3.12.13

EATALY


É um restaurante? É um supermercado? É um sofisticado bar? Não. É uma experiência italiana. Esta é a melhor definição para quem não conhece a rede italiana EATALY, cujas lojas são uma mistura de supermercado gourmet com bares e restaurantes. A ideia é reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto. Um lugar onde você pode comer, comprar e aprender. São inúmeros produtos, desde alimentos a utensílios de cozinha, livros de culinária e opções de alimentação dentro de um mesmo e aconchegante espaço. Um verdadeiro banquete para os paladares mais exigentes. 

A história 
A Itália é um país onde a gastronomia faz parte de sua cultura. Rica em pratos e ingredientes, a culinária italiana é uma verdadeira instituição. E os italianos gostam de comer, muito, e bem. Foi baseado neste fato que o empreendedor Oscar Farinetti, juntamente com o sócio Luca Baffigo Filangieri, após três anos de árduo planejamento resolveu inaugurar no dia 27 de janeiro de 2007 na bela cidade de Turim, no norte da Itália, uma espécie de complexo gastronômico, com quase 3.000 m². O novo empreendimento, instalado em uma antiga fábrica desativada de vermutes, foi batizado de EATALY, um termo cunhado com as palavras EAT (comer, em inglês) e ITALY (Itália, em inglês).
  

O estabelecimento, que reunia alimentos frescos e de alta qualidade, uma excepcional adega de vinhos, além de restaurantes e cafés instalados em ambientes agradáveis e que serviam massas, carnes, peixes ou saladas para uma refeição rápida, tinha como lema “a vida é muito curta para não comer e beber bem”. O empreendimento rapidamente se transformou em um sucesso tremendo, atraindo compradores que procuravam, em um só lugar, ingredientes diferenciados, alimentos frescos, entretenimento culinário, como uma livraria especializada em gastronomia, e restaurantes de excepcional qualidade. Além disso, a loja oferecia workshops de culinária e jantares temáticos com chefs convidados. A ideia dos empresários era dissociar a imagem enfadonha e obrigatória das compras do dia a dia e transformá-las em um programa agradável. E conseguiram.
   

O sucesso foi tamanho que no mês de outubro de 2007 uma segunda unidade foi inaugurada na cidade de Milão. Nos dois anos seguintes outras unidades da rede foram inauguradas pelo território italiano: Bolonha (2008), Pinerolo (2009) e Asti (2009). Além disso, a rede resolveu expandir ainda mais seus domínios e inaugurou duas unidades no Japão.
   

No dia 31 de agosto de 2010, a rede varejista daria um enorme passo rumo a sua consolidação internacional ao inaugurar uma sofisticada unidade em pleno coração de Manhattan, na cidade de Nova York, em um empreendimento capitaneado pelo famoso e badalado chef de cozinha Mario Batali. O conceito da nova loja era simples: trazer ao consumidor a verdadeira comida italiana. Tudo natural e fresco. Como dizia um cartaz afixado na loja: a única coisa congelada aqui é nosso sorvete. A enorme loja, de aproximadamente 5.000 m², estava repleta de bancas de legumes, frutas e verduras, balcões refrigerados, prateleiras, bares e restaurantes que só vendiam ingredientes que ou vinham da Itália (no caso dos industrializados) ou eram produzidos e processados de acordo com as tradições do país da Bota. O lema ali era “we cook what we sell and we sell what we cook” (algo como “cozinhamos o que vendemos e vendemos o que cozinhamos”), indicando que tudo podia ser consumido no local ou levado para casa.
   

Rapidamente a filial de Nova York, localizada próxima a badalada 5ª Avenida, quase em frente ao icônico Flatiron Building, virou atração turística. Nos anos seguintes a rede inaugurou unidades em Monticello d’Alba e Genova, além de Roma (a maior loja da rede, com 17.000 m² distribuídos por quatro andares localizados em um antigo terminal aéreo com destaque para a padaria gigante, com um forno a lenha de 3 metros, 23 opções de restaurantes, 14 mil produtos a venda, uma livraria e oito oficinas onde são ministrados cursos de culinária, vinho, e tudo mais que se relaciona com a cozinha italiana).
   

O ano de 2013 foi marcado por novas inaugurações em Bari e Florença, além da primeira loja na cidade Istambul, na Turquia, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outra importante inauguração ocorreu no dia 2 de dezembro de 2013, quando uma nova loja abriu às portas na cidade de Chicago, e cuja principal atração era um bar exclusivo da Nutella (conheça essa deliciosa história aqui), onde os clientes podiam se deliciar com uma série de lanches, como crepes, tortas e torradas, cujo ingrediente principal era o creme de avelã mais famoso do mundo.
   

No mês de maio de 2015, a varejista italiana, através de uma parceria com o grupo St. Marche, inaugurou sua primeira unidade na América Latina, localizada no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Afinal, é na cidade onde vive o maior número de italianos fora da Itália. São 4.500 m², divididos em três pisos, onde existem 6 restaurantes, cafeterias, confeitaria, sorveteria, bar de vinhos, em meio a um mercado com mais de 8.000 produtos italianos (incluindo 900 rótulos de vinhos) ou de produtores locais, que seguem as receitas tradicionais. A loja ainda tem espaços (sala de aula e cinco laboratórios) dedicados a workshops e eventos, como cursos de gastronomia, seções de degustações e até oficinas infantis.
   

O espaço de compra brasileiro é dividido em 22 departamentos, que incluem padaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarellas (que são feitas diariamente), queijos, hortifruti, açougue, peixaria, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas e destilados. No total, são 520 funcionários altamente treinados, muitos deles italianos que vieram de outras unidades da rede do mundo. Atualmente o fluxo médio semanal da loja é de 20 mil clientes, o que representa 14 mil refeições servidas nos restaurantes e 6 mil clientes comprando no empório. Com faturamento anual superior a R$ 100 milhões, a unidade paulistana é a que mais vende vinhos no mundo.
    

Ainda em 2015, o EATALY inaugurou lojas em importantes cidades mundiais como Munique e Seul. Nos dois anos seguintes a rede italiana acelerou sua expansão, principalmente internacional, com a inauguração de lojas em Nova York (segunda unidade na cidade), Boston, Riad, Trieste, Bolonha, Los Angeles, Tóquio, Doha e Moscou. E a sede de inaugurações não parou nos anos seguintes. Em 2018 foi inaugurada uma unidade na cidade de Estocolmo e outra em Las Vegas. Já em 2019, a rede italiana finalmente inaugurou sua primeira loja na cidade de Paris, localizada no agitado bairro do Marais, além de unidades no Kuwait e na cidade canadense de Toronto. Mesmo com a pandemia de COVID-19, no final de 2020 foi inaugurada a 41ª unidade do EATALY no mundo, localizada na cidade de Dallas, no estado do Texas. E 2021 começou com a marca ingressando em um novo e importante mercado: Londres.
   

O conceito adotado pela rede italiana é simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde é possível comer, comprar e aprender. Sob o mesmo teto um mercado, uma lanchonete, um restaurante, um café, um açougue, uma feirinha de verduras, peixaria, loja de utensílios de cozinha e sorveteria. Tudo junto e misturado. Sentar na pizzaria e saborear uma deliciosa pizza napolitana. Ou pedir para viagem. Comer um irresistível sanduíche de pastrami ou degustar aquela massa tipicamente italiana. Pode-se ainda escolher entre uma vasta seleção de vinhos, azeites e ingredientes naturais. É possível até bater papo com o “Vegetable Butcher”, o verdureiro, que pode contar quais são as últimas novidades de vegetais, ajudar a escolher os ingredientes mais apropriados para uma receita e até cortá-los em pedacinhos. Essa é a rede EATALY, que espalha as delícias e as tradições da gastronomia italiana pelo mundo.
  

Os cursos 
Muito mais que oferecer uma boa comida ou vender alimentos de altíssima qualidade, cada loja do EATALY oferece uma verdadeira imersão na cultura gastronômica italiana através de diversos cursos e oficinas. La Scuola di Eataly (espaço dedicado a cursos e experiências dentro dos estabelecimentos) oferece constantemente workshops com chefs renomados, além de propor aulas divertidas e saborosas. Cada La Scuola di Eataly é dedicada ao aprendizado e oferece workshops, degustações, harmonização de vinhos, cursos de culinária e oficinas infantis, entre outras atividades afins. Fazer a pizza perfeita, o risoto saboroso ou uma tradicional e irresistível sobremesa italiana. Nos cursos oferecidos pelo EATALY é assim.
  

O manifesto 
A EATALY tem um manifesto que representa suas crenças e valores no mundo inteiro: 
0. SOMOS APAIXONADOS POR COMIDA 
Apaixonados por alimentos e bebidas de alta qualidade. Somos apaixonados por suas histórias, origens e pelas pessoas que os produzem. 
1. A COMIDA NOS UNE 
A boa comida aproxima as pessoas, cria sintonia, ajuda a encontrar afinidades entre pensamentos diferentes. Muitos momentos de felicidade nascem ao redor de uma mesa e ficam gravados pra sempre. 
2. NOSSA PAIXÃO SE TORNOU A NOSSA PROFISSÃO 
Dedicamos à maior parte do nosso dia a dia promovendo o real entendimento de comidas e bebidas de alta qualidade. Somos muito sortudos em poder fazer o que amamos. 
3. O SEGREDO PARA QUALIDADE DE VIDA? PRODUTOS DE QUALIDADE 
Sabemos que, ao servir qualidade, estamos melhorando nossas vidas e trazendo valor à sua. Bem vindo a um mundo dedicado à qualidade: Isso significa alimentos de qualidade, bebidas de qualidade e qualidade de vida. 
4. TODOS ESTÃO CONVIDADOS 
Quando escrevemos todos, queremos dizer todos mesmo! Não importa se você veio para comprar um pão, ingredientes para um jantar especial ou para degustar um dos nossos pratos, queremos que este seja o seu lugar. Queremos que você se sinta confortável, feliz e aproveite toda e cada visita. 
5. COMER, COMPRAR, APRENDER 
Aqui é um lugar de histórias. Você não vai só descobrir o que ama, mas vai também aprender sobre o que você ama. 
6. ESTAMOS JUNTOS NESSA 
Suas escolhas definem o que nós vamos colocar em nossas gôndolas. Ao escolher produtos de qualidade, você apóia os fazendeiros, peixeiros, açougueiros, padeiros e queijeiros que os produzem, criando, assim, um ambiente melhor e com qualidade de vida para todos. 
7. NOSSAS TRÊS PROMESSAS PARA VOCÊ 
a) Escolha: oferecemos uma seleção variada de comidas e bebidas de alta qualidade. b) Acessibilidade: nós nos dedicamos a oferecer os melhores produtos com preços justos. c) Conhecimento: acreditamos que não é apenas importante que nós conheçamos tudo o que vendemos e servimos, mas que você também conheça os produtos pelos quais somos apaixonados. Compartilhamos as histórias das pessoas e dos lugares por trás de tudo que oferecemos. Quanto mais conhecimento você tem, mais aproveita. 
8. SUA CONFIANÇA DEVE SER MERECIDA TODOS OS DIAS 
Acreditamos no que vendemos e temos consciência do nosso papel. Por isso, não usaremos de má-fé para persuadir ou estimular uma pessoa a comprar mais do que o necessário. 
9. SOMOS PERSISTENTES 
Queremos nossos clientes para a vida toda. E o caminho para isso está em oferecer o melhor da comida e bebida, bem como o melhor ambiente para descobrir e enriquecer os paladares.


Os slogans 
Alti cibi. 
Eat better, live better. (Estados Unidos)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 27 de janeiro de 2007 
● Fundador: Oscar Farinetti e Luca Baffigo Filangieri 
● Sede mundial: Alba, Itália 
● Proprietário da marca: Eataly S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Andrea Guerra 
● CEO: Nicola Farinetti 
● Faturamento: €650 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 43 
● Presença global: 16 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 8.000 
● Segmento: Varejo (alimentos) 
● Principais produtos: Alimentos, vinhos, utensílios de cozinha, livros de culinária e restaurantes 
● Concorrentes diretos: Dean & Deluca, Adese, Trader Joe’s, Stew Leonard’s, Wegmans e Santa Luzia 
● Slogan: Alti cibi. 
● Website: www.eataly.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede EATALY possui 43 lojas espalhadas por 16 países ao redor do mundo, incluindo Itália (onde estão 13 unidades), Estados Unidos (7 unidades), Japão, Alemanha, Canadá, Turquia, Suécia e Brasil (que apesar de possuir apenas 1 loja, é o terceiro maior mercado da empresa no mundo). O EATALY, cujo faturamento anual é estimado em mais de €650 milhões, tem em quase todas as suas unidades cafés e restaurantes, que servem refeições de cardápios bastante sofisticados. As lojas também possuem espaço para aulas de culinária, lançamento de livros e jantares especiais com renomeados chefs de cozinha. Todos os anos, as unidades de Turim e de Roma, as maiores do grupo, recebem mais de 11 milhões de visitantes. Além das lojas, o grupo administra mais de 20 empresas do ramo alimentar, incluindo águas, bebidas não alcoólicas, vinhos, carnes frescas, queijos, massas e doces. Muitas dessas marcas chegam às prateleiras do EATALY, maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo. Essas empresas fornecem aproximadamente 25% dos produtos da mercearia, enquanto os outros 75% são fornecidos por mais de 2.5 mil produtores. Um exemplo são os célebres vinhos da cantina piemontesa Borgogno (fundada em 1761), na qual o grupo tem uma participação acionária. 

Você sabia? 
“Alti cibi” - algo como “alta comida” - é o slogan da rede italiana. 
A marca EATALY também ficou famosa por sua sacola de compra, na qual está escrito “L’unica cosa che conta di questa borsa é ciò che ci mettete dentro” (em tradução livre “A única coisa que importa sobre esta bolsa é o que você coloca nela”). 
Um dos ícones da rede é a caixinha EATinerari, uma excelente sugestão de presente, que traz dentro um tour gastronômico pela Itália que inclui Tasting, Almoço e um Tour Guiado. 
Dizem que a Coca-Cola trava uma verdadeira guerra com Oscar Farinetti, fundador do EATALY, que veta a bebida em suas quase 30 lojas mundo afora. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/3/2021

Um comentário:

Organic´s&Nature´s disse...

Nossa o Site esta muito bem redigido e deu agua na boca.Ainda não conheço e nao vai faltar oportinidade de ir conhecer a minha Familia foi em SP, e adorou tudo e todo o Espaço. Sucesso eu desejo a Vcs ,apezar que o a populaçao do Planeta deve desejar pois vcs já são 29 Casas e todas devem bombar. Valeu entao a Bom apetite ....!
Abraço a todos
Mariochef.