23.2.16

NUBANK


De uma pequena startup ao maior banco digital independente do mundo, cujo objetivo é repensar a experiência dos clientes com serviços financeiros através do uso de novas tecnologias e design intuitivo. O NUBANK já empoderou milhões de pessoas na América Latina a retomarem o controle da sua vida financeira ao oferecer produtos financeiros, serviços e atendimento únicos, sem burocracia e com rapidez. Por tudo isso, o NUBANK se tornou uma das marcas mais inovadoras do momento. 

A história 
Tudo começou em meados de 2012 quando um colombiano nascido em Medelín, David Vélez (foto abaixo), mudou-se dos Estados Unidos para a cidade de São Paulo com a responsabilidade de abrir o escritório brasileiro do fundo de investimento de risco americano Sequoia Capital, que já havia investido em empresas como Apple, Google, Instagram e LinkedIn. Aproximadamente um ano depois, ele deixou o Sequoia Capital para investir em um negócio próprio e se tornar um empreendedor. Na ocasião, o fundo optou por sair do país sem ter feito um único investimento. Foi então que David, um engenheiro formado e pós-graduado na renomada Universidade de Stanford com longa experiência no mercado financeiro e de internet, fundou a startup NUBANK (uma junção de Nu - pelado mesmo - com bank, a indústria que ele queria reinventar) juntamente com os sócios, a engenheira Cristina Junqueira e o programador americano Edward Wible, no dia 6 de maio de 2013. Isto após a constatação de que havia no Brasil uma grande oportunidade de se oferecer inovação dentro da área de serviços financeiros. E claro, explorar a penetração no público conectado em smartphones e alérgico ao lento sistema burocrático do país.
   

A ideia era oferecer um cartão de crédito internacional que poderia ser totalmente gerenciado pelo smartphone através de um aplicativo. Mas isso demorou um pouco. Isto porque, pelo menos em parte, a startup enfrentou dificuldades iniciais para encontrar investidores. Mas Vélez conseguiu. O principal aporte de dinheiro veio justamente da Sequoia Capital. O NUBANK passou então a oferecer e emitir, em setembro de 2014, um cartão Platinum internacional da bandeira Mastercard (conheça essa outra história aqui). O novo produto foi criado e pensado para consumidores jovens que desejavam fazer tudo online e não queriam falar ou tratar com gerentes ou ir à agências para resolver qualquer tipo de problema. Era um cartão de crédito com vários diferenciais. Por exemplo, através de um aplicativo o NUBANK notificava o cliente por celular cada vez que uma compra era efetuada, enviando detalhes da transação (valor, data, hora, nome do estabelecimento, categoria deste e, sempre que possível, o ponto em um mapa correspondente ao local da compra). O usuário também podia gerenciar seus gastos no aplicativo, consultar saldo, limite e faturas. Pelo aplicativo também era possível recuperar a senha, entrar em contato com o suporte via chat (havia um 0800 e um e-mail de atendimento como opções) e até mesmo bloquear temporariamente o cartão.
   

Como não possuía uma estrutura física, como um banco tradicional, o NUBANK conseguiu reduzir custos (até o uso de papéis era controlado, as faturas vinham por e-mail), o que permitiu não cobrar anuidade e taxas (para saques, avaliação emergencial de crédito ou emissão de 2ª via) de seus clientes e trabalhar com uma taxa de juros de 7,75%, ante uma média de 10% a 15% praticada no mercado na época. E como o NUBANK ganharia dinheiro? Simples: com as taxas pagas pelos estabelecimentos por cada compra realizada com o cartão e com os juros dos parcelamentos das faturas. Nesta fase inicial, o consumidor deveria conseguir um convite, através de duas formas. A primeira era entrar no site do NUBANK, clicar em “Pedir meu convite”, se cadastrar e aguardar. A segunda costuma ser mais eficiente: receber uma indicação de uma pessoa que já possuía o cartão.
  

O cartão fez sucesso inicial por suprir uma demanda reprimida de consumidores acostumados com taxas de juros exorbitantes, atendimentos burocráticos e insatisfeitos com seus cartões, que ofereciam poucas informações e meios para controlar os gastos. Usando a tecnologia mais moderna a favor do cliente, trazendo soluções seguras e simples para resolver tudo pelo smartphone, a qualquer momento, o NUBANK foi conquistando clientes e também espaço na mídia. O sucesso do novo serviço chamou a atenção de grandes investidores e, em 2015, o NUBANK recebeu um novo aporte de US$ 30 milhões liderado pelo fundo americano Tiger Global Managment.
   

O novo aporte serviu também para acelerar a distribuição dos cartões. Mesmo assim, ao final deste ano, a fila de espera para ter esse cobiçado cartão roxo já ultrapassava as 200 mil pessoas. E o NUBANK começou o ano de 2016 recebendo uma nova rodada de investimentos. Com o aporte de US$ 50 milhões, o valor da empresa chegou aos US$ 500 milhões. Em novembro de 2016, possibilitou aos usuários o pagamento antecipado de compras parceladas, gerando um desconto pra quem utilizasse essa modalidade. Essa função foi disponibilizada pelo NUBANK de forma pioneira entre os cartões de crédito brasileiros.
   

Em 2017, finalmente a empresa lançou o NUBANK REWARDS, um programa de benefícios do cartão de crédito, onde cada R$ 1 gasto equivale a 1 ponto acumulado (que nunca expiram e podem ser usados para eliminar da fatura gastos com restaurantes, passagens aéreas, hospedagem e também com uma série de serviços parceiros). Além disso, anunciou o lançamento da NuConta, uma conta-corrente digital e sem tarifas de manutenção, ampliando assim seus serviços financeiros. Hoje em dia a NuConta oferece serviços como transferências através de TED e peer-to-peer, pagamentos de contas e boletos, saque através da Rede 24 Horas, além de facilidades exclusivas como depósitos através de boleto, função “cobrar dinheiro” e função “guardar dinheiro”. No mês de dezembro de 2018, iniciou, de maneira progressiva, a funcionalidade débito em seus cartões, oferecendo assim mais uma facilidade aos seus clientes.
  

Em abril de 2019, lançou a comunidade online NuCommunity, uma plataforma de discussão entre clientes e não clientes que oferta exclusividades aos membros mais engajados. Pouco depois, em maio, com o slogan “El futuro es morado” (em português “O futuro é roxo”), o NUBANK inaugurou no México uma nova filial chamada Nu, sendo a primeira vez a oferecer serviços fora do Brasil e iniciando sua internacionalização. Em pouco tempo, o NUBANK se tornou um dos maiores emissores de novos cartões de crédito do mercado mexicano. Em outubro, lançou mais um serviço: Conta PJ, que disponibiliza algumas funções similares às oferecidas hoje pela NuConta, com foco em empreendedores, autônomos e donos de pequenos negócios. A partir de novembro de 2019, passou a oferecer mais um serviço ao disponibilizar para os clientes a função Recarga de Celular pré-pago ou plano controle, através do aplicativo, usando tanto o saldo disponível na NuConta quanto o limite no Cartão de Crédito.
   

Em janeiro de 2020, o NUBANK realizou sua primeira aquisição ao comprar a Plataformtec, empresa especializada em engenharia de software e metodologias ágeis. E o apetite não parou, pois em setembro adquiriu a corretora Easynvest (posteriormente seria renomeada para Nu Invest). Na época a Easynvest possuía 1.5 milhões de clientes, aproximadamente R$ 24 bilhões de ativos sob custódia e mais de 400 opções de investimentos. A partir de novembro de 2020, os clientes do NUBANK passaram, através do Pix, a ter mais uma opção para realizar e receber transferências e pagamentos de maneira rápida e segura. Além disso, anunciou a criação da Nu Colômbia, primeira instituição financeira 100% digital do país, ingressando assim em mais um novo mercado (em pouco mais de seis meses de operação, já eram 300 mil interessados na lista de espera por um “cartão roxinho”). E outra novidade do ano foi o lançamento de um seguro de vida (não tem reajuste por idade durante cinco anos e tem cobertura para COVID-19), um produto é personalizável, sem pacotes pré-definidos (o cliente escolhe e paga o que prioriza e utiliza).
   

Fundado em 2013 com um propósito muito claro, eliminar a burocracia e as barreiras que impediam as pessoas de controlarem seu dinheiro, no mês de junho de 2021, o NUBANK celebrou mais um marco importante: a marca de 40 milhões de clientes. Eram 40 milhões de pessoas livres das tarifas abusivas e do péssimo atendimento oferecido pelo sistema financeiro tradicional. E ainda este mês, anunciou que a empresa do bilionário Warren Buffet, a Berkshire Hathaway (conheça essa outra história aqui), realizou investimentos de US$ 500 milhões no NUBANK. Esse aporte alçou o NUBANK ao posto de banco digital mais valioso do mundo. Somente em setembro desse ano, a marca estreou sua primeira campanha publicitária nacional em horário nobre na TV. Com o mote “Escolha seu futuro. Comece agora.”, a campanha também ressaltava os variados produtos e serviços atualmente disponibilizados pelo NUBANK para oferecer um controle financeiro aos seus usuários. No dia 9 de dezembro de 2021, o NUBANK oficialmente realizou seu IPO (oferta pública inicial) na NYSE, sendo avaliado em US$ 45 bilhões. Para marcar esta grande data, o NUBANK distribui BDRs (recibos de ações) a mais de 7.5 milhões de clientes, que se tornaram sócios do banco digital no processo de abertura de capital da companhia.
  

