12.5.13

OSCAR DE LA RENTA


Um nome latino ecoa com pompa no universo da moda de luxo: Oscar de la Renta. Com estilo único transformou seu nome e sua grife em sinônimos de tapete vermelho, uma alusão aos seus luxuosos e impecáveis vestidos que constantemente desfilam nos corpos de beldades nas mais badaladas premiações de gala ao redor do mundo. Referência no mundo da moda, a grife se tornou muito conhecida por suas cores e elegância únicas, conquistando clientes famosas e influentes como Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy, Barbara Walters, Sarah Jessica Parker, Nancy Reagan e Laura Bush. 

A história 
Oscar Aristides de la Renta Fiallo (foto abaixo) nasceu no dia 22 de julho de 1932 na cidade de Santo Domingo, na ensolarada República Dominicana. Filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho, ele cresceu em um país cheio de flores e estampas coloridas, e tiraria daí, anos mais tarde, sua inspiração para fazer moda. Deixou sua terra natal ainda jovem, aos 18 anos, para estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madri. Enquanto morou na Espanha, ele se interessou pelo mundo da moda e começou a desenhar para as principais grifes do país. Ao desenhar um vestido para a filha do embaixador americano no país, ele se tornaria internacionalmente conhecido: sua criação foi capa da revista Life em 1956. Seu talento rapidamente chamou a atenção de um mestre: Cristóbal Balenciaga, do qual foi aprendiz. Mais tarde, em 1961, Oscar mudou-se para Paris, juntou-se a Antonio Castillo e passou a trabalhar como assistente de costura na renomada Maison Lanvin.


Em 1963, o estilista disse a Diana Vreeland, então poderosa diretora da revista Vogue, que desejava ingressar no segmento “prêt-à-porter”, porque era realmente onde estava o dinheiro no universo da moda. A influente diretora então o aconselhou: “vá trabalhar para Elisabeth Arden, pois assim irá construir sua reputação mais rapidamente”. E ele seguiu o conselho da poderosa diretora. Foi para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar como assistente no salão de alta costura e prêt-à-porter para Elisabeth Arden. Neste período, o estilista começou a vestir, ninguém menos, que a então primeira-dama americana Jacqueline Kennedy, conquistando assim projeção internacional. Mais tarde o estilista vestiria outras primeiras-damas americanas, como Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush.


Em 1965, foi trabalhar para Jane Derby, conhecida por sua linha simples e especial para o tipo feminino mignon. Quando Derby morreu no dia 9 de agosto do mesmo ano, Oscar decidiu dar um novo rumo a sua vida profissional. Em 1966 o estilista, com a ajuda de seu sócio Ben Shaw, comprou a empresa e resolveu iniciar sua carreira independente lançando em Nova York a primeira coleção prêt-à-porter feminina. Era o surgimento oficial da marca OSCAR DE LA RENTA. O sucesso de seu talento foi praticamente instantâneo. E o sucesso fez o estilista conquistar, em 1967 e 1968, o prestigiado Coty Award (o “Oscar” da indústria da moda americana). Nesta época, Oscar alcançou seu primeiro grande êxito ao lançar uma coleção de roupas inspirada nas tradições ciganas e russas. Na década de 1970, já com a América literalmente “aos seus pés”, Oscar resolveu expandir seu talento para outros segmentos da moda de luxo e, em 1977, lançou sua primeira fragrância feminina (batizada de OSCAR), que durante anos foi um verdadeiro sucesso de vendas.


Apesar da marca estar inserida totalmente no universo feminino, em 1980 ocorreu o lançamento do primeiro produto voltado para o público masculino: o perfume Por Lui. Em 1992, Oscar de la Renta se tornou o primeiro estilista latino-americano a ocupar o cargo de diretor criativo de uma marca de luxo francesa, a Balmain, onde permaneceu até 2002. Com a chegada do novo milênio a marca OSCAR DE LA RENTA ingressou em novos segmentos da moda de luxo ao lançar uma linha de acessórios (2001), que incluía bolsas, carteiras, cintos, lenços e sapatos; uma linha de móveis (2002); além de uma sofisticada coleção de óculos e uma linha de roupas mais acessíveis (2004).


