19.9.12

BROOKSFIELD


O homem moderno tem vários compromissos ao longo do dia e precisa sempre ter em mãos uma peça que se encaixe em cada situação, que seja elegante, lhe caia bem e ajude a comunicar quem ele é. Tudo isso pode ser encontrado nas roupas e acessórios da marca BROOKSFIELD. Da roupa do dia-a-dia aos clássicos, passando pela linha íntima, esportiva e de acessórios, a BROOKSFIELD busca qualidade em todas as estações do ano para vestir com elegância homens, e também mulheres e crianças. 

A história 
O surgimento da marca BROOKSFIELD é um pouco confuso. Na verdade, a marca nasceu na Itália no ano de 1971 pelas mãos de Umberto Maria Monasterolo, que resolveu fundar uma empresa para produzir e distribuir calças masculinas de alta qualidade baseadas no estilo inglês. Inicialmente vendidas na cidade de Torino e arredores, as calças da BROOKSFIELD rapidamente conquistaram a região norte do país. Em 1975, a empresa resolveu apostar em uma completa linha de roupas masculina, que aliavam a elegância inglesa à sofisticada alfaiataria italiana. No início da próxima década, em 1982, surgiu a BROOKSFIELD SPORTIVE, uma linha de roupa totalmente esportiva, mas com muito estilo e elegância. Em 1985, após o enorme sucesso da sua linha masculina, a empresa lançou a BROOKSFIELD COLLECTION, totalmente voltada para o público feminino.
   

A partir de 1990 a empresa iniciou a exploração internacional da marca BROOKSFIELD, especialmente na Europa e América do Sul. Um grande passo foi dado em 1995 quando ocorreu a inauguração da primeira loja âncora da marca em um endereço valorizado da cidade de Milão, considerada por muitos como a capital da moda. No ano seguinte a empresa continuou expandindo a marca com o lançamento da BROOKSFIELD Jr., uma linha de roupas para crianças e adolescentes. Pouco depois, em 1999, ocorreu o lançamento da BROOKSFIELD JEANS, uma linha de calças jeans e roupas para atividades ao ar livre, visando assim atingir um público mais despojado e jovem. Com a chegada do novo milênio a marca continuou explorando novos estilos com a introdução da BROOKSFIELD GOLF, uma linha de roupas e acessórios esportivos que aliam o estilo prático e a elegância do golfe. A partir de 2006 a marca iniciou uma forte e consistente expansão, que incluiu um novo conceito de lojas dentro da Itália, novas unidades e o lançamento de óculos, calçados, roupas de couro e roupas íntimas.
   

Aqui no Brasil a história da marca começou pelas mãos do Grupo Via Veneto, fundado em 1975 e que licenciou a marca da empresa italiana, inaugurando em 1988 a primeira loja da BROOKSFIELD no badalado Shopping Iguatemi, em São Paulo, após identificar na época uma enorme carência de mercado por uma marca sofisticada em moda masculina. Com seu estilo clássico, trazendo roupas de alta qualidade e um corte de alfaiataria impecável, que se tornaria seu grande trunfo no mercado, a BROOKSFIELD rapidamente fez sucesso entre os consumidores exigentes, e durante os anos seguintes inaugurou várias lojas em outras cidades do país que ofereciam uma moda completa, desde camisetas, camisas polo, bermudas, jeans e tênis, até costumes, ternos, smokings, camisas, gravatas e sapatos, assim como cintos, bolsas, malas, carteiras e perfumes.
   

Além da expansão física, a marca já bem solidificada entre os homens brasileiros, especialmente jovens executivos, resolveu explorar sua força para atingir outros públicos. Foi então criada em 1999 a BROOKSFIELD JUNIOR, especializada em moda infanto-juvenil masculina (na faixa etária de 2 a 16 anos), que trazia uma coleção ampla (camisas, bermudas, calças e calçados), com inúmeras opções que iam da linha social até a esportiva. Outro ponto marcante que solidificou a BROOKSFIELD no mercado brasileiro foi o fato de pensar a moda de uma forma diferente. A marca entende que o homem elegante precisa de novidades o ano todo e não ter opções novas somente nas mudanças de estação. Por isso, a BROOKSFIELD passou a trabalhar com lançamentos especiais durante o ano todo e não com coleções pontuais.
   

Em 2009, a marca resolveu apostar nas mulheres com a criação da BROOKSFIELD DONNA, que trazia o mesmo padrão de estilo e qualidade da marca masculina para o público feminino. Com uma grande oferta de produtos, a marca oferece várias opções de alfaiataria, além de uma linha casual completa e roupas e acessórios (como cintos, bolsas, sapatos e bijuterias) para a noite, atendendo a uma grande variedade de estilos. A marca também oferece velas, difusores, sabonetes, hidratantes, sais de banho e perfumes que trazem ainda mais sofisticação às suas consumidoras. Em seu curto tempo de existência, a versão feminina conquistou um grande número de consumidoras com seus vestidos, blusas, saias, calças, calçados e bolsas, e continua crescendo, incluindo a inauguração de lojas físicas.
   

Além disso, a marca vem constantemente passando por atualizações e, preocupada em atender as necessidades de um novo e exigente consumidor, criou uma nova linha: BROOKSFIELD COLLECTION, que apresenta um visual mais moderno e fashionista, diferenciando-se do clássico “A Way of Life”. No final de 2014, a marca resolveu lançar a BROOKSFIELD GIRLS, direcionada para meninas entre 6 e 14 anos e que trazia roupas inspiradas no guarda-roupa da mãe, além de peças descoladas e um mix de estampas clássicas, modernas e românticas, que vestiam com estilo e conforto.
  

Em dezembro de 2021 a BROOKSFIELD inaugurou sua maior loja no país, localizada no Shopping da Bahia, em Salvador, que trazia não apenas uma grande variedade de produtos e serviços (80 mil peças), como também um novo conceito da marca. A unidade com mais de 600 m² é focada principalmente em oferecer uma nova experiência de compras ao oferecer, debaixo do mesmo teto, a moda masculina da BROOKSFIELD, a infanto-juvenil da BROOKSFIELD JUNIOR, e a feminina sofisticada da BROOKSFIELD DONNA.
   

Focada em um público seleto e exigente, de perfil clássico e que não abre mão de se vestir com peças de alta qualidade, a BROOKSFIELD desenvolveu um imenso case de alfaiataria, com ternos e paletós em lã fria, a famosa “Fresca Lana”, e com mais de 100 padronagens distintas de tecidos italianos premium, de marcas renomadas como Ermenegildo Zegna (conheça essa outra história aqui), Dormeuil (saiba mais aqui) e Thomas Mason. Entre eles, estão os de qualidade Super 100’, o exclusivo Super 120’, e até o objeto de desejo dos homens elegantes: o Super 150’, da Ermenegildo Zegna. Além disso, as peças têm requinte e também um corte perfeito, características inerentes à marca desde sua estreia no Brasil.
  

A identidade visual 
O tradicional e reconhecível logotipo da BROOKSFIELD é formado pelo nome da marca e um pato selvagem voando (uma referência ao “countryside inglês”, expressão para designar as áreas rurais na Inglaterra) em um tom de verde característico da marca (em alguns casos o preto e o azul-escuro também são utilizados). Esse logotipo pode ser aplicado também em fundo verde-escuro (quando nome adota a cor branca ou dourada). A BROOKSFIELD JUNIOR mantém uma identidade muito próxima à marca mãe. Já a BROOKSFIELD DONNA utiliza a mesma tipografia de letra, mas o pato selvagem é substituído por um símbolo. A BROOKSFIELD italiana, que apesar de utilizar o pato selvagem em alguns de seus produtos, adota um logotipo completamente diferente (como mostra a imagem abaixo).
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália/Brasil 
● Fundação: 1971 (Itália) e 1988 (Brasil) 
● Fundador: Umberto Maria Monasterolo 
● Sede: Verrone, Itália e São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Beta S.p.A (Itália) e Grupo Via Veneto (Brasil) 
● Capital aberto: Não 
● Diretor (Brasil): Eloah Antunes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 150 (Brasil) + 25 (mundo) 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Ternos, roupas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Crawford, Richards, VR Collezioni, Ricardo Almeida, Harry’s, Aramis, Siberian, Dudalina e Le Lis Blanc 
● Ícones: O pato selvagem 
● Slogan: A Way of Life. 
● Website: www.brooksfield.com.br 

A marca no mundo 
A BROOKSFIELD está presente em lojas multimarcas espalhadas em vários países da Europa e América Latina, além de possuir aproximadamente 25 lojas próprias localizadas em cidades como Milão, Madri, Buenos Aires (5 unidades) e Montevidéu (3 unidades). No Brasil, a marca, que pertence ao Grupo Via Veneto, possui aproximadamente 150 lojas espalhadas por 24 estados, mais o Distrito Federal. Isto inclui 33 unidades da BROOKSFIELD JUNIOR. Já a linha feminina BROOKSFIELD DONNA possui 34 lojas próprias em pontos estratégicos do país, como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. 

Você sabia? 
A alfaiataria é o ponto alto da BROOKSFIELD, consagrada pelo corte preciso de seus ternos e paletós. A BOORKSFIELD representa com destaque esse segmento no Brasil, sendo a maior vendedora de tecidos Ermenegildo Zegna do mundo, perdendo nesse quesito apenas para a própria Zegna da Itália. 
Em algumas de suas lojas no Brasil a marca oferece o serviço de alfaiataria sob medida (conhecido como “su misura”). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/7/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

14 comentários:

Anônimo disse...

Cara eu jurava que era brasileira essa marca .. rsrs Ainda bem q temos esse Blog lol.

visao nobre disse...

Gosto muito das roupas da Brooksfield, o caimento é ótimo, principalmente dos ternos e paletós.

Jeter Bartholomeu

innet disse...

no site fala que é brasileira que nasceu em 1988 no Iguatemi, nao entendo mais nada

Anônimo disse...

A marca nasceu em 1971 Na Italia. Criada por Umberto.... a primeira loja no Brasil que inaugurou no shopping Iguatemi

Anônimo disse...

Realmente o texto no site induz a pensar que a marca nasceu no Brasil. Não faz nenhuma referência á sua origem italiana. Não sei ao certo os motivos.

Anônimo disse...

as camisas polos sao lindas

Anônimo disse...

Quando li no site da brooksfield também achei que era brasileira

Luis Lima disse...

Ótimo texto. Eu achava que a Brooksfield era uma marca americana. Só compro minhas roupas lá. Desde ternos, até as roupas do dia a dia. O custo benefício é muito grande. Roupas e acessórios de qualidade a um preço acessível.

Anônimo disse...

Le do inico que voce vai entender.
Esta tudo em ordem cronológica , contando desde o surgimento na Europa e America do Sul e como veio ao Brasil através da Via Veneto.

Unknown disse...

Espetacular, roupas lindíssimas, tecidos maravilhosos, muito bom gosto!! Italianos. Ternos, blazers, camisas lindas,gravatas estilosas, calças, corte perfeito, sapatos, coletes!! Pastas!! Td de mais chique que se possa imaginar!! Pura elegância, pq gostoso é se sentir Bem!!

Unknown disse...

Muito bom ter lido tudo como eu li, e saber tanto dessa marca que é a Brooksfield

Unknown disse...

Sempre compro para meu esposo gosto muito e ele adora.

Unknown disse...

A marca pertence tanto a uma empresa italiana e brasileira.

Anônimo disse...

Como fazer pra revender