12.8.14

BALANCE BAR


Desde que foi lançada no mercado há mais de duas décadas, a BALANCE BAR sempre teve como princípio tornar mais fácil ter acesso a uma nutrição equilibrada para obter energia para as tarefas do dia a dia. E este objetivo somente foi alcançado com investimentos maciços em pesquisas, que resultaram na criação de deliciosas e nutritivas barras energéticas com o equilíbrio certo de carboidratos, proteínas e gordura. 

A história 
Tudo começou no mês de abril de 1992 na cidade californiana de Santa Barbara quando Thomas Davidson e Richard Lamb, este último um campeão de windsurfe, fundaram a empresa Bio Foods Inc. Com a ajuda de mais dois investidores, este grupo de entusiastas esportistas e cientistas, adquiriram os direitos de produção e distribuição de barras energéticas baseadas no princípio nutricional conhecido como 40-30-30, isto é, uma dieta contendo 40% das calorias provenientes de carboidratos, 30% das calorias de proteína e 30% das calorias sob forma de gordura dietética. As barras energéticas, feitas apenas com ingredientes naturais e batizadas de BALANCE BAR, eram inicialmente produzidas pela empresa canadense Bariatrix e vendidas em lojas de produtos naturais do estado da Califórnia. Com uma fórmula que continha a quantidade certa de proteínas, carboidratos e gorduras, e fornecia a sensação de satisfação e bem estar através da energia de sabores deliciosos, a marca rapidamente conquistou atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas comuns que faziam dieta e se preocupavam com a saúde.


Quando a filosofia nutricional 40-30-30 foi popularizada pelo doutor Barry Sears, um conceituado bioquímico que criou este conceito, amplamente divulgado em seus livros, as vendas da BALANCE BAR literalmente dispararam. Se em 1995 as vendas eram de US$ 1.3 milhões, em 1999 a empresa já atingia um faturamento de US$ 100.9 milhões. Outro fator que ajudou a expandir as vendas dos produtos foi que, a partir de 1997, as barras energéticas da marca passaram a ser vendidas em grandes varejistas como supermercados, redes de drogarias, academias e lojas de conveniência, com distribuição nacional. Além disso, a marca começou a anunciar na televisão.


O sucesso era tamanho que a empresa, além de mudar seu nome para BALANCE BAR COMPANY, abriu seu capital na Bolsa de Valores em 1998. Ainda nesta década, a empresa adicionou novos sabores (como Cranberry, banana e coco, amendoim com mel, amêndoas e brownie) e lançou novos produtos, como por exemplo, o BALANCE BAR DRINK MIX, uma linha que seguia o mesmo princípio das barras, mas em pó, para ser consumida como bebida; ou a TOTAL BALANCE, ingressando assim no lucrativo segmento de bebidas prontas para o consumo. Além disso, um grande número de atletas e celebridades foi contratado para endossar os produtos da marca.


O rápido crescimento da empresa logo chamou a atenção da Kraft Foods, que comprou a BALANCE BAR por US$ 268 milhões em janeiro de 2000, como parte de sua estratégia de expandir sua linha de produtos naturais. Nos anos seguintes a marca introduziu novas linhas, como por exemplo, a BALANCE BAR CarbWell (cujas barras continham apenas 2 gramas de carboidratos líquidos e muita proteína), introduzida em 2004; e a BALANCE BAR BARE (barras repletas de grãos e fibras), lançada em 2007. Apesar de ganhar ainda mais poder de distribuição no território americano e canadense, a marca não ofereceu os resultados esperados e acabou sendo comprada, em novembro de 2009, pelo fundo de investimento Brynwood Partners. Sob o comando de novos proprietários, a marca passou por um reposicionamento, incluindo mudança de identidade visual e design das embalagens, lançamento de novos produtos e reformulação de suas linhas, agora focada somente em barras energéticas. Além disso, a marca recebeu novos investimentos em marketing e publicidade. Entre as novidades, introduzidas em 2011, destaque para as linhas BALANCE BAR CAFÉ (barras inspiradas no delicioso sabor dos cafés) e BALANCE BAR NIMBLE (barras que fornecem energia e nutrição para as mulheres, com ingredientes essenciais para o corpo e pele, em uma deliciosa guloseima de apenas 120 calorias).


No início de novembro de 2012, a marca anunciou o lançamento da linha BALANCE BAR DARK, barras energéticas com cobertura de chocolate disponível em três sabores (Dark Chocolate Crunch, Dark Coco e Dark Chocolate Peanut). Esta é a primeira linha de barra de nutrição a estampar em suas embalagens o selo Rainforest Alliance Certified, que identifica um produto (neste caso o cacau) proveniente de fazendas que utilizam práticas sustentáveis e sociais em seu processo de produção. Pouco depois, no dia 26 de novembro de 2012, a BALANCE BAR COMPANY foi adquirida pela NBTY, Inc., tradicional empresa produtora de vitaminas e suplementos nutricionais. Os novos proprietários restringiram a linha de produtos em três versões: BALANCE BAR ORIGINAL (uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais), BALANCE BAR GOLD (introduzida em 2000 e que oferece os mesmo sabores da linha original com uma camada extra de indulgência) e BALANCE BAR DARK (recobertas com chocolate amargo).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única grande mudança ao longo de sua história. E esta modificação ocorreu em 2010, quando foi adotada uma nova tipografia de letra mais arredondada. Além disso, o nome da marca passou a ser escrito em letras minúsculas, com exceção do B inicial. A identidade visual da marca pode ser aplicada em fundo branco ou azul.


Os slogans 
Have you found your Balance? (2013) 
Where Delicious Meets Nutritious. 
Live Today. Love Tomorrow.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Thomas Davidson e Richard Lamb 
● Sede mundial: Valhalla, New York 
● Proprietário da marca: Balance Bar Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da NBTY, Inc.) 
● CEO: Jeffrey Nagel 
● Faturamento: US$ 350 milhões (estimado) 
● Lucro: Não revelado 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 80 
● Segmento: Alimentos e suplementos 
● Principais produtos: Barras energéticas 
● Concorrentes diretos: Clif Bar, PowerBar, Nutribar, Zone Perfect, Pure Protein e Kind 
● Slogan: Have you found your Balance? 
● Website: www.balance.com 

A marca no mundo 
Atualmente a BALANCE BAR COMPANY, uma subsidiária integral da NBTY, Inc., comercializa uma extensa linha de barras energéticas (aproximadamente 20 sabores e versões) nos Estados Unidos e Canadá através de grandes varejistas, redes de drogarias, lojas de conveniência e academias. A marca BALANCE BAR, que está entre as cinco líderes do segmento no mercado americano, tem faturamento estimado de US$ 350 milhões anuais. 

Você sabia? 
A marca tem uma equipe de embaixadores, batizados pela empresa de AmBARsadors, entre os quais Gene e Joyce Daoust, dois nutricionistas originais da BALANCE BAR e especialistas em fitness. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/8/2014

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