28.3.12

COMME des GARÇONS

Hoje em dia, se existe uma marca no segmento de luxo que é desejada por moderninhos, descolados e endinheirados, atende pelo nome de COMMES des GARÇONS. Apesar do nome francês, a marca japonesa é considerada uma das mais expressivas e ousadas do mundo, que ao não seguir regras e tendências, tão comuns no universo da moda, cativou uma legião de fãs com dinheiro de sobra para comprar seus surpreendentes e criativos produtos.

A história
A marca COMME des GARÇONS (do francês, “tal como meninos/rapazes”), criada pela estilista japonesa Rei Kawakubo, traz em seu DNA uma intensa vontade de reinventar e transformar as roupas, dando a elas novas traduções. Provavelmente, essa proposta conceitual de moda é fruto de suas formações: ela estudou filosofia, arte e literatura na Universidade Keio e trabalhou, no início da carreira, em uma tecelagem (vem daí, talvez, seu trabalho primoroso com os tecidos e as estampas). Em 1967 começou a trabalhar como estilista freelancer, o que representava um avanço, já que essa era uma carreira rara e incomum na sociedade japonesa, e chamou a atenção da crítica especializada seja por sua inteligência e personalidade vanguardista, seja por sua maneira de desconstruir a perfeição comum.


Dois anos depois ela criou as primeiras peças femininas da COMME des GARÇONS, que foi fundada oficialmente na cidade de Tóquio somente em 1973 para comercializar suas coleções. Não demorou muito para a ousada estilista transformar totalmente os códigos estabelecidos no universo das roupas. A marca inaugurou sua primeira loja em 1975, no badalado distrito de Minami-Aoyama na cidade de Tóquio e, em 1978, lançou sua linha masculina. Na medida em que a marca se tornava bem-sucedida, a estilista começou a assinar acordos com franquias que operariam sob o nome da COMME des GARÇONS. No começo da década de 1980, com 80 empregados no escritório de Tóquio, a marca já vendia US$ 30 milhões por ano, em 150 lojas multimarcas.


A primeira coleção na semana de moda de Paris foi apresentada em 1981, surpreendendo a plateia com suas novas proporções, volumes e a utilização de muito preto. Os críticos e fashionistas em choque reagiram chamando a sua coleção desconstruída de “Hiroshima chic” e “pós-atômico”. Se a imprensa especializada não entendeu suas roupas um tanto masculinizadas, rasgadas e cheias de furos, o público aderiu em cheio, encontrando finalmente uma roupa confortável capaz de expressar uma individualidade e algo a mais do que simplesmente a beleza pré-estabelecida. No ano seguinte a COMME des GARÇONS inaugurou sua primeira loja em Paris. Nesta década a marca criou um enorme alvoroço no mundo da moda com a predominância dos looks em preto e tecidos danificados, passando a impressão de roupas “destruídas”.


Os anos 90 foram marcados pela expansão internacional da marca, inauguração de algumas lojas e pela diversificação de seu portfólio, com o lançamento de sua primeira fragrância, unissex e com um frasco revolucionário. Em 1998, a marca surpreendeu ao lançar o “anti-perfume’ Odeur 53”, um perfume com 53 notas que não são comumente usadas no mundo da perfumaria, dentre as quais oxigênio, metal, roupas secando ao vento, carbono mineral, dunas de areia, esmalte, celulose, ar puro das montanhas, borracha queimada e pedra incandescente. Em 2004 a marca japonesa ousou mais uma vez ao inaugurar na cidade de Berlim a primeira Guerrilla Store, loja com clima de guerrilha, onde se gasta o mínimo de dinheiro possível na decoração interior e cuja proposta é ser temporária, durando no máximo um ano. O sucesso desse conceito (copiadíssimo por outras marcas) foi tamanho que subsequentemente outras unidades também foram abertas em Reykjavík, Varsóvia, Helsinque, Singapura, Estocolmo, Atenas, Beirute, Los Angeles, dentre outras. Na última década a COMME des GARÇONS expandiu sua linha de produtos com o lançamento de moda praia, jóias e até roupas íntimas.


Inovadora desde os convites para os desfiles, das sacolas de papel espelhado até os artistas e atores que desfilam suas roupas no lugar das grandes tops da moda, Kawakubo reconstrói sua grife a cada estação. Afinal, a COMME des GRAÇONS é um constante questionamento não só ao comportamento, mas ao público e à própria marca. A marca também tenta inovar o pensamento sobre a moda ocidental, frequentemente colocando homens de saia nas suas coleções, bem como mulheres de terno, além é claro de brincar com os volumes e texturas, de uma forma um tanto quanto teatral. Sempre avançando, sem medo, cada produção é um convite a caminhar para frente, de olhos bem abertos e passos firmes. À frente da marca japonesa, a estilista faz do vestuário um ato conceitual. Não só inspira jovens estilistas como, muitas vezes, materializa sentimentos que muitos ainda não conseguem traduzir. Kawakubo literalmente usa o tecido como matéria-prima para esculpir sua arte. Toda essa ousadia, que as vezes, ao invés de surpreender choca o mundo da moda, conquistou clientes pra lá de famosos, como por exemplo, Alexander McQueen, Chloe Sevigny, Kanye West, Karl Lagerfeld, Mary-Kate Olsen, Selma Blair e Justin Bieber.


