6.5.13

IAMS


Embalagens de rações que carreguem o sobrenome IAMS e uma pequena pata estilizada são sinônimos de qualidade e amor incondicional por cachorros e gatos. Por isso, há mais de 60 anos, a IAMS é uma autoridade em proporcionar uma alimentação balanceada que atenda á todas as necessidades nutricionais de cada fase de crescimento de cães e gatos, proporcionando assim dentes e ossos fortes, pelo brilhante e sistema urinário saudável.

A história
Tudo começou no ano de 1946 quando o nutricionista animal Paul Falknor Iams, graduado pela Universidade de Ohio State, resolveu fundar uma empresa, instalada em um pequeno moinho da cidade de Dayton, em Ohio, que tinha como principal objetivo desenvolver rações balanceadas para que cães pudessem ter uma vida duradoura, mais feliz e repleta de saúde. Afinal, nesta época, boa parte de cães eram alimentados com comida caseira ou rações de baixa qualidade encontradas no mercado. E quando se encontrava essas rações não atendiam todas as necessidades dos animais. Ao passar muito tempo com criadores e veterinários, pois seu pai tinha uma pequena loja que vendia rações, ele aprendeu a enorme importância das proteínas e o papel da gordura em uma dieta saudável para cães e gatos. Paul foi o primeiro a considerar cachorros e gatos como carnívoros, percepção que revolucionaria a indústria de Pet Care. Inicialmente sua base de clientes era composta por veterinários e criadores do meio oeste americano.


Depois de muitas pesquisas, ele lançou no mercado em 1950 a primeira ração premium para cachorro com base em proteínas, a qual batizou de IAMS 999. Não demorou muito para que os produtos de alta qualidade da IAMS COMPANY, nutricionalmente completos em todos os aspectos, fornecendo aos animais de todas as idades e estilos de vida o equilíbrio ideal de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, conquistassem a confiança e adquirissem reputação entre criadores e veterinários. Sua crença de que a nutrição avançada ajudaria a fazer uma substancial diferença na saúde de animais de estimação se tornou a base para as inovações da empresa, como por exemplo, a descoberta de que a polpa de beterraba ajudava a melhorar a saúde digestiva dos caninos.


Estas inovações resultaram em novos produtos, como por exemplo, a IAMS PLUS, introduzida em 1961 como uma ração completa, que não requeria nenhum aditivo extra na alimentação dos cães. E em virtude do processo de produção, essa ração possuía alto índice de proteína e níveis baixíssimos de minerais nocivos, em contraste com as marcas concorrentes disponíveis no mercado. Em 1969 a empresa revolucionou o segmento mais uma vez ao lançar a EUKANUBA, uma nova marca Super Premium de ração para cães. Até então nunca se tinha pensado em adicionar frango ao alimento seco para cães. Tratava-se de um conceito e de um produto absolutamente inovador. Afinal, os níveis de proteínas (25%) e de lipídeos (16%) presentes nas rações da nova marca eram muito superiores aos das concorrentes existentes no mercado americano.


Clay Mathile, que ingressou na IAMS COMPANY em 1970, acabou adquirindo metade da empresa em 1975, tornando-se assim sócio e grande amigo de Paul Iams. Essa época foi extremamente difícil para a empresa em termos financeiros. Isto porque devidos aos preços dos ingredientes estarem extremamente altos, muitas marcas preferiram utilizar ingredientes com menor qualidade ao invés de repassar o preço ao consumidor. Mas a IAMS não. Manteve a utilização de ingredientes de alta qualidade e não alterou os preços. O resultado foram anos de prejuízos. Para compensar essa difícil situação, a IAMS, que até então não trabalhava sua comunicação, passou a investir em publicidade e marketing com anúncios em revistas especializadas e presença nos principais concursos de cães para promover sua linha de produtos. Somente em 1981 a IAMS ingressou no segmento de nutrição para gatos com o lançamento de uma completa linha de rações (secas e molhadas). Pouco depois lançou rações específicas que atendiam vários estágios de crescimento, como por exemplo, para recém-nascidos, filhotes a até para animais menos ativos, que ficavam muito dentro de casa.


Em 1982 Clay Mathile se tornou o único dono e presidente da empresa. Sob um novo comando a IAMS COMPANY não abandonou os princípios filosóficos de Paul Iams: continuamente desenvolver rações balanceadas, naturais e de alta qualidade para que cães e gatos pudessem crescer saudáveis e felizes. Nos anos seguintes os produtos IAMS começaram a serem exportados, especialmente para o continente europeu, onde a empresa construiria uma fábrica em meados da próxima década. No início dos anos 90 a empresa resolveu iniciar a venda de suas rações também em grandes varejistas, como por exemplo, supermercados e atacadistas. Também investiu em marketing ao patrocinar um grande programa de adoção de animais de estimação, gerando enorme visibilidade para a marca. Depois de expandir consideravelmente a empresa, que atingiu US$ 900 milhões em faturamento, no mês de setembro de 1999, ele resolveu vender a IAMS COMPANY para a Procter & Gamble, que a partir de então ganhou uma extensa distribuição internacional baseada no gigantismo da empresa americana.


Nos anos seguintes, a IAMS além de ingressar em novos mercados, lançou grandes inovações no segmento, como por exemplo, em 2001 com a Dental Defense, que ajudava a reduzir a formação do tártaro em até 55%; e em 2008 quando introduziu a IAMS® PREMIUM PROTECTION™, uma ração cuja fórmula enriquecida ajudava a queimar gorduras e fortalecer os músculos. Ou ainda a IAMS HEALTHY NATURALS™ ADULT WEIGHT CONTROL LIGHT, ração que contém 20% menos de gordura, formulada especificamente para ajudar a devolver um peso saudável à gatos com sobrepeso. E mais recentemente a ração IAMS SO GOOD DOG, feita com ingredientes naturais (frango, frutas e vegetais), sem açúcar, corantes e conservantes artificiais. Atualmente todos os produtos com a marca IAMS são desenvolvidos por veterinários e nutricionistas abrangendo aos diferentes tamanhos e idades de cães e gatos, e oferecidos em três fórmulas básicas: ProActive Health, Healthy Naturals e Premium Protection.


O logotipo
A identidade visual da marca IAMS possui duas possibilidades de aplicação: a cor verde (geralmente utilizada para produtos direcionados aos cachorros) e laranja (produtos para gatos).


Os slogans
Life’s better. (atual)
Good for life.
Better begins inside.
A vida é melhor. (português)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1946
● Fundador: Paul Iams
● Sede mundial: Mason, Ohio
● Proprietário da marca: The Procter & Gamble Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert McDonald
● Presidente: Jorge Mesquita (P&G Pet Care)
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 77 países
● Presença no Brasil: Sim (através da marca Eukanuba) 
● Funcionários: 1.600 (P&G Pet Care)
● Segmento: Pet Food
● Principais produtos: Rações para cães e gatos e produtos de saúde animal
● Concorrentes diretos: Purina, Hill’s, Whiskas, Meow Mix e Pedigree
● Ícones: A pata em seu logotipo
● Slogan: Life’s better.
● Website: www.iams.com

A marca no mundo
Atualmente a IAMS, marca líder em qualidade no mercado de rações Premium para cães e gatos nos Estados Unidos, oferece uma completa linha de produtos em 77 países ao redor do mundo. Aproximadamente 30% de suas vendas são provenientes de mercados fora do território americano.

Você sabia?
Em 1974, devido à qualidade nutricional superior dos produtos IAMS terem revolucionando o segmento de alimentação animal, o senhor Paul Iams foi reconhecido mundialmente como uma autoridade em nutrição carnívora.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/5/2013

Um comentário:

Hotz disse...


Olá Kadu por gentileza entrar em contato com minha pessoa ok
e-mail byhotz @ hotmail.com.

Fico no aguardo....

ps: Apagar este posteriormente caso não tenha moderação de postagem.