19.11.12

THE FIFTIES


A rede de restaurantes casuais THE FIFTIES elevou o hambúrguer de um simples prato de alimentação rápida para uma refeição gourmet, preparada com ingredientes de alta qualidade e inúmeros acompanhamentos. Além disso, seus restaurantes com ambientação vintage e aconchegante, aliada a um atendimento cortes, tornam as refeições ainda mais saborosas e prazerosas. 

A história 
Tudo começou quando o empresário paulistano José Roberto Auriemo, um dos sócios da construtora JHSF, que sempre foi um ávido apreciador de sanduíches, especialmente hambúrgueres, depois de uma viagem aos Estados Unidos, decidiu montar sua própria lanchonete, ao estilo americano e com jeitão dos anos de 1950 (daí o nome THE FIFTIES). O novo estabelecimento, considerado a primeira hamburgueria com estrutura de restaurante, inaugurado em 1993 no bairro do Itaim Bibi em São Paulo, foi uma das primeiras a fazer hambúrguer de picanha, devidamente acompanhado por deliciosas batatas fritas, milk-shakes e sundaes. Campeão de vendas, o suculento PIC BURGER, contém 150 gramas de carne, alface, cebola picada, queijo e molho rosé.


Em 1994, o empresário contratou a paulistana Débora Damin, formada em gastronomia pelo Senac, para chefiar a rede e imprimir uma personalidade própria ao cardápio. Criando um ambiente inspirado no “bom e velho” Rock n’ Roll, no charme das estrelas do cinema e na ingenuidade rebelde da juventude dos anos de 1950, o THE FIFTIES TRADITIONAL BURGER, com seus tradicionais sofás vermelhos, se transformou no lugar ideal para quem era apaixonado por hambúrguer (sempre caprichados, saborosos e bem temperados) e gostava de bons momentos com os amigos e família, seja no almoço, no jantar, no happy hour, depois da balada, ou simplesmente quando batesse aquela vontade de comer alguma coisa gostosa em um ambiente pra lá de aconchegante.


Em 2005 a rede, que chegava a atender até mil pessoas apenas na noite de sábado e somente no restaurante da Rua Tabapuã, no bairro do Itaim, tinha três unidades espalhadas pela cidade de São Paulo, uma em Higienópolis (inaugurada em 2001) e outra em Moema (que abriu as portas em 2003). Em 2006 foi inaugurada uma nova unidade, com projeto assinado pelo renomado Sig Bergamin, na Vila Olímpia. No ano seguinte a rede inaugurou sua primeira unidade dentro de um shopping, no Morumbi em São Paulo; seguida em 2008 por mais uma unidade no shopping Eldorado. Nesse período a rede ampliou a oferta de opções em seu cardápio visando atender a um público ainda maior, que hoje oferece costela ao molho barbecue, salmão grelhado, frango supreme filé mignon, entre outros pratos.


Em 2010, após inaugurar suas primeiras unidades fora da capital paulista (Ribeirão Preto e Alphaville), José Roberto vendeu o controle do THE FIFTIES para a empresa americana Laço Management. Com a entrada dos novos sócios, a rede de restaurantes casuais iniciou um forte e consistente plano de expansão com a inauguração de novas e modernas unidades em outras regiões do país. Essa expansão começou com a inauguração de unidades na Barra da Tijuca e Leblon, Campinas, São Caetano, além de Recife, Curitiba, Brasília e Salvador, essas três últimas fechadas devido à crise econômica pela qual o país passou.


Nos últimos anos a rede não parou de inovar, adicionando ao seu cardápio delícias como o BABY BACK BURGER, com hambúrguer de costelinha de porco; o ONION BURGER, com hambúrguer de maminha; TURKEY BURGER (peru); e o DREAM BURGER, feito de contrafilé grelhado e com diversos acompanhamentos. Para os vegetarianos, o THE FIFTIES criou o VEGGIE BURGER, com hambúrguer de soja em pão integral. E não parou por aí: em 2013 criou a Onion Tower (torre de cebola), que consiste em 10 anéis de cebola empanados servidos em um suporte de metal, onde estão também os potes com os molhos da casa. A rede oferece também uma grande variedade de wraps, saladas, asinhas de frango fritas, cachorro quente (feito com maxi salsicha acompanhada de maioneses, purê de batata, vinagrete e batata palha), beirutes e várias sugestões de acompanhamento para o cliente montar variações a seu gosto, além de sobremesas irresistíveis que seguem a onda colegial nos tempos da brilhantina como sundaes, banana split, e claro os insuperáveis milk-shakes. Além disso, oferece o cardápio kids com três deliciosas opções: Rock (dois mini cheeseburger e fritas), Dance (seis tirinhas de frango empanadas e fritas) e Pop (dois mini cachorros-quente e fritas).


Com a crise econômica, a rede que chegou a ter 33 unidades espalhadas pelo país, teve de repensar o modelo de negócio, fechou lojas e demitiu funcionários. Em dezembro de 2016, a rede resolveu apostar em unidades mais enxutas, que contam com uma variedade reduzida de itens no cardápio. Idealizado como THE FIFTIES CLASSICS, o novo formato foi projetado para praças de alimentação e como uma forma mais rentável para redesenhar a evolução da marca no país.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1993 
● Fundador: José Roberto Auriemo 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: The Fifties Comércio de Alimentos Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gustavo Costa 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 20 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 750 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Hambúrgueres, batatas-frita, cachorros-quente e milk-shakes 
● Concorrentes diretos: America, Johnny Rockets, General Prime Burger, Achapa e Lanchonete da Cidade 
● Ícones: O hambúrguer de picanha 
● Slogan: Paixão por hambúrguer. 
● Website: www.thefifties.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de restaurantes casuais THE FIFTIES, classificada modernamente como hamburgueria, possui 20 restaurantes instalados em regiões nobres de São Paulo e Rio de Janeiro, além de São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Campinas e Recife. A rede também conta com o sistema de delivery. 

Você sabia? 
A deliciosa maionese da rede é cobrada. Isso se justifica porque ela é feita na cozinha de cada restaurante, assim como todos os hambúrgueres, as batatas fritas e os molhos quentes. 
Entre as celebridades fãs dos hambúrgueres do THE FIFTIES estão Adriane Galisteu e Jô Soares. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/4/2018

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite!
Maravilhosa matéria.A rede The Fifties foi durante anos a Melhor Hamburgueria de São Paulo .Que continue assim sempre.Parabens a toda equipe que começou e também a que cuida até hoje com qualidade e dedicação .Sebora Damin