A linha do tempo
1978
Lançamento de sua primeira coleção masculina, batizada de COMME des GARÇONS HOMME. Camisas de colarinhos duplos e botões de tamanhos diferentes entre si mostram uma parcela da capacidade da estilista em repensar e reinventar roupas comuns.
1983
Lançamento de uma pequena coleção de móveis.
1987
Lançamento da COMME des GARÇONS NOIR, coleção feminina com total predominância da cor preta.
Lançamento da COMME des GARÇONS HOMME DEUX, uma linha de alta alfaiataria para homens.
1988
Lançamento da COMME des GARÇONS SHIRT, uma linha de camisas produzidas na França e vendidas a um preço acessível.
1993
Lançamento da JUNYA WATANABE COMME des GARÇONS, coleção feminina assinada pelo estilista Junya Watanabe.
1994
Lançamento do primeiro perfume da marca japonesa.
1997
Lançamento da coleção Primavera-Verão, batizada de Dress Meets Body, Body Meets Dress and They Are One, que marcou o mundo da moda com seus tecidos grossos e formas improváveis. Essa coleção foi fruto de uma parceria entre Rei Kawakubi e o coreógrafo americano Merce Cunningham.
2001
Lançamento da JUNYA WATANABE COMME des GARÇONS MAN, coleção masculina assinada pelo estilista Junya Watanabe.
2003
Lançamento da PLAY COMME des GARÇONS, uma linha de roupas jovens para homens e mulheres com espírito streetwear identificada por um icônico coração com olhos puxados, desenhado pelo polonês Filip Pagowski.
2005
Lançamento, em parceria com a marca SPEEDO, de uma coleção de moda praia.
2006
Lançamento da COMME des GARÇONS PEARL, primeira coleção de jóias da marca.
2007
Lançamento da coleção de roupas íntimas da marca japonesa.
Lançamento do perfume COMME des GARÇONS 88 8.
2008
Lançamento de uma coleção de roupas e acessórios para a rede de varejo sueca H&M.
2009
Inauguração de uma loja em Hong Kong.
2010
Inauguração de uma loja com 1.800m2 e sete andares em Seul, capital da Coréia do Sul. A vitrine do espaço possui 47 metros de largura e 18 de altura. O subsolo abriga a Comme des Garçons SIX Gallery, onde são exibidas exposições de artistas emergentes e renomados. O prédio foi desenhado pela própria Rei Kawakubo.
2011
Inauguração de uma loja em Cingapura.
2012
Inauguração de lojas em Berlim e Manila.


Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação:
1969
● Fundador:
Rei Kawakubo
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Comme Des Garcons Co., Ltd.
● Capital aberto:
Não
● CEO:
Adrian Joffe
● Estilista:
Rei Kawakubo, Junya Watanabe e Tao Kurihara
● Faturamento: US$ 360 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
+ 20
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
600
● Segmento:
Moda luxo
● Principais produtos:
Roupas, acessórios e perfumes
● Concorrentes diretos:
Kenzo, Issey Miyake, Moschino e Roberto Cavalli
● Ícones:
Não seguir tendências em suas criações
● Website: www.comme-des-garcons.com

A marca no mundo
A marca japonesa, que comercializa roupas, acessórios, perfumes e até uma coleção de jóias, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo através de grandes e sofisticadas lojas de departamento e multimarcas. As mais de duas dúzias de lojas próprias da marca estão distribuídas por cidades como Londres, Paris, New York, Beijing, Hong Kong, Seul, São Petersburgo, Tóquio, Kyoto, Osaka e Fukuoka.

Você sabia?
Em busca da criação de uma identidade forte para a marca, Rei Kawakubo se envolve diretamente em todos os seus aspectos. Não se limita somente às roupas, a identidade da COMME des GARÇONS pode ser vista também em tudo o que ela produz: desde toda a sua produção gráfica até mobília, passando por catálogos e a arquitetura das lojas.
Só o fato de falar com a imprensa, nem que seja por poucos minutos, já é motivo o suficiente para causar alvoroço. Afinal, a tímida estilista e fundadora da marca costuma ser avessa aos holofotes.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/3/2012

Nenhum comentário: