6.5.13

IAMS™


Embalagens de rações que carreguem o sobrenome IAMS™ e uma pequena pata estilizada são sinônimos de qualidade e amor incondicional por cachorros e gatos há mais de 70 anos. Por isso a IAMS™ é uma autoridade em oferecer uma alimentação balanceada que atenda á todas as necessidades nutricionais de cada fase de crescimento de cães e gatos, proporcionando assim dentes e ossos fortes, pelos brilhantes e sistema urinário saudável.  

A história 
Tudo começou no ano de 1946 quando o nutricionista animal Paul Falknor Iams (imagem abaixo), graduado pela Universidade de Ohio State, resolveu fundar uma empresa, instalada em um pequeno moinho da cidade de Dayton, em Ohio, que tinha como principal objetivo desenvolver rações balanceadas para que cães pudessem ter uma vida duradoura, mais feliz e repleta de saúde. Afinal, nesta época, boa parte de cães eram alimentados com comida caseira ou rações de baixa qualidade encontradas no mercado. E quando se encontrava essas rações não atendiam todas as necessidades nutricionais dos animais. Ao passar muito tempo com criadores e veterinários, pois seu pai tinha uma pequena loja que vendia rações, ele aprendeu a enorme importância das proteínas e o papel da gordura em uma dieta saudável para cães e gatos. Paul foi o primeiro a considerar cachorros e gatos como carnívoros, percepção que revolucionaria a indústria de Pet Care. Inicialmente sua base de clientes era composta por veterinários e criadores do meio oeste americano. 
  

Depois de muitas pesquisas, em 1950 ele lançou no mercado a primeira ração premium para cachorro com base em proteínas, a qual batizou de IAMS™ 999. Não demorou muito para que os produtos de alta qualidade da IAMS™ COMPANY, nutricionalmente completos em todos os aspectos, fornecendo aos animais de todas as idades e estilos de vida o equilíbrio ideal de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, conquistassem a confiança e adquirissem reputação entre criadores e veterinários. Sua crença de que a nutrição avançada ajudaria a fazer uma substancial diferença na saúde de animais de estimação se tornou a base para as inovações da empresa, como por exemplo, a descoberta de que a polpa de beterraba ajudava a melhorar a saúde digestiva dos caninos. 
 

Estas inovações resultaram em novos produtos, como por exemplo, a IAMS™ PLUS, introduzida em 1961 como uma ração completa, que não requeria nenhum aditivo extra na alimentação dos cães. E em virtude do processo de produção, essa ração possuía alto índice de proteína e níveis baixíssimos de minerais nocivos, em contraste com as marcas concorrentes disponíveis no mercado. A nova ração inicialmente era comercializada por meio de criadores de cães, canis e veterinários. As vendas cresceram à medida que se espalhava a notícia da alta qualidade do produto. Durante essa década, a empresa vendia seus produtos em apenas em cinco estados do meio-oeste americano. Mas isso iria mudar muito em breve.
  

Em 1969 a empresa revolucionou o segmento mais uma vez ao lançar a Eukanuba (conheça essa outra história aqui), uma nova marca Super Premium de ração para cães. Até então nunca se tinha pensado em adicionar frango ao alimento seco para cães. Tratava-se de um conceito e de um produto absolutamente inovador. Afinal, os níveis de proteínas (25%) e de lipídeos (16%) presentes nas rações da nova marca eram muito superiores aos das concorrentes existentes no mercado americano. O frango também era uma excelente fonte de proteína para o desenvolvimento de músculos fortes, além de ser altamente digerível, resultando em fezes pequenas, firmes e um trato intestinal saudável.
  

Clay Mathile, que ingressou na IAMS™ COMPANY em 1970, acabou adquirindo metade da empresa em 1975, tornando-se assim sócio e grande amigo de Paul Iams. Essa época foi extremamente difícil para a empresa em termos financeiros. Isto porque, devidos aos preços dos ingredientes estarem extremamente altos, muitas marcas preferiram utilizar ingredientes com menor qualidade ao invés de repassar o preço ao consumidor. Mas a IAMS™ não. Manteve a utilização de ingredientes de alta qualidade e não alterou os preços. O resultado foram anos de prejuízos. Para compensar essa difícil situação, a IAMS™, que até então não trabalhava sua comunicação, passou a investir em publicidade e marketing com anúncios em revistas especializadas e presença nos principais concursos de cães para promover sua linha de produtos.
   

Somente em 1981 a IAMS™ ingressou no segmento de nutrição para gatos com o lançamento de uma completa linha de rações (secas e molhadas). Pouco depois lançou rações específicas que atendiam vários estágios de crescimento, como por exemplo, para recém-nascidos, filhotes a até para animais menos ativos, que ficavam muito dentro de casa. Além disso, introduziu ingressou no segmento de petiscos caninos com o lançamento do IAMS™ Biscuits. Em 1982 Clay Mathile se tornou o único dono e presidente da empresa. Sob um novo comando a IAMS™ COMPANY não abandonou os princípios filosóficos de Paul Iams: continuamente desenvolver rações balanceadas, naturais e de alta qualidade para que cães e gatos pudessem crescer saudáveis e felizes. Nos anos seguintes os produtos IAMS™ começaram a serem exportados, especialmente para o continente europeu, onde a empresa construiria uma fábrica em meados da próxima década.
   

No início dos anos de 1990 a empresa resolveu iniciar a venda de suas rações também em grandes varejistas, como por exemplo, supermercados e atacadistas. Também investiu em marketing ao patrocinar um grande programa de adoção de animais de estimação, gerando enorme visibilidade para a marca. Os anos de 1990 foram uma década de inovação para IAMS™, que introduziu no mercado uma linha de alimentos naturais para animais de estimação e alimentos enlatados para gatos, além de apresentar pesquisas que mostraram a conexão entre ômega-6 e ômega-3 com pele e pelagem saudáveis. Depois de expandir consideravelmente a empresa, que atingiu US$ 900 milhões em faturamento, no mês de setembro de 1999, Clay resolveu vender a IAMS™ COMPANY para a Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui), que a partir de então ganhou uma extensa distribuição internacional baseada no gigantismo da empresa americana.
   

Nos anos seguintes, a IAMS™ além de ingressar em novos mercados, lançou grandes inovações no segmento, como por exemplo, em 2001 com a Dental Defense, que ajudava a reduzir a formação do tártaro em até 55%; e em 2008 quando introduziu a IAMS™ PREMIUM PROTECTION™, uma ração cuja fórmula enriquecida ajudava a queimar gorduras e fortalecer os músculos. Ou ainda a IAMS™ HEALTHY NATURALS™ ADULT WEIGHT CONTROL LIGHT, ração que continha 20% menos de gordura, formulada especificamente para ajudar a devolver um peso saudável à gatos com sobrepeso. E nos anos seguintes com a ração IAMS™ SO GOOD DOG, feita com ingredientes naturais (frango, frutas e vegetais), sem açúcar, corantes e conservantes artificiais.
   

A partir de 2010, a marca iniciou uma série de lançamento de guloseimas para cães, como por exemplo, o IAMS™ SHAKEABLES DOG TREATS em diversos sabores como peru, bacon, cordeiro, entre outros. Em 2014, a Procter & Gamble vendeu por US$ 2.9 bilhões sua divisão de alimentos para animais de estimação em todos os mercados - exceto na Europa - para a Mars Incorporated (conheça essa outra história aqui), o que incluía a marca IAMS™. No final deste ano, a Spectrum Brands adquiriu a marca IAMS™ em todo continente europeu.
   

Atualmente todos os produtos com a marca IAMS™ são desenvolvidos por veterinários e nutricionistas abrangendo aos diferentes tamanhos e idades de cães e gatos, e oferecidos em fórmulas avançadas que combinam de forma personalizada fibras naturais, grãos saudáveis e ômega-6 para ajudar a digestão, a energia, a pele e o pelo de animais de estimação. Tudo para oferecer uma excelente saúde para milhões de animais de estimação sem comprometer uma refeição saborosa e agradável para os bichanos.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por apenas uma remodelação significativa em sua história. Isto ocorreu na década de 1970, quando a identidade visual apresentou, além de uma nova tipografia de letra, o símbolo estilizado da tradicional patinha. Inicialmente na cor preta e posteriormente adotando a cor verde (com uma leve alteração no “furo” da letra A, que antes era triangular e se tornou redondo), recentemente o logotipo passou por uma pequena modernização com o realinhamento da patinha em relação ao nome da marca. Esse logotipo é utilizado em todos os mercados mundiais da marca, exceto na Europa.
  

Isto porque no continente europeu, onde a marca IAMS™ pertence à Spectrum Brands, o logotipo é aplicado na cor laranja.
  

Os slogans 
Iams™ Who I Am. (2018) 
Not Just Food. Nutrition For Life. (2012) 
Keep love strong. (2012) 
I am an Iams™ dog for life. (2012) 
Life’s better. (2009) 
There’s ordinary cat/dog food. And there’s Iams™. (2007) 
For life. (2007) 
Life’s better on Iams™. (2007) 
That’s why vets recommend us. (2006) 
Food that shows you care, value you’ll love - always. (2004) 
Good for the heart and good for life. (2003) 
Welcome to a new world of health. (2001) 
Good for life. (2000)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Paul Iams 
● Sede mundial: Franklin, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated  
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Loïc Moutault (Mars Petcare) 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cuidados Animais 
● Principais produtos: Rações e produtos de saúde animal  
● Concorrentes diretos: Purina, Alpo, Dog Chow, Royal Canin, Friskies, Hill’s, Whiskas, Meow Mix, 9 Lives, Pedigree, Eukanuba e PremieR Pet 
● Ícones: A pata em seu logotipo 
● Slogan: For life. 
● Website: www.iams.com 

A marca no mundo 
Atualmente a IAMS™, marca líder em qualidade no mercado de rações Premium para cães e gatos nos Estados Unidos, oferece uma completa linha de produtos em 75 países ao redor do mundo. Com faturamento anual estimado em US$ 1.2 bilhões, aproximadamente 40% de suas vendas são provenientes de mercados fora do território americano. 


Você sabia? 
Em 1974, devido à qualidade nutricional superior dos produtos IAMS™ terem revolucionando o segmento de alimentação animal, o senhor Paul Iams foi reconhecido mundialmente como uma autoridade em nutrição carnívora. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 27/4/2024 

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Um comentário:

Hotz disse...


Olá Kadu por gentileza entrar em contato com minha pessoa ok
e-mail byhotz @ hotmail.com.

Fico no aguardo....

ps: Apagar este posteriormente caso não tenha moderação de postagem.