24.3.13

INSTAGRAM


Há poucos anos atrás bater uma fotografia, editá-la e divulgá-la era uma coisa restrita aos profissionais. Com o avanço da tecnologia e da comunicação móvel bater uma foto passou a ser uma coisa banal até para uma criança. E editá-la e compartilhá-la mais fácil ainda com a ajuda do aplicativo INSTAGRAM. Com a possibilidade de utilizar os filtros do aplicativo para dar efeitos às fotos, fotografar passou a ser mais divertido para milhões de pessoas. De uma foto do café diário a um nascer do sol compartilhado do topo de uma caminhada na montanha, todo momento para o INSTAGRAM contém algo que você acha especial. Publicar, curtir, seguir: esses são os verbos de “ordem” do INSTAGRAM. Afinal de contas, se tornou uma epidemia mostrar o que se está fazendo no momento através de uma foto ou vídeo. 

A história 
A história de sucesso começou no mês de março de 2010 quando o brasileiro Mike Krieger (na imagem abaixo, à esquerda), que estudou Ciências da Computação na renomada Universidade de Stanford, e seu colega e engenheiro de software americano Kevin Systrom resolveram fundar a empresa Burbn para desenvolver um serviço de check-in e fotografia móvel baseado em HTML 5 (linguagem de programação usada para a navegação na Web). Inicialmente a jovem empresa recebeu investimento externo no valor de US$ 500 mil. No dia 17 de julho Kevin postou a primeira imagem do serviço (onde aparecia um cachorro e o pé de sua namorada), durante o teste do aplicativo, na época batizado de Codename. Finalmente no dia 6 de outubro de 2010, já com o nome de INSTAGRAM (junção das palavras “instant” e “telegram”) foi lançado ao público como um aplicativo de edição e compartilhamento de imagens para aparelhos iPhone. Exatamente as 0h15 o novo aplicativo já estava disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Apple, onde em menos de 24 horas se tornou o mais baixado. Em dezembro, dois meses após seu lançamento, o INSTAGRAM já alcançava 1 milhão de usuários, provando seu enorme sucesso. Para um início modesto com apenas 80 usuários, era um grande marco alcançado pelo novo aplicativo, que permita ao usuário tirar uma foto, aplicar filtros, efeitos e depois compartilhá-la em uma variedade de redes sociais.


Em janeiro de 2011 o aplicativo passou a disponibilizar o recurso da “hashtag” (#), que serve para interligar assuntos (neste caso fotos) sobre um mesmo evento ou acontecimento. No mês seguinte, Kevin anunciou uma rodada de investimentos provenientes de inúmeros investidores no valor de US$ 7 milhões, que permitiria melhorar a experiência dos usuários com o aplicativo. O INSTAGRAM terminou o ano com 15 milhões de usuários, uma média de 60 fotos publicadas por segundo e um total de 400 milhões de fotos em pouco mais de um ano no mercado. No dia 3 de abril de 2012, o aplicativo que até então funcionava apenas no iPhone e já tinha 30 milhões de usuários, ganhou uma versão para o sistema Android. A chegada do INSTAGRAM à plataforma móvel mais popular do mundo foi um verdadeiro e esperado sucesso, fazendo com que o aplicativo tivesse mais de 1 milhão de downloads em menos de 24 horas. Dias depois, em 9 de abril, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou em sua página na rede social a compra do INSTAGRAM por impressionantes US$ 1 bilhão. Em maio, o aplicativo alcançou a marca de 50 milhões de usuários. O sucesso também foi impulsionado pelas inúmeras celebridades que passaram a utilizar o aplicativo. No mês de novembro, o INSTAGRAM lançou um perfil de usuários na web similar ao do Facebook, permitindo aos usuários curtirem e comentarem as imagens e seguir outras pessoas.


Além do lançamento do Direct (um recurso que permite trocar mensagens e fotos de forma privada com os seguidores), o mês de dezembro foi extremamente polêmico para o INSTAGRAM. Primeiro porque foi desativada uma integração com o Twitter que permitia que as fotos fossem visualizadas diretamente na rede de microblogs. E as polêmicas não pararam por aí: no dia 17 o INSTAGRAM anunciou uma mudança em seus termos de serviço, com a promessa de entrar em vigor no dia 16 de janeiro. Na primeira versão anunciada, as regras permitiam que a empresa gerasse receita publicitária para o Facebook dando aos anunciantes o direito de exibir fotos de usuário e outras informações pessoais para a publicidade. A interpretação dos usuários foi: vender suas fotografias sem qualquer compensação. O caso gerou enorme revolta, principalmente nos Estados Unidos, e muitos usuários ameaçaram fechar sua conta no serviço. No dia seguinte, 18 de dezembro, assustado com a repercussão, o INSTAGRAM veio a público afirmar que não tinha a intenção de vender as fotos de seus usuários. Segundo a empresa, tudo não passou de um mal entendido. Dias depois divulgou um novo texto, baseado no feedback dos usuários. Passada a polêmica, o dia 26 de fevereiro de 2013 se tornou emblemático para o aplicativo. Isto porque atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos mensalmente. Os vídeos foram permitidos na plataforma em junho deste ano, com um limite de 15 segundos e uma resolução fixa de 640x640 (desde julho de 2015, permite-se o envio de vídeos em 1080p, e pode-se também publicar gravações de até 60 segundos, desde janeiro de 2016). Ainda neste ano o ISTAGRAM completou três anos de vida e outras inovações surpreenderam: nova opção de edição de correção de ângulos, melhora da ferramenta para web e anúncios no feed dos usuários.


Em 2014 um novo recurso foi adicionado: o Hyperlapse, que prometia eliminar a instabilidade típica de filmagens casuais e, como adendo, aplicar efeitos de aceleração. A principal diferença do novo recurso era que a câmera se mexia, resultando em vídeos que podiam combinar passagem do tempo e movimento. Nos anos seguintes o INSTAGRAM experimentou um enorme crescimento, conquistando milhões de usuários ao redor do mundo. E um fator fundamental para esse crescimento foi apresentado no mês de agosto de 2016: Instagram Stories (recurso que seria responsável por redefinir como usar o aplicativo). Com o novo recurso era possível postar fotos e vídeos que desapareciam após 24 horas de publicação (além da inclusão de emojis, desenhos e manuscritos) - o que aumentou exponencialmente a quantidade de conteúdos publicados na plataforma. Outros recursos do Stories que fizeram sucesso foram: Boomerang, o usuário pode capturar dez fotos em sequência e criar um vídeo curto e em looping, semelhantes aos GIF; Mãos livres, que permite filmar pelo tempo que quiser; Transmissão ao vivo, transmite em tempo real para os seguidores, onde está, o que está fazendo, uma palestra ou o que mais quiser. Hoje em dia, com mais de meio bilhão de usuários ativos diariamente, o Stories é parte integral da estratégia de sucesso e crescimento do INSTAGRAM.


No final de 2017, aprimorou seu buscador, e fez com que seus usuários tivessem buscas mais rápidas e relacionadas aos seus interesses. Essas escolhas eram definidas de acordo com a interação de seus usuários através de pessoas seguidas, seguidores, hashtags e localidades. Também foi adicionado de forma automática sugestões de acordo com a sincronização com o Facebook, Microsoft Exchage, Outlook e Agenda de contatos do smartphone. Em junho de 2018, o INSTAGRAM lançou o IGTV, um aplicativo para vídeos mais longos, e que abriu disputa com o YouTube para atrair criadores de vídeos. E ainda este mês alcançou uma marca história: superou a barreira de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Além disso, esse ano foi marcado pela disponibilização das mensagens de voz no Direct, funcionalidade que agradou muita gente por facilitar a troca de mensagens quando não se pode digitar. Desde o lançamento sempre foi uma prioridade do INSTAGRAM proporcionar aos usuários ferramentas simples e poderosas, que permitem à milhões de pessoas capturar momentos e expressar sua criatividade através de foto e vídeos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas atualizações desde seu lançamento. No mês de maio de 2013 o INSTAGRAM modificou sutilmente sua identidade visual, desta vez adotando uma nova tipografia de letra mais leve. O designer e tipógrafo americano Mackey Saturday, responsável por esta mudança, se inspirou em marcas famosas que tem um logotipo retro/nostálgico. O símbolo da câmera fotográfica também sofreu atualização, porém quase imperceptível aos olhos dos mais desatentos. Em maio de 2016, o INSTAGRAM reformulou seu logotipo de forma radical, que apresentava padrões de cores vibrantes e formas mais simples, sem qualquer menção a um objeto que a gente conheça na vida real, mas ainda preservando a forma de uma câmera compacta. A escolha do novo design foi devido às pessoas amarem o arco-íris (e suas cores) e que a lente da câmera era um elemento visual chave. Já o nome adotou a cor preta.


O ícone, agora em uma versão estilizada e mais flexível, também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.


Os principais ícones do aplicativo também foram atualizados, ganhando novas formas e seguindo as cores do novo logotipo.


Os slogans 
Capture and share the world’s moments. 
Connecting the world through photos. 
Fast beautiful photo sharing.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 6 de outubro de 2010 
● Criador: Kevin Systrom e Mike Krieger 
● Sede mundial: Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Facebook Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Adam Mosseri 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Usuários: 1 bilhão 
● Presença global: 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Aplicativos para fotografias, vídeos e rede social 
● Concorrentes diretos: Twitter, Facebook, Tumblr, Flickr, Pinterest, TikTok, Reddit e Snapchat 
● Ícones: A máquina estilizada de seu logotipo 
● Slogan: Capture and share the world’s moments. 
● Website: www.instagram.com 

A marca no mundo 
Atualmente o INSTAGRAM, que pertence ao Facebook, está disponível em 32 idiomas, como por exemplo, inglês, mandarim, francês, alemão, italiano, japonês, latim, coreano, português e espanhol, alcançando a marca de mais de 1 bilhão de usuários em aproximadamente 110 países ao redor do mundo. Estados Unidos, Brasil, Índia e Indonésia concentram os maiores números de usuários. Os números impressionam: 1.5 bilhões de curtidas por dia, os usuários gastam 4 horas por mês no INSTAGRAM, mais de 60 milhões de fotos são postadas por dia, ajuda 80% dos seus usuários a adquirem produtos ou serviços e 80% dos usuários interagem com ao menos um perfil comercial. Calcula-se que a receita de publicidade móvel do INSTAGRAM seja de US$ 6.84 bilhões. 

Você sabia? 
Os usuários da rede social são chamados popularmente de Instagrammer
O INSTAGRAM se tornou tão popular que foram publicadas fotos até da isolada Coréia do Norte. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, Época Negócios, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites tecnologias (TecMundo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/10/2019

Um comentário:

Carlos Kroeber disse...

Maneiro!
Assim como o Facebook, um brasileiro ter feito parte da criação; Ambas viralizaram