Foi somente no ano de 2004 que a marca inaugurou sua primeira loja exclusiva na Madison Avenue, em Manhattan, Nova York. Nos anos seguintes, outras lojas OSCAR DE LA RENTA foram inauguradas em badaladas cidades americanas como Bal Harbour, Costa Mesa, Dallas, Las Vegas e Los Angeles. Em 2006, a marca criou a OSCAR DE LA RENTA BRIDAL, especializada em luxuosos vestidos de noiva. A marca iniciou sua expansão no exterior com a inauguração de lojas em Madri e Atenas, em 2008, além de lançar uma sofisticada linha de joias em colaboração com Loulou de la Falaise, musa da então Yves Saint Laurent. Foi também a partir desse ano que a marca iniciou uma enorme e importante estratégia de reorganização interna, quando decidiu entrar em uma disputa jurídica complexa contra a L’Oréal para reassumir o controle de suas operações de cosméticos e fragrâncias, que haviam mudado de mãos seis vezes nos últimos dez anos e perdido sua identidade e qualidade. E como resultado, ocorreu o lançamento em 2011 do perfume feminino Live in Love.


No ano seguinte a marca ingressou no universo infantil com o lançamento de uma completa linha de roupas e acessórios para crianças (meninas e meninos até 14 anos). Além disso, lançou a coleção Home, composta por porta-retratos, vasos, louças, enfeites, almofadas, lençóis, toalhas, etc. Em 2013, a marca inaugurou sua maior loja própria no mundo, localizada na cidade de Londres. O espaço, situado no badalado bairro de Mayfair, tem três andares, aproximadamente 1.000m² e abriga coleções femininas, moda noiva, decoração, acessórios, beleza e moda infantil.


Outra novidade recente da grife: quase dois anos após se envolver em polêmica por comentários antissemita e ser demitido da Christian Dior, John Galliano retornou à moda fazendo uma espécie de estágio (três semanas) na OSCAR DE LA RENTA, o que alimentou boatos de que o polêmico estilista pudesse ser o sucessor de Oscar. Mas, uma semana antes de sua morte, Oscar nomeou Peter Copping, que havia trabalhado na Nina Ricci, como novo diretor criativo de sua grife. E no dia 20 de outubro de 2014, Oscar de la Renta faleceu aos 82 anos em sua casa na cidade de Kent, estado de Connecticut. Apesar de lutar contra o câncer desde 2006, Oscar foi resiliente. Neste período de quase dez anos, sua marca cresceu aproximadamente 50% e seu nome ficou ligado a celebridades como Amy Adams, Hillary Clinton, Oprah Winfrey, Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz. Era o fim de uma trajetória de enorme sucesso que se manterá viva através das suas magníficas criações e do seu legado no mundo da moda. Hoje em dia, a OSCAR DE LA RENTA continua desenvolvendo roupas que até podem ser consideradas extravagantes, mas que jamais deixam de lado o bom gosto e a sofisticação. Sempre adepto de coleções temáticas, o estilista cria modelos de nítida inspiração oriental e também cigana.


A evolução visual 
A identidade visual da marca, composta pela assinatura de Oscar de la Renta, passou por alterações ao longo dos anos. Ganhou uma nova tipografia de letra, mais afinada e sofisticada.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1966 
● Fundador: Oscar de la Renta 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Oscar de la Renta LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alex Bolen 
● Diretor criativo: Peter Copping 
● Faturamento: US$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 10 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios e perfumes 
● Concorrentes diretos: Carolina Herrera, Valentino, Saint Laurent, Givenchy, Gucci e Chanel 
● Ícones: As flores e estampas coloridas 
● Website: www.oscardelarenta.com 

A marca no mundo 
Considerada uma das principais grifes no segmento de luxo da moda mundial, a OSCAR DE LA RENTA oferece uma completa e sofisticada linha de itens direcionada às mulheres, homens e crianças. Com presença em mais de 70 países ao redor do mundo, a marca comercializa seus produtos, que vão desde alta-costura, noiva e roupas esportivas até bolsas, sapatos, óculos, joias, perfumes, lingeries, lenços, pijamas e uma linha beachwear, através de 10 lojas exclusivas próprias, comércio online e nas mais sofisticadas lojas de departamento do mundo. 

Você sabia? 
O DNA da OSCAR DE LA RENTA é colorido, feminino e sempre sofisticado, admirada por seus vestidos de noite, tanto na linha de alta costura como no prêt-à-porter. 
A grife tornou-se um verdadeiro negócio de família: o CEO é Alex Bolen, a diretora de criação para a divisão de licenciamento Eliza Bolen e o responsável pelo atelier de design Moisés de la Renta, respectivamente, o cunhado, a enteada e o filho adotivo de Oscar de la Renta. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/1/2016

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei demais [;

Fernanda Fuscaldo disse...

Usei como referência para um post do meu site e linkei voces!

Se quiser olhar, www.fernandafuscaldo.com.br
bjs