24.5.12

AOC


A marca AOC utiliza a mais avançada tecnologia de imagem e som para oferecer uma linha completa de televisões e monitores que atendam às diferentes necessidades de cada cliente, sempre privilegiando proporcionar a melhor experiência, amigável e confortável, quer seja ao assistir um filme, jogar games, trabalhar ou navegar na internet. 

A história 
Tudo começou no ano de 1934 na cidade de Chicago, estado americano de Illinois, quando o jovem Ross David Siragusa fundou a Continental Radio and Television Corporation e com menos de US$ 9 mil e uma garagem servindo de escritório, começou a vender pequenos rádios por encomenda para consumidores e lojas. O empreendimento se tornou um sucesso e, em 1936, chegou a atingir US$ 2 milhões em faturamento com vendas de rádios, tanto para o público consumidor quanto para empresas privadas. Foi neste momento, que Ross mudou a designação da empresa para Admiral Corporation, nome comprado de uma marca de um cliente. Passou também a vender produtos originais que faziam sucesso no mercado, como por exemplo, um que combinava rádio e fonógrafo no mesmo gabinete de plástico e um rádio que funcionava tanto na tomada quanto por bateria. A jovem empresa supriu o exército americano com produtos e artefatos eletrônicos de comunicação durante a Segunda Guerra Mundial. Logo após o término do conflito, em 1946, inaugurou o primeiro escritório estrangeiro no vizinho Canadá. No ano seguinte, a empresa iniciou a produção de televisores nos Estados Unidos, sendo uma das pioneiras a fabricar aparelhos coloridos (com um modelo diferente do mercado, mais compacto e barato, com tela de 7 polegadas). O sucesso foi tanto, que no ano de 1951 a empresa já atingia a produção de 5 milhões de televisores. No restante da década a empresa oferecia uma completa linha de televisores, e o enorme sucesso nas vendas possibilitou ingressar em outras áreas de produção, como por exemplo, refrigeradores, ar condicionado e desumidificadores.


O ano de 1967 foi marcado por uma grande decisão: a constituição da Admiral Overseas Corporation (que ficaria conhecida pela sigla AOC), uma subsidiária internacional da empresa estabelecida em Taiwan, que rapidamente se tornou a primeira empresa no mundo a fabricar TVs à cores para exportação e virou a maior da região. Em 1978 a empresa oficialmente mudou o nome para AOC INTERNATIONAL. No ano seguinte iniciou a comercialização de produtos, televisores e monitores, com a marca AOC, que seria registrada oficialmente em 1982. Após se desligar completamente da empresa americana, a AOC se tornou um gigante, foi comprada pela TPV (abreviação de Top Victory Electronics) e no ano de 1990 abriu seu capital na Bolsa de Valores. A partir deste momento a AOC deixou de ser uma empresa e passou a ser uma marca.


Até 1997 a AOC instalou escritórios de vendas e iniciou a comercialização de monitores, que atendiam aos mais rigorosos requisitos de qualidade internacional, nos Estados Unidos, China, Europa e Brasil. Nesta época a AOC já se posicionava como uma das maiores produtoras de monitores do mundo. Nos anos seguintes a AOC cresceu assustadoramente, ingressando em importantes mercados mundiais, como por exemplo, Austrália, Índia e México. Além disso, em 2004, a empresa inaugurou fábrica própria no Brasil, localizada na Zona Franca de Manaus. Desde então a marca AOC cresceu em um ritmo impressionante, inaugurando em 2008 mais uma fábrica em Jundiaí, interior de São Paulo, se tornando uma das principais fabricantes de monitores do país. Além disso, em 2009, se tornou a quarta maior fabricante de TVs LCD no mundo.


Nos anos seguintes a marca AOC se preocupou em lançar no mercado produtos de alta tecnologia, que aliam design e eficiência, como por exemplo, monitores e televisores LED (muito mais finos, leves e econômicos); a linha de monitores ECO 7 (design exclusivo, acabamento texturizado, ecológicos, que são inspirados na natureza); a linha de computadores EVO (utilizava o conceito All In One, que integra monitor, CPU e acessórios em um único equipamento, com design moderno e atraente); a linha de TV SMART 3D (LED com tecnologia 3D, que utilizava óculos sem bateria, possui teclas de controle sensíveis ao toque, além de permitir acesso a conteúdos exclusivos na internet); monitores com tela sensível ao toque; e o Tablet BREEZE (oferecia como grande diferencial a tela de 8 polegadas wide LCD, com tecnologia capacitiva multitoque, que possibilita a leitura de um ou mais toques simultaneamente, de forma precisa e suave).


Em 2014, a marca AOC apresentou o primeiro monitor com tecnologia Anti-blue-light (aquela luz azul emitida pela maioria dos eletrônicos que impede que as pessoas tenham um sono tranquilo depois de ver TV ou usar celular muito perto da hora de dormir). A estratégia de mercado mais recente da AOC foi ingressar no segmento de jogos com a criação de uma divisão de monitores especializados (especialmente desenvolvidos para jogadores de games). Com isso, em 2016, a marca apresentou os monitores Hero, Sniper e Speed. O Hero era Full HD de 24 polegadas e diminuía o tearing da imagem; o Sniper tinha o mesmo tamanho, mas com taxa de atualização menor; e o Speed era um pouco menor, com 21.5 polegadas. Nesse sentido, uma das mais recentes novidades da marca é a linha AGON de periféricos gamers. Além de um monitor curvo Full HD com LEDs personalizáveis, apresentou um teclado e um mouse, para quem gosta de jogar com o mais alto nível e com o melhor em design e efeitos de luz. Ainda em 2016, a AOC lançou uma avançada linha de Smart TVs, com os conteúdos mais requisitados pelo consumidor (Netflix, YouTube, Globo Play, entre outros). No ano seguinte, a AOC se tornou líder de vendas no segmento gamer com a maior linha de monitores especificados para este mercado no Brasil.


O pesado investimento em pesquisa e desenvolvimento (mais de 1.600 engenheiros trabalham nesta área para criar e desenvolver novos produtos) se traduz em qualidade, inovação e know-how, fazendo com que a marca AOC seja reconhecida por grandes empresas mundiais de TI e milhões de fãs ao redor do mundo, tanto no segmento de monitores como de TVs. A linha de Smart TVs, monitores gamer e monitores B2B da AOC trazem tecnologia, estilo e qualidade em seus produtos. As Smart TVs possuem design fino e controle remoto com botão Netflix para o acesso rápido. Os monitores gamer elevam o desempenho a níveis épicos, levando muito mais desempenho para os amantes de jogos. Já os monitores B2B, ajudam a equipe de uma empresa a ter muito mais produtividade e conforto no trabalho ou em home-office.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma alteração acentuada ao longo dos anos, mas nunca deixou de lado sua forte e marcante personalidade. Atualmente a marca utiliza, em boa parte de sua comunicação, o logotipo na cor preta ou azul.


Os slogans 
Vision at Heart. (2014) 
The Intelligent choice. 
Eyes Value. 
Com AOC é possível. (2017, Brasil) 
Simplificando a Vida. (2013, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Taiwan 
● Lançamento: 1967 
● Criador: Ross Siragusa 
● Sede mundial: Taipei, Taiwan 
● Proprietário da marca: AOC International 
● Capital aberto: Não (subsidiária da TPV Technology Limited) 
● CEO: Jason Hsuan 
● Faturamento: US$ 6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Monitores e televisões 
● Concorrentes diretos: Samsung, LG, Benq, TCL, Sony, Dell, Sharp, Hisense, Acer e Philips 
● Slogan: Vision at Heart. 
● Website: www.aoc.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente, a marca AOC, que pertence ao Grupo TPV (Top Victory Electronics), uma das maiores fabricantes mundiais de monitores para computadores, comercializa uma completa linha de monitores (modelos LED com touchscreen, alguns widescreen e outros com tela curva, sem contar os gamers) e televisores (como Smart TVs, incluindo modelos com tecnologia 4k), vendidos em mais de 120 países ao redor do mundo. Somente em 2018 a empresa vendeu mais de 46 milhões de monitores e 10 milhões de televisores com a marca AOC. 

Você sabia? 
A reputação da marca no segmento levou a AOC a fornecer os monitores que fizeram parte do cenário do centro de comando no filme Perdido em Marte. 
A TPV é uma das maiores fabricantes mundiais de TVs e monitores LCD, com marca própria AOC e em regime OEM (para grandes marcas globais). Além disso, em 2012, a TPV comprou a divisão de televisores e monitores da Philips, primeiro em uma parceria conjunta com a empresa holandesa e depois em uma aquisição em definitivo. 
Já a marca ADMIRAL pertence à Whirlpool Corporation, sendo comercializada com exclusividade na varejista The Home Depot


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), Sites (Tecmundo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/8/2019

2 comentários:

Marina Carmona disse...

Boa tarde, Kadu!

Você poderia me passar seu e-mail?

Te escrevo como assessora da Editora Boccato e gostaria de conversar com você.

Desde já obrigada!

Att,

Marina Carmona

Marina Carmona disse...

Meu e-mail é marina@boccato.com.br