16.3.13

CEPACOL


Durante décadas, CEPACOL ajudou a combater os germes causadores das cáries e da placa bacteriana em milhões de bocas brasileiras. Muito mais que um produto eficiente, CEPACOL conquistou o público através de um personagem inconfundível e carismático: o Bond Boca, que com seu charme ensinou a muitos brasileiros a importância de uma higiene bucal saudável.

A história
A data exata do surgimento do produto não é conhecida. Provavelmente CEPACOL tenha surgido entre o final da década de 1950 e começo de 1960, criado pela empresa americana Richardson Merrell. O antisséptico, com sua inconfundível cor amarela, e cujo ingrediente ativo era o cloreto de cetilpiridínio, rapidamente conquistou a confiança de muitos americanos, e apesar da enorme concorrência, assistiu ano após ano suas vendas dispararem. A marca adotou uma comunicação didática sobre o uso do produto, que tinha como objetivo agradar médicos e dentistas, que poderiam recomendá-lo a seus pacientes. E deu certo. CEPACOL se tornou um dos antissépticos bucais mais utilizados dentro de hospitais nos Estados Unidos. Depois de conquistar uma forte presença no mercado americano, CEPACOL começou a ser exportado para outros países ao redor do mundo, como por exemplo, o Canadá, onde o produto foi lançado em 1988.


Em 1992, CEPACOL passou a fazer parte da linha de produtos dos laboratórios SmithKline Beecham no mercado americano. Pouco depois, CEPACOL iniciou o lançamento de diferentes produtos de higiene e saúde, incluindo pastilhas e spray para combater tosses, irritações e dores na garganta. Esta linha de produto se tornou um enorme sucesso no mercado americano e canadense. Em outubro de 2002 a J.B. Williams Company, então proprietária de CEPACOL, foi adquirida pela Combe Incorporated, que mais recentemente, no início de 2011, vendeu algumas de suas marcas no mercado americano, entre elas CEPACOL, para a Reckitt Benckiser. Recentemente a marca lançou CEPACOL SENSATIONS, sua nova linha de pastilhas para irritações na garganta.


No Brasil, CEPACOL foi lançado pouco depois de sua criação, em 1961, como um antisséptico bucal indicado para irritações na garganta. Em meados da década de 1970, a marca deu início à promoção do produto para médicos e dentistas, posicionando-o como antisséptico bucal eficaz. Foi somente em 1983 que a marca iniciou a promoção e comunicação direta ao consumidor final. E foi justamente nesse ano que nasceu o personagem “Bond Boca” como garoto propaganda da marca, protagonizando os primeiros filmes publicitários do produto. Nos anos seguintes o carismático personagem ajudou a elevar as vendas da marca e se tornou um ícone da publicidade brasileira.


Em 1995 o produto passou a ser comercializado em novas embalagens plásticas. A marca, então considerada sinônimo de higiene e saúde bucal, ganhou uma extensão de linha com o lançamento do Fio Dental Cepacol. Em 2006 a marca inovou ao lançar novos sabores e embalagens de tamanhos diferenciados com uma identidade visual mais moderna e arrojada. Nos anos seguintes, mais novidades: CEPACOL CANELA POWER e COOL ICE (solução antisséptica bucal transparente, com sabor mais leve e refrescante, que deixa na boca uma sensação de limpeza, frescor e um hálito agradável), em 2007; e CEPACOL EXTREME (ajuda a combater os germes causadores das cáries, placa bacteriana e mau hálito, deixando a boca mais saudável) e CEPACOL TEEN, antisséptico bucal criado especialmente para meninas pré-adolescentes com embalagem estilizada e fórmula sem álcool, sem corante e com flúor, lançado em 2008.


Em 2011, a marca trouxe modernidade e inovação com o lançamento de sua nova linha de antissépticos bucais, CEPACOL PLUS, com fórmulas exclusivas sem álcool, nem corante, com flúor e com benefícios adicionais para atender as necessidades específicas do consumidor brasileiro. A nova linha oferecia quatro versões que, além de ajudar a combater os germes causadores de cáries, mau hálito e placa bacteriana, auxiliam na manutenção de uma boa higiene bucal: Whitening (ajuda a branquear os dentes), Sensitive (com eficácia comprovada para auxiliar no combate à sensibilidade dentária), Advanced (com exclusiva ação biflúor, que ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes) e o Revitalizante (com fórmula exclusiva que auxilia na revitalização da saúde bucal).


O galã bom de boca
Herói e galã das campanhas publicitárias do Cepacol, o personagem Bond Boca foi criado em 1983 pelo publicitário Cláudio Sendin, da agência Caio Domingues & Associados. Como o personagem deixa claro, Cláudio o rascunhou em storyboards e layouts, tendo em mente Roger Moore, o ator britânico que na época personificava no cinema o agente secreto James Bond, mais conhecido como 007. Neste ponto o Bond Boca era um personagem pronto, já tinha o tradicional topete, a gravata borboleta, o elegante smoking, o cravo vermelho na lapela e um olhar extremamente sedutor.


Os traços de Bond Boca foram refinados pelo cartunista Spacca. O humorista Serginho Leite emprestava sua voz ao herói nas animações produzidas pela Briquet Filmes. Ele era o maior inimigo dos vilões da boca, como por exemplo, Zé Cariado, Bafo-Bafo e Gargantão. Nos comerciais, ele usava o produto para eliminar todos os germes e bactérias e deixar a boca limpa e refrescante.


Seu jeito de galã irresistível desfilou nas telinhas brasileiras nas décadas de 80 e 90. Depois de passar por algumas modificações, mais recentemente, em 2011, para marcar o lançamento da linha de antissépticos bucais Cepacol Plus, Bond Boca adquiriu um ar menos formal e mais atlético, deixando o smoking e a gravata borboleta dentro do armário, mas manteve o topete e o inconfundível queixo saliente. Além disso, pela primeira vez, o personagem foi “personificado”, aparecendo em “carne e osso” para o público. Para a personificação do ícone foram realizados exaustivos testes de elenco com mais de 50 atores de todo o país, além do trabalho de maquiagem, com técnicas usadas no cinema. Para tornar o Bond Boca mais real, ele também ganhou perfis nas principais redes sociais, como Facebook e Twitter.


A identidade visual
No Brasil a identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. A última ocorreu em 2005 quando o logotipo e o rótulo foram modernizados.


Já em outros países, a marca utiliza uma identidade visual completamente diferente, incluindo a grafia do nome: Cēpacol.


Os slogans
Cepacol, o Bond Boca.
O jeito inteligente de cuidar da sua boca.
Boca Saudável, Hálito Puro.
Contra os inimigos da boca.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1961 (Brasil)
● Criador: Richardson Merrell
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey (Reckitt Benckiser)
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser LLC e Sanofi-Aventis (Brasil)
● Capital aberto: Não
● Presidente: Heraldo Marchezini (Sanofi Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene oral
● Principais produtos: Antisséptico bucal e pastilhas para garganta
● Concorrentes diretos: Listerine, Colgate Plax, Oral B, Scope e Vick
● Ícones: O personagem Bond Boca
● Slogan: Cepacol, o Bond Boca.
● Website: www.cepacol.com

A marca no mundo
A marca CEPACOL, que oferece além de uma linha completa de antissépticos bucais, em diversos tamanhos, sabores e funcionalidades, uma linha de pastilhas para aliviar tosses e sprays para dores de garganta, é comercializada em mais de 20 países ao redor do mundo.

Você sabia?
No mercado americano a marca é de propriedade da Reckitt Benckiser, na Austrália é da Bayer e no Brasil pertence à Sanofi.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 16/3/2013

Nenhum comentário: