14.5.12

Dicico


Para quem deseja construir, reformar ou decorar a casa é recomendável dirigir-se até uma das modernas lojas da DICICO para fazer um orçamento e conversar com um de seus vendedores, que possuem treinamento específico e podem orientar sobre as melhores opções de compra pelos melhores preços. Afinal, a DICICO faz tudo por você, como dizia seu antigo slogan, e tem tudo para construir e reformar. 

A história 
Ao desembarcar no porto de Santos em 1908, com um mínimo de bagagem e muitos sonhos, o jovem italiano Virgílio Di Cicco aceitou, sem pestanejar, o primeiro emprego que lhe ofereceram: assistente de cozinheiro nas obras da então ferrovia Sorocabana. Não levou muito tempo para que este jovem ambicioso trocasse de ofício, passando a trabalhar como encanador, profissão na qual adquiriu grande experiência, principalmente em colocação de calhas e rufos. Com uma clientela fiel e crescente, ele montou sua própria fábrica de calhas no tradicional bairro paulistano do Ipiranga em 1915. Com sua força de trabalho e sua visão comercial, inaugurou no mesmo bairro, já em 1918, a primeira loja DI CICCO (inicialmente escrita com duas letras c e separada) para vender materiais de construção. O tempo passou, a loja cresceu, ampliou a oferta de produtos, conquistou clientes e ganhou credibilidade diante da população paulistana quando o assunto era material para construção.


Décadas se passaram até que em 1999 os rumos da empresa começaram a mudar. Foi quando a DICICO, então com apenas duas lojas (nos bairros do Ipiranga e Santo Amaro), foi adquirida pelo grupo Construdecor, do empresário de origem grega Dimitrios Markakis, que de forma ambiciosa iniciou naquele momento um grandioso plano de expansão da empresa para fora da capital paulista, com abertura de lojas em Santos, Sorocaba e São José dos Campos. Para isso, os novos proprietários investiram muito dinheiro em logística, tecnologia da informação, merchandising, conhecimento do cliente e capacitação de sua equipe, além de cultivar o bom relacionamento com colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Além disso, em 2003, triplicou a capacidade de armazenamento da rede com a inauguração de um novo e gigantesco Centro de Distribuição (CD), na zona sul de São Paulo.


E foi justamente nos pequenos detalhes que a DICICO conseguiu crescer em número de unidades e fazer uma grande diferença no setor: seja no compromisso do menor preço, como na pontualidade na entrega, passando por condições de pagamento exclusivas, atendimento especializado e de excelente qualidade, ambiente de loja agradável e atrativo para a compra até oferecer serviços especiais que facilitem a vida do consumidor. A reviravolta nos rumos da empresa puderam ser sentidos em 2004, quando o faturamento das 12 lojas, distribuídas nas regiões da Baixada Santista, ABC, capital e interior, atingiu R$ 250 milhões, ante os R$ 17 milhões em 1999. Era um crescimento e tanto. Este ano também foi marcado pela inauguração da maior loja da rede localizada na Marginal Tietê, na capital paulista. No ano de 2005, a rede inaugurou uma unidade em Campinas, segundo maior polo de consumo do estado de São Paulo. Outro avanço importante ocorreu em 2006 quando a empresa expandiu o serviço de televendas para além da capital paulista, ampliando consideravelmente sua área de atuação.


Tudo andava muito bem até que em 2008, além da crise econômica mundial, a empresa enfrentou uma terrível enchente que colocou seu centro de distribuição sob 2.5 metros de água, perdendo assim todo o estoque. Após dois anos de prejuízos e passar por um reposicionamento de mercado, a DICICO voltou a dar lucro e iniciou em 2011 a abertura de unidades outlets e franqueadas, que usufruem do poder de compra, dos estoques e do suporte de marketing da empresa. Desde 2012, a rede trabalha com a estratégia de ampliar o portfólio de produtos para trazer aos clientes as tendências e as melhores opções em reforma e decoração disponíveis no mercado. No mês de maio de 2013, na maior negociação do varejo de materiais para construção do país, a Construdecor (proprietária da DICICO) associou-se à chilena Sodimac, subsidiária do grupo chileno Falabella, que passou a ter o controle acionário da empresa ao comprar 50.1% das ações por R$ 388 milhões. A empresa chilena é líder no setor na América Latina, operando mais de 240 lojas de materiais para construção, reforma e decoração em seis países: Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil.


