinquedos e materiais esportivos com seu programa de fidelidade. Além disso, ingressou em Goiânia. No ano seguinte a empresa ingressou no enorme mercado do Rio de Janeiro. Mais recentemente, a DOTZ desenvolveu uma nova tecnologia. Na correria do dia a dia, o benefício de acumular os pontos do programa de fidelidade em uma compra pode ser esquecido. Pensando nisso, a DOTZ criou uma extensão no navegador Google Chrome chamado Ganhe Dotz. Com ele, toda vez que o cliente entrar em uma loja parceira, ele vai ser avisado que pode ganhar DOTZ na sua compra. Além disso, a empresa investiu no shopping virtual - market place -, onde disponibiliza toda a lista de produtos que podem ser comprados com o resgate de pontos do programa.


Atualmente a missão da DOTZ é ajudar o varejo a aumentar tanto o faturamento quanto a margem das vendas, oferecendo soluções completas e integradas em fidelização, fazendo com que seus clientes tenham crescimento e resultados. A empresa faz isso atuando em duas grandes frentes: a fidelização de clientes e a inteligência de mercado. A primeira linha de atuação tem um nome autoexplicativo. Ou seja, uma empresa contrata a DOTZ para tomar conta do seu programa de fidelização. Ela, por sua vez, mune esse varejista da tecnologia e do conhecimento necessários para tocar o programa. Os clientes dessas empresas fazem compras e, por meio delas, acumulam pontos DOTZ. Esses pontos podem ser trocados por produtos ou vantagens (descontos, por exemplo) em toda a rede de parceiros da DOTZ. Por exemplo, uma compra de supermercado gera pontos que podem ser usados, por exemplo, no posto de gasolina. Na segunda frente de atuação, os softwares da DOTZ refinam o comportamento de compra do consumidor cadastrado no sistema de benefícios. É possível, com isso, identificar os produtos que ele mais adquire, o valor médio e a frequência das compras, além de mudanças no hábito de consumo. Com as informações, o varejista pode traçar táticas de marketing mais eficazes.


Os slogans 
Sua moeda para a vida render mais. 
A sua segunda moeda. 
A sua poderosa moeda de troca.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: Outubro de 2000 
● Fundador: Roberto e Alexandre Chade 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Companhia Brasileira De Soluções De Marketing 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Roberto Chade 
● Faturamento: R$ 415 milhões (2015) 
● Lucro: Não divulgado 
● Clientes: 20 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Fidelização 
● Principais produtos: Programas de relacionamento, fidelização e incentivo 
● Concorrentes diretos: Multiplus, Smiles, Netpoints, Livelo e LTM 
● Ícones: As bolinhas laranjas e o símbolo DZ 
● Slogan: Sua moeda para a vida render mais. 
● Website: www.dotz.com.br

A marca no Brasil 
A DOTZ, maior programa de fidelidade do Brasil por número de participantes, são 20 milhões de consumidores cadastrados, está presente em 13 estados do país, que compreendem mais de 690 cidades. Os maiores mercados da empresa são Belo Horizonte, interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Com faturamento de R$ 415 milhões em 2015, a empresa possui uma rede conveniada superior a 9 mil estabelecimentos e tem mais de 10 mil resgates por dia. Hoje em dia o varejo físico representa 90% dos negócios da empresa. A DOTZ tem foco no varejo, onde as principais empresas (são mais de 450) que integram a base de acúmulo e resgate de pontos são redes de supermercados, de vestuário, de postos de combustíveis e de farmácias, além de serviços, como a Vivo, de telefonia. 

Você sabia? 
Alexandre Chade, ao criar a DOTZ, primeiro programa de fidelidade para comércio eletrônico do Brasil, não era um aventureiro neste segmento. Ele participou da criação da Smart Club, programa de fidelidade idealizado pelos postos Shell e o banco Bradesco em 1998. 
A família Chade controla 63% da empresa. Os outros 37% pertencem ao grupo canadense LoyaltyOne, que administra o maior programa de fidelidade do Canadá. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 25/10/2016

Nenhum comentário: