23.1.17

KONE


O principal objetivo da finlandesa KONE é oferecer soluções inteligentes e eco-eficientes para melhorar a experiência de circulação de pessoas em grandes edificações de uma forma suave, confortável, segura e com reduzido tempo de espera. Ajudar um número crescente de pessoas a viver, trabalhar e viajar convenientemente e com segurança em um mundo cada vez mais urbanizado é o que a KONE faz. 

A história 
As raízes da KONE remontam ao dia 27 de outubro de 1910 e à fundação da Osakeyhtiö KONE Aktiebolag, uma pequena oficina de reparações elétricas na cidade de Helsinki como filial da empresa russa Gottfr. Strömberg Oy. Inicialmente a oficina reformava e vendia motores usados da Strömberg sob o nome KONE. Em finlandês a palavra “kone” significa “máquina”. Também importava e instalava elevadores da empresa sueca Graham Brothers. Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial atingiu a Europa, a Finlândia ainda era parte do Império Russo. Por isso, durante o conflito a empresa produziu mais de 10 milhões de escudos de bronze e balas para o exército russo. O primeiro elevador feito com componentes produzidos pela KONE foi instalado em uma área de Helsinki em 1918, mesmo ano em que a marca lançou seu primeiro anúncio publicitário. Após o conflito a demanda por elevadores era baixa e a KONE produzia 4 elevadores anualmente, número que cresceu para 100 em 1924.


Ainda em 1924, com o pedido de falência da empresa Strömberg, proprietária da KONE, o empresário Harald Herlin notou que a subsidiária finlandesa era rentável e comprou-a, transformando-a em uma empresa independente. Durante essa década os negócios da empresa cresceram e, em 1927, consolidou suas operações em uma antiga fábrica de margarina. A produção saltou para 200 elevadores por ano. A KONE dominou o mercado de elevadores finlandês no início da década de 1930, mas ele era pequeno. A Grande Depressão Econômica fez com que as vendas despencassem para níveis do início da década anterior. Com isso, em 1933, a empresa iniciou a produção de guindastes industriais para compensar as fracas vendas de elevadores. Apesar disso, em 1939 a KONE comemorou a produção de seu elevador de número 3.000. Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior parte de sua capacidade produtiva foi convertida e redirecionada para servir aos esforços de defesa da Finlândia, fabricando geradores, mas mantendo, de forma tímida, a fabricação de elevadores e guindastes.


Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o acordo de paz estipulou que a Finlândia pagasse reparos de guerra para a União Soviética sob a forma de bens de capital. Com isso, entre 1945 e 1952, a KONE enviou 108 elevadores, 202 guindastes industriais e 265 motores elétricos para a União Soviética, tudo pago pelo governo da Finlândia. A indústria de construção da Finlândia começou a se recuperar dos efeitos da guerra somente no início da década de 1950. Com isso, complexos habitacionais, centros comerciais, hospitais e edifícios de escritórios finalmente começaram a surgir. A KONE se aproveitou deste bom momento para desenvolver controles sofisticados de acessos e portas automáticas para seus elevadores. Em 1967 a empresa inaugurou sua nova fábrica de elevadores, cuja capacidade era de 2.000 unidades por ano, o dobro do tamanho de todo mercado de elevadores da Finlândia. No ano seguinte, com a aquisição da fabricante de elevadores ASEA, a KONE se tornou líder de mercado no norte da Europa. Depois de mais algumas aquisições, seis anos mais tarde, a KONE já possuía operações de vendas e serviços em nove países.


Em 1974, a KONE deu um grande salto com a aquisição da divisão europeia de elevadores da Westinghouse, então líder de mercado na França e Bélgica. Com isso a empresa finlandesa também herdou a experiência em elevadores para arranha-céus, coisa que carecia. Pouco depois, no verão de 1976, inaugurou um novo laboratório de testes no topo da sua torre de 68 metros de altura em Hyvinkää, na Finlândia. Isto permitiu o teste de velocidade de elevador de até 7 metros por segundo. Finalmente no ano seguinte a KONE iniciou a produção de escadas rolantes. Durante a década de 1980 a empresa se tornou um enorme conglomerado com presença em diversos mercados geográficos mundiais. Fabricava elevadores, escadas rolantes e guindastes, oferecia tecnologia médica e manipulação para a indústria de papel e celulose, sistemas de encanamentos hidráulicos de alta pressão e até soluções de acesso de carga a bordo. Neste período, elevadores e escadas rolantes da KONE foram instalados em alguns dos edifícios mais emblemáticos da época, como a Ópera da Bastilha, em Paris, e o novo edifício do Ministério do Interior da Arábia Saudita. Outro fato marcante desta década aconteceu em 1981 com a aquisição da Armor Elevator Co., ingressando assim oficialmente no mercado americano. Ao final desta década, a KONE já era uma das três maiores fabricante de elevadores, escadas rolantes e guindastes do mundo.


Em meados da década de 1990, a KONE resolveu se focar na produção de elevadores e escadas rolantes, vendendo assim todas as suas outras divisões. Em 1994 adquiriu a quarta maior fabricante de elevador dos Estados Unidos, a Montgomery Elevator Company, fortalecendo ainda mais sua presença nesse enorme mercado. Além disso, nos anos seguintes ingressou na China e expandiu suas operações na Índia. Em apenas alguns anos, a KONE tinha trocado a diversidade de produtos para a cobertura geográfica ampliada em seu core business: elevadores e escadas rolantes. E também investiu em tecnologia, como por exemplo, em 1996 quando lançou o KONE MonoSpace®, primeiro elevador com menos espaço para sala de máquinas do mundo, que revolucionou a indústria. O investimento em tecnologia e pesquisa continuou em 1998 com a inauguração de uma nova e moderna torre de testes em Lohja, na Finlândia. Pela primeira vez, era possível testar distâncias superiores a 200 metros antes da instalação do elevador.


Em 2001 a empresa introduziu o JumpLift®, um elevador de construção com uma sala de máquinas temporária que pode ser movida para cima à medida que a construção avança, o que permitia um processo de construção rápida e segura em todas as condições meteorológicas. No ano seguinte, a empresa expandiu suas operações em importantes mercados de rápido crescimento, como por exemplo, China, Índia, Rússia e Oriente Médio. Em 2007 a KONE deixou oficialmente de fabricar elevadores hidráulicos. Mais recentemente, em 2014, a empresa adquiriu a divisão de elevadores e escadas rolantes da Marryat & Scott (Quênia) juntamente com seus distribuidores autorizados na África Oriental e Central.


Atualmente a linha de produtos da marca é variada, como por exemplo, elevadores de tração econológicos (sem uso de óleo), projetados para edifícios de escritórios; elevadores de alto desempenho utilizados em arranha-céus com mais de 100 andares de altura; ou escadas rolantes projetadas para uso interno ou externo em aeroportos, estádios, metrôs e shopping centers. Entre as principais tecnologias oferecidas pela empresa finlandesa estão: KONE UltraRope™, introduzida em 2013 e que estabelece um novo padrão para os edifícios de grande altitude, oferecendo eco-eficiência, fiabilidade e durabilidade, além de melhorar o desempenho do elevador; KONE MiniSpace™, um elevador com pequena sala de máquina, sendo solução ideal para arranha-céus mais exigentes, pois são alimentados pela máquina de elevação KONE EcoDisc®, que oferece eficiência energética, conforto de percurso e um design de interiores premiado; a esteira rolante KONE InnoTrack™, que capacita as pessoas se moverem rapidamente e sem problemas em longas distâncias, além de serem fáceis de instalar, sem fazer mudanças nas estruturas de piso, e cujo design modular significa que pode facilmente mudar a sua extensão ou localização; o motor de elevação KONE EcoDisc™, cujo sistema inovador de enrolamento em cobre reduz a quantidade de energia perdida em forma de calor, tornando os elevadores muito eficientes em termos energéticos; e o Sistema de controle de destino KONE Polaris™, que aumenta a capacidade de manuseamento do elevador, melhora o conforto dos passageiros e reduz os tempos de espera.


Hoje em dia as soluções de locomoção da KONE estão instaladas em construções emblemáticas como o estádio Lucas Oil em Indianápolis (servindo 70.000 mil pessoas com 14 escadas rolantes, 9 elevadores, 2 elevadores hidráulicos e o sistema de monitoramento KONE E-Link™), o Madison Square Garden em Nova York (48 escadas rolantes, 5 elevadores hidráulicos e 12 elevadores modernizados), o navio Celebrity Eclipse (8 elevadores de passageiros panorâmicos, 4 elevadores de passageiros, 9 elevadores de serviço e 1 elevador de plataforma de fácil acesso) e a Torre Doha (17 elevadores, 3 elevadores especiais, 1 elevador de carga, 5 elevadores hidráulicos e o sistema de controle de destino KONE Polaris™).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por acentuadas modificações ao longo dos anos. O logotipo original surgiu em 1910 com um design simples, que refletia as raízes modestas da empresa como uma oficina de reparação de motores elétricos. A palavra “osakeyhtiö” abaixo do nome significa “corporação” em finlandês. A primeira modificação ocorreu no ano de 1948 quando foram adicionadas roldanas no logotipo, para representar o foco de negócios em elevadores e guindastes industriais. Em 1967, um novo logotipo foi adotado para representar as ambições internacionais da empresa. Com isso, a identidade visual ganhou uma nova tipografia de letra, com o nome da marca escrito em quatro blocos paralelos azuis. Finalmente em 1990 o logotipo atual foi adotado. As letras dentro dos blocos azuis foram atualizadas com uma tipografia simples e o azul ganhou uma nova tonalidade.


Dados corporativos 
● Origem: Finlândia 
● Fundação: 27 de outubro de 1910 
● Fundador: Gottfr. Strömberg Oy 
● Sede mundial: Helsinki, Finlândia 
● Proprietário da marca: Kone Oyj 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Antti Herlin 
● CEO & Presidente: Henrik Ehrnrooth 
● Faturamento: €8.64 bilhões (2015) 
● Lucro: €1.24 bilhões (2015) 
● Valor de mercado: €22.7 bilhões (janeiro/2017) 
● Fábricas:
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 50.000 
● Segmento: Sistemas de transporte verticais 
● Principais produtos: Elevadores, escadas e esteiras rolantes 
● Concorrentes diretos: Otis, Schindler, Thyssenkrupp, ABB, Fujitec, Hitachi, Mitsubishi e Hyundai 
● Ícones: A cor azul-clara 
● Slogan: Dedicated To People Flow. 
● Website: www.kone.com 

A marca no mundo 
A KONE comercializa sua linha de produtos, que engloba elevadores, escadas e esteiras rolantes, portões e portas automáticas, motores elétricos e sistemas de controle de fluxo de pessoas, em mais de 80 países (sendo 60 deles com presença física). Com mais de 400 mil clientes e 1.1 milhões de equipamentos em operação (dos quais mais de 520 mil elevadores), a KONE, quarta maior fabricante de elevadores e escadas rolantes do mundo, faturou €8.64 bilhões em 2015. A empresa fabrica e instala mais de 50.000 elevadores e escadas rolantes por ano. A KONE possui 9 centros de Pesquisa e Desenvolvimento (em países como Finlândia, Alemanha, Índia, Itália, China, México e Estados Unidos), responsáveis por mais de 3.000 patentes no setor, além de sete unidades fabris e uma rede de distribuidores autorizados. 

Você sabia? 
A família Herlin, uma das mais ricas da Finlândia, é a maior acionista da empresa com aproximadamente 22% das ações. 
A revista Forbes elegeu a KONE como uma das empresas mais inovadoras do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/1/2017

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