25.7.06

VACHERON CONSTANTIN


Mostrando muito mais que horas desde 1755, os relógios VACHERON CONSTANTIN são uma combinação perfeita entre uma arte secular, a tecnologia avançada e uma elegância irrepreensível, capaz até de concentrar múltiplas funções, como revelar as fases da lua, atualizar os dados nos anos bissextos e marcar os horários do nascer e do pôr do sol. Relógios que se tornam patrimônio de família e são passados de geração em geração. Não foi por acaso que a marca suíça se tornou sinônimo de relógios exclusivos, elaborados e sofisticados, vistos nos pulsos do Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi, do apresentador Larry King e do ator Charlie Sheen. 

A história 
Quando a empresa foi fundada na metade do século XVIII, Genebra ainda não pertencia à Suíça, era um território livre, com governo e leis próprias. Nesta época, a cidade já tinha um próspero comércio têxtil e de pedras preciosas, prata e ouro, principalmente devido à sua posição estratégica, localizada no centro da Europa. A tradição relojoeira da cidade surgiu no final do século XVI, quando as primeiras oficinas foram instaladas. Foram os refugiados huguenotes (protestantes calvinistas), oriundos da França, que trouxeram os conhecimentos técnicos decisivos para o desenvolvimento da relojoaria. Genebra abrigou a primeira corporação de relojoeiros da história, no início do séc. XVII e o setor foi crescendo para outras regiões, sobretudo ao longo do “Jura” (entre as cidades de Dijon e a Suíça) e Schaffhausen (localizada na parte alemã da Suíça). A VACHERON surgiu exatamente neste período, em 1755, fundada por Jean-March Vacheron, um jovem artesão de apenas 24 anos, que abriu inicialmente uma pequena e modesta oficina artesanal de relógios e 30 anos depois transferiu o comando do pequeno negócio para seu filho Abraham Vacheron.


Esse foi um período bastante difícil para a empresa, às vésperas da Revolução Francesa. Os principais clientes da oficina eram oriundos da aristocracia francesa, já que desde o seu início a VACHERON estava mais interessada em fabricar mecanismos de precisão e complicação do que relógios populares. Com Napoleão no poder, Genebra foi anexada à França e perdeu seu status de “território livre”. Durante este período de dificuldades e transformações sócio-políticas, o principal objetivo de Abraham foi manter a duras penas o negócio de sua família. Em 1810, ele passou o comando da oficina para seu filho Jacques-Barthélémy Vacheron, que representava a terceira geração da família. A juventude de Jacques trouxe novo ânimo à empresa. Isto porque, ele expandiu os negócios para outros mercados, como por exemplo, a Itália e a França.


O fim da era napoleônica e o retorno da paz na Europa fizeram com que os negócios prosperarem. Em 1819 Jacques realiza uma grande mudança na estrutura da oficina. Foi então que ele resolveu constituir uma sociedade com o jovem comerciante François Constantin e, em 1821, a empresa passou a chamar oficialmente VACHERON & CONSTANTIN. Enquanto Jaques-Barthélémy viajava pela cidade de Turim, divulgando e comercializando os relógios, Constantin enviou uma carta a ele, com algumas recomendações, mas uma destas acabou se transformando no lema da companhia, que é utilizado até os dias de hoje: “Faça melhor se possível e o que for sempre possível” (“Do better if possible and that is always possible”). A demanda por relógios passou a crescer e a empresa foi uma das pioneiras no processo de automação, quando iniciou a utilização algumas máquinas capazes de produzir peças essenciais, como os calibres. Neste processo de mecanização, os suíços atingiram um grau de excelência que os fez ultrapassar todos os concorrentes e dominar o mercado mundial por mais de um século.


Georges Auguste Leschot se tornou um dos grandes nomes da VACHERON CONSTANTIN. A contratação dele, em 1839, para fiscalizar as operações de manufatura foi considerada um marco, e suas invenções tiveram um grande impacto sobre a indústria. Ele padronizou movimentos em calibres e promoveu a intercambialidade de peças. Naturalmente, VACHERON CONSTANTIN foi a primeira a beneficiar-se destas realizações. Quando o exigente observatório de Genebra organizou uma competição de precisão para relógios em 1872, VACHERON CONSTANTIN inscreveu diversos de seus relógios. Os prêmios recebidos mostraram ser apenas os primeiros de uma longa série de premiações e recordes.


Em 1880, a VACHERON CONSTANTIN passou a utilizar como logotipo a Cruz de Malta (inspirado por um componente do tambor em forma de cruz que antigamente servia para limitar a tensão do enrolamento da mola principal). Mais do que um simples logotipo, a Cruz de Malta é um dos símbolos da marca, aparecendo inclusive dentro das engrenagens dos relógios que em muitos modelos são visíveis. E assim a empresa entrou no século XX, atravessando as duas Grandes Guerras Mundiais que assolaram a Europa, a Depressão de 1929, e outras crises que marcaram este século, sem jamais fechar suas portas ou interromper sua produção e a qualidade dos relógios. Sua primeira loja foi inaugurada somente em 1906 na cidade de Genebra. A loja ainda hoje existe, localizada na Rue des Moulins.


Em 1970 a marca passou a se chamar oficialmente VACHERON CONSTANTIN, sem o & no meio das duas palavras. A empresa permaneceu em mãos familiares até 1987 quando foi adquirida pelo Sheik Ahmed Zaki Yamani e, em 1996, acabou vendida novamente para o Richemont Group, holding que hoje é proprietária de outras casas tradicionais como a Cartier, Piaget, IWC, Jaeger-LeCoultre, entre outras. Durante todos estes anos a VACHERON CONSTANTIN se manteve fiel aos seus princípios: a qualidade do produto, os constantes aperfeiçoamentos e a disponibilidade de um serviço pós-venda. Ao completar mais de dois séculos e meio de existência, a tradicional marca comemora o fato de ser a mais antiga companhia relojoeira do mundo em atividade, cuja história remete à combinação harmoniosa entre a tradição artesanal suíça, a tecnologia, aplicada nos mecanismos que indicam os segundos, minutos e horas, e a sofisticação de matérias-primas, como metais e pedras preciosos.


A linha do tempo 
1770 
Criação de seus primeiros relógios complicados. 
1812 
Produção dos seis primeiros relógios repetidores de quartos. Estes relógios batiam as horas e os quartos quando solicitados. 
1903 
A marca decidiu quebrar os paradigmas e sugerir um design mais contemporâneo para os relógios de luxo. Ao invés de fazer relógios redondos, a marca decidiu apostar na forma de tonel, uma grande revolução no mundo relojoeiro, que foi amplamente copiada por todas as marcas do mundo. 
1923 
Lançamento do relógio de bolso 50mm, feito pelos irmãos Robert e George Grandjean. A miniatura do quadro Les Bergers d’Arcadie (Pastores de Arcadia), de Nicolas Poussin, marcava a parte de trás da caixa de ouro. Já as pinturas na parte interna foram inspiradas nas obras do pintor Leopold Robert. A imagem escondida também trazia gravada algumas notas da Sinfonia nº6 de Beethoven, conhecida como “Pastorale”. 
1932 
Apresentação dos primeiros relógios equipados com um mecanismo de hora internacional. 
1935 
Criação de um dos mais complexos relógios de bolso jamais vendido pela marca. Levou-se cinco anos para a criação desta obra-prima que se tornaria propriedade do Rei Farouk, do Egito. 
1936 
Lançamento de duas novas versões do seu modelo Horas do Mundo, com o mostrador com 31 cidades e 30 cidades, sem o Cairo. Nos dois anos seguintes a empresa apresentou seis relógios de mesa com um mostrador móvel, onde se indicavam 67 localidades, bem como o horário de Verão e o de Inverno em Paris. 
1955 
Os mestres relojoeiros da empresa projetaram e construíram nada menos que um dos relógios mais delgados jamais produzidos, com apenas 5,25 milímetros de espessura. 
1994 
Gerhard Kremer (1512-1594), conhecido como Mercator, foi considerado como matemático e geógrafo devido à invenção das primeiras cartas náuticas. A VACHERON CONSTANTIN saudou os 400 anos de sua morte com a limitada produção de um par de modelos de relógio. Seu mostrador esmaltado a mão mostrava os mapas de Mercator dos hemisférios, assim como um par de ponteiros na forma de um compasso, inventado e construído especialmente para estes relógios. 
1996 
Lançamento da coleção esportiva chamada OVERSEAS
2003 
Lançamento da coleção EGÉRIE, primeira a incluir modelos direcionados ao público feminino. 
2005 
Lançamento do TOUR de I'lle, um dos relógios mais complicados do mundo. Criado em comemoração aos 250 anos da tradicional marca, ele é composto por 834 partes. É vendido somente em sua loja de Genebra e custa aproximadamente US$ 1.5 milhões. 
2007 
Lançamento da coleção Metiers d’Art Les Masques, onde relógios reproduziam em miniatura máscaras primitivas. Os designers da marca escolheram 12 máscaras encontradas em museus particulares e as reproduziram em perfeitas miniaturas, que aparecem no centro dos relógios dessa sofisticada coleção.


A qualidade por excelência 
A grife relojoeira jamais abriu mão dos seus princípios, desta forma conseguiu ser reconhecida por suas produções de qualidade, constantes aperfeiçoamentos e disponibilidade de um serviço pós-venda, além de ser uma das poucas empresas do ramo que fabrica e monta todos os mecanismos de seus relógios. São relógios produzidos artesanalmente por mestres relojoeiros, por isso a produção anual dificilmente ultrapassa 21 mil exemplares.


A VACHERON CONSTANTIN é um retrato do domínio das habilidades técnicas, estéticas e criativas do melhor desenho artesanal. A combinação entre a tradição e as inovações tecnológicas fez a marca continuar a produzir relógios de forte identidade e reconhecimento mundial. Para alguns modelos, não menos que onze horas são necessárias para atingir os severos padrões exigidos pela empresa. São compilações meticulosas, com peças de alto valor financeiro e social, como vários tipos de ouro (rosa, vermelho e ouro branco), bronze, platina, cristal de safira, couro de crocodilo e de jacaré, entre outros. Especialistas consideram que o modelo Kallista, criado em 1979, tenha sido o mais caro já produzido em toda a história. Inicialmente custava US$ 5 milhões, hoje está avaliado em cerca de US$ 25 milhões. Ele possui 201 diamantes de talhe esmeralda, e demorou quase dois anos para ser concluído.


A partir do momento em que um colecionador adquire uma peça, passa a contar com assistência total da fabricante, encontrando nas lojas o mesmo sigilo e discrição dos bancos suíços. Com cinco coleções distintas, os seus modelos, muitos dos quais limitados estão divididos pelas seguintes categorias: Relógios Complicados “Grand”, Relógios Complicados, Clássico, Esportivo, Feminino e Relógios-joia. Cada preciosidade dessas pode custar de €12.000 até €4.000.000.


Um local histórico 
Depois de passar por várias oficinas, a empresa encontrou seu lugar definitivo em 1875, em Quai de l’Ile no coração de Genebra. O magnífico edifício havia sido encomendado por Jean-François Constantin, sobrinho de um dos fundadores da marca, ao arquiteto Jacques Elysée Goss, criador do Grande Teatro de Genebra. Atualmente, neste local, a VACHERON CONSTANTIN abriga uma loja exclusiva, os arquivos da marca, ferramentas, máquinas e relógios produzidos desde 1755. Além disso, foi criada uma oficina dedicada às profissões da arte relojoeira, à restauração de relógios antigos e uma oficina “Cabinotiers” para a realização das encomendas especiais (peças personalizadas ou sob medida). O local possui grandes espaços e cria um ambiente sereno e dinâmico ao fazer a interação dos dois andares, ligados por um grande átrio que permite a coabitação da coleção atual e dos relógios antigos, expressando assim os valores essenciais da marca e de suas raízes. No primeiro andar, relógios, máquinas, móveis originais de época e arquivos resumem um quarto de milênio de história relojoeira. Graças a uma abordagem pedagógica, o visitante pode conhecer a história da marca visitando diferentes exposições temáticas temporárias. A biblioteca completa esse ambiente cultural. Uma equipe de profissionais responsável pelo departamento de patrimônio da marca coloca-se à disposição do visitante e atende a todas as solicitações de consultas da coleção.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1755 
● Fundador: Jean-Marc Vacheron 
● Sede mundial: Genebra, Suíça 
● Proprietário da marca: Compagnie Financière Richemont S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Johann Rupert 
● CEO: Juan Carlos Torres 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 38 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios de luxo 
● Concorrentes diretos: Patek Philippe, Parmigiani, Jaeger LeCoultre, Piaget e Audemars Piguet 
● Ícones: A Cruz de Malta de seu logotipo 
● Slogan: Do better if possible and that is always possible. 

A marca no mundo 
A VACHERON CONSTANTIN, fabricante de relógios mais antigo do mundo em atividade, comercializa seus exclusivos e caríssimos produtos através de 38 lojas próprias (localizadas na Ásia, Europa, Oriente Médio e Estados Unidos) e de outros 500 pontos de vendas exclusivamente selecionados em mais de 80 países ao redor do mundo. 

 Você sabia? 
Foi um relógio VACHERON CONSTANTIN que entrou para a história quando em dezembro de 1903, registrou os 59 segundos do primeiro voo na história da aviação, efetuado pelos irmãos Wright. 
O primeiro relógio da marca chegou ao Brasil em 1835. Desde então a VACHERON CONSTANTIN mantém uma ligação estreita com os brasileiros. Foi a empresa que fez um relógio especialmente para o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que usou a peça durante todo o seu mandato, de 1956 a 1961. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/8/2013

Um comentário:

Marcelo Belloni disse...

Belo post. Parabens.