18.3.14

QUALY


QUALY surgiu há mais de três décadas com a missão de levar mais sabor e qualidade de vida para as famílias brasileiras. E não demorou muito para se tornar a margarina mais querida do Brasil, fazendo um enorme sucesso não só no café da manhã, mas conquistando a confiança de milhares de pessoas que utilizam QUALY para fazer deliciosas massas, bolos, tortas, doces e muito mais. Literalmente, uma história de lamber os dedos. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1990 quando a Sadia (conheça essa outra história aqui), já reconhecida no segmento agroindustrial pelas décadas de experiência na produção de derivados de carne suína, bovina, de frango e peru, resolveu ingressar no então crescente setor de margarinas. Após inaugurar uma fábrica na cidade portuária de Paranaguá, estado do Paraná, a empresa lançou no mercado a margarina QUALY CREMOSA em 1991. A nova marca já nasceu inovando. Quando ninguém ainda pensava nisso, ela surgiu falando de qualidade de vida. QUALY também é sinônimo de inovação quando o assunto é embalagem. Nessa época todas as margarinas tinham o pote redondo (que as consumidoras diziam ser difíceis para acomodar na geladeira). QUALY foi a primeira a adotar o pote retangular e ditou tendência, seguida por todas as outras marcas. Criada com o compromisso de oferecer uma margarina inovadora, de melhor qualidade, sabor e cremosidade para todos os brasileiros, QUALY foi tão rapidamente aceita pelos consumidores desde que surgiu nas gôndolas dos supermercados e padarias que se tornou líder de vendas ao completar apenas seis anos de mercado, em 1997.
  

Em 1999, foi lançada no mercado a QUALY LIGHT, que continha metade das calorias da versão tradicional, direcionada para um público que procurava uma dieta mais leve e equilibrada, sem perder a cremosidade da margarina. No ano seguinte a marca inovou mais uma vez ao lançar a primeira margarina com fibras solúveis do mercado, a QUALY FIBRA, que ajudava o processo digestivo. Pouco depois, em 2002, QUALY ganhou potes mais resistentes e reutilizáveis, com tampas coloridas que facilitavam a identificação das diferentes versões da margarina. Já em 2003 a novidade foi o lançamento da QUALY OLIVA, todo o sabor da tradicional margarina com um toque de azeite de oliva, especificamente para o uso culinário, deixando as receitas mais saborosas. Em 2006, mais uma inovação: a linha QUALY LIGHT SABORIZADAS chegou ao mercado, com sabores diferenciados, como por exemplo, peito de peru, mel e queijo tipo suíço.
  

Em 2008, ocorreu mais uma extensão de sua linha de produtos com o lançamento da QUALY VITA, uma margarina que continha ômegas 3 e 6, ácido fólico, mais vitaminas e chá verde, ingrediente inédito no segmento, excelente para o coração e para uma alimentação mais saudável. Foi nesse mesmo ano que a fama de QUALY também ultrapassou fronteiras, conquistando a liderança de mercado no Chile. E, hoje, QUALY, com sua textura cremosa e sabor amanteigado, continua a trazer inovação e sabor para a mesa dos brasileiros, escrevendo uma história brilhante de sucesso e construção de uma marca querida no Brasil e em diversos países sul-americanos.
   

Em 2013, a marca lançou a embalagem de 1 kg, exclusivo para a versão cremosa. No ano de 2014, outra novidade estreou no mercado: QUALY AÉRA, a primeira margarina aerada do mercado brasileiro. Feita com um cuidadoso processo de aeração que a deixa 25% mais leve, ultra cremosa e faz derreter mais rápido na boca, essa versão proporciona ao consumidor uma nova e irresistível experiência de sabor, sendo perfeita para passar no pão ou na torrada com a facilidade e o sabor de QUALY que todo mundo conhece. Pouco depois, em 2016, QUALY evoluiu e ganhou em sua formulação o Qmix, um exclusivo composto nutricional de Vitaminas B, Selênio e Ômega 3, vitais para a saúde do corpo e da mente. E a marca não parou de ampliar e evoluir sua linha de produtos com lançamentos como QUALY MULTIGRÃOS (2017), margarina com seis diferentes tipos de grãos integrais (chia, quinoa, linhaça, girassol, gergelim e aveia); e QUALY LIGHT 0% LACTOSE (2018), a primeira margarina 0% lactose do mercado, com 55% menos calorias e sem lactose.
  

Inspirada por uma rotina saudável e por quem procura mais qualidade de vida, em 2019 a marca trouxe de volta a QUALY VITA, um creme vegetal rico em ômega 6, que contribui para os cuidados do coração, mas com o diferencial de sabor que só QUALY tem. Como suas margarinas estão cada vez mais presentes no café da manhã e na culinária dos brasileiros, em 2020 a QUALY resolveu ampliar seu portfólio e ingressar em novas categorias com o lançamento da manteiga extra feita com creme de leite fresco (em pote ou tablete, com ou sem sal) e o requeijão cremoso (tradicional e light) feito com queijos mussarela e prato. Além disso, a marca não poderia deixar de fora um dos queridinhos do café da manhã, o Pão de Queijo. Foi pensando nas vontades de seus consumidores que QUALY resolveu adicionar esse produto ao seu portfólio, nas versões: tradicional, com pedacinhos de presunto e multigrãos. Tudo assinado e feito com alta qualidade, muito sabor e carinho que só a QUALY tem.
  

A inovação sempre esteve presente em toda trajetória de QUALY. Ao longo dos anos, além de aperfeiçoar o sabor da margarina, cuja fórmula atual possui 80% de lipídios, fazendo de QUALY ingrediente ideal para deixar as receitas culinárias muito mais macias e suculentas, a marca sempre investiu em embalagens modernas, fáceis de manusear e ideais para preservar o produto e seu sabor. Afinal, no café da manhã que transforma seu bom dia em um dia ótimo, na receita de família que já virou receita dos amigos, nas conversas que deixam tudo mais gostoso, QUALY está sempre presente.
  

Mudando o mundo um pote por vez 
QUALY é a primeira marca de margarina a compensar 100% das suas embalagens no Brasil. Além de reutilizáveis e recicláveis, agora também a marca garante a reciclagem de plástico na mesma quantidade que usa nos potes de margarina e manteiga. Ou seja, a cada pote comprado, a mesma quantidade de plástico é reciclada.
  

A comunicação inovadora 
Quando o assunto é comunicação, a marca sempre foi inovadora. A campanha publicitária no formato de novela fez QUALY se aproximar da vida real dos consumidores. A primeira foi ao ar em 1991, com a história do casal de jovens protagonistas, Marina e Marcelo. Ele, solteiro, morava com o cão de estimação. Ela, também solteira, vivia com os pais e os irmãos. Quando se apaixonaram, passaram a frequentar a casa da família de Marina. Em tom suave, a marca mostrou o quanto mudam as relações em cada família e que reunir pessoas queridas à mesa é muito importante para manter a proximidade e a harmonia familiar. Oito anos mais tarde, o garoto Rui foi o protagonista que fez o pai conhecer, namorar e se casar com a vizinha do prédio. A história caminhou até sua adolescência, quando Rui se apaixonou por Raquelzinha e passou a conviver com sua família. Em 2010 foi a vez de uma terceira família protagonizar a campanha, formada por uma mãe divorciada e seu filho.
  

Em 2018, a tradicional família margarina, clichê utilizado pela publicidade para identificar o cenário estético ideal de pai, mãe e filhos, foi desconstruída por QUALY. Atenta às novas formações familiares, a marca resgatou na sua comunicação o formato soap opera para consolidar suas mensagens através da campanha “A vida mais Qualy”. Com a cantora Gabi Amarantos, por exemplo, explora a temática da diversidade. Com Fábio Júnior e Palmirinha, abordou o conflito de gerações. O esporte foi abordado com o jogador Denílson; o ilusionismo e mundo mágico de QUALY, com o performer Pyong Lee; e novas profissões, com o influencer digital Whindersson Nunes.
  

Para unir a marca ao conceito de qualidade de vida, QUALY também criou promoções inovadoras cujos prêmios ofereciam conforto e bem-estar. A promoção Porta-Pote, de 1996, surgiu a pedido dos próprios consumidores, que viam o pote de margarina dentro de um recipiente decorado e mais resistente na novela de QUALY. O kit promocional continha como brinde o porta-pote, ideal para conservar o produto e enfeitar a mesa do café da manhã. Bem-sucedida, a promoção voltou em 2007 no sul do país e em São Paulo. Já em 2005, QUALY novamente inovou, inaugurando sua atuação no mercado editorial, ao levar às melhores livrarias do país o livro Qualy Brasil, com destaque para receitas regionais preparadas com a margarina em sua versão cremosa. O selo de proteção de QUALY também sempre fez muito sucesso entre seus consumidores, com receitas colecionáveis e informações sobre as principais promoções da marca. Em 2007, foi criada a promoção “Qualy Reforma a sua Cozinha”, que tinha como principal prêmio uma cozinha completamente reformada, com design assinado pelo reconhecido Marcelo Rosenbaum. Além disso, QUALY utilizou em suas campanhas a simpatia da mascote da Sadia, Lequetreque, um franguinho que adora fazer peripécias.
  

Como um mundo mais consciente começa com pequenas mudanças, em 2020 os Potes Colecionáveis QUALY trouxeram quatro embalagens diferentes para incentivar os consumidores a colecionar novos hábitos e reutilizar as embalagens ao invés de descartá-las. Uma boa forma de reutilização é transformar o pote em um vasinho ou até mesmo em um porta trecos. Além disso, a QUALY ressuscitou um ícone da década de 1990, que deixou saudade e ainda permeia a memória de muitos brasileiros. Após receber milhares de pedidos dos amantes da marca e com o objetivo de reviver as emoções dessa nostalgia, QUALY relançou o seu Porta-Pote de margarina buscando proporcionar novos momentos inesquecíveis. Sob o slogan “Olha quem voltou pra dizer ‘Que Saudade’”, para garantir o Porta-Pote, os consumidores deviam adquirir o “combo” com 2 potes de 500 gramas de QUALY, onde o Porta-Pote vinha como brinde. Além disso, a marca promoveu um “caça ao tesouro digital”, dando mais uma chance aos fãs de ganharem seu Porta-Pote.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. Em 2006, ano em que as embalagens passaram a ter imagens fotográficas, o logotipo sofreu mudanças que acompanhavam tendências da linguagem visual, dando cada vez mais suavidade e beleza. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2016 e apresentou uma nova tipografia de letra e a “perna” da letra Q mais alongada.
  

Os slogans 
Fazer com Qualy, diz muito. (2020) 
A Vida Mais Qualy. (2018) 
Com um Q a mais de disposição. (2016) 
Qualidade de vida começa com Qualy. 
Qualidade de Vida Começa com Qualy da Sadia. (1991) 
Ser feliz faz bem.
    

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1991 
● Criador: Sadia 
● Sede mundial: Itajaí, Santa Catarina, Brasil 
● Proprietário da marca: BRF S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Lorival Nogueira Luz Júnior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Margarinas, requeijão e manteiga 
● Concorrentes diretos: Doriana, Delícia, Primor, Claybom, Soya, Becel, Polenghi, Poços de Calda, Catupiry, Vigor, Batavo e Itambé 
● Slogan: Fazer com Qualy, diz muito. 
● Website: www.qualy.com.br 

A marca no mundo 
QUALY detém 44.1% do mercado nacional (AC/Nielsen) de margarina e está presente em sete entre 10 lares brasileiros. A margarina pode ser encontrada em embalagens de 250 gramas, 500 gramas e 1 kg, nas versões com e sem sal, tradicional (conhecida como Cremosa), light 0% Lactose e Aéra. A marca ainda oferece manteiga, requeijão e pão de queijo (congelado). Além disso, a margarina QUALY é vendida em alguns países da América do Sul, como por exemplo, Argentina e Chile, onde é líder de mercado. 

Você sabia?
Toda linha QUALY é livre de gordura trans. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Embalagem Marca, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/5/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

4 comentários:

Anônimo disse...

Atualizar pessoal, chegou a Qualy Zero lactose light . Amo esse site a anos ^^

Renata disse...

Rodrigo, vc está enganado. Margarina não é a mesma coisa que creme vegetal. Para ser chamado de margarina tem que ter leite tb na composição (além de óleos vegetais). Qualy Light Zero Lactose é uma margarina feita com leite zero lactose. Isso é uma questão de legislação.

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se ainda se Entente essa promoção?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ainda se estende está promoção do portaーpote da QUALY?