25.6.12

CANAL BRASIL

 

É o verdadeiro canal da cultura e da alma brasileira. Do cinema novo ao novo cinema nacional. Assim pode ser definido o CANAL BRASIL, que através de sua programação de alta qualidade, recheada de filmes, documentários, entrevistas e shows, promove de forma pioneira não somente o vasto e rico acervo do cinema nacional como também serve de apoio para novos projetos, revelando diretores, roteiristas e atores.

A história
A jornada do CANAL BRASIL teve início exatamente no dia 18 de setembro de 1998 quando entrou no ar o longa-metragem “Sonho sem Fim”, de Lauro Escorel Filho – não por acaso, o filme relata a trajetória de Eduardo Abelim, pioneiro do cinema que lutava pela consolidação de uma produção essencialmente brasileira. O CANAL BRASIL surgiu graças à associação da Globosat com o Grupo Consórcio Brasil, formado por Luiz Carlos Barreto, Zelito Vianna, Marco Altberg, Roberto Farias e Anibal Massaini Neto, cinco dos mais conceituados cineastas brasileiros, e Paulo Mendonça, diretor-geral do grupo. O CANAL BRASIL foi criado para aproveitar a obrigação criada pelo Decreto 2206, que obrigava todos os prestadores de serviços de TV a cabo a incluir em sua grade de programação pelo menos um canal dedicado a obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente.

 

Apesar da excelente proposta do canal, no final de 2003 a primeira emissora de televisão brasileira paga a dedicar sua grade de programação a produções audiovisuais 100% nacionais, quase fechou suas portas, ou melhor, desligou as câmeras. Com alto endividamento o CANAL BRASIL foi obrigado a promover uma reestruturação de emergência para que pudesse continuar operando, incluindo a troca de comando, que aos poucos foi modificando profundamente a vida do canal, mantendo, contudo, o foco na produção brasileira. Resultado: diversificação da grade de programação voltada para o entretenimento, novos entrevistadores, como por exemplo, o ator Selton Mello e a cantora Ângela Rô Rô, além de programas geniais como o “Sem Frescura”, comandado por Paulo César Peréio, um dos atores que mais fez filmes no país. A inserção de programas de 30 minutos fez com que a audiência aumentasse enormemente, levando o CANAL BRASIL do 44º lugar do ranking de TV por assinatura para 26º em 2008.

 

Recentemente o canal passou por um grande reposicionamento de mercado. Inicialmente dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro, o CANAL BRASIL ampliou sua atuação e reformulou sua grade de programação. O foco principal do canal continua sendo o cinema nacional. A diferença é que este foco deixa de ser um limitador. A cultura brasileira como um todo passa a fazer parte de sua grade de programação. Música, informação e arte passam a integrar a nova programação do canal. Além disso, disponibilizou o CANAL BRASIL HD, que exibe filmes nacionais com o melhor da qualidade de som e imagem digitais.

 

Os apresentadores do CANAL BRASIL são uma atração à parte. Os programas são comandados por um time de cineastas, atores, músicos e humoristas: Charles Gavin (O Som do Vinil), José Mojica Marins (O Estranho Mundo de Zé do Caixão), Lázaro Ramos (Espelho), Moska (Zoombido), Paulo César Peréio (Sem Frescura), Priscila Rozenbaum e Domingos Oliveira (Coisas Pelas Quais Vale a Pena Viver), Roberta Sá (Faixa Musical), Tárik de Souza (MPBambas), Paulo Tiefenthaler (Larica Total) e Eric Nepomuceno (Sangue Latino). Além disso, a música está cada vez mais presente em sua programação. Entre os canais da TV por assinatura, o CANAL BRASIL é o maior produtor de musicais, realizando pelo menos um grande show inédito por mês. Além dos shows, o canal faz programas musicais com entrevistas, resgates históricos e encontros inusitados de importantes artistas do cenário cultural brasileiro.

 

A evolução visual
Em 2011, tendo como objetivo marcar uma nova fase, o CANAL BRASIL reformulou sua identidade visual, que ganhou novos traços e variações de cores, passando assim uma ideia de flexibilidade e de diversidade de conteúdo para refletir seu novo posicionamento.

 

Os slogans
Só o que a gente gosta. (2012)
Sua cultura move o nosso canal. (2012)
Vários sotaques. Uma só língua. (2011)



Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 18 de setembro de 1998
● Criador: Globostat e Grupo GCB 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Globosat e Grupo GCB
● Capital aberto: Não
● Diretor geral: Paulo Mendonça
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: + 6 milhões
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 500
● Segmento: Canais de televisão
● Principais produtos: Filmes nacionais e programas de entrevista
● Concorrentes diretos: Telecine, HBO, MGM e Universal Channel
● Slogan: Vários sotaques. Uma só língua.
● Website: www.canalbrasil.com.br

A marca no Brasil
O CANAL BRASIL está disponível em todo território nacional para mais de 6 milhões de assinantes, e desde seu lançamento já apresentou mais de 1.266 longas brasileiros e latino-americanos, 207 médias e 985 curtas-metragens de ficção, documentários, além de mostras especiais dedicadas a grandes cineastas de todos os tempos. O orçamento anual do canal é de aproximadamente R$ 10 milhões, que vem em grande parte das assinaturas. Metade do valor é aplicada para aquisição de direito de filmes e o restante para a produção de programas.

Você sabia?
Entre filmes inéditos, exclusivos e raridades da sétima arte, o cinema ocupa 70% de sua grade de programação.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 25/6/2012

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