8.2.17

JAMIE'S ITALIAN


Uma equipe gentil e dedicada que cuida dos clientes enquanto se deliciam com uma comida italiana rústica e deliciosa, preparada com ingredientes escolhidos a dedo. Ambiente aconchegante, comida saudável, acessível, sustentável e fresca com a assinatura do renomado chef inglês e pop star gastronômico Jamie Oliver. Bem-Vindo ao JAMIE’S ITALIAN. 

A história 
James Trevor Oliver (foto abaixo) nasceu em 27 de maio de 1975 em Clavering, uma pequena vila situada no noroeste de Essex, na Inglaterra. Seus pais, Trevor e Sally, eram proprietários de um pub, típico bar inglês, chamado The Cricketers. Com 16 anos ingressou na escola de culinária de Westminster e começou a trabalhar com o chefe londrino Gennaro Contaldo, o qual considera seu mentor na culinária. Sua primeira aparição na televisão foi em 1996, quando foi descoberto por uma produtora enquanto trabalhava para o reconhecido restaurante londrino River Café. Rapidamente se posicionou como um dos chefs mais populares da televisão britânica, principalmente pelo programa The Naked Chef, no qual desmistificava técnicas culinárias. O público adorava sua “boa pinta”, sua atitude de garoto descolado e suas receitas fáceis, criativas e de influência europeia, especialmente italiana. Em seus anos de fama, acumulou uma fortuna de milhões de euros procedente de vendas de livros de cozinha, programas de televisão, linhas de produtos para o lar e contratos publicitários. Em 2003, ele foi condecorado pela rainha da Inglaterra por seus serviços à indústria gastronômica.


No dia 21 de junho de 2008, ele resolveu compartilhar sua enorme paixão pelo estilo de vida e culinária italiana, e juntamente com Gennaro Contaldo, inaugurou a primeira unidade do restaurante JAMIE’S ITALIAN na cidade inglesa de Oxford. O novo restaurante oferecia comida excepcional inspirada na rica culinária italiana (como antepastos, pizzas, bruschettas e massas), em um ambiente descontraído e com serviço simpático e acolhedor. Conhecido por usar apenas ingredientes de alta qualidade, que promovem o bem-estar, Jamie Oliver fez questão de apresentar um cardápio autêntico, onde todas as receitas eram experimentadas e testadas com o objetivo de se criar pratos fantásticos. O sucesso foi tanto, comumente com fila na parte externa, que nos anos seguintes a rede inaugurou outras unidades por diversas cidades inglesas.


Em 2011, a marca iniciou sua expansão internacional com a inauguração de um restaurante nos Emirados Árabes Unidos (em Dubai), seguido por unidades na Austrália, China e Singapura. No mês de novembro de 2014, a marca inovou ao inaugurar uma unidade dentro do navio de cruzeiro Quantum of the Seas, da Royal Caribbean. No final de março de 2015 a JAMIE’S ITALIAN inaugurou sua primeira unidade no Brasil, no bairro do Itaim, em São Paulo, cujo cardápio é formado por pratos simples, com foco em ingredientes locais (como por exemplo, picanha e sorvete de cacau nacional) e um destaque para a sustentabilidade. Como nos demais restaurantes da rede, a unidade também ganhou design único, incorporando a personalidade da cidade, criando um ambiente em que o foco é uma comida excepcional, boa companhia e convívio descontraído na “mesa italiana”. O espaço chama a atenção pelas paredes de vidro e madeira de demolição no piso. Ainda este ano, a rede inaugurou seu primeiro restaurante na América do Norte, na cidade de Toronto. No ano seguinte a rede inaugurou sua segunda unidade em solo brasileiro, localizada na cidade de Campinas, com direito a salão aberto, bar (batizado de Jamie’s Bar), estação de massas e área de antepasto (reservada para o preparo de entradas, saladas e sobremesas).


Todos os ingredientes no cardápio do JAMIE’S ITALIAN são selecionados e seguem à risca o padrão da rede no mundo, com aprovação e homologação dos fornecedores. Entre os produtos importados estão farinhas italianas, geleia de pimenta, azeitona preta de Gaeta, presunto italiano San Daniele, carnes curadas e alguns pães. Além de pizzas e massas (como o papardelle com ragu de porco), o cardápio da rede oferece carnes, peixes, deliciosos hambúrgueres, vinhos e as tradicionais sodas italianas. Um dos ícones da rede são os antepastos, como por exemplo, nachos italianos (raviolis crocantes de quatro queijos com molho arrabbiata), bruschettas, lula crocante (frita, com pimenta dedo-de-moça, alho crocante, salsinha e maionese), salada caprese (tomates assados, mozzarella de búfala e manjericão) e a famosa tábua de antepasto (prosciutto, abobrinha frita, crostini de ricota e tomate, bocconcini, carta di musica crocante com queijo pecorino e geleia de pimenta, beterrabas assadas ao balsâmico, picles e azeitonas). À medida que a rede cresce, seu cardápio e conceito evoluem constantemente com criatividade. Além disso, toda a equipe de qualquer unidade é treinada para ter um conhecimento profundo sobre todos os pratos que são servidos – a origem de cada um, como eles foram criados e cozidos, além das personalidades e histórias por trás de todos eles.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 21 de junho de 2008 
● Fundador: Jamie Oliver e Gennaro Contaldo 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Jamie Oliver Enterprises Limited 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Simon Blagden 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 78 
● Presença global: 19 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.800 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Massas, antepastos, pizzas e bebidas 
● Concorrentes diretos: Prezzo, Bella Italia, Carluccio’s e Olive Garden 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de restaurantes casuais JAMIE’S ITALIAN possui mais de 75 unidades (sendo mais de 40 delas no Reino Unido) espalhadas por 19 países, incluindo Canadá, Brasil, Austrália, Emirados Árabes Unidos e China. 

Você sabia? 
Para ser fornecedor da rede, todos os produtos precisam ter uma ficha técnica com o controle de qualidade e de origem de cada produto, que permitem um rastreamento completo de cada ingrediente utilizado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Época Negócios, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), portais (Terra e UOL), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/2/2017

Nenhum comentário: