26.9.13

REACH


Há mais de três décadas a REACH, uma grande aliada dos dentistas, acredita que o design funcional permite que todos tenham poder sobre sua própria saúde, pois sabe que uma boca limpa resulta em um corpo saudável. Por isso suas escovas e fios dentais continuam a revolucionar a maneira como dentes e gengivas são limpos. 

A história 
Tudo começou no ano de 1972 quando dois engenheiros e um dentista desafiaram as convenções da categoria de escovas de dente e resolveram repensar sua forma e função. Este trio não teve medo de questionar o produto e combinar engenharia com odontologia. Eles pensaram e desenvolveram um design baseado em fatores humanos, que resultou em uma cabeça menor de escova para limpar cada dente, em cerdas em dois níveis para limpar entre os dentes e a gengiva, em apoio de polegar para um maior controle e principalmente em criar uma escova angular, como um instrumento odontológico, para limpar melhor os dentes de trás. Destas ideias revolucionárias iria nascer uma nova marca com um novo espírito.


Depois de intensos esforços de pesquisa e desenvolvimento, em 1977 nascia a REACH JOHNSON & JOHNSON, uma marca apaixonada por fazer a real diferença na vida de seus consumidores com suas revolucionárias escovas de dente. REACH foi a primeira marca a trazer para o mercado uma escova com cabo angulado, um modelo com cerdas em dois níveis e cabo emborrachado. O nome da nova marca foi escolhido pelo fato da palavra reach em inglês significar ALCANCE. E o motivo era simples: todas as escovas tinham cabo angulado que proporcionavam um maior alcance e com isso melhor limpeza dos dentes, principalmente os dentes do fundo.


A boca é a porta de entrada para o corpo. Limpar os cantos mais difíceis de alcançar é fundamental porque são exatamente nesses lugares onde os problemas de saúde bucal têm maior propensão a acontecer. Através de seu design, REACH mudou os padrões do segmento de escovas e permitiu que os consumidores limpassem até os lugares mais difíceis da boca. Todas essas inovações somadas à qualidade JOHNSON & JOHNSON fizeram com que REACH ganhasse credibilidade instantânea e se tornasse a marca número 1 do mercado americano em apenas um ano. Boa parte desse rápido sucesso foi o reconhecimento dos dentistas, que passaram a recomendar as escovas da marca para seus pacientes.


Nas décadas seguintes a marca REACH continuou inovando com o lançamento de uma escova projetada ergonomicamente para crianças, sendo também a primeira a trazer para o mercado o conceito de sustentabilidade para a categoria. E não parou por aí: suas escovas passaram a contar com limpador de língua, cabo emborrachado (introduzido em 1991) e cerdas afuniladas nas laterais, para melhor alcance dos dentes. Além disso, a marca REACH expandiu-se para outros segmentos com o lançamento de fios dental e fitas dental (cuja espessura é mais larga) e, em alguns mercados, do antisséptico bucal. E o crescimento da marca neste período também foi amparado pelo lançamento de seus produtos em vários países ao redor do mundo.


Nos últimos anos a marca REACH lançou produtos inovadores, como por exemplo, a escova REACH ONE, primeira e única do mercado a combinar os três tipos de cerdas (macia, média e dura), além do massageador de gengivas com formato exclusivo; o Fio Dental Cuidado Total Reach, que auxilia na limpeza adequada e garante mais proteção para a saúde bucal, removendo a placa bacteriana concentrada em lugares de difícil acesso e prevenindo doenças gengivais; o Fio Dental Agente Cool Blue, indicado para as crianças, pois oferece uma limpeza adequada entre os dentes que completa a higiene bucal, deixando a boca devidamente limpa com hálito fresco e duradouro; a linha de fios dental Expansion Plus™, cuja exclusiva tecnologia de entrelaçamento promove a expansão do fio ao entrar em contato com a superfície interproximal dos dentes, promovendo remoção de até 40% a mais da placa bacteriana; a linha de escovas e fios dentais Whitening, cujos fios possuem Sílica, substância removedora de manchas, ajudando a clarear os espaços entre os dentes, e as escovas partículas clareadoras nas cerdas (carbonato de cálcio).


Mas um de seus produtos mais inovadores foi lançado em 2009: a REACH ECO, primeira escova dental do mercado com parte do cabo feito de material reciclado. Para tornar possível a produção da escova ECO a empresa investiu em tecnologia e criou novos procedimentos operacionais para manter a qualidade do produto. O sucesso foi tão grande, que a marca decidiu ampliar sua linha de escovas de dente com cabo reciclado com o lançamento da REACH ESSENCIAL, que também passou a contar com cabo mais sustentável, feito com 20% de polipropileno e polietileno reciclados pré-consumo. Isso significa que para a produção dos cabos é necessária uma menor extração de matéria-prima - como petróleo, por exemplo -, pois a empresa reutiliza sobras de materiais plásticos que não chegaram ao consumidor.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Mais recentemente, o tradicional triângulo vermelho foi retirado do logotipo, assim como em alguns casos a assinatura Johnson & Johnson.


Os slogans 
Different by Design. 
Sua saúde está em suas mãos! (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1977 
● Criador: Dois engenheiros e um dentista 
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey/Los Angeles, Califórnia 
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc. e Dr. Fresh LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alex Gorsky (J&J) e Doug Corbett (Dr. Fresh) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene pessoal 
● Principais produtos: Escovas de dente e fios dental 
● Concorrentes diretos: Oral-B, Colgate, Crest, Aquafresh e Pepsodent 
● Mascote: Mr. Reach 
● Slogan: Different by Design. 
● Website: www.jjreach.com.br 

A marca no mundo 
Os produtos com a marca REACH, que englobam escovas, fio e fitas dentais, são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo em alguns deles líder de mercado. No final de 2012, os direitos de produção da linha de escovas da marca REACH foi vendida para a Dr. Fresh, empresa de saúde e higiene bucal fundada em 1998. A venda dos direitos ocorreu somente nos Estados Unidos, Canadá e região do Caribe. 

Você sabia? 
A marca possui como mascote o simpático e sorridente Mr. Reach, um dentista (feito em computação gráfica) que divulga os produtos da marca, além de ensinar como fazer uma correta higiene bucal. 
A diferença entre cabeça pequena, média e grande existe por conta da quantidade de tufos de cerdas presentes na escova. Quanto mais tufos maior o tamanho da cabeça. Por exemplo, as escovas REACH tamanho 30, são de cabeça pequena. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/9/2013

Nenhum comentário: