16.5.12

BONDUELLE


A história da família francesa Bonduelle é o que se pode chamar de um caso em que tradição e sucesso andaram de mãos dadas. Afinal, em mais de 160 anos, eles passaram de pequenos produtores de vegetais nos pomares da França a um dos maiores grupos processadores de alimentos do mundo. Tudo para oferecer produtos saudáveis, saborosos e com suas propriedades nutricionais preservadas, que estampam a marca líder mundial em vegetais processados. Por isso, experimente colocar mais qualidade e sabor no seu dia a dia com BONDUELLE. Com certeza suas receitas farão o maior sucesso. 

A história 
Tudo começou no longínquo ano de 1853 quando Louis Bonduelle-Dalle e Louis Lesaffre-Roussel resolveram unir forças para ingressar no segmento agrícola com a inauguração de uma unidade de processamento de grãos em Marquette-sur-Lille, no norte da França. As atividades iniciais da nova empresa englobavam destilaria e refinaria. Nos anos seguintes o negócio prosperou tanto que uma segunda fábrica foi inaugurada em Renescure. Graças a seus ousados investimentos, ambos começaram a trabalhar com levedura em 1872 e compraram uma refinaria de açúcar em 1882. Já no final do século, a empresa possuía sete unidades industriais. A história da empresa começaria a mudar em 1926 quando a BONDUELLE resolveu ingressar no segmento de conserva de legumes. Nesta época a empresa tinha sua própria área de cultivo e as ervilhas eram enlatadas manualmente. No primeiro ano foram produzidas 90 mil latas de ervilhas. Este produto transformaria a marca francesa, sendo responsável pelo reconhecimento de qualidade que a BONDUELLE conquistou diante de milhões de consumidores.


Na década seguinte, com o aumento da demanda por vegetais enlatados, a empresa ampliou sua área de cultivo para 230 hectares. Além disso, expandiu sua fábrica de enlatados para atender ao aumento da demanda. Com a invasão germânica na França em 1940, a empresa foi obrigada a cessar suas atividades. A produção só seria retomada após o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste momento, mais precisamente em 1947, a empresa resolveu colocar sua própria marca em seus vegetais enlatados, surgindo assim oficialmente a BONDUELLE. Até então a empresa também produzia para outras marcas. O desenvolvimento rápido desta nova atividade foi coroado em 1957 por um grande sucesso popular: a mistura de ervilhas com cenouras. Outro passo importante dado pela empresa ocorreu em 1968 quando a BONDUELLE passou a comercializar vegetais e legumes congelados, entre os quais espinafre, brócolis, couve-flor, ervilha, vagem, entre outros. No ano seguinte, a empresa estabeleceu sua primeira subsidiária estrangeira na Alemanha, iniciando assim um forte e sólido processo de expansão internacional.


No início dos anos de 1970 novas subsidiárias foram estabelecidas na Itália e no Reino Unido. Rapidamente as exportações se tornaram cruciais para a empresa, e no final desta década já representavam mais de 50% de seu faturamento. Ainda nesta década, em 1978, a empresa adicionou o milho doce enlatado à sua linha de produto, que rapidamente se tornou extremamente popular. Ainda neste mesmo ano, foi lançada a lata de fácil abertura, dispensando assim a utilização do abridor. Os anos de 1980 foram marcados pela ampliação do portfólio de produtos e por importantes aquisições, como por exemplo, em 1980, quando comprou a belga Marie-Thumas, tornando-se líder de mercado no segmento de vegetais enlatados naquele país; e em 1989, com a aquisição da também francesa Cassegrain, um importante passo para assumir a liderança de mercado em seu país de origem. Além disso, a empresa deu continuidade ao seu processo de expansão internacional ao ingressar em importantes mercados, como o espanhol, holandês, português e dinamarquês. Outro evento marcante desta década ocorreu em 1987 com o lançamento de uma embalagem para produtos congelados com uma espécie de zíper, que permitia o fechamento da mesma e a volta ao freezer.


Na década de 1990, sob o comando de Bruno Bonduelle, a empresa se tornou líder no enorme mercado europeu, aumentando sua presença no continente ao iniciar a comercialização de seus produtos nos países do leste, como República Checa, Polônia, Hungria e Rússia. No final desta década, a BONDUELLE ingressou no segmento de produtos frescos com saladas em sacos (já preparadas para consumo) e saladas elaboradas. Foi também neste momento, precisamente em 1998, que a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores, firmando-se como um grupo de abrangência internacional, detentor das tecnologias de processamento de vegetais, e reconhecido por consumidores pela criatividade e alta qualidade de seus produtos. Em 2002, com a aquisição da empresa polonesa Inter Champ, a BONDUELLE adicionou a sua linha de produtos cogumelos enlatados e congelados. Quase uma década mais tarde, em 2011, ocorreu o lançamento de uma linha de vegetais pré-cozidos no vapor. No ano seguinte a marca lançou a linha de conservas de legumes no vapor, que trazem sabor mais fresco e uma textura crocante.


A empresa francesa ainda é proprietária das marcas Cassegrain (que oferece produtos para os consumidores mais exigentes acondicionados nas famosas caixas retangulares na cor verde e representados pela personagem emblemática de um coelho branco com gravata borboleta verde e óculos-escuro), Arctic Gardens (produtos congelados com forte presença no mercado canadense) e Globus (marca de vegetais enlatados criada em 1924 na Hungria e extremamente popular no leste europeu). Hoje em dia a BONDUELLE é líder mundial no segmento de vegetais e legumes processados, oferecendo aos consumidores produtos de alta qualidade, como por exemplo, ervilha, milho, espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura, barata parisiense, coração e fundo de alcachofra, aspargos, vagem, cenoura, entre outros.


Qualidade preservada 
Para a empresa francesa, a qualidade dos produtos é uma prioridade absoluta. Todo o processo produtivo visa preservar os valores nutricionais dos produtos e o seu sabor. São efetuados controles nas diferentes etapas do processo de fabricação, de modo a garantir a qualidade e a total segurança dos produtos. Isto engloba desde a escolha dos produtores e das sementes, o acompanhamento das culturas, o estado de maturidade do legume, as suas características (momento de colheita), o processo de fabricação, até as receitas e a embalagem. Além disso, as práticas adotadas pela BONDUELLE visam uma cultura agrícola de respeito à natureza, eficaz e durável. A empresa realiza um justo equilíbrio entre o respeito pelo meio-ambiente e os objetivos econômicos dos agricultores para melhor servir os consumidores e atender às suas expectativas. Seus produtos passam por um ágil processo e vão do campo à lata em até 8 horas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos, mas manteve sua arquitetura visual até a década de 1990.


Em 1995 a identidade visual da marca passou por uma remodelação acentuada, ganhando nova fonte de letra, cores marcantes, especialmente o verde, além de uma espécie de arco-íris acima do nome. Recentemente, em 2008, o logotipo foi atualizado, adquirindo um visual mais vivo com uma nova tipografia de letra.


As ervilhas enlatadas sempre foram o principal produto de reconhecimento da marca BONDUELLE perante seus consumidores. E o cuidado com este importante produto para a empresa é refletido em sua embalagem, que evoluiu muito ao longo dos anos, adquirindo um visual moderno e natural.


Os slogans 
A family company since 1853. 
When it’s good, it’s Bonduelle. (1985) 
Quand c’est bon, c’est Bonduelle. (1985) 
Bonduelle frozen vegetables from specialists in the field. (1983) 
Bonduelle, c’est le célèbre légume dans la boîte. (1975)
Les meilleures conserves, c’est Bonduelle. (década 1950) 
The best canned food is made by Bonduelle! (1947) 
Quando é bom, é Bonduelle. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1853 
● Fundador: Louis Bonduelle-Dalle e Louis Lesaffre-Roussel 
● Sede mundial: Villeneuve d’Ascq, França 
● Proprietário da marca: Bonduelle S.A. 
● Capital aberto: Sim (1998) 
● Chairman: Martin Ducroquet 
● CEO & Presidente: Christophe Bonduelle 
● Faturamento: €1.96 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: €54 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: €1.05 bilhões (maio/2017) 
● Fábricas: 57 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Processamento de alimento 
● Principais produtos: Vegetais e alimentos enlatados e congelados 
● Concorrentes diretos: Findus, D’Aucy, Buitoni, Dole, Greenyard, McCain e Green Giant 
● Ícones: Os vegetais enlatados 
● Slogan: Quando é bom, é Bonduelle. 
● Website: www.bonduelle-br.com 

A marca no Brasil 
A empresa desembarcou no país em 1994 com a abertura de um escritório comercial na cidade de São Paulo. Neste primeiro momento a BONDUELLE comercializava apenas legumes congelados, todos importados da Europa, o que elevava os custos ao consumidor final. Somente no ano seguinte iniciou a comercialização dos legumes em conservas. Em 1997, prevendo um aumento na demanda por seus produtos, a empresa inaugurou filiais comerciais no Rio de Janeiro e Recife. Já em 1998 a marca iniciou a importação de brócolis, milho, ervilha e couve-flor do Chile. No ano seguinte mais novidades: palmito em conserva e mandioca congelada. Com a chegada do novo milênio a BONDUELLE lançou no mercado os aspargos congelados. Em 2002 a empresa francesa iniciou a comercialização de brócolis e couve-flor produzidos no país, mostrando sua aposta no mercado brasileiro. Já no ano de 2011, lançou mais dois produtos para complementar a sua linha nacional: Dueto, milho e ervilha combinados na medida certa; e Seleta, mix de ervilha, cenoura e batata proporcionalmente misturados. Mais recentemente, em 2015, a marca lançou a primeira linha light de vegetais em conserva do mercado brasileiro, composta por produtos com 40% ou 50% menos sódio. No ano seguinte, a BONDUELLE inovou mais uma vez ao lançar a linha de enlatados AO NATURAL, só legumes e água. Nada mais.


Demonstrando a importância do país para seus negócios, a empresa francesa inaugurou em 2010 uma moderna fábrica em Cristalina (GO), iniciando a comercialização de ervilha e milho em conserva. Para oferecer aos consumidores um produto diferenciado, a empresa trouxe da França uma colheitadeira desenvolvida especialmente para colher milho verde. O equipamento é único no Brasil. Hoje em dia já são mais de 500 hectares cultivados com ervilha na região e 100% da produção é comprada pela empresa que, para incentivar produtores a aderirem ao cultivo, fornece as sementes, assistência técnica, se responsabiliza pelo plantio e pela colheita e garante a compra. A marca oferece mais do que milho e ervilha em lata, uma seleção de legumes de verdade incluindo palmito, cogumelo, lentilha, feijão branco, grão de bico, espinafre, couve flor, brócolis, mandioca, aspargo, azeitona, alcachofra, entre outras especialidades.


A marca no mundo 
Hoje em dia a BONDUELLE, que atua nos segmentos de vegetais e legumes (enlatados, congelados, frescos e preparados), está presente em mais de 100 países, possuindo 57 instalações industriais instaladas na França, Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Hungria, Rússia, além do Canadá, Estados Unidos e Brasil. Os vegetais e legumes comercializados pela empresa provem de 128.000 hectares cultivados por mais de 3.440 agricultores em 12 países ao redor do mundo. Tudo isso para levar mais de 500 variedades de vegetais de alta qualidade à milhões de mesas. Os tradicionais vegetais enlatados da marca respondem por 49% de seu faturamento, detendo 30% de participação no mercado europeu. 

Você sabia? 
Anualmente a empresa processa mais de 950 mil toneladas de legumes. 
A BONDUELLE tem um reconhecimento tão forte em seu país de origem, que 98% dos franceses conhecem a marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Estaão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/5/2017

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