7.8.13

LORO PIANA


A italiana LORO PIANA é uma espécie de joia rara no segmento de alto luxo da moda. Reconhecida internacionalmente pelo esmero com que produz suas raras lãs e cashmeres para fabricar seus luxuosos ternos e sobretudos, a marca italiana ganhou a preferência dos bem vestidos em seu país natal e no restante do mundo, homens e mulheres que apreciam qualidade genuína, com discreta e sofisticada elegância. Um sucesso absoluto entre as grifes de luxo. Mas para poucos mortais. 

A história 
A história de uma das mais tradicionais marcas italianas começou no dia 24 de abril de 1924 quando Pietro Antonio Loro Piana, um comerciante de lã cuja tradição familiar no ramo data de 1.800, fundou uma modesta tecelagem batizada Ing Loro Piana & Co. em Quarona Sesia, na bucólica região do Piemonte, ao norte da Itália. Nas duas décadas seguintes, com esmero e a obsessiva preocupação com qualidade, a marca se estabeleceu como sinônimo de cuidado na seleção das melhores matérias-primas e referência na produção de tecidos leves, dentro de um país obcecado por moda e luxo. Com isso, conquistou a confiança de grandes marcas de luxo, que passaram a utilizar seus tecidos na confecção de peças nobres.


Foi somente após o término da Segunda Guerra Mundial que o sobrinho do fundador, Franco Loro Piana, assumiu o controle da empresa e a apresentou aos mercados internacionais, começando pela Europa, e iniciou a exportação dos raros tecidos e lãs. Na última década, já sob o comando da sexta geração da família, a LORO PIANA se expandiu mais fortemente, incluindo o lançamento de sua aclamada linha de vestuário, onde as coleções facilmente têm casacos, sobretudos, estolas ou ternos de caimento impecáveis que chegam ao valor de US$ 15.000. Essa linha de roupa também conta com uma coleção para crianças e adolescentes, além da esportiva, que engloba peças para equitação, iatismo, golfe, tênis e esqui. A marca também adotou, de forma tímida, o licenciamento, estampando a marca em uma luxuosa linha de óculos de sol.


Além disso, a marca decidiu investir na distribuição direta com a inauguração de lojas próprias nas principais capitais do mundo. E não parou por aí. Criou em 2006 a LORO PIANA INTERIORS (que oferece cortinas, toldos, tecidos para estofamentos, almofadas, roupas de cama e tapetes produzidos a partir das mesmas fibras naturais e raras, características da marca, como vicunha, cashmere, baby cashmere, além de linho, algodão, entre outros) e lançou uma linha de acessórios, composta por caríssimas bolsas femininas (que utilizam couro legítimo e são confeccionadas por habilidosos artesãos), bolsas de viagem e esportiva, gravatas, cintos, carteiras, luvas, calçados (claro, forrados com suas tradicionais lãs) e até um sofisticado Kit para viagem, que tem o caro e macio cashmere como matéria-prima principal, e contem uma máscara, um par de chinelos, um cobertor, um travesseiro e um apoio para pescoço.


Com o lançamento de sua linha de roupa, baseada nos mesmos elementos que construíram a reputação da marca, tecidos de primeiríssima qualidade e corte impecável, surgiram ícones como a jaqueta Roadster, criada para ser o uniforme da equipe de pilotos de automóveis clássicos patrocinada pela LORO PIANA, curta (na altura da cintura) e com cavas que asseguram a liberdade de movimentos. Outro ícone é o Windmate, espécie de parca dupla face com um lado de microfibra e outro de puro cashmere. Há ainda o suéter de cashmere, talvez o item mais representativo da LORO PIANA depois de seus impecáveis ternos.


Atualmente com seis fábricas na Itália, a marca ainda oferece seus atributos em outras frentes, como a personalização de interiores de iates de luxo e jatos executivos (batizado de Loro Piana in the Air and at the Sea). Há ainda outro serviço para poucos mortais. Um pacote de personalização completo que promete (e entrega) um mergulho profundo no lifestyle da badalada marca. Esta incrível experiência começa com o avião particular da família, que busca o cliente no seu país de origem. O primeiro desembarque acontece na sede da empresa, em Quarona. Ali, o cliente é recebido pessoalmente pelos irmãos Sergio e Pier Luigi (que hospedam o comprador em suas próprias casas) e decide, em conjunto, qual o tecido que será utilizado para confeccionar um terno. Definido esse detalhe, a cliente embarca novamente no jato privado rumo a uma das fazendas de criação da empresa. In loco, ele vai poder tocar nos animais e escolher a lã. De volta à Itália, é hora de se determinar a padronagem do tecido. O nome do cliente é bordado em uma etiqueta, que será costurada na lateral do rolo do pano. Desse tecido personalizado sairá o terno, cortado por um alfaiate exclusivo da marca. Custo da roupa? Difícil mensurar, mas a experiência toda sai por US$ 1.5 milhões.


Em meados de 2013 o conglomerado de luxo francês LVMH anunciou a aquisição da participação majoritária da empresa italiana de lã e cashmere de luxo por €2 bilhões. Apesar da compra, os irmãos Sergio e Pier Luigi, mantiveram a participação de 20% da empresa, bem como a gestão operacional da mesma. Ao se unir ao grupo LVMH, que reúne um dos mais valiosos conjuntos de Maisons de luxo do mundo, a LORO PIANA irá se beneficiar das sinergias excepcionais, preservando a sua herança tradicional.


A marca italiana realiza uma espécie de Copa do Mundo da lã, conhecida como Wool World Record Challenge Cup, onde criadores de ovelha em todo o mundo são desafiados e estimulados a produzirem a lã mais fina possível, ideal para os ternos e sobretudos refinados da marca. Em 2009, a lã vencedora foi produzida na Nova Zelândia, e, após ser comprada pela LORO PIANA, foi utilizada em uma coleção restrita de apenas 50 ternos, feitos sob medida, que chegaram a custar aproximadamente €15.000 cada.


Muito mais que detalhes e qualidade 
Um terno da LORO PIANA é muito mais do que um simples terno. É a mais pura representação de uma enorme tradição pautada na preocupação com a qualidade, que chega a limites impensáveis. Nos últimos anos, a marca italiana vem provocando uma revolução, subvertendo antigos valores e oferecendo ao mundo a possibilidade de tecidos cada vez mais exclusivos. Um exemplo disso é que a lã utilizada pela LORO PIANA em seus ternos e sobretudos têm origem controlada. Ela vem de ovelhas Highlander criadas em uma fazenda na Austrália, acreditem, com música clássica, estábulos com aquecimento central e alimentadas com grama orgânica e grãos selecionados. Tudo para obter a lã mais fina, macia e cara do planeta. Para ter uma ideia, um fardo de 93 quilos chega a custar US$ 230 mil. Ele é transformado em poucos cortes de tecido – aproximadamente 50 – para alguns dos ternos mais desejados do mundo. Na etiqueta, a garantia de origem, com o nome do produtor e a data da tosa das ovelhas, em uma classificação semelhante a dos grandes vinhos.


A fama da LORO PIANA está diretamente associada à qualidade de seus tecidos, produzidos com fios raros encontrados em rebanhos de ovinos nos quatro cantos do planeta. Da China e da Mongólia, por exemplo, é extraída a lã das cabras da raça hircus, ainda bebês, que é utilizada para a produção do baby cashmere. No Peru, uma fazenda de mais de dois mil hectares foi montada, em 2008, pelo pai dos atuais administradores para a criação de vicunhas (parente próximo da lhama). A espécie, então ameaçada de extinção, hoje está preservada e produz, em pequena escala, um valioso tipo de lã finíssima, antes reservada aos imperadores Incas. Da Oceania, a marca italiana compra ainda a lã merino, mais comum, para a confecção de ternos.


E na minúscula Myanmar, na Birmânia, vai buscar a fibra vegetal obtida do talo da flor de lótus (planta aquática de flores brancas e rosadas) para produzir um raro tecido. Neste caso o preciosismo impera. Isto porque são necessários 32 mil talos da flor, cuja fibra sagrada veste monges budistas, para confeccionar apenas um metro do pano. Por enquanto, o tecido está disponível somente em sua cor natural (cru), mas a empresa já está testando tingimentos e acabamentos para aumentar as opções de alfaiates e casas de moda interessadas no material, utilizado somente para o serviço de peças feitas sob medida. É justamente esse caráter de exclusividade que agrega alto valor à marca italiana.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 24 de abril de 1924 
● Fundador: Pietro Antonio Loro Piana 
● Sede mundial: Quarona, Itália 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente & CEO: Sergio Loro Piana 
● Faturamento: €631 milhões (2012) 
● Lucro: €97.9 milhões (2012) 
● Lojas: 137 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.200 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Tecidos, lãs, blusas, casacos e ternos 
● Concorrentes diretos: Brunello Cucinelli, Dormeuil, Brioni, Vitale Barberis e Ermenegildo Zegna 
● Ícones: As raras lãs e cashmeres 
● Slogan: The long journey of excellence. 
● Website: www.loropiana.com 

A marca no mundo 
Atualmente a LORO PIANA comercializa, além de uma completa linha de roupas (ternos, casacos, blusas de lã, cachecóis, pashminas, entre outros) e acessórios, tecidos, lãs e cashmeres para grifes de renome como Brioni e Christopher Lemaire e grandes varejistas como Brooks Brothers e J.Crew. A marca possui 137 lojas próprias espalhadas por grandes cidades da Europa, Estados Unidos, Ásia e Oriente Médio. Apesar do mercado italiano ser responsável por 19% do faturamento da empresa, os 81% restantes são gerados no exterior, especialmente na Europa (27%), Ásia (30%) e América do Norte (22%). A venda de tecidos representa aproximadamente 32% do faturamento da empresa. 

Você sabia? 
A LORO PIANA é conhecida também como a “Hermès italiana”
A empresa é liderada pelos irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana, a sexta geração da família no comando. 
É norma da empresa não revelar o nome de seus clientes nem o preço das peças personalizadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/8/2013

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