29.1.12

LEFFE


Pureza. Autenticidade. Personalidade. E uma receita tradicional desde 1240. Tudo isso dentro de uma simples garrafa. Essa pode ser a melhor definição da belga LEFFE, uma cerveja tipo abadia conhecida mundialmente por seu estilo e personalidade ímpar. Fazendo o extraordinário simplesmente perfeito, Leffe é a cerveja que enriquece momentos especiais. 

A história 
A Abadia de Notre Dame de Leffe foi fundada em 1152 à beira do rio Meuse, na cidade de Dinant, na província de Namur, localizada no sul da Bélgica, por uma ordem religiosa conhecida pela hospitalidade. Em 1200 passou a se chamar somente Abadia de Leffe. A cerveja só foi aparecer na Abadia em 1240 (segundo os registros históricos). Como tradicionalmente era feito por toda Europa, aquele mosteiro contava com os premonstratenses, verdadeiros cânones da cerveja. Era muito comum a fabricação de cerveja pelos monges, por ser um tipo de bebida que, ao mesmo tempo em que aquecia o corpo, também fornecia todos os nutrientes necessários, uma vez que os países da Europa possuem, até os dias de hoje, invernos rigorosos. Além disso, a cerveja tinha um importante papel sanitário, uma vez que impedia que epidemias tifoide e outras doenças se espalhassem através da água contaminada, já que a esterilização durante sua fabricação impedia a contaminação.


Então, utilizando-se de um conhecimento passado de geração a geração, e contando com todos os ingredientes encontrados na natureza (perto do mosteiro), estes cânones desenvolveram uma cerveja única, a LEFFE, fabricada apenas naquela região. Mas a Abadia sofreu várias intempéries, naturais e humanas, através dos anos: uma enchente em 1460; um incêndio em 1466; tropas a danificaram em 1735; e durante a Revolução Francesa, em 1794, os monges tiveram que abandoná-la. A fabricação de cerveja continuou em uma escala menor até 1809, quando foi interrompida completamente. Os monges só retornaram para a Abadia em 1902, que foi restabelecida oficialmente somente em 1929 e, em 1937, a Abadia de Leffe foi oficialmente declarada como patrimônio histórico.


Em 1952, os monges firmaram aquele que até hoje é conhecido como um dos primeiros contratos de royalties entre um mosteiro e uma cervejaria comercial. Isto aconteceu quando o monge Nys e Albert Lootvoet, dono de uma cervejaria na pequena cidade de Overijse, resolveram produzir a cerveja LEFFE DARK, segundo a tradicional receita e processo de fabricação, em escala comercial para ser vendida no mercado belga. A cerveja foi um sucesso instantâneo. Nas décadas seguintes as cervejas da marca se espalharam pela Europa e outros países. Além disso, a linha de cervejas da marca foi ampliada com o lançamento de novos produtos. A cervejaria que produzia a LEFFE sob licença foi mais tarde, em 1987, adquirida pela empresa Interbrew, que depois se fundiria com a brasileira Ambev para formar a InBev. Com isso, a LEFFE ganhou poder de distribuição mundial ainda maior. E passou a criar novos tipos de cervejas, muitos deles sazonais. Além disso, a marca investiu em campanhas de marketing que demonstravam a harmonização de seus tipos de cervejas com pratos e aperitivos.


Atualmente a LEFFE oferece em sua linha regular seis rótulos: Blond (carro-chefe da marca, é uma cerveja aromática, encorpada, forte e frutada, com teor alcoólico de 6.6%), Brown (segue o padrão de qualidade da versão loira, mas é feita de malte torrado, o que valoriza as notas de café e chocolate eliminando as especiarias), Tripel (extremamente forte, com teor alcoólico de 8.4%, e que continua fermentando na garrafa devido à presença de levedura, é uma cerveja com rico gosto picante de coentro e laranja, sendo uma excelente alternativa para qualquer vinho branco mais encorpado e cheio de sabor), Radieuse (cerveja extremamente forte, com teor alcoólico de 8.2%, cuja composição leva cravo e semente de coriandro, especiaria originária da Ásia e norte da África, que conferem ao produto aroma e sabor únicos), Nectar (cerveja leve com sabor aromático de mel) e Rituel 9º (cerveja de alta fermentação com uma coloração dourada e teor alcoólico de 9%, cujo maravilhoso sabor e rico aroma conferem uma personalidade única).


Além disso, a marca produz cervejas sazonais, como por exemplo, a Printemps (cerveja com teor alcoólico de 6.6%, especialmente desenvolvida para ser consumida no verão) e a natalina Bière de Noël (com teor alcoólico de 6.6% carregada de especiarias). E regularmente lança edições limitadas como a Ruby (aventurando-se no terreno das cervejas de frutas, trás uma coloração avermelhada intensa e levemente escurecida, com creme não muito consistente nem persistente e aroma evidente de frutas vermelhas) e a Royale (cerveja de alta fermentação, feita com três variedades finas de lúpulo, 7.5% de teor alcoólico e que oferece um perfeito equilíbrio entre amargor e adocicado).


O ícone 
Mais recentemente, em 2016, a marca apresentou um novo design para sua icônica taça (330 ml), que se tornou um dos símbolos da LEFFE. A nova taça, que levou 18 meses para ser desenvolvida, foi projetada com a intenção de melhorar a experiência de degustação, permitindo que os bebedores apreciem plenamente a qualidade da cerveja. O novo design concentra-se fortemente na estética, com a haste de vidro envolvendo uma gravação em 3D da abadia de Leffe. A haste também foi um pouco alongada para evitar que as mãos esquentem a cerveja. A forma mais redonda e o pescoço mais estreito também foram projetados para concentrar a variedade de aromas e nuances das cervejas.


Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução do design da icônica taça da LEFFE.


Uma casa especial 
Inaugurada recentemente na pitoresca cidade belga de Dinant, a Maison Leffe é um local onde é possível conhecer a rica história de uma das mais antigas cervejarias da Bélgica. Uma espécie de museu interativo, lotado no mesmo prédio de um hotel e restaurante. No belíssimo prédio, duas salas amplas que antes abrigavam uma capela de lindos vitrais, foram muito bem estruturadas para receber vídeos que contam a história da cerveja tradicional de Dinant. Cada cerveja fabricada pela LEFFE é descrita, com as devidas indicações de harmonização. Depois da exposição, os visitantes escolhem uma das cervejas produzidas pela marca para degustar em um charmoso bar.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve o formato e a tradicional imagem da abadia como principal símbolo.


Os slogans 
Leffe, Rediscover time. (2106) 
Leffe, brewed by centuries. 
Savour Life. Savour Leffe. (2004) 
Discover Life. Discover Leffe. (2004) 
Bière culte depuis 1240. (1999) 
La première révélation date de 1240. (1998)


Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Lançamento (comercial): 1952 
● Criador: Monge Nys e Albert Lootvoet 
● Sede mundial: Leuven, Bélgica 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch InBev N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Carlos Brito 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas tipo Abadia 
● Concorrentes diretos: Affligem, Grimbergen, Maredsous e Corsendonk 
● Ícones: O rótulo com a imagem da Abadia 
● Slogan: Leffe, Rediscover time. 
● Website: www.leffe.com 

A marca no mundo 
A LEFFE, cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo, é comercializada em mais de 70 países, com forte presença no continente europeu. A cerveja belga chegou ao Brasil em 2007 através da Ambev. A tradicional cerveja belga é comercializada em garrafas (250 ml, 330 ml e 750 ml), latas (500 ml) e até barril (6 litros). 

Você sabia? 
Durante muitos anos a LEFFE foi fabricada em Mont-Saint-Guibert até que a Interbrew fechou a cervejaria. Atualmente todas as cervejas da marca são produzidas na cervejaria Stella Artois, em Leuven. 
O auge da Abadia de Leffe ocorreu em 1740, quando um mestre cervejeiro de fora do mosteiro produziu uma cerveja que foi tão apreciada, que os fiéis deixaram de ir às celebrações religiosas de domingo para ficar em casa bebendo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 12/8/2017

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa o logo consegue captar mto bem a junção da história com o refinamento da cerveja.

Eu estudei marketing na faculdade e tenho que dizer, realmente este blog é mto bom.

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