14.6.06

MAZDA


Desde os primórdios da história da indústria automobilística sempre existiram fabricantes que se destacaram por fugir do lugar-comum, por empregar técnicas de produção, tecnologias e desenhos singulares, em dissonância com as notas dominantes da maioria das marcas no mercado. A japonesa MAZDA foi uma destas, especialmente com seu roadster MX-5, que se tornou um ícone da indústria automobilística.

A história
O nome MAZDA teve origem em Ahura Mazda, o mais importante Deus zoroastra da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses. De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da empresa, Jujiro Matsuda, que fundou a empresa no dia 30 de janeiro de 1920 com o nome de Toyo Cork Kogyo Co. Ltd, inicialmente para produzir cortiça e rolhas. Em 1927 encurtou seu nome para Toyo Kogyo Co.; em 1929 iniciou a fabricação de máquinas e ferramentas; e pouco depois, em 1931, finalmente começou a produção de um veículo de carga de três rodas, batizado de MAZDA-GO, um misto de motocicleta e caminhão, que foi exportado para países como China e Índia, já em 1932.


Somente no ano de 1934 nasceu o primeiro logotipo da marca com o nome MAZDA. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou a produzir armamentos para o exército japonês, como por exemplo, o rifle Tipo 99, que se tornou extremamente conhecido. Depois do término do conflito, a empresa que teve suas instalações seriamente destruídas, mas uma das poucas que ficou em pé, começou sua reconstrução iniciando novamente as exportações em 1949 para a Índia. No final da década de 50, a montadora introduziu no mercado o MAZDA ROMPER, um pequeno e durável caminhão que faria um sucesso considerável, sendo o primeiro automóvel de quatro rodas a ser produzido em série pela montadora. O primeiro automóvel de passageiros da marca, o MAZDA R360, um pequeno cupê de dois lugares com motor V2 traseiro, que conseguia atingir velocidade máxima de 90 km/h, surgiu somente em 1960; seguido no ano seguinte pela picape compacta B-SERIES 1500; e do MAZDA CAROL 600, primeiro automóvel de quatro portas da montadora, introduzido em 1962.


No ano seguinte, além da produção acumulada de automóveis atingir um milhão de unidades, a MAZDA introduziu no mercado sua primeira van destinada ao uso familiar, e, em 1966 a van comercial chamada BONGO. Em 1967 a MAZDA começou a exportar em larga escala para o continente europeu, além de estabelecer escritórios de vendas na Austrália. Nesse ano também foi lançado no mercado o MAZDA COSMO 110S, primeiro automóvel da montadora a receber um motor rotativo Wankel, que por ser um motor de combustão interna recorria a um rotor ao invés de pistões. Esse motor possuía um peso muito menor e a mesma potência que um motor normal, mas com cilindrada inferior. Foi com esse modelo que a MAZDA debutou nas competições esportiva em 20 de outubro de 1968, na maratona de resistência de 84 horas em Nürburgring na Alemanha.


Ainda nesse mesmo ano, foi a vez da picape B2500, que vendeu mais de 3 milhões de unidades até os dias de hoje, estrear no mercado. Este ano também foi marcado pelo início da produção de automóveis em uma fábrica na Malásia para atender a crescente demanda mundial por seus veículos. Em 1969 a MAZDA firmou uma parceria com a Ford e a Nissan, dando início a uma joint venture para produzir caixas de transmissão automáticas. A incorporação do motor Wankel em vários modelos levou a MAZDA, na década de 70, a ser reconhecida como uma marca de alta performance. E foi justamente no início dessa década que os números da montadora japonesa começaram a crescer: em 1970 iniciou a exportação de seus automóveis para o enorme mercado americano, e, em 1972, atingiu a produção de 5 milhões de carros em sua história.


Vários modelos ajudaram a construir a reputação da empresa nesta década, entre os quais, o cupê compacto FAMILIA e o grande CAPELLA, introduzidos em 1977; além do MAZDA RX-7, um esportivo equipado com motor de 260 cavalos de potência, que teve importância fundamental em estabelecer a montadora no segmento de carros esportivos, ficando extremamente conhecido no Brasil quando apareceu na série Jaspion. No final desta década, depois de um baixo volume de vendas, a montadora começou a enfrentar sua primeira grande crise financeira. Para tentar escapar da crise a MAZDA assinou um acordo com a Ford, onde a montadora americana adquiriu 25% de suas ações, vindo a aumentar sua participação para 33.4% em 1996.


Nos anos seguintes, tanto a Ford como a MAZDA lançaram modelos em conjunto, alterando o seu nome dependendo do mercado. Nos anos 80 a montadora, que adotou oficialmente o nome de MAZDA MOTOR CORPORATION em 1984, assistiu seu volume de vendas passar para um patamar muito mais elevado, graças ao apoio da Ford, e principalmente com o lançamento de MAZDA MX-5, em 1989, que se tornaria um campeão mundial de vendas no segmento esportivo de dois lugares, proporcionando ao mercado um roadster a preços mais acessíveis. A década seguinte tem início, em 1991, com um MAZDA 787B vencendo a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, sendo a primeira vitória na competição de um construtor japonês e a única vitória alcançada por um motor rotativo. Apesar do bom início nesta década, a MAZDA começou novamente a ter prejuízos financeiros. As boas vendas no mercado europeu não serviam para cobrir as perdas financeiras no mercado japonês e americano, especialmente devido à crise asiática de 1997.


Sob o comando de Henry Wallace, a MAZDA foi completamente reestruturada, dando início ao desenvolvimento de novos e avançados automóveis. O novo século coincidiu com a saída do carro de n.º 35 milhões da linha de produção. Foi também nesta época que a MAZDA lançou sua famosa campanha corporativa, denominada “Zoom-Zoom”, ressaltando de uma forma criativa à agilidade de seus veículos e diretriz visual que serviria como inspiração para o desenvolvimento de sua nova geração de veículos. Em 2012 a MAZDA apresentou o primeiro veículo de uma nova geração, o CX-5. Este foi o primeiro modelo a adotar a TECNOLOGIA DE NOVA GERAÇÃO SKYACTIV (um conceito aplicado à inovação, otimizando a engenharia no que se refere à redução do peso dos veículos e aos motores de combustão interna, tornando-os muito mais eficientes e sustentáveis) e o design “KODO - a Alma do Movimento” (exprime o poder, a estabilidade e a força), que irão personificar todos os veículos da marca, causando uma pura sensação de prazer na condução. Além disso, a MAZDA anunciou que em 2013 irá retornar ao mercado brasileiro com dois modelos hatches, um compacto e outro médio.


A linha do tempo
1966
Lançamento da van comercial de pequeno porte MAZDA BONGO.
1971
Lançamento do MAZDA TITAN, um caminhão comercial de porte médio, que atualmente está em sua sexta geração.
1978
Lançamento do MAZDA MX-7, automóvel esportivo responsável por tornar acessível este tipo de modelo no mundo.
1986
Lançamento do MAZDA FESTIVA, um carro compacto que foi introduzido nos Estados Unidos com o nome de MAZDA 121.
1987
Lançamento do MAZDA MX-6, um sedã esportivo de porte médio. O modelo foi chamado de MAZDA CAPELLA no Japão até 2002, quando foi relançado como MAZDA6. O modelo, que está em sua terceira geração, está atualmente disponível nas versões sedã e perua (wagon).
1988
Lançamento do MAZDA PERSONA, um sedã de médio porte.
1989
Lançamento do esportivo MAZDA MX-5, que se tornou o automóvel mais famoso da montadora japonesa.
Lançamento da van de grande porte MAZDA MPV (atualmente comercializada com o nome de MAZDA 8).
1991
Lançamento do MAZDA SENTIA, um sedã luxuoso que possuiu duas gerações até ter sua produção encerrada em 1999.
1996
Lançamento do MAZDA2, um automóvel compacto estilo urbano, também comercializado com o nome de DEMIO. Sua terceira geração foi apresentada em 2007.
1999
Lançamento do MAZDA PREMACY, uma van monovolume de porte médio. A segunda geração do modelo, introduzida em 2005, adotou o nome de MAZDA5. A terceira geração do modelo foi apresentada em 2010.
2001
Lançamento do MAZDA TRIBUTE, um SUV compacto especialmente desenvolvido para o mercado americano.
2003
Lançamento do MAZDA MX-8, um esportivo de quatro lugares equipado com o famoso motor Wankel Renesis de apenas 1.3 litros, capaz de gerar impressionantes 250 cavalos de potência, acelerando de 0-100 km/h em 5.9 segundos. O modelo foi o sucessor do famoso MAZDA RX-7.
Lançamento do MAZDA3, um automóvel compacto, disponível nas versões sedã (quatro portas) e hatchback/wagon (cinco portas). O modelo é comercializado com o nome de MAZDA AXELA no Japão. Em 2009 foi lançada a segunda geração do modelo.
2004
Lançamento do MAZDA VERISA, um automóvel super compacto especialmente desenvolvido para o mercado japonês, aliando estilo e versatilidade.
2006
Apresentação do MAZDA CX-7, um crossover compacto que se tornou um grande sucesso de venda no Japão. O visual esportivo, que tinha linhas bastante arrojadas e carroceria inclinada, era acentuado pelo motor turbo de 2.3 litros com injeção direta de combustível. 2012 foi o último de sua produção.
Lançamento da linha de picapes MAZDA BT-50, nas versões cabine simples, dupla e estendida. A designação BT-50 representa que a nova linha tem capacidade de carga de meia tonelada.
2007
Lançamento do MAZDA CX-9, um crossover com capacidade para sete pessoas, desenvolvido para o mercado americano. O modelo tinha um visual muito agressivo, principalmente devido às suas grandes rodas de 20 polegadas, desenho moderno, sofisticação e muito conforto.
2008
Lançamento do MAZDA BIANTE, uma van de tamanho grande, com capacidade para oito pessoas distribuídas em três fileiras de assentos, disponível somente no mercado japonês. Para facilitar o acesso o modelo possui duas portas corrediças laterais. De acordo com a MAZDA, o nome foi escolhido baseado na palavra inglesa “ambient” (ambiente), com o objetivo de “criar a impressão de um interior unificado que contribui para um clima confortável e agradável para todos os ocupantes”.
2012
Lançamento do MAZDA CX-5, o novo crossover compacto da marca que veio substituir o modelo CX-7. O novo modelo engloba estilo, segurança e espírito esportivo.


O ícone
A história do MAZDA MX-5, também conhecido como EUNOS no Japão e MIATA nos Estados Unidos, começou em novembro de 1983, quando a montadora japonesa lançou um programa inovador, batizado de “Offline 55”, que tinha como objetivo promover alterações profundas no desenvolvimento de novos produtos da marca. Em outras palavras, tentar antever o que deveriam ser as propostas da marca para o futuro. De todas as propostas apresentadas, uma destacou-se de imediato: a de um carro esportivo com um peso muito reduzido. O desenvolvimento desta proposta foi entregue simultaneamente aos centros de design da MAZDA em Tóquio e na Califórnia. A proposta definitiva, apresentada pela equipe de engenheiros e designers da Califórnia, era para um roadster de motor frontal e tração traseira. O protótipo desenvolvido em seguida, o V705, foi concebido e construído na Inglaterra pela International Automotive Design, e em 1985 um modelo único rodou pela primeira vez nas estradas de Santa Bárbara, na Califórnia. Em fevereiro de 1986, Toshihiko Hirai foi nomeado responsável pelo Programa de Produto para a fase de produção. O seu desafio era tornar possível a produção em série do protótipo concebido manualmente, em peças de aço e carroçaria de plástico. Enquanto isso Tom Matano e Koichi Hayashi faziam pequenos ajustes estéticos ao modelo no centro de design da Califórnia. O trabalho conjunto resultou no design único e exclusivo do MAZDA MX-5.


Era o início do nascimento de um mito. No mês de fevereiro de 1989, o MAZDA MX-5 foi apresentado oficialmente ao público pela 1ª vez no Salão do Automóvel de Chicago. Um mês mais tarde estava já à venda em Hiroshima no Japão. Os consumidores apaixonaram-se pelo carro e os pedidos ultrapassavam a capacidade de produção. O veículo, um misto de clássico britânico com a pureza de um roadster italiano, se tornou um esportivo acessível para todos e vendeu em seu primeiro ano exatas 35.807 unidades. Foi uma autêntica revolução. O MAZDA MX-5 foi considerado o renascimento do conceito do roadster. Ainda hoje o pequeno roadster, dotado de um motor 1.6 com 116cv, com uma distribuição perfeita de peso (50% sobre cada eixo) permite uma satisfação de condução só comparável a grandes “máquinas” pouco acessíveis. Em 1993, a necessidade de cumprir normas de emissões de gases poluentes mais rígidas e de novos requisitos de segurança, levaram à introdução de alterações no motor 1.6 litros.


No Salão do Automóvel de Genebra em 2005 foi apresentada a 3ª geração do Mazda MX-5, que apresentava uma grande mudança nas opções de motorização (1.8 de 126cv ou 2.0 de 160cv, ambos bastante diferentes dos usados até aquele momento). Antes da nova geração, que terá desenvolvimento conjunto com a Fiat para originar o novo Alfa Romeo Spider, o MAZDA MX-5 passou por novos retoques em 2012. Esteticamente, o modelo adotou grade mais recortada, como a do CX-5, e novo acabamento para as luzes auxiliares. O para-choque foi redesenhado para oferecer menos riscos em atropelamentos. Já o capô conta com sistema de elevação automática, também com o intuito de diminuir as chances de lesões neste tipo de acidente. Para completar, há tonalidade diferenciada para a carroceria e mudanças no volante e painel. Cupê e conversível receberam ainda tecnologias relativas à dirigibilidade e segurança. As características únicas deste carro justificam plenamente o título (Guinness – O Livro dos Recordes) de roadster mais vendido do mundo, que até 2011 tinha comercializado aproximadamente 900.000 unidades.


A evolução visual
Durante toda sua história a marca passou por várias modificações em sua identidade visual. Seus primeiros logotipos, na década de 30, não tinham nenhuma padronização e mudavam constantemente. Em 1962 a marca introduziu um logotipo formado por uma M estilizado, coincidindo assim com o lançamento de seu primeiro automóvel. Somente em 1975 introduziu uma identidade visual corporativa padronizando sua comunicação, com o nome MAZDA escrito em azul.


Na década de 90, a MAZDA utilizou um símbolo como logotipo em seus automóveis: introduzido em 1991, ele representava a forma característica de asas, um sol e um círculo de luz. O tradicional símbolo com um M estilizado em forma de asas passou a fazer parte de seu logotipo em 1997. Ele representava a dedicação constante e o crescimento contínuo da marca, com as asas representando a visão de futuro da empresa.


Os slogans
What Do You Drive? (2011)
Get it and be moved. (1998)
Passion for the Road. (1996)
Experience Mazda. (anos 80)
The more you look, the more you like. (anos 70)


Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 30 de janeiro de 1920
● Fundador: Jujiro Matsuda
● Sede mundial: Hiroshima, Japão
● Proprietário da marca: Mazda Motor Corporation
● Capital aberto: Sim
● CEO & presidente: Takashi Yamanouchi
● Faturamento: US$ 24.6 bilhões (2011)
● Lucro: - US$ 1.3 bilhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 3.2 bilhões (novembro/2012)
● Vendas globais: 1.184.946 de unidades (2011)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim (somente por importador independente)
● Funcionários: 37.600
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e veículos comerciais
● Concorrentes diretos: Toyota, Honda, Suzuki, Nissan e Mitsubishi
● Ícones: O esportivo MX-5
● Slogan: What Do You Drive?
● Website: www.mazda.com

A marca no mundo
A MAZDA, que conta com 37.600 funcionários, é a quinta maior montadora do Japão e possuí três grandes fábricas no Japão e complexos de montagem em outros países como China, África do Sul, Colômbia, Irã e Filipinas. Em 2011 as vendas globais da MAZDA superaram 1.1 milhões de unidades (carros e veículos comerciais), comercializadas em aproximadamente 120 países. O veículo mais vendido da montadora neste ano foi o MAZDA3. A MAZDA ainda produz motores a gasolina e diesel.

Você sabia?
A MAZDA possui um moderno museu, inaugurado em 2005 e localizado no Centro de Design da empresa em Hiroshima, onde podem ser vistos seus maiores destaques, como o RX7 de competição e o motor rotativo Wankel do RX8, além de ter acesso a toda a rica história da marca japonesa.
A MAZDA tem uma importante rede de concessionários no México, onde é a oitava marca mais vendida.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/11/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

A MAZDA precisa voltar ao Brasil através de um importador decente. A tecnologia é de ponta e os carros muito bonitos! Mais bonitos que os coreanos e japoneses a venda atualmente!