13.2.12

MONTILLA

Poucas marcas brasileiras têm uma história de sucesso como MONTILLA obteve e vem conquistando ao longo dos tempos. Dificilmente um nordestino abordado na rua não vai se lembrar da bebida do Pirata, que de tão presente no cotidiano popular acabou se tornando parte integrante de uma cultura. Trata-se daquela bebida que vem um pirata no rótulo. Agora sim, você deve ter ligado o produto à marca. A popularidade da bebida é tamanha que aproximadamente 75% dos brasileiros conhecem ou bebem rum MONTILLA.

A história
A história começou no ano de 1957 quando a Destilaria Medellin, fundada em 1918, lançou o RON MONTILLA CARTA BLANCA no mercado, um blend de runs envelhecidos de várias origens. O novo produto teve seu nome originado no pequeno município espanhol de Montilla, localizado na província de Córdoba. Além disso, a marca resolveu adotar a palavra Ron, que significa Rum para os espanhóis. Desde seu lançamento o rum MONTILLA ficou conhecido como a bebida do “Espírito do Pirata”, conceito criado para divulgar a marca, especialmente na região nordeste. Afinal, os piratas são apreciadores e beberrões de rum há séculos. A figura do Pirata com um papagaio em seu ombro então se tornou o mais importante elemento do produto, sendo utilizada em toda a comunicação da marca.


Em 1966 a marca passou a fazer parte do portfólio da canadense Seagram, quando esta adquiriu a Destilaria Medellin. Já nos anos 80, MONTILLA alcançou o volume de 1 milhão de caixas vendidas, comprovando assim o sucesso do produto junto ao público. Nesta década a empresa resolveu reformular o rótulo do RON MONTILLA, e o tradicional pirata foi retirada, para voltar uma década depois. Em 1996, a marca rompeu outra barreira importante ao vender 1.5 milhões de caixas. Nesta época as vendas do rum já se concentravam na região nordeste e MONTILLA tornava-se símbolo da cultura local, sendo presença constante no patrocínio das tradicionais festas de São João. Pouco depois, em 1998, a marca resolveu diversificar sua linha de produto com o lançamento da variante MONTILLA LIMÃO, rum com extratos naturais de limão.


Em 2001 a francesa Pernod Ricard adquiriu a Seagram e conseqüentemente seu portfólio de marcas, que incluía o rum MONTILLA. A partir desse momento a marca ganhou um poder maior de distribuição, investimentos em marketing e desenvolvimento de novos produtos. Em 2005 a marca celebrou o ano do lançamento de novas embalagens e nova identidade visual, além de um posicionamento mais moderno e inovadora campanha publicitária, sempre com a presença do Pirata. Além disso, lançou a versão “cuba libre” do RON MONTILLA (rum + refrigerante de cola), em lata. No ano seguinte, já com forte presença na região nordeste, a marca partiu para conquistar paladares de outros estados brasileiros. Em 2007, para comemorar seus 50 anos a marca lançou a bebida MONTILLA PREMIUM, composta por runs envelhecidos de três a 18 anos e coloração âmbar. A nova variante trouxe mais sofisticação para a linha com um produto de alta qualidade.


Em 2010 a marca voltou a inovar ao lançar, inicialmente na região nordeste, a versão em lata (disponível em 310ml e 473ml) das variações Carta Branca e Carta Cristal. O principal objetivo da lata era agregar novas ocasiões de consumo, como em grandes eventos e festas de rua. Entre os diferenciais da lata, destaque para o fechamento com tampa plástica, que, por meio da vedação, não necessita de consumo imediato, fazendo com que o rum possa ser saboreado moderadamente em diversas doses.


Outra importante ferramenta de marketing utilizada pela marca é a realização de ações para demonstrar e ensinar diferentes receitas de drinques preparadas com o rum, como por exemplo, a Caipirata Montilla, que traz uma opção diferenciada da caipirinha ao unir rodelas de limão, açúcar e Ron Cristal. Todos os drinques levam a assinatura do mixologista da Pernod Ricard Brasil.


A evolução visual
O logotipo da tradicional marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. A mais recente delas ocorreu em 2005 quando foi apresentado um novo logotipo, muito mais moderno, com nova tipologia de letra e o slogan escrito entre duas pequenas espadas piratas.


Além disso, a marca apresentou recentemente novas embalagens, que ganharam formas mais longilíneas e modernas.


Os slogans
Liberte seu espírito pirata.
Viva o espírito pirata.
O verdadeiro espírito pirata.



Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Lançamento:
1957
● Criador:
Destilaria Medellin S.A.
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto:
Não
● Presidente:
Bryan Fry
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Runs
● Concorrentes diretos:
Bacardi e Merino
● Ícones: O Pirata
● Slogan:
Liberte seu espírito pirata.
● Website: www.montilla.com.br

A marca no Brasil
A marca MONTILLA, ícone da cultura nordestina e líder de mercado no país com 77% de participação, vende a cada segundo uma garrafa de rum no Brasil. Oferecendo as versões Carta Branca, Ouro, Cristal e Limão, a marca supera os 25 milhões de litros vendidos anualmente. A região nordeste representa mais de 80% das vendas da marca.

Você sabia?
No processo de produção do MONTILLA são comprados runs nacionais de várias origens. O envelhecimento dos runs é feito em Resende no Rio de Janeiro. Já o Blending (mistura) e engarrafamento são feitos em Suape, Pernambuco, e também em Resende.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/2/2012

10 comentários:

Mastermix disse...

Nossa e eu achava que não fosse nacional.
Muito boa matéria.
Excelente trabalho.

Unknown disse...

Amo o Montilla Carta Branca. Ótimo para misturar com sucos e coca cola. Excelente qualidade

andre disse...

Ótima materia senti falta de ter mais explicação sobre o run montilla reserva especial cristal pois ganhei um de meu pa e o mesmo ainda se encontra lacrado queria postar a foto mais não tem como

Tião Ferreira disse...

Uma pena que NUNCA revelaram quem é o criador do célebre pirata. Quando criança, eu jurava que era obra do carioca JOSÉ LUIZ BENÍCIO, mas depois e crescer e me tornar também um ilustrador, descobri que o pirata não é de autoria dele.

Afinal, quem criou e desenhou o pirata do rótulo, ao longo das décadas?

Anônimo disse...

O Montilla foi um ron maravilhoso, mudaram a receita dele e acabaram com o produto, hoje parece mais uma cachaça do que um ron, diate disso parei de consumi-lo.

Fernando Mancebo de Azevedo disse...

Sou um apreciador do rum montilla a cowboy. A proprietária da marca podia pensar em fazer uma versão carta ouro envelhecida. Seria possível?

Anônimo disse...

Desde o ano de 1992 quando era um jovem militar que sou apreciador do rum Montilla nos dias atuais acompanhado de uma boa leitura. Gostaria de uma versão envelhecida.
att. José Santoli .

Unknown disse...

Depois que mudaram a receita virou lixo, hoje esse rum não lembra nem de longe o que era, está misturado com cachaça o que acabou com o produto.

Unknown disse...

Sou colecionador e apreciador de Rum Montila, se alguém tiver exemplares disponíveis tenho interesse, 085998393063 Diego César

Anônimo disse...

Tenho um exemplar muito antigo