Qualidade e compromisso 
Um dos Centros de Distribuição da empresa, localizado em Cajamar com mais de 20.000 m² de área construída, opera dia e noite, abriga um estoque gigantesco com milhares de itens, técnicas de separação de produtos desenvolvidas especialmente para o varejo de material para construção, equipe treinada, incluindo entregadores e motoristas, bem como uma frota de 300 caminhões, vans e carros, garantindo assim que todas as entregas cheguem à casa do cliente na data combinada, seja na capital paulista, no interior, no litoral e até mesmo em outros estados do país. Para que o cliente tenha segurança disso, a DICICO registrou em cartório o “Compromisso da Pontualidade na Entrega”. Caso a entrega não ocorra na data marcada a empresa devolve o valor do frete. Caso o cliente opte por receber tudo em casa, seja uma torneira ou dezenas de sacos de cimento, a DICICO entrega tudo direto, proporcionando mais conforto aos consumidores. E os números não param por aí: são mais de 100 mil peças de louças, 50 mil peças de esquadrias e milhares de produtos armazenados em 49.000m² em outro Centro de Distribuição localizado em Guarulhos.


E tem mais. Loucos por Preço Baixo é mais que uma filosofia corporativa. É o DNA da DICICO. Para a empresa, preço baixo não é uma frase de efeito. É compromisso. Se houver preço menor, a DICICO rebaixa o preço do produto. Assim, é possível vender barato, repassando ao cliente o menor preço, que é garantido pelo “Compromisso do Menor Preço”, também registrado em cartório em 2001. Caso o cliente encontre qualquer produto na concorrência com um preço mais baixo, a empresa concede o desconto na hora.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por radicais mudanças ao longo de sua história. Em 2002, quando a marca passou a se chamar DICICO (escrita tudo junto e com apenas uma letra c no final), apresentou um novo logotipo que adotou as cores vermelha e amarela, além de uma nova tipografia de letra. Em 2012, a marca atualizou seu logotipo adotando um visual mais simples e moderno. O atual logotipo pode ser aplicado com ou sem o fundo amarelo.


Os slogans 
Juntos na sua conquista. (2017) 
Dicico, Ajuda Aí. (2015) 
Passa primeiro na Dicico. (2011) 
A Dicico faz tudo por você. (2010) 
Negócio bom, só na Dicico. (2006)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1918 
● Fundador: Virgílio Di Cicco 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Construdecor S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da S.A.C.I. Falabella) 
● Presidente: Eduardo de Vries 
● Faturamento: R$ 950 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 53 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.600 
● Segmento: Varejo (construção e reforma) 
● Principais produtos: Pisos, azulejos, materiais elétricos e materiais de construção em geral 
● Concorrentes diretos: C&C, Leroy Merlin, Telhanorte, Center Castilho e Joli 
● Ícones: O jaleco amarelo dos funcionários 
● Slogan: Juntos na sua conquista. 
● Website: www.dicico.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a DICICO, maior varejista de materiais de construção em número de lojas e a quarta em faturamento no país – estimados R$ 950 milhões - possui 53 modernas unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, que se caracterizam pelo conceito de especialista em acabamentos, com foco em pisos, revestimentos, pintura, iluminação e utensílios para banheiros e cozinhas. 

Você sabia? 
A agilidade do atendimento é típica de um fast-food, tanto que os proprietários já chegaram a declarar que o objetivo era tornar a DICICO o “McDonald’s do material de construção”. Por isso, todos os vendedores utilizam um computador de mão que lhes permite mobilidade na hora da venda, e um volume de informação precisa do estoque da loja e do Centro de Distribuição. 
A excelência no atendimento é um dos pilares da gestão. Todas as pessoas que trabalham nas lojas da rede, incluindo diretores, faxineiras, contadores e advogados, usam um jaleco amarelo e um crachá de vendedor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/6/2017

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