Em 2021, o NUBANK também ganhou alguns prêmios bem importantes: foi eleita uma das empresas mais influentes do mundo pela revista TIME e escolhida pela emissora americana CNBC como uma das empresas mais inovadoras do mundo. E lançou novos serviços e ferramentas: o Nubank Ultravioleta, cartão de crédito premium que oferece benefícios exclusivos e apresenta um design moderno (feito de metal, ele carrega a única informação que importa - o nome - e uma mensagem secreta que só pode ser vista sob a luz ultravioleta. O número do cartão, a data de validade e todas as informações que apenas o cliente precisa ter acesso ficam guardados em segurança dentro do aplicativo do NUBANK); o cartão de crédito para empresas; a loja virtual com descontos dentro do seu aplicativo; a possibilidade de pagar e parcelar boletos com cartão de crédito; e fazer transferências internacionais a partir do aplicativo do NUBANK.
   

Outra novidade do ano foi o NuDog, um cartão de borracha para cachorros. O brinquedo era uma edição limitada comercializada por R$ 49,90 e o lucro das vendas seria revertido à Associação Amigos de São Francisco, que, sem fins lucrativos, ajuda animais abandonados ou que sofreram maus tratos, promovendo a adoção. Com bordas arredondadas, o acessório permite guardar pequenos petiscos para atrair a atenção dos peludinhos e diminuir assim os “acidentes” que acontecem com os cartões do banco digital. Segundo a empresa, 6 mil clientes já precisaram pedir uma segunda via por atos de “vandalismos” dos quadrúpedes.
  

Atualmente, além do famoso e cobiçado cartão roxinho, o NUBANK oferece cada vez mais opções para ser uma instituição financeira completa para as necessidades de milhões de pessoas, como conta digital, sem tarifas de transferência e com rendimento de 100% do CDI; conta PJ, para empreendedores e MEIs; serviços de seguro de vida, com contratos transparentes e valores acessíveis; e centenas de opções de investimento ou fundos multimercados.
   

O NUBANK revolucionou o sistema financeiro e bancário no mercado brasileiro. E alguns dados provam isso: 5 milhões de clientes tiveram acesso a uma conta ou cartão de crédito pela primeira vez com o NUBANK; 8.2 milhões de seus clientes ganham menos que um salário mínimo - e são tradicionalmente excluídos dos grandes bancos; 3.2 milhões de seus clientes têm mais de 55 anos; 97.3 milhões de horas foram economizadas em filas de banco desde que o NUBANK foi criado; mais de 1 milhão de microempreendedores foram libertados da burocracia e das taxas abusivas de outras contas PJ desde 2019; e também foi responsável por auxiliar mais de 500 mil clientes a receberem diretamente o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, totalizando mais de 407 milhões de reais em repasses. Além disso, desde sua criação, somente em tarifas como transferências, abertura de conta e anuidades de cartão, o NUBANK já economizou mais de R$ 24 bilhões para os clientes. Todo esse dinheiro deixou de ser gasto com cobranças de banco e virou comida, transporte, lazer, investimentos.
    

Atendimento diferenciado 
A cultura de encantamento ao cliente está no DNA do NUBANK. E é traduzida através do atendimento WoW, que sempre surpreende seus clientes com presentes, mimos e cartas enviados pelo time de atendimento quando há uma conexão ou história marcante na interação com eles. O atendimento WoW surgiu em 2015, partindo de uma premissa básica: todo Xpeer (como a empresa chama o time de atendimento) poderia enviar presentes para um cliente por mês, junto com uma cartinha escrita de próprio punho. Não era uma regra - apenas uma opção para os casos em que os Xpeers quisessem estender essa conexão para além do momento do atendimento. Ao longo de todos esses anos, já foram mais de 10 mil mimos do NUBANK para clientes em todas as regiões do país.
   

O programa WoW já foi responsável por ações que tomaram conta das redes sociais e atraíram mídia espontânea, como a entrega de uma sanduicheira roxa (com uma carta escrita à mão pelo atendente, com diversas receitas de sanduíches) para o cliente que teve problemas ao comprar um sanduíche de madrugada, ou a entrega de um Pikachu com capa roxa para um cliente fã de Pokémon. Há também o caso da Belinha, a cachorrinha que comeu o cartão do seu dono e ganhou um brinquedinho do NUBANK.
  

Outro exemplo aconteceu em 2019, quando trinta titulares da NuConta (a conta digital da empresa que era alvo da campanha) ganharam bancos de madeira (na cor roxa, é claro), que foram entregues em seus ambientes corporativos, sob o discurso de que este era o único tipo de banco tradicional que envolve o NUBANK. A ideia era para mostrar que isso era o mais próximo de um banco tradicional que o NUBANK iria chegar, se mantendo o mais distante possível da burocracia que envolve seus concorrentes mais tradicionais. A ação foi destinada, principalmente, a clientes que optaram por fazer a portabilidade de salário para a NuConta.
  

Para continuar criando conexões de verdade, e mais rápidas quando necessário, o próximo passo foi oferecer também experiências em tempo real - WoWs que podem ser usados na hora, assim que o cliente encerra seu atendimento (ou, muitas vezes, enquanto ele ainda está falando com os Xpeers). É importante, no entanto, lembrar que os presentes, cartas ou surpresas em tempo real são só uma parte de tudo o que o NUBANK faz para encantar seus clientes diariamente. Dar um atendimento humano e eficiente; criar produtos simples e transparentes; descomplicar o dia-a-dia das pessoas e ajudá-las a retomar o controle da sua vida financeira: esses são os objetivos do NUBANK. Uma curiosidade: ao longo dos anos, o NUBANK já ganhou vários prêmios de atendimento ao cliente. E em 2020 não foi diferente: venceu pela quarta vez seguida o Prêmio Época Negócios Reclame Aqui, na categoria Bancos e Cartões Digitais.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A primeira modernização ocorreu em 2018, quando o logotipo antes aplicado em duas cores, passou a ser inteiramente roxo. No mês de maio de 2021, o NUBANK realizou um rebranding mais profundo em sua marca ao apresentar um logotipo mais marcante e com formas mais suaves. As curvas que formam o “nu” ficaram mais suaves e menos quadradas. A fluidez também mudou um pouco - é como se fossem duas fitas viradas, representando um movimento que não para nunca, do mesmo jeito que o NUBANK não para de evoluir. Além disso, o preenchimento deu às letras um peso maior, deixando a leitura mais acessível. E a palavra “bank” foi retirada definitivamente do logotipo.
   

O novo logotipo também apresentou uma leve alteração no tom do roxo (como mostra a imagem abaixo). A nova identidade visual veio para refletir uma empresa mais madura, consolidada e ainda mais completa.
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 6 de maio de 2013 
● Fundador: David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: NU Holdings LTD 
● Capital aberto: Sim (2021) 
● CEO: Cristina Junqueira 
● Faturamento: R$ 4.8 bilhões (2020) 
● Lucro: - R$ 230 milhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 46.2 bilhões (dezembro/2021) 
● Clientes: 48 milhões 
● Presença global: 3 países 
● Presença global: Sim 
● Funcionários: 5.400 
● Segmento: Serviços financeiros 
● Principais produtos: Conta Digital, empréstimos, cartões e seguros 
● Concorrentes diretos: Banco Inter, Neon, PagBank, Next, C6 Bank, Agibank, Banco Original, BS2, BTG Digital, Banco Pan, Digio e N26 
● Ícones: A cor roxa 
● Slogan: A nova geração de serviços financeiros no Brasil. 
● Website: www.nubank.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o NUBANK, maior plataforma digital de serviços financeiros do mundo, oferece uma completa gama de serviços (investimentos, empréstimo pessoal, cartão de crédito, conta para pessoas físicas e jurídicas, pagamentos instantâneos, seguro de vida e a possibilidade de realizar transferências internacionais, entre outras funcionalidades), tem mais de 48 milhões de clientes e está presente no Brasil, México e Colômbia, com escritórios ainda na Argentina, Alemanha e nos Estados Unidos. Somente no Brasil são mais de 40 milhões de pessoas distribuídas em todas as cidades do país - afinal, o NUBANK possui clientes em todos os mais de 5 mil municípios. O NUBANK terminou o ano de 2020 com R$ 29 bilhões em recursos depositados e as transações no cartão de crédito, primeiro e principal produto da marca no mercado, somaram R$ 95 bilhões. Além disso, em 31 de dezembro de 2020, a NuConta possuía 29.9 milhões clientes, dos quais 478 mil se referiam a pessoas jurídicas. 

Você sabia? 
O serviço oferecido pelo NUBANK teve inspiração no americano Capital One, que na década de 1990 criou novos modelos de crédito nos Estados Unidos, e na empresa russa Tinkoff, um banco com forte presença online. 
O NUBANK nasceu digital, com foco em eficiência, e sempre comprometido a ter uma operação com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Motivado por isso, em setembro de 2020, o NUBANK zerou a emissão de carbono de toda a sua história. Através de projetos no Brasil e no México, foram gerados créditos de carbono que compensaram suas emissões. 
A equipe do NUBANK tem hoje profissionais do Vale do Silício especializados em trabalhar com big data. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Fast Company, Exame, Época Negócios e Você SA), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Estadão), sites financeiros (Dinheirama), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/12/2